Back Vocal (Backing Vocal)

Curso Completo de Home Studio.

Back Vocal (Backing Vocal)

Para quem ainda não está familiarizado, Back Vocal ou Backing Vocal são vozes que ficam atrás da voz principal.

Neste artigo, vou dar dicas de como gravar um back vocal, e tentar explicar a forma que gravo em meu estúdio.

Primeiramente, vamos para as perguntas que mais recebo.

Gravar back vocal individual, ou todos os cantores ao mesmo tempo?

Existem alguns fatores que comprometem a gravação individual do backing vocal.

1 – A desvantagem da gravação individual é o tempo, já que terá que gravar várias vezes o mesmo cantor, e fora isso, terá que usar muitos canais, pois cada voz é gravada duas vezes.

2 – A vantagem, “se posso chamar de vantagem” de uma gravação individual é a possibilidade de afinar a voz individualmente.

Escrevi acima “se posso chamar de vantagem” pelo seguinte: Uma pessoa que faz backing vocal conhece muito de voz, de intervalos, e de técnicas vocais, então é provável que essa pessoa cante afinada, o que faz você descartar o afinador de voz.

Agora, vamos inverter as coisas…

1 – A vantagem de gravar várias vozes ao mesmo tempo, é a economia do tempo, que nos atuais significa dinheiro. Só o fato de você ter todas as vozes em apenas um canal torna o trabalho mais produtivo.

2 – Como falei anteriormente, a gravação do backing vocal individual possibilita a afinação de cada voz, já a gravação de todas as vozes ao mesmo tempo elas precisam estar afinadas, caso contrário, você vai perder tempo de trabalho e principalmente dinheiro.

Desta forma, só grave o backing vocal em grupo se realmente o grupo for afinado.

Danilo, qual a forma que você grava um back vocal?

Gravo sempre em grupo, pois não tem a necessidade de gravar individualmente, já que o pessoal é afinado.

A forma que eu gravo é a seguinte:

Todos os canais gravo em mono, porém gravo a primeira trilha com as vozes fazendo uma divisão especifica, depois gravo uma segunda trilha com a mesma divisão de vozes. Depois disso jogo um canal para cada lado, ou seja, L e R.

Em seguida gravo mais duas trilhas, porém agora é com uma nova divisão de vozes, faço da mesma forma, gravo uma trilha com uma divisão de vozes e depois gravo a segunda trilha com a mesma divisão. Depois disso, novamente jogo um canal para o L e outro para o R.

Agora vamos para as ultimas duas trilhas, gravo uma divisão de vozes em uma trilha, e na outra trilha gravo a mesma divisão de vozes, em seguida jogo um canal para cada lado, L e R.

No final de tudo ficamos com seis canais com três vozes cada um, isso da um total de “18 vozes”, o bastante para conseguir um backing vocal bem cheio.

Depois de tudo gravado, jogo todos os canais para um grupo e faço a mixagem usando equalizador, compressor, reverb e outros efeitos.

Deixe seu comentário.

Espero que você tenha entendido a melhor forma de gravar um backing vocal, e gostaria que você deixasse sua opinião sobre o assunto, apontando se já apresentou problemas em alguma gravação ou até mesmo um fato que você gostaria de compartilhar.

Um grande abraço e até o próximo artigo!

 
Loops Violão Sertanejo Universitário

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Quero melhorar a minha gravação
  2. Gravando Guitarra em Linha usando Guitar Rig
  3. O Melhor Microfone de Voz depende da Voz
  4. Usando Plugins na Gravação
  5. Quanto custa gravar um CD profissional?
  6. Gate – Usar ou não usar na gravação?
  7. Fones de Ouvido Fechados para Gravação
  8. Gravação de Voz – Posição e Distância do Microfone
Tags: ,

46 comentários

  1. MARCOS ANTONIO 40962

    OLA DANILO, ME CHAMO MARCOS ANTONIO, TENHO UM SIMPLES HOME STUDIO AQUI NA MINHA CIDADE!! GRAVEI UMA CLIENTE MINHA AQUI E QUERIA SABER DE VC QUANTO QUE VC COBRAR PRA POR BACK, VOCAL EM 11 HINOS , O AUDIO JA TA PRONTO É SO ACRESENTAR O BACK VOCAL, DESDE JA AGRADEÇO

  2. olá danilo, tudo bem??
    existe várias maneiras de gravar um back, certo?
    porem a minha dúvida é, qual voz duplicar em oitava acima ou abaixo?
    já li alguns artigos onde o sujeito explicava de um modo diferente do seu mais, funcional, isso é meio que pessoal, ou existe um padrão a ser seguido? ou o kara vai catucando ,catucando até bate defrento com um bom resultado? ou tem um pulo do gato que ninguém gosta de ensinar? um abraço e obrigado!!

    • Danilo Gustavo 11863 em resposta a Ronald

      Olá Ronald!
      Tudo bem, graças a Deus.
      Bom, isso de duplicar vai depender da sonoridade que você deseja.
      O negócio e gravar e não apenas duplicar o canal.
      Abraço e sucesso.

  3. Meu e-mail é rodolfobsm…

  4. Ola galera eu trabalho com back vocal aqui esta o meu contato se alquem quiser ou ter alguma indicação estarei por aqui abraços

  5. Muito interessante as suas dicas, mas me restou uma dúvida, qual figura polar vc usa para a gravação, pois se for omni a diferença de posicionamento vai ser mínima, suponho de usa cardioide. É isso?

  6. Silvio Magalhães 4653

    Boa noite Danilo! Só uma dúvida, as duas últimas trilhas que você grava, também é com outra divisão ou a mesma das primeiras trilhas?
    Desde já parabéns pelo excelente trabalho!

    • Danilo Gustavo 4925 em resposta a Silvio Magalhães

      A ultimas trilhas em alguns arranjos faço diferente, e em outros faço a mesma coisa que a primeira trilha. Isso vai depender do estilo da música.
      Abraço.

  7. Nildo Lima 4626

    A Paz do Senhor Danilo. entao danilo tenho uma delta 1010lt e a daw é o reaper, com a mesa 2442usb behringer. mais eu nao to conseguindo gravar em esterio vc pode mim ajudar, em nome de Jesus. que DEUS te abençoe.

    • Danilo Gustavo 4911 em resposta a Nildo Lima

      Amém Nildo!
      Para gravar em estéreo, basta usar 2 canais da placa de som, ou seja, usando um canal da placa de som você não vai conseguir gravar estéreo.
      Abraço.

  8. vanisio cosme da silva 4604

    olá. você cria todas essas trilhas na mesma pista ou cria pistas diferentes? parabêns pelos artigos

  9. Olá Danilo, Parabens pelo belo trabalho que você está fazendo, é um trabalho social dirigido aos amantes da música, com o conhecimento que você tem, e passar isto as pessoas, podemos dizer gratuito indiretamente, é realmente grandioso é está acima do egoismo. é realmente sentir maior prazer em dá que receber.
    Deus te abençoe

  10. lucas junior 4503

    Adoro o blog quero participar de alguma banda com Backing vocal entendo se tiver um para indica por favor

  11. Olá danilo ja estudei sim e sei que é uma coisa complicada de responder assim,mas seria legal um artigo sobre o assunto heim rsrsrs é uma das coisas que ouço bastante por ai pena q o vocal naum fico legal rsrsr Grande abraço.

  12. Muito bom Danilo, é assim que por aqui fazemos. Cada canal três vozes… cada uma para L/R.

  13. Todos os canais gravo em mono, porém gravo a primeira trilha com as vozes fazendo uma divisão especifica, depois gravo uma segunda trilha com a mesma divisão de vozes. Depois disso jogo um canal para cada lado, ou seja, L e R.

    Em seguida gravo mais duas trilhas, porém agora é com uma nova divisão de vozes. Minha pergunta: Esta divisão de vozes é exatamente igual ao arranjo vocal dos primeiros 2 canais gravados?

    Agora vamos para as ultimas duas trilhas, gravo uma divisão de vozes em uma trilha, e na outra trilha gravo a mesma divisão de vozes,Esta divisão de vozes é exatamente igual ao arranjo vocal dos primeiros canais gravados?

  14. Plinio Sergio 4255

    Olá Danilo
    parabéns pelo seu blog, seus comentários enriquecem nossos conhecimentos. Que Deus lhe abencoe.

  15. Luydi Riêra 4216

    Gravar um trio vocal bem afinado em um só canal faz sentido se você tem limitações técnicas. Mas, qual o problema em gravar o trio ao mesmo tempo, em canais separados ? Muito bom o blog, parabens.

    • Danilo Gustavo 4314 em resposta a Luydi Riêra

      Olá, Luydi!

      O problema de gravar o trio em canais separados é que você vai precisar de 3 microfones para isso, e também, caso queira afinar algo, com certeza vai ter vazamento da outra voz, a não ser que seja em salas diferentes, ai tudo bem.

      Abraço.

      • evynho 4469 em resposta a Danilo Gustavo

        No caso de vocais, gravo todas no mesmo microfone pelas seguintes razões (acho que vale a pena se testar e tirar suas próprias conclusões):

        1 – Ganho a interação das vozes juntas + ambiência do estúdio (quando o estúdio tem uma acústica nível bom à ótimo). Quando não tenho uma ambiência legal, busco o máximo da ambiência (aproximo mais o mic) sem afetar a qualidade do áudio;

        2 – O “volume” e o “peso” deste tipo de gravação a torna mais real do que a microfonação individual (vejam que em uma orquestra eles microfonam áreas de instrumentos e não instrumentos indíviduais justamente para ganhar a interação dos instrumentos entre sí. Uso este princípio para vocais);

        3 – Gravo sempre duas vezes o vocal invertidamente. Tipo assim tenho 3 vozes gravo (1 2 e 3) e depois inverto o posicionamento (3 2 e 1). abrindo o pan, sinto que ganho volume e ainda equilibro o LR neste caso.

        espero que tenha ajudado.

        • Danilo Gustavo 4760 em resposta a evynho

          Olá Evynho!
          Isso amigo, é por ai.
          Obrigado pelo seu comentário.
          Abraço.

          • Luydi Riêra 5015 em resposta a Danilo Gustavo

            Concordo com as colocações do Evynho, mesmo assim ainda acho que a gravação em canais separados oferece mais vantagens que desvantagens. E, claro, gravado duas vezes para a abertura LR. Esse papo me fez lembrar daqueles deliciosos vocais do Queen, que eram gravados separadamente. Cada integrante gravava todas as vozes do arranjo separadamente, ou seja, no final tinham pelo menos 9 vozes (sem considerar a duplicação para LR, eram 3 Freddie, 3 Brian, 3 Roger). É claro que estou falando de uma outra realidade. No fim, o legal é podermos trocar idéias e experiências.

          • Danilo Gustavo 5017 em resposta a Luydi Riêra

            Realmente Luydi.
            Se todos os Artistas não se preocupasse com o tempo, quero dizer, que deixasse o produtor trabalhar com paciência no disco, era possível gravar tudo separado.
            Como você mesmo disse, é outra realidade, empresários fecham o CD, e em 2 semanas querem o CD na mão, complicado.
            Abraço e obrigado pelo comentário.

          • Rebeca 8989 em resposta a Danilo Gustavo

            Olá,lendo o depoimento do Evynho me lembrei sobre uma microfonação chamada mide side podemos usar essa técnica para gravar os backs né? gravamos em dois canais e um a gente inverte da a sensação de full. Com essa técnica e se os backs forem afinados nem precisar gravar vários canais ou precisa?

            At,
            Rebeca

          • Danilo Gustavo 9350 em resposta a Rebeca

            Olá Rebeca!
            É interessante usar a microfonação mide side, encorpa bem o back, mas nunca tentei dessa forma.
            Já vi muita gente usando em coral, e o resultado foi agradável. Na situação não foram usados vários canais, apenas 2, um microfone AKG e outro na figura 8.
            Abraço e obrigado pelo comentário.

  16. Oi Danilo….meu assunto nao esta muito ligado a vozes…mas por o posto mais recente…gostaria de te fzer uma pergunta: como devo proceder para abrir um projeto gravado no Studio One no Sonar 8?…..qual é a extensão q deve ser gravado no Studio One…pra abrir em outro sistema…….? Ou nao da mesmo?…pq do sonar eu eu ja gravei e foi aberto em outros sistemas……mas o Estudio One…nao conheço direito……

    • Danilo Gustavo 4308 em resposta a Giovani

      Olá, Giovani!

      Você pode salvar em OMF, desta forma você vai conseguir abrir em outras plataformas.
      Você também pode consolidar os arquivos de áudio, depois você poderá abrir em qualquer DAW.
      Abraço.

  17. tenho um home estudio sou musico eu mesmo gravo o violao guitarra ,piano ,bateria ezzedrum baixo e vozes fica muito bom meu material é simples um controlador m audio uma placa fast track pro uma mesa que nem precisa muito uma referencia placa de video programascomo protoos e sonar 8 plu-gins e heason sou iniciante o resultado é fantastico mas a duvida de tudo é com a voz principal tudo fica lindo mas a voz !!! será que para dar aquela esquentada na voz existe um bom plugin eu tenho mesmo que comprar um pre valvulado que sempre me dizem que é bom por favor me responda no aguardo ah detalhe minha voz é afinada porem grave quantos hertz devo cortar em meu grave muito obrigado

    • Danilo Gustavo 4297 em resposta a romilson

      Olá, Romilson!
      Qual microfone você está usando?
      Sobre qual frequência cortar em sua gravação de voz, é preciso escutar o áudio, e ai assim dizer qual frequência é necessário cortar. Indico o Curso de Frequência para você conhecer as frequências principais e harmônicas de cada instrumento.

      Grande abraço.

  18. poxa aqui so nao aprende se for muito burro esse site é tudo de bom parabens artsom

    • Danilo Gustavo 4296 em resposta a romilson

      (risos)…..
      Tento explicar da melhor forma possível, porém algumas pessoas tem mais dificuldades, mais espero que todos possam compreender o que tenho para passar.
      Grande abraço amigo, e fico feliz que esteja gostando do blog.

  19. olá danilo mais uma vez obrigado por estar sempre nos ajudando e tirando nossas duvidas e essa dica ai é muito interesante,podia explicar melhor como vc faz a divisão das vozes?obrigado.

    • Danilo Gustavo 4295 em resposta a Fabio

      Olá, Fábio!

      É um prazer amigo poder compartilhar sobre este assunto. Estou preparando muitas coisas novas, o tempo está muito corrido, mais estou me empenhando ao máximo para escrever bons artigos.
      Sobre a divisão das vozes, é preciso saber intervalos. Você já estudou algo do tipo?

      Amigo, obrigado pelo comentário e grande abraço.

  20. Olá Danilo,

    Esta gravação deve ficar muito interessante.
    Na terça tive um problema; quem fazia back eram irmãs ou amigas do cantor (responsável pelo projeto), então não sabe (não tem coragem) como dizer que elas não cantam, assim passamos uma tarde e a noite para gravar 3 back´s. Foi muito cansativo.
    A dica é muito boa, vou experimentá-la assim que for possível.
    Uma dúvida, como resolves a diferença de intensidade de cada voz?
    Abraço

Trackbacks/Pingbacks

  1. Top 10 – Novembro de 2011 | Produção Musical - Home Studio - [...] Back Vocal (Backing Vocal) [...]

Deixe um comentário


8 − 2 =