Compartilhe:

Creio que você que acompanha o blog já usou um EQ, ou um compressor, um limiter, ou algo do tipo… Agora imagine essas ferramentas em um único aparelho… Pois é Channel Strip.

Excelente para gravação de voz, a maioria dos Channel Strip vem com EQ, compressor, limiter, gate e de-esser. Então com um Channel Strip em um rack, você irá economizar muitos equipamentos em seu rack.

Usando o EQ de um Channel Strip, você poderá atenuar algumas freqüências que estejam sobrando, ou até mesmo acentuar quais estão faltando. Já com o compressor podemos controlar melhor a dinâmica de uma voz por exemplo, de forma que o cantor possa até gritar no microfone que o compressor dependendo de sua configuração vai segurar o áudio sem clipar.

As outras ferramentas como limiter que é usado em casos extremos onde o áudio é totalmente limitado a passar de um determinado ponto na configuração em si, e o gate, que serve como um portão, onde é cortado o áudio em tal ponto configurado no Channel Strip.

Outro parâmetro bastante comum no Channel Strip é o de-esser, que é um atenuador de “sssss”, encontrados nas vozes. Com ele podemos escolher quais freqüências queremos atenuar.

Bom no mercado existe vários Channel Strip, vou citar alguns abaixo que conheço…

Solid State Logic XLogic Alpha Channel

Empirical Labs Mike-E EL-9 Digital Microphone Preamplifier

PreSonus Eureka Pro Recording Channel

Universal Audio LA-610 Mk II

Rupert Neve Designs Portico 5032 PreAmp

Neve 88RS Channel Strip

API 7600

Waves SSL 4000 Channel Strip

M-Audio Tampa

Focusrite VoiceMaster

Avalon 737

MindPrint EN-VOICE MK II

Focusrite Isa

Millennia ORIGIN STT-1

Com certeza existem muitos outros… Caso você tenha conhecimento de mais algum e queira compartilhar com o pessoal deixe seu comentário.

Grande abraço e até a próxima.