Compartilhe:

Você gostaria de saber “Como Criar um Arranjo Musical”?

Neste artigo vou dar algumas dicas que utilizo na hora de criar um arranjo musical.

O que é Arranjo Musical?

Creio que você já escutou uma mesma música sendo cantada por diversos cantores, porém com certeza você notou que os instrumentos “Arranjo” não estão iguais, sempre tem algo diferente.

Um Arranjo Musical é exatamente isso, pegar uma composição musical que só tem a melodia de voz e criar um arranjo musical para ser executado pelos instrumentistas, ou pegar uma música com um determinado arranjo e criar um novo.

O arranjador é o grande responsável pelo arranjo musical, e tudo que ele estiver em mente vai ser transmitido para os músicos através da escrita musical, e a partir daí tudo que estiver escrito no papel vai ser executado pelos músicos.

Quais os elementos de um Arranjo Musical?

Não é qualquer pessoa que consegue fazer um bom arranjo musical, e é justamente isso que diferencia um trabalho ruim de um trabalho bom.

Um arranjador não vai simplesmente criar frases, solos e fazer uma seqüência de notas, um arranjo musical é muito mais que isso.

Assim que um arranjador pega uma música para iniciar seu trabalho, ele vai sentar e analisar a música e a partir daí vai traçar metas para chegar em seu objetivo. É como se fosse um engenheiro de obras ou um arquiteto, primeiro analisa, escreve e depois executa.

Às vezes em uma musica é necessário mudar o andamento, alterar o ritmo da música, mudança de acordes e outras mudanças que podem ser feitas pelo arranjador.

Eu mesmo quando escuto uma música e vejo que não está soando legal, de imediato peço para o cantor gravar a mesma música, porém apenas com violão e voz, assim não fico preso ao arranjo anterior.

O arranjo musical é preciso ver três elementos: rítmica, harmonia e contraponto. A partir desses três elementos é criado um arranjo musical.

Os cuidados que um arranjador deve ter

Uma das coisas mais importantes que um arranjador jamais deve deixar de se preocupar é a: Quantidade de instrumentos em uma música.

Quantidade não significa qualidade, às vezes com apenas um instrumento em uma introdução de uma música é possível passar sentimento para o ouvinte.

Outra coisa importante é não colocar vários instrumentos da mesma freqüência no mesmo trecho da música e também não poluir a música com 2 instrumentos fazendo frases diferentes.

O que eu preciso para me tornar um arranjador?

Escute muita música e preste muita atenção nos detalhes dos arranjos, com isso você vai ganhando experiência e vocabulário musical.

Estude música, conhecer bem um instrumento é essencial para um arranjador.

E para finalizar pratique, pratique e pratique.

Falo isso porque se você escutar meus primeiros arranjos vai acabar dando risada (risos), e quando finalizo a gravação de uma música e olha para trás, percebo o quanto amadureci musicalmente, então só a prática para fazer você ganhar experiência.

Deixe seu comentário

Você se lembra de seu primeiro arranjo musical? Há quanto tempo você trabalha como arranjador?