Como usar o microfone – Parte 1

Curso Mixando

Como usar o microfone – Parte 1

Iremos ver sobre a utilização do microfone, e saber qual o melhor microfone para tal situação e como conseguir tirar o melhor som.

O que precisamos de inicio é ter os conhecimentos básicos dos tipos de microfones que temos disponível no mercado.

O Microfone

As vezes não conseguimos tirar um bom som, porque estamos usando o microfone erradamente, por exemplo, usar um microfone de violão pra bumbo. Cada microfone tem sua faixa de frequência, existem microfones que captam mais as frequências médias, outros são ótimos para grave e assim por diante.

Tudo que temos que ver antes de comprar um microfone é: Para que iremos usar.

Um dos fatos de temos vários microfones no estúdio é por essa causa, as vezes precisamos de vários microfones em uma gravação, pois o produtor ou engenheiro pode querer alterar o timbre do instrumento, por exemplo: Se gravamos um violão com um mic Neumann KM184, talvez o produtor queira uma outra linha de violão com um U87, e por ai vai.

Tudo em uma gravação se da inicio a bons equipamentos, ou seja, se você tiver um bom microfone com certeza já é meio caminho andado para sua mixagem sair perfeita. Agora se você não tem um mic legal, vai cansar de girar botão na mesa e o som não vai chegar.

Condensador – Dinâmico – Qual usar?

Tudo que devemos ver na hora de compra um microfone, é a característica dele, ou seja, não adianta você correr atrás de preço sem conhecer o microfone, as vezes um microfone com o preço médio resolveria o seu caso, e não necessitava de um mic com um valor exagerado.

Hoje no mercado existem uma variedade de marcas e modelos de mic, temos que apenas escolher.

As características principais que temos que avaliar é se o microfone é cardióide, omnidirecional, etc…

Microfones Dinâmicos – Não vou usar muitos térmos técnicos e fundamentos de como é feito o microfone dinâmico ou algo do tipo, mais sim o porque usar e o porque não usar.

Os microfones dinâmicos são mais conhecidos por estar em praticamente em todo lugar, locutores de rodeio, artistas em shows, a maioria utilizam os microfones dinâmicos, mas porque?

Os microfones dinâmicos não são tão sensiveis iguais aos condensadores, por isso eles são considerados duros. Esses microfones ao contrario dos condensadores, não necessitam de alimentação de 48 volts, usada nos condensadores.

Os dinâmicos mais populares são:

Shure Beta, SM 57, SM 58, etc…

Microfones Condensadores – Condensadores são os populares de estúdio. Com um diafragma menos rigido, isso faz com que os microfones condensadores sejam mais sensiveis que os dinâmicos.

Esses microfones são fantásticos, pois possuem uma clareza e captam detalhes que jamais os dinâmicos seriam capaz de reproduzir.

Além disso os microfones condensadores são macios além de ter uma resposta de transientes rápida.

Os microfones condensadores para seu funcionamento é necessário uma alimentação de seu circuito interno. Essa alimentação pode ser por bateria, kit que vem com o microfone ou phantom power, que tem nas mesas ou pré amplificadores. A alimentação que os microfones condensadores utilizam é de 48 volts.

Omnidirecional – São microfones que captam o som de todas as direções, ou seja, ele capta que está na frente, atrás, e dos lados.

Direcional – Os microfones direcionais, são microfones que captam sons que vem pela frente, sendo assim o som que vem na parte de trás e dos lados são cancelados.

Na próxima parte iremos ver sobre outras figuras, e vou especificar quais os microfones ideias para tal instrumento.

   
 
Curso de Masterização no T-Racks

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. O Melhor Microfone de Voz depende da Voz
  2. Participe e Concorra a um microfone AKG PERCEPTION 120
  3. Gravação de Voz – Posição e Distância do Microfone
  4. Qual o melhor microfone para Home Studio?
  5. Participe e Concorra um Microfone AKG Perception 220
  6. Microfone Audio-Technica AT2020 – Conheça o Ganhador [Vídeo]
  7. Microfones para Bateria
  8. Ganhe um Microfone Audio Technica AT2020
Tags:

76 comentários

  1. luis silva 40994

    boa tarde amigo, obrigado por me responder!
    tenho mais uma dúvida,eu toco sax alto e estou usando um mic C3 da behringer + uma mesa simples com phantom power+ uca 222 + audacity, só que não estou conseguindo obter resultados satisfatórios nas minhas gravações,o som fica muito distante do real, seria culpa do microfone que uso ou equalização errada? conseguirei com esse setup realizar gravações boas?
    obrigado novamente

  2. luis silva 40932

    Boa noite amigo, queria que me tirasse uma dúvida, posso ligar um microfone condensador com phanton em pedal de delay?

    obrigado!

  3. Saulo Logarezzi 25121

    Olá Danilo,

    Tenho algumas musicas que preciso gravar, mas não possuo condições de ficar pagando studio, etc… Toco sertanejo/arrocha (O que está na moda ultimamente).
    Queria que você me indicasse um microfone usb bom e barato, até uns R$ 200,00 para ser usado através de um notebook sansung com windows 8 e i5, que fique com uma qualidade boa, sem chiados/problemas e que entreguem em meu endereço, moro em SP – Capital.
    Aguardo sua resposta,
    Abrçs.

  4. Priscila 24180

    Olá danilo, parabéns pelo Blog…Muito maneiro, tenho certeza que suas dicas me ajudarão muito.

    Pra começar gostaria de uma ajuda: Estou montando uma Banda de Metal, por hora é só uma Banda de Garagem e futuramente faremos shows, mas eu nunca comprei instrumentos então gostaria de sua ajuda. Bom preciso de um microfone(óbvio, hahaha), e um amplificador, é necessário um pré-amplificador ou somente um amplificador? Estou meio perdida, então por favor me ajuda…ahhahah…

    Minha renda é bem pequena então, qual tipo ou marca que me seria útil e viável?

    Obrigada e Bom Dia…

  5. Priscila 24178

    Olá Danilo, Bom Dia…
    Estou gostando muito do seu Blog, não o conhecia ainda, tenho certeza de que irá tirar muitas dúvidas que tenho…

    Pra começar me ajude por favor: Estou montando uma Banda de Metal, na qual eu sou a Vocalista, mas nunca comprei equipamento então não sei exatamente tudo que preciso e qual seria melhor. No caso, minha renda é bem pequena, creio que preciso de um Microfone(óbvio, hahah), mas li sobre o Pré-amplificador, tenho a necessidade de ter um ou só o amplificador basta?

    Inicialmente é só uma Banda de Garagem e faremos futuros shows…então partindo disto, Quais você me aconselha?

    Obrigada e Bom Dia!!!

  6. Excelente explanação sobre o assunto, gostaria de saber qual seria o posicionamento ideal ou recomendado para o uso dos microfones do tipo Behringer B1, pois a alguns dias fui advertido sobre o uso do meu microfone C1 em um pedestal e sua posição de frente para mim mas na diagonal. Então gostaria de confirmar esse comentário feito pelo amigo.

  7. Olá Danilo,

    Estou querendo comprar um microfone para utilizar em surdo de escola de samba, qual seria uma boa opção, vi nos comentários que você recomendou um AKG D112, porem esse fica fora de meu orçamento.

    Teria alguma boa opção até R$300,00 ?

    Não necessito do melhor do mercado, desde que capte com boa qualidade.

    Obrigado!!

  8. João Matheus 13301

    Olá Danilo!
    Bem, Estou afim de comprar um condensador AKG C3000 para gravar voz aqui em casa mesmo, meu quarto tem uma acustica boa para, e gostaria de saber qual microfone usar junto com o AKG C3000 para gravar os instrumentos, que fosse numa mesma faixa de preço, a Interface que vou usar é a M-Audio Fast Track Pro,

    Se tiver alguma dica diante desses equipamentos que quero usar me ajude pois serei muito grato.
    Abraço

    • Danilo Gustavo 22664 em resposta a João Matheus

      Olá João!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Por que não usar dois AKG C3000 para gravação? É uma ótima opção.
      Abraço.

  9. Oi Danilo!estou começando a montar um pequeno setup p/ fazer gravações
    comprei uma focusrite saffire pro 14 aki na minha cidade e encomendei
    uma focusrite saffire pro 40 a um amigo q está vindo dos usa então eu
    gostaria de saber como expandir os canais da saffire pro 40 e se tem como conectar a saffire pro 14 na saffire pro 40 já q á pro 40 tem 2
    conecxões sobre o mic comprei um mxl v67g o que vc acha desse mic?
    Abrç.

    • Danilo Gustavo 11776 em resposta a Sandro

      Olá Sandro!
      Bom, você pode comprar um ada8000 que fica bem em conta ou o DigiMax da PreSonus.
      Sobre ligar duas placas de som de diferentes modelos nunca testei, acredito que não de certo.
      O Mic MXL V67g é um microfone básico, com o tempo vale a pena comprar outro.
      Abraço.

  10. Olá Danilo! parabéns pelas dicas q vc tem nos dado elas são de grande vália p/ nosso aprendizado essa dos microfones como as outras é show.

  11. silvoney 9981

    Os microfones akg perception 420 de origem da china são aconselháveis.
    Qual é o melho mic Akg 420 08 c 3000?

    • Danilo Gustavo 11085 em resposta a silvoney

      Olá Silvoney!
      Hoje a maioria dos microfones são fabricados na China, ou melhor, a maioria das coisas no Brasil e no mundo (risos). Isso porque a mão de obra lá é barata – também, com tantos chineses – (risos).
      Abraço.

  12. Gostaria de saber qual o mic mais indicado para o pandeiro, som ao vivo?

  13. OLÁ AMIGO, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ ME RECOMENDA O MICROFONE CONDENSADOR “ARCANO USB BLACK 01″, QUERO COMPRAR ELE POIS CUSTA APENAS 200,00 E PARECE SER MUITO BOM PRO MEU HOME STUDIO! VOCÊ ACONSELHA ELE A MIM? VEJA NO MERCADO LIVRE, ARCANO USB BLACK…OBRIGADO..

    ABRAÇO E SUCESSO!

  14. Alexon Demétrio 8611

    o que me diz do behringer xm8500?

  15. Leandro Pinheiro 6990

    Olá Danilo.
    Estou prestes a comprar 2 microfones e gostaria de saber o que vc acha:
    - Condensador AKG C3000
    - Dinamico Shure Sm57
    Minha intenção é gravar violões, voz e guitarras microfonando o ampli.
    O que vc acha? Pra microfonar um ampli de guitarra, qual eu uso?
    E para voz e tbm violão, dá legal?
    Outra coisa: Para gravar violão vc recomenda usar, tbm, o captador ou pré (piezo) do violão ou é melhor usar só a captação dos mics?
    Abraço

  16. Olá Daniel, feliz 2012… cara tenho 2 mics akg perception 420, posso usa-los como over de bateria? grato

  17. oi, estou com um projeto de montar um home studio pra minha batera, meu projeto é de comprar um MÓDULO e TRIGGERS pra gravar os tambores da minha batera, ligados na minha mesa BEHRINGER EURORACK UB802 para o pc, usando uma placa TASCAM US600 que futuramente vou comprar.
    Para os pratos estou pensando em usar o MICROFONE BEHRINGER C1. Gostaria de saber qual regulagem ideal pra mim usar o par do C1 como over de pratos, ou over geral da batera(as chaves de regulagem no mic).
    Gostaria também de sua ajuda pra mim escolher o melhor microfone para bumbo e outros tambores(na falta dos triggers e módulo). como eu quero investir em equipamentos mais baratos, encontrei as opções: BEHRINGER XM8500, C1, C4, e SHURE sm57, sm58. grato!

    • Danilo Gustavo 3696 em resposta a DANIEL

      Olá Daniel!

      Existem outros microfones com uma qualidade superior a esses que você citou, e os valores estão bem próximo.
      Acredito que se você fizer uma economia a mais terá mais qualidade.
      Vamos fazer assim, estarei montando um artigo sobre microfones para captação de bateria aqui no blog, e vou passar a lista dos microfones que indico ok?

      Grande abraço.

  18. JOHN LENNON 3208

    gostei muito das dicas era justamente o site que sempre quis encontrar!parabéns.

    • Danilo Gustavo 3250 em resposta a JOHN LENNON

      Olá John!

      Legal que gostou do site, qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário.

      Grande abraço.

      • AF 3620 em resposta a Danilo Gustavo

        Olá Danilo Gustavo!

        Sou novo aqui e a cada dia estou a gostar cada vez mais do seu site. PARABÉNS pelo informações postadas no mesmo e que Deus abençoe a si e toda a tua família em nomes de Jesus.

        • Olá amigo, seja bem vindo ao Blog.

          Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário que será um prazer responder.

          Forte abraço e obrigado pelo comentário.

  19. Danilo tudo bem?
    Já tenho um mic B2 e por enquanto ta meio dificil de comprar outros, meu home studio é bem amador ainda… entao, quais instrumentos dá pra gravar com o B2? só voz? e qual configuraçao colocar nele pra gravar outros instrumentos? Abraço!

    • Danilo Gustavo 2961 em resposta a rodrigo

      Olá Rodrigo, tudo bem Graças a Deus.

      O B2 é um Microfone condensador, então é possível gravar vários instrumentos com ele. Quando inicie tinha ele, e gravava quase tudo com ele, pois só tinha ele (risos).

      Os instrumentos que eu mais gravava com ele era: Violão, Voz, Cavaco, Back, Voz e outros.

      Grande abraço.

  20. isomar de freitas 2929

    ola microfone c1 behring para voz

  21. isomar de freitas 2928

    ola tudo bem estou montando um home studio em minha casa so pra mim aprencipio ok o que vcs acha do microfone ci behring para a voz

  22. Um padrão legal de preço X qualidade é:

    Dinâmicos Sm 58 (vocais) e Sm 57 (instrumentos, amplificadores) -dupla perfeita

    Condensador – AT 2020! ótimo custo-benefício!

  23. romilson 2757

    oi danilo estou ligadao nas dicas uso uma placa de audi sound blaster live mas to pesquisando para comprar uma m audio 1010 lt ach q é isso que vc acha? percebi o atraso na sound blaster a cad dia percebemos mais coisas é me serviu muito mas tenho que mudar neh
    afinal aqualidade é objetiva ja que quero me tornar profissional meu quarto virou instrumental por isso ja fiz uma sala pro studio espero aprender mais com suas materias maravilhosas obrigado um abraço ronnejessant se vc escrever esse nome no youtube vera meus videos mas ai eu ainda nao tinha noçao agora com certeza vai melhorar com suas dicas ate la abraço aguarde o prossimo vai ter mais qualidade e segurança

    • Danilo Gustavo 2775 em resposta a romilson

      Olá Romilson!

      Antes de comprar uma placa de som é preciso ver o que você pretende gravar, se vai gravar bateria acústica ou se vai usar bateria sampleada.

      Existem outras placas de som que podem ser mais aproveitada do que a Delta 1010 Lt.

      Grande abraço.

  24. Jonathas 1416

    Danilo,

    Tenho R$600,00 para comprar dois MIC’s para backvocal .. qual a melhor opção..

    Abrss

    • danilo 1425 em resposta a Jonathas

      Olá Jonathas!

      Bom microfone por aproximadamente R$ 300,00 você vai conseguir um básico como o B1, ou Samson… Agora se for para gravar um grupo de vozes de 3 pessoas ou até 6 pessoas, 1 microfone da tranquilo, ai você consegue pegar um melhor.

      Forte abraço.

  25. Ola sou novato por aqui, mais gostei muito das dicas, tenho um problema e não estou conseguindo resolver, tenho um pequeno home studio, e sempre que gravo voz o S fica muito destacado,tiro quaze todo o agudo da mesa e mesmo assim fica muito forte os S,uso um mic mxl 770, e uma mesa behringer do modelo mais antigo serie eurorack.

    • danilo 1062 em resposta a jhonne

      Olá Jhone, é um prazer ter você aqui.

      Sobre o problema com “SSSS” isso você pode resolver tranquilamente usando um DeEsser, como ele você vai mexer apenas na freqüência que está com os “S” em exceção. Fiz um curso que fala sobre freqüência que é bem interessante, da uma olhada nele que também falo sobre esta parte, e tem também outro post que fala sobre o assunto.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

  26. Boa Noite Danilo ??? O mic AKG perception 820 serve para violão também??? abração!!!!

    • danilo 1063 em resposta a marcos

      Olá Marcos!

      Serve sim, porém tem um que gosto muito nos violões que é o Neumann K184. Mais enquanto não compra, esse seu da conta do recado. Grande abraço e sucesso.

  27. Boa tarde Danilo!!! O que vc acha do mxl 990??? o mxl 2006 é melhor , tem maior fidelidade??? Qual vc indicaria pra eu comprar até RS700,00 reais??? abraço!!!

    • danilo 863 em resposta a marcos

      Olá Marcos!

      Bom eu nunca usei o MXL 990, já o MXL 2006 usei e gostei…

      Nessa faixa de R$ 700,00 tem o AKG C3000, o próprio MXL 2006, se forçar um pouquinho da pra pegar o MXL V69, e por ai vai RODE NT2A entre outros…

      Grande abraço.

  28. danilo como tira o pufit das vozez gravadas no nuendo 3queria muito saber

    • danilo 841 em resposta a Guerra

      Olá! Então seria legal gravar com a tela na frente do mic “Pop Filter”, mas caso o áudio já esteja gravado, tem que achar a freqüência e atenuar ela até sumir o bendito Puf…rsss… Tenta algo perto de 200 Hz…

      Grande abraço.

  29. Oberdan Amaral 543

    Olá amigo gravo spots,chamadas e vinhetas em casa no meu quarto,uso uma mesa behringer Xenyx 1002,e um microfone sennnheiser e 835,mas quero melhorar a qualidade ,etou na dúvida de qual microfone comprar,e também me falaram que no lugar da mesa basta usar um Ultravoice Behringer VX 2496,minha placa de som é muito boa,oque você acha?ah é presciso fazer uma cabine de som também?
    Desde já obrigado.

    At:Oberdam Amaral

    • danilo 547 em resposta a Oberdan Amaral

      Olá Oberdan!

      Bom para o seu caso não tem necessidade uma mesa de som, uma placa de 2 canais está ótimo.

      Sobre o mic, o TLM103 seria ótimo para o seu caso.

      Agora pra dar um gás mesmo é legal ter um pré, ai não sei de suas condições financeiras, mas o mínimo que já vai dar algum resultado é os presonus.

      Grande abraço.

  30. Melk Nascimento 453

    Gostei muito das suas dicas e percebí que nem sempre o que é mais caro é o ideal para nossas necessidades específicas. Contudo, gostaria de saber a respeito dos microfones ideais para gravar vinhetas, spots, comerciais em studio, para voz masculina.
    Agradeço pelas dicas!

    • danilo 1065 em resposta a Melk Nascimento

      Olá Melk!

      Bom tem o TLM 102 da Neumann que é muito bom.

      Se tiver um dinheiro sobrando pega o TLM 103.

      Agora se quer um mic mais barato pega o C3000 da AKG.

      Abraço.

  31. Olá Danilo;

    Estou montando um home studiozinho basico e queria uma ajuda…
    Sou saxofonista e estou buscando um mic que seja fiel ao som do instrumento que sera minha maior finalidade, gravar madeiras e metais… andei fazendo uns teste com o B1 mais não achei legal… uma das coisas que um musico mais busca em toda sua jornada é um som adimirável e insveste em instrumentos e boquilhas que façam isso ate encontrar seu som. este é o meu caso, tenho meu som caracteristico que ja busquei com a combinação de sax e boquilha e quando vou gravar acabo vejo um som diferente do meu, sei que não depende somente do mic mais de outras serie de fatores e equipamentos, mais gostaria que com sua experiencia mim desse uma dica de um mic que trabalhe nas frequencias desejadas e sem tanta coloração.

    Grande Abraço.
    Ewerton

    • danilo 321 em resposta a J. Ewerton

      Olá J. Ewerton!

      Bom existem vários microfones legais para gravar saxofone.

      Músicos como King Curtis, John Coltrane usaram em suas gravações Neumann U87, Neumann U47. Microfones de 4 mil dolares…

      Agora para um investimento mais baixo temos os mics: AKG C1000, TLM 102, SM57, KSM 52, entre outros…

      Agora um pré que usam bastante para gravar sax é os API da vida… não só pra sax como voz e outros instrumentos…

      Bom é isso, veja o que cabe em seu bolso e manda vê.

      Forte abraço.

  32. Ricardo Magalhães 218

    Olá Danilo;

    Estou gravando uma banda de pagode e estou com a seguinte duvida;
    Gravar percusão , microfone dinamico ou condenser? os microfones que tenho são : Shure sm57 , Behringer B1 e Behringer B5 Exemplos?

    Repique de mão: Shure sm57, behringer b1 ou beringer b5?
    Rebolo: qual usar?
    Surdo: Behringer b1 ou microfone de bumbo de batera?
    Pandeiro: qual usar?

    Grato;

    Abraços;

    • danilo 1064 em resposta a Ricardo Magalhães

      Olá Ricardo!

      Desculpe a demora em responder…

      Bom aconselho condensador, o Sm57 não fica legal…

      O mic Behringer B5 vi a resposta de freqüência dele, e ele tem próximo de 10 Khz um aumento significativo, isso significa que para instrumentos do tipo pandeiro ele é mais recomendado.

      Já os outros usa o B1.

      Sobre o Surdo usa o mic de Bumbo. Muitos usam o AKG D112.

      Grande abraço.

  33. Doglair do Amaral Leite 56

    Danilo, por enquanto não tenho muito, R$ 600.00. É esse valor que eu posso gastar num microfone. Pois estou investindo no espaço para as gravações…sabe como é as coisas, sempre apertado…rsrsrs

    • danilo 57 em resposta a Doglair do Amaral Leite

      Doglair abaixo alguns modelos legais pra você:

      AKG C2000B
      AKG Perception 420
      AMT 350
      Audix CX112
      CAD E-300
      Joemeek JM47A
      MXL 2003A
      Rode NT2-A

      É isso ai, qualquer um desses vai ser bem melhor que o B2. Grande abraço e sucesso.

  34. Doglair do Amaral Leite 53

    Danilo, estou querendo comprar o B2 Pro da Behringer, o que você me diz desse microfone, isso lhe dizendo que estou montando um pequeno estudio…e investindo aos poucos.

    Recentemente comprei uma placa de audio, a FAST TRACK PRO…e achei ela muito boa, resolvendo o meu problema.

  35. Oi Gustavo, parabéns pela matéria, estou iniciando na área e preciso de algumas dicas…

    abs

  36. Gustavo qual o melhor microfone pra voza ser usado em studio, com um preço mais acessivel .

  37. Parabéns pelas matérias. Quando achei o site fique viciado pelas dicas!!!
    =)

    • danilo 36 em resposta a Gustavo

      Olá Gustavo, legal que tenha gostado, sempre estou postando novas dicas. Forte abraço e sucesso.

      • Thiago Matheus 21126 em resposta a danilo

        Olá, estou montando um home studio para gravação de voz apenas, comprei o b2 e um cabo usb para conectar diretamente no computador.. mas não estou conseguindo ultilizalo ! sera que vou precisar de uma mesa?

        • Danilo Gustavo 22828 em resposta a Thiago Matheus

          Olá Thiago!
          Condensador precisa de Phantom Power.
          Faça o download do e-book disponível no site que falo a respeito do assunto.
          Abraço.

Deixe um comentário


8 − = 6