Analisador de Espectro
Olá pessoal, acho que vocês já viram ou já ouviram falar sobre Analisador de Espectro, mas para que realmente serve, como analisar as frequências e o que ele pode oferecer além disso.
Bem, vamos lá. Vou tentar explicar de forma bem prática.
Em sua essência, é a análise das características de um sinal elétrico representado em função da frequência.
Observando os sinais elétricos poderemos encontrar problemas e resolvê-los. O Analisador de Espectro fornece para nós o espectro de frequências exato.
É claro que temos de conhecê-los para que possamos analisar com precisão.
O analisador nos fornece uma visualização dos volumes de cada faixa de frequência de um áudio. Enfim, com ele podemos fazer ajustes minuciosos que, talvez, deixássemos passar caso o ouvido não esteja bem treinado e consiga captar bem as frequências.
Existem diversos analisadores de espectro em plug-ins que poderemos usar tanto na captação do áudio como na mixagem ou na masterização.
Só para vocês entenderem um pouco, vou postar como nosso ouvido capta as frequências…
As frequências são mostradas abaixo, ou seja: 20 – 50 – 100 – 200Hz… 5k – 10k – 20k, e na vertical o nível de pressão sonora, ou seja, o volume.
Como vocês podem perceber, precisamos de um volume maior de graves em relação ao médio agudo e agudo. Isso porque nossos ouvidos são sensíveis a essas frequências. Procure fazer um teste, coloque uma música para tocar e escute com o volume bem baixo, você vai perceber que você vai escutar mais a voz, guitarras, bells se tiver na música, leads, e outros instrumentos que pegue mais a região médio agudo para o agudo; e se você aumentar o volume, você vai escutar os graves.
Outro exemplo: pegue qualquer música coloque em um software que você use para gravação, e abra um plug-in analizer, e perceberá que as frequências graves estarão mais altas do que as agudas, isso é porque escutamos as frequências acima de 500hz primeiro.
Agora que você já sabe como funcionam as frequências, vamos saber como usá-la em nossa mixagem.
É bem simples: abra um analisador de sua preferência (no final deste post irei indicar alguns).
Coloque sempre o analisar no canal master ou se quiser pode colocá-lo em outro computador e mandar a saída do PC que você esteja mixando para o outro onde está o plug-in.
Agora, inicie a mixagem. Antes que eu esqueça, sempre quando vou começar uma mixagem, pego uma música de referência, música boa de engenheiros de áudio que estão há mais de duas décadas no mercado, e que você goste do som. Tem alguns de que gosto: Humberto Gatica, Bill Vorndick, Frank Filipetti, John Alagia, entre outros. Sempre pego uma música parecida com o estilo e do jeito que eu quero deixar. Escuto e a analiso várias vezes, faço anotações e mais anotações e depois, sim, inicio a minha mix.
Sempre começo pelo bumbo. Aí onde entram as frequências, você tem de saber no mínimo quais as frequências fundamentais e harmônicas de cada instrumento, para saber o que você vai mexer. Pois, às vezes, você poder ver aqueles gráficos e pensar: para onde eu vou? Onde mexo? Então, o legal é você pegar bem essa parte das frequências fundamentais e a harmônica de cada instrumento. No caso do bumbo, a frequência fundamental fica perto de 60 Hz e os harmônicos perto de 4 Khz, onde se encontra o “kick” som agudo, como chamamos. Na maioria das vezes, corto perto de 350Hz, pois deixo essa região um pouco livre para o baixo, violão, voz e percussão como bongô, conga e outros.
Não sei se você percebeu mas sempre vou mixando um instrumento pensando em outro, é como se fosse um arquiteto, ele faz o projeto da cozinha pensando na sala, faz o quarto pensando onde vai ser a janela e assim vai.
Eu sempre vou timbrando os instrumentos pensando nos outros, se tiro aqui é porque outro vai entrar, é claro que sem tirar a originalidade do som.
Outra coisa vital é você não ficar escutando um instrumento solo por muito tempo, nossa mente fica cheia de decorar coisas (isso é bom, rsss). Se você ficar escutando um triângulo, por exemplo, solado mais de dois minutos, pegue um violão e o sole, você vai perceber que ta faltando agudo, mas não é que está faltando agudo é porque sua mente está com aquele som estridente guardado. A melhor coisa é mixar por grupos, tipo bumbo e baixo, depois acrescenta caixa e HH, e por aí vai.
O que você tem de fazer é nunca deixar dois instrumentos por muito tempo na mesma frequência e no mesmo volume. Imagine o baixo e o bumbo em 60 Hz, os 2 na mesma altura, você não vai escutar nem um nem outro definido. Se você aumentar um pouco em 62 hz do bumbo, precisa tirar um pouco no baixo e trabalhar outra frequência com ele, por exemplo, 80 hz ou 120 hz.
O analisador de espectro vai ajudar muito nessa etapa, pois você perceberá nitidamente tanto no ouvido como no gráfico quando um instrumento pega a frequência de outro.
Nunca esqueça: o ouvido é a melhor ferramenta que DEUS nos deu. Em sua mixagem, use sua criatividade, pois uma vez o Tomati, guitarrista do Sexteto Jô Soares, foi estudar nos EUA e chegou a um professor muito conceituado que dera aula para Frank Gambale etc. Mostrou um solo que ele criou e perguntou o que era, o professor simplesmente falou que era um monte de coisa e falou que estava lindo. Tomati saiu se perguntando será que ele desconhece a escala que usei ou algo assim… É claro que ele sabia, mas a lição é que, às vezes, fazemos coisas que sem sabermos a lógica pode ficar melhor do que se fizéssemos um monte de cálculos ou coisa do tipo. É, por isso, que, de vez em quando, aparece um monte de gente autodidata que surpreende muita gente estudada, acontece.
Voltaremos a falar sobre frequências e Analisador de Espectro em outros posts, acompanhe e não deixe de comentar. Grande abraço a todos. DEUS nos abençoe.
Posts Relacionados
150 comentários
Trackbacks/Pingbacks
- Melhores Artigos de 2011 | Produção Musical - Home Studio - [...] Analisador de Espectro [...]
- Dicas e Truques de Mixagem - Parte 1 | Produção Musical | Produção Musical - Home Studio - [...] com analisador de espectro é uma ótima opção, inclusive faço isso, mas todo mundo sabe que quem dá a ...






Blog nos meu favoritos, muito Bom!!!
Legal Thiago, fique a vontade no site. Grande abraço e sucesso.
DANILO O QUE É canal master? ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO IMAIL E ME EXPLIQUE:JHOZ2010@
Olá John!
Canal Master é a saída principal de uma mesa de som seja ela analógica ou virtual. Geralmente o canal master está escrito Stereo Out, Main Out ou Master.
Grande abraço.
Danilo,
Boa Noite!
Adorei a sua explicação referente ao Analisador de Espectro pois agregou muito conhecimento para mim.
Esperou receber em breve mais conteudos valiosos como este.
Desde já agradeço
Alex Gonçalves
Olá Alex,
Boa noite!
Fico feliz que o artigo foi aproveitado, e em breve estou postando outros.
Abraço e obrigado pelo comentário.
muito boa a explicação, vou comprar um pacote de suas vídeo aulas.
Parabéns pelo POST Danilo!!!
Essas matérias tem me ajudado muito nessa caminha da produção musical!!!
Continue postando que eu estou aqui pronto pra ler!!
Obrigado!!!
Obrigado Willian!
Estarei sempre atualizado o Blog e fique a vontade no site. Grande abraço.
Oi Danilo Boa Noite. Ate que entendo um pouco de Analisador de espectro ate porque trabalho com um no meu trabalho (ANATEL).A gente usa aqui para analisar radio-frequencia e nao para audio. Mas me tire uma duvida no grafico que ta gravado no seu post, na escala vertical, temos de 0 a -80 db e na horizontal fica o espectro de frequencia de audio, nao eh mesmo? Quer dizer que a intensidade da frequencia (amplitude)quanto mais perto de 0db, mais intenso eh o som? eh isso?
aguardo resposta
Olá Nilson! Quanto mais volume mais o gráfico vai subir, de forma que – 80 é baixo, – 20 auto, e acima disso estamos chegando perto de 0 db. Eu gosto de ver os volumes no analizador, me da mais segurança na mix. Grande abraço.
valeu danilo, cara eu aprendi bastante com essas axplicações.
espero que vc sempre esteja atualizando esse ótimo site.
abraços.
Olá Alisson!
Legal que esteja aproveitando do material que tenho postado aqui no blog. Obrigado pelo comentário e estarei sempre atualizando ele com certeza. Grande abraço.
ola danilo parabens,to gostando e aprendendo muito com suas explicaçoes,trabalho com o pro tools 7.4.tenho poucos pluguins para mixar,as musicas que gravo,como faço para conseguir,e como faço para conseguir tambem o analizador de espectro.muito obrigado ,abraçao..
Olá Rafael!
O Analisador você consegue no pacote da waves, e tem outros também que cito no blog que são bem legais.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
É um grande aliado do produtor musical!
vc é um brother que nos tira as dúvidas sem rodeios.
que Deus continue te abençoando!
Amém Adauto!
Procuro ser o mais claro possível das respostas as dúvidas dos amigos aqui no Site. É claro que não sei tudo, mais procuro responder a todos.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
muito massa Danilo, muito obg pelas excelentes dicassssssssssssssssssssssssssssssssssss vc é maravilhoso!
Olá, Hudson!
Fico feliz que gostou do artigo.
Grande abraço.
Danilo boa noite gostaria de adquirir sua video aula
CURSO DE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO 2008 como faço- abçs aguardo seu retorno-fique com DEUS-
Olá, José Carmo!
Para adquirir o Curso de Mixagem e Masterização 2008, basta clicar no link – Curso Mix e Master 2008, e efetuar a compra e escolher a forma de pagamento. Se preferir, posso enviar os dados por e-mail.
Qualquer coisa me envie um e-mail.
Abraço.
cara, que show de postagem essa heim, muito boa, amei as esplicaçoes, os conceitos, ajuda muito isso, obrigado mais uma vez danilo
Olá, Keiferson!
Fico feliz que gostou do artigo.
Obrigado pelo comentário, abraço.
Excelente sua explicação! Gostei muito Valeu…
Legal que gostou BioCarmo.
Obrigado pelo seu comentário e sucesso.
bem legal a explicaçao muito bom,quais os plugins q é melhor a visualizaçao das frequencias?
Olá, Lucas!
Legal que gostou do artigo.
Eu acostumei a usar o PAZ ANALIZER, porém, existem muitos outros.
Abraço.
Realmente,o analisador ajuda bastante.Depois que passei a usar as minhas mix ficaram mais rápidas e precisas.
Ajuda muito amigo.
Legal que suas mix melhoraram.
Abraço e sucesso.
O analisador de espectros é imprescindivel na detecção de frequencias consideradas anormais no conjunto sonoro. o tópico abrange bem a questão de mixagens (como o amigo sempre o faz e muito bem feito…)porém, esse analisadores de espectros são bastante utilizados quando inserimos um som de PA com divisores eletronicos e de referência com situações de delays out place entre outros. o fato é que, existem muitos fatores que devem ser obedecidos na escolha correta de uma linha front range spectral, pois nem sempre os instrumentos captados são os mesmos em relação às mixagens conhecidas como o amigo citou. eu sempre tento escolher realmente musicas de engenheiros renomados, e então ter uma noção real do que desejo, porém os analisadores de espectro que temos no mercado de plugins são melhor utilizados quando já temos um pré-tester bem definido do que queremos inserir no final da produção (masterização) não dá pra analisar um bumbo de um andrew Jackson sem ter uma ideia de como foi captado. mas é utilizado e acho que soma as espectativas e facilita o trabalho do engenheiro no momento de uma gravação. parabéns pelo post!
Mauricio, obrigado pelo comentário.
Ter uma música bem mixada como apoio, sempre é uma boa opção. Tenho algumas que gosto de escutar quando estou mixando.
Sobre a captação, realmente, a captação é uma coisa e a mixagem é outra. As vezes escutamos um timbre antes de iniciar uma mixagem, e nem sabemos como foi captado. Sempre que possível, devemos participar da captação, ou até mesmo, nós mesmos fazer a captação, assim já temos em mente como o som vai chegar na mix.
Abraço e sucesso.
Valeu Danilo, ate para quem não entende,fica muito claro essa sua explicação. Parabéns.
Olá, Albanir!
Obrigado pelo comentário, abraço.
Pocha gostei bastante muito interesante gostaria de saber como é que eu faço para adquirir os plugins da waves?????
Olá, Alessandro!
Na loja do site tenho apenas cursos.
Abraço amigo.
Valeu pela explicaçao. Pela parte que relata que sempre mixamos um pensando noutro. Muito importate, pois muitos como eu nao sabiam disso. Gostei tambem da parte que fala dos harmonicos, por isso ja adiquiri o seu DVD de frequencias e o mixando. Valeu mesmo!!!!
Olá, Jullinho!
Obrigado pelo comentário, e pode ter certeza que os DVDs de frequência e mixagem vão te ajudar muito.
Abraço e sucesso.
la danilo bom dia, mais uma vez quero agradecer lhe pelas postagens e este ultimo e como todos sao de grande valia pra aqueles que estao começando como eu, quero e presiso aprender muito sobre frequencias, mixagens em geral, mais uma vez muito obrigado, um abraço.
Bom dia, Jamil.
Legal que gostou do artigo.
Obrigado pelo comentário e grande abraço.
Danilo suas dicas são ótimas, imprimo todas!!! obrigado por compartilhar e que Deus te abençoe!!!
Olá, Léia!
Fico feliz que goste dos artigos.
Obrigado pelo seu comentário, Deus abençoe.
Aprendo e aprumo a cada dia meus conhecimentos por aqui! Recomendo a todos!
Fernando, obrigado por recomendar o site.
Grande abraço.
Danilo, o que vc faz é muito importante quero parabeniza-lo por isso e que nosso DEUS continue a abençoá-lo e ajudando aqueles que querem de alguma forma servir a Ele através da música. Não consigo de forma nenhuma receber o arquivo de “Como montar um home studio” nao cosigo baixar, ja teneter por várias vezes masi em vão.
Obrigado
Amém, Nelson.
Me envie um e-mail, e em seguida mando o e-book para você.
Abraço.
Valeu varão! obrigado por esse esclarecimento, muito bom mesmo.a Paz do Senhor
Amém, Cleber.
Legal que gostou, abraço.
Danilo Gustavo, cara não tenho palavras pra descrever o que tú representa na minha vida por que amo seus estudos querido Deus te abençõe muitão! saúde paz e amor na sua vida sempre
Poxa, Hudson!
Fico feliz por isso.
Abraço e Deus abençoe.
Valeu Danilo, Cara, seu blog tá cada dia melhor, a maneira como você passa seu conhecimento é incrivel e digna de aplausos…Quero dizer que testo cada uma das suas dicas na prática e isso já me fez aprender muito, até mais do que eu imaginava que podia ser…Deus o abençoe!!!
Olá, Emerson!
Legal que esteja colocando tudo na prática. A intenção dos artigos é sempre somar, e quando vejo que está dando certo, fico feliz.
Abraço e obrigado pelo comentário.
walew danilo muito útil e continua a dica
já estou duelando com o ouvido por aqui!!
Eri, legal que gostou.
Abraço e obrigado pelo comentário.
muito bom ..saber como trabalhar com as freguencias e realmente fundamental …muito boa dica
Legal que gostou.
Abraço.
Valeu Danilo pelas dicas são dicas muito valiosoas,
com certeza essa seção que é de mixar,Analizar é a que confude mais mas muito obrigado mesmo pelas dicas aquele abraço fica com DEUS até.
Dirley, brigado pelo comentário.
Grande abraço.
Valeu Danilo, tem sido de muita utilidade suas dicas. Obrigado por dividir seu conhecimento com outras pessoas. Que Deus te abençôe muitíssimo.
Amém, Flávio.
Legal que gostou do artigo.
Abraço, Deus abençoe.
Acho esse blog muito bom para os aprendizes e pessoas que esta no ramo de produção musical , conteúdo interessante e de grande valor.
Danilo , estou começando a fazer musica eletrônica , você também trabalha com esse tipo de musica , ou saberia mais algum blog que poderia me dar dicas dobre musica eletrônica ?
valeu man
Olá Douglas!
Fico feliz que esteja gostando do Blog.
Tenho feito algumas coisas nesse estilo, breve vou postar algo no blog.
Abraço e sucesso.
Muito bom danilo! Parabens!Concordo plenamente com tudo que vc escreveu.Anlizado a experiencia que vc sitou sobre o Tomati(guitarristo Do Jo,me lembrei de quando eu nem sabia o que era Analizador de expec.fizia minha mixagens so pelo ouvido. Eu achava que ficava +ou- pelo fato de nao ser um especialista.De uns 3 anos pra ca passei a usar o analizador e tive otimos resultados quando passei a usa-lo com o ouvido. Mais me acomodei e passei aconfiar de mais no analizador e deixei o ouvido de lado.Comparando mixagens antigas na epoca que nao tinha conhecimento algum de frequencias e analizador. Confeço que meus trabalhos antigos ficaram muito melhor!
Um forte abraço e muito obrigado pelas dicas.
Olá André!
Obrigado pelo seu comentário.
Grande abraço e sucesso amigo.
muito boa essa explicação,parabens
Márcio, legal que gostou.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Muito boa sua explicação, de facil entendimento,obrigado que Deus ti abençoe sempre amigo.
Márcio, obrigado pelo comentário.
Abraço e fique com Deus.
Parabéns Danilo por sua didática, muito bem explicado, sua forma de transmitir o conteúdo nos dar convicção de que também somos capazes de realizar uma boa produção de áudio. Parabéns!!!
Deus o abençoe.
Olá Cleidson!
Legal que gosta da forma que explico, procuro tentar explicar da forma mais simples possível.
Abraço, obrigado pelo comentário e Deus abençoe.
Apartir de LUANDA-ANGOLA.
boa essa do analizador de espectrum.
é facil deixar o analisador corrigir automaticamente?
Olá Ziel!
O analisador de espectro não corrige automaticamente, ele apenas mostra as frequências.
Abraço.
Achei otimo as explicações que é feito no texto,me ajudou muito a entender muitas duvidas e cada vez melhorando mais o meu conhecimento na area de estudio de gravação.fica aqui o meu muitissimo obrigado
Olá José!
Obrigado pelo seu comentário.
Abraço.
queria saber como faze sonovoz
voz umanas com timbri de estrumentos…
aguardo resposta obrigado…
Olá Janailson!
Estou montando um tutorial sobre o assunto e em breve disponibilizo no site.
Abraço.
Danilo ai sempre ajudando nos dos Homes Studios
Valeu mesmo pela Força e que Deus abençoi seu Trabalho maravilhoso
Olá Junior!
Legal que esteja gostando do site.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Danilo,
Neste seu curso de frequência, vc trabalha com analisador de espectro para configurar as frequencia de cada instrumento ? Se sim, qual o analisador vc utiliza no curso ? Obrigado – Armando
Olá Barbosa!
Uso o Analisador da Waves.
Abraço.
Danilo,
Estou para receber o seu curso sobre Produção Musical, assim que terminar de assistir e aprender mais um pouco sobre esta arte, pretendo comprar o curso de frequencia e continuar apredendo mais e mais e mais !!!!! Um grande abraço e fique com Deus. Armando Barbosa
Olá Armando!
Você vai gostar do curso de Produção Musical no Nuendo para Home Studio. O curso de frequência é bem detalhado, você também vai gostar.
Abraço e fique com Deus.
Olá Danilo e galera…
Achei bem interessante..já uso o paz analyzer da waves há algum tempo, mas ás vezes podemos cair no erro de apenas olhar para os picos de frequência e não atentar para as frequências individuais…
Valeu Danilo….abraços!
Olá Ricardo!
Obrigado pelo seu comentário.
Abraço e sucesso.
To entrando nesse mundo de produção musical agora e fico muito feliz por estar sendo recepsionado por vc , Danilo. Acho q vou ter q entender outras coisas um pouco mais básicas antes de falar sobre analisador de espectro mas, fico muito feliz por saber que vc esta a disposição para ajudar. Em breve comprarei suas video aulas. Um grande abraço e que Deus abençoe vc e sua família.
Emerson Bastos
Olá Emerson!
Seja bem-vindo ao mundo da produção musical.
Qualquer dúvida deixe seu comentário no blog.
Abraço e sucesso.
Pô DANILO GUSTAVO, manero este lance, gostei pacas.
To aprendendo um montão com seus tópicos.
Você tem video aula bem detalhado iniciando um projeto no sonar 8 de cabo a rabo.
Ou me indique um outro produto seu ai,
To no aguardo
Olá Kleber!
Legal que gostou.
Sobre a vídeo aula no sonar 8, tenho apenas um curso de mixagem e outro sobre as ferramentas do sonar.
O que indico são os dois cursos que citei acima, e também o curso de frequência e o mixando.
Além disso, o site possui a área VIP, onde posto vídeos e artigos exclusivos.
Abraço e sucesso.
cara muito bom os seus toques voltei a gosta de studio eu ja estava desistindo eu morro num lugar que e muito escaso de musico muito menos de estudio estou a 15 anos no mundo da musica e quero mudar para studio suas dicas são muito boas parabéns em breve estarei comprando unas video aulas suas valeu garoto…….
Olá Marcio!
Obrigado pelo seu comentário e espero que os artigos e cursos sejam úteis para você.
Abraço.
olá danilo vc vende tambem programas,sintis,virtuais,plugns,samples para kontakt essas coias?
Olá Márcio!
Apenas os cursos.
Abraço.
Poxa Danilo…so vejo que tenhno que aprender muito ainda…ainda fico um pouco confuso se tratando de frenquencias…as vezes parece que as frequencias de cada instrumento seguem um regra…como vc citou acima frequencia fundamental.mais gostei muito do que postou,se tiver alguma video aula sobre o assunto eu quero…Abraço!!!
Olá Reginaldo!
Realmente, saber as frequências fundamentais e harmônicas de cada instrumento é essencial.
Tenho um curso sobre o assunto – Curso de Frequência.
Abraço.
Muito bom. Aos poucos vamos sabendo cada vez mais sobre assuntos fundamentais. Agradecemos.
Olá Neto!
Vivendo e aprendendo.
Obrigado pelo comentário, abraço.
Otimo post Danilo, agora uma pergunta, existe uma tabela especifica de frenquencia? qual a frenquencia que cada instrumento e voz devem ocilar?
existe uma tabela pronta que nos passe essa informação, para que possamos aplicar em nossas mix`s
obrigado pelo otimo trabalho!!!
Olá Marlos!
Fiz um curso que trata justamente desse assunto. Abaixo o link:
http://www.artsomstudio.com.br/loja/curso-de-frequencia-em-video
Abraço.
amigo! muito bom mesmo oh! eu ainda tava meio perdido aqui neste assunto! eu tenho o analisador da waves vou vêr se consigo usar aqui! abraços..
Olá Renato!
Legal que gostou, abaixo o link do curso sobre o assunto:
http://www.artsomstudio.com.br/loja/curso-de-frequencia-em-video
Abraço.
Olá Danilo, muito interessante as informações no seu post.
Eu também trabalho com um analizador de espectro para RF num laboratóro de telecomunicações (NSN), conheço alguns modelos em hardware e também plugins para audio.
Muito importante a ideia de usa-lo numa mixagem, eu pensava que eram usados mais para masterização.
abs
Olá Diomar!
Ele também é usado na Masterização, mas sempre gostei de usar na captação e mix.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Muito bom. Esse artigo me ajudou a solucionar algumas duvidas. Obrigado.
Legal que gostou, Renato.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
GOSTEI MUITO DAS SUAS EXPLICAÇÕES EMBORA, PARA MIM AINDA SEJA UM POUCO COMPLEXA POIS, TECNICAMENTE EU NÃO SEI NADA A NÃO SER O QUE APRENDI NA RAÇA POR AI À FORA E JÁ QUE TRABALHO COM MUSICAS EM FORMATO DE MIDIS E DEPOIS AS TRANSFORMO EM MP3, PARA SEREM EM SEGUIDA USADAS, EU GOSTARIA DE PODER SABER UM POUCO MAIS SOBRE O QUE SIGNIFICA:EQUALIZAÇÃO, MASTERIZAÇÃO MIXAÇÃO E ETC. GOSTARIA DE SABER TAMBEM QUANTO FICA ESSE MATERIAL DIDÁTICO.
Olá Ildeu!
Bom, tenho vários cursos na loja do site, tem vários temas, acesse o link e de uma olhada – http://www.artsomstudio.com.br/loja/.
Abraço.
CARA SEMPRE SEMPRE VOU SEGUIR ESSE BLOG MUITO BOM
Olá Heitor!
Obrigado, e fico feliz que esteja gostando do site.
Abraço e sucesso.
A utilização do Analisador de espectro ajuda muito, só não podemos ficar dependentes do gráfico… mas sim acreditar nos nossos ouvidos principalmente…
Olá Cefetano!
Realmente, não devemos nos prender ao Analisador, mas ele é uma ótima ferramenta.
Abraço.
Danilo comprei o curdo de produção musica e é excelente cara
e agora vou comprar o de frequencia cara…mas assim tenho muita duvida sobre frequencia sei que a mixagem iremos melhorando ao praticar
mas eu nunca mixei uma musica profissionalmente sabe?
gostaria de saber como funciona esse lance de fundamental
de 400 Hz eu não entendo nada disso cara…
será que vc poderia me mandar uma explicação sobre esse assunto?
o que são os Hz e como acha-los no equalizador abraço!
abraço!
Olá Junior!
Fico feliz que gostou do curso de Produção.
Bom, no próprio curso de Frequência explico e mostro sobre as Frequências fundamentais e harmônicas, e mostro elas no equalizador.
Abraço.
muito bom seus comentarios, pois alguns detalhes vc acaba n praticando muto aê vc esqueçe, e vc com esses comentarios e dicas…ta solucionando e muito kra…brigado DANILO, to acompanhando td….vlw
Legal, Tércio.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Danilo, muito bom esse post
eu sou muito novato nesse ramo mas sou apaixonado por
musica mixagem vinhetas eu trabalho em uma emissora de radio
na area de pessoal mas comecei a ter oportunidades com a area técnica
mas os companheiro não tem muita disposição para me ensinar
por isso tenho aprendido muito no seu blog e esse post a respeito de
analizador de espectro me ensinou muito coisa que eu não sabia
valeu mesmo eu quero entrar nesse ramo de cabeça e conto com a ajuda de seu blog e assim que eu tiver condições vou começar a fazer os cursos
que são indicados aqui…mais uma coisinha o e-book tmb é muito bom valeu
Olá Admilson!
Fico feliz que gostou do blog.
Espero contribuir ainda mais.
Grande abraço e sucesso.
Muito bom as explicações afinal frequências para mim sempre é um bicho de 7 cabeças rsrsrs.
Obrigado e sucesso para te querido.
Legal que gostou, Amigo.
Obrigado pelo comentário.
Abraço e sucesso.
Excelentes dicas Danilo ,parabéns.Sempre uso o analisador de espectro e me ajuda bastante.
Fica na Paz de Deus.Abraço.
Legal que gostou, Ronaldo.
Abraço e sucesso.
Deus abençoe.
Muito boa sua explicação, o analizador é muito util mesmo.
Gostaria de saber se tem algum exercício para reconhecer as frequências só de ouvido, tipo ouvir uma MIX e dizer: ta (faltando ou sobrando} volume na frequencia de 500 hz e proximidades etc.
Olá Jeu!
Sim, tenho um curso sobre o assunto – http://www.artsomstudio.com.br/loja/curso-de-frequencia-em-video
Abraço.
Ola meu amigo eu acho os seus comentarios e digas otimas bom sobre o analisador de espectro já ouvir falar sim mais não tive oportunidade de usa-lo nem trabalhar com o mesmo aproveitando a oportunidade gostaria de estar adquirindo uns dos seus Dvd mais não consigo entrar em contato com o seu telefone.
Olá Petrucio!
Qualquer coisa me envie um e-mail ou pode fazer o pedido pelo site.
Abraço.
Olá Danilo, muto boa a matéria, tenho uma revista saber eletrônica antigona e nela tem um projeto de analizador de espectro, a matéria traz bastante informação,mas faltou algo.Esta sua aqui além de ser bem clara,completou e muito a da nova eletronica.
Valeu mesmo
Abração
Olá Tales!
Fico feliz que gostou do artigo.
Obrigado pelo comentário.
Grande abraço.
você ficou de indicar alguns analisadores, mas não vi
Olá Marcelo!
Uso Waves Paz Analyzer, ele é bem prático.
Abraço.
Olá Danilo, gostei da matéria, mas como alguem que está aprendendo se espelha no mestre que está ensinando, gostaria de saber qual é o analizador que voce usa no seu trabalho, obrigado…
Olá João!
Atualmente estou usando o Paz Analyzer.
Abraço.
Quando achamos que sabemos alguma coisa, a vida já muda as perguntas rrsss…nesse mundo do audio como existe segredos rrss..vlww Danilo!!
Olá Tarcisio!
Realmente, sempre tem pessoas mais informadas que nós. É por isso que digo que estou aprendendo a cada dia.
Abraço e sucesso.
Muito bom!!!Essa semana eu estava procurando algo sobre analizador de spectrum. Parabens Danilo!!!
Olá Clemerson!
Legal que achou e gostou do artigo.
Obrigado pelo comentário.
Cara, mais uma vez parabéns pelo artigo…….como sempre objetivo e esclarecedor………. Deus te abençoe…. fica na paz!
Legal que gostou, Raul.
Obrigado pelo comentário.
Abraço e fique com Deus.
tô ansioso pra comprar esse video…
Você vai gostar, Erivaldo.
Abraço.
Olá Danilo, muito bom essa abordagem. Em uma pesquisa na internet pude conhecer um pouco sobre analizador de espectro. Claro e na curiosidade abrir uma música no Sound Forge, mas não sabia, na verdade nem sei por onde começar.
E com certeza Deus colocou a ArtSomStudio em meu caminho, e que ele sempre abençoe à você Danilo em seu dia a dia. Sou um mais novo fã da ArtSom.
Olá Júnior!
Seja bem-vindo ao site.
Obrigado pelo seu comentário.
Abraço.
estou aprendendo muito.
parabens deus te abencoe
Legal, John.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Caro Danilo
Sou grato pelas informações as quais voce tem postado, confesso que tenho aborvido seus ensinamentos. Tenho uns questionamentos os quais gostaria de algumas respostas suas, porem irei faze-los atraves de e.mail, isto se voce me permitir é claro.
Abraços
Olá Ismael!
As dúvidas sobre equipamentos e sobre os artigos do blog, procuro responder aqui mesmo.
Caso queira algo privado comigo, na área VIP existe um formulário para dúvidas.
Abraço e sucesso sempre.
Rapaz, parabéns pelo post! NOrmalmente nem uso, mas preciso rever meus conceitos
Olá Celo!
É uma boa opção na mix.
Abraço e sucesso.
Danilo meu amigo, você é demais, porque que você não faz alguns vídeos no youtube explicando e mostrando todos esses tópoicos que você criou até hoje, e se já tiver os vídeos no youtube, desculpe, é que não vi.
Abraço!
Olá Samuel!
Existem vários vídeos no youtube, e muitos outros na área VIP.
Abraço.
Olá Danilo estou no ramo de home estudio a pouco tempo mais depois que comecei a ler seus artigos tenho melhorado e muito nas minhas produções. quero te agradecer por colocar suas experiencias em home estudio aqui pra tirar-mos nossas duvidas.
Sobre esse assunto de analisador de espectro nao tenho nenhum conhecimento sobre isso.
Esse analisador ele é um plugin, um programa ou ja vem no Sonar.
Obs. trabalho com o sonar 6.
Abrass.. Deus te abençoe