Como usar o microfone – Parte 2

Curso Mixagem Cubase 7

Como usar o microfone – Parte 2

Dando continuidade ao assunto: Como usar microfone… Se você não leu ainda a parte 1 clique aqui.

Como iniciamos cada microfone tem sua forma de captação, confira abaixo as diferenças dos microfones…

Omnidirecional – São microfones que captam o som de todas as direções, ou seja, ele capta que está na frente, atrás, e dos lados. Figura abaixo:

Direcional – Os microfones direcionais, são microfones que captam sons que vem pela frente, sendo assim o som que vem na parte de trás e dos lados são cancelados.

Hiper-cardióide – Esses microfones captam de uma forma bem precisa os sons vindo da parte frontal. Veja na figura abaixo para ver que todos os sons vindo da frente tem maior potência do que os que vem das laterais e atrás do mic. Esses tipos de microfones são bem usados para captação de público, e instrumentos que estão distantes.

Figura 8 – Figura 8 ou bidirecional foi feito para captar o som que vem da parte frontal e traseira, eliminando os sons que vem das partes laterais.

Enfim, isso é bom saber pois na hora que você for comprar um microfone você vai comprar o microfone ideal para sua necessidade. Não adianta você comprar um microfone que foi projetado para bumbo, e querer usar em um voz por exemplo, ou pegar um microfone que foi projetado para chimbal e usar para um bumbo.

Outra coisa que é muito importante antes de comprar um microfone é ver a resposta de freqüência dele. Vamos aprender a seguir como analisar isso. Veja a figura abaixo:

Este microfone como podem ver no gráfico acima, ele tem uma caída nos graves, abaixo de 70 Hz, e um aumento em 4 Khz que vai até 16 Khz aproximadamente, depois disso ele cai novamente.

Vamos analisar outro microfone:

Já este microfone é perfeito para captar instrumentos graves, isso por que ele tem um ganho maior em 100 Hz, e também perto de 4 Khz, ou seja, é perfeito para captar bumbo, já que temos as freqüências principais em 80 Hz, e o ataque em 4 Hkz aproximadamente.

Bom conhecendo sobre esses 2 assuntos, figuras e resposta de freqüências fica fácil de escolher o melhor microfone para sua necessidade.

Na próxima parte iremos falar sobre os tipos de microfones para cada instrumento, e saber o porque ele é usado.

Deixe seu comentário, grande abraço e até a próxima.

 
Curso Nuendo 4

Danilo Gustavo

facebooktwittergoogle plus

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.


Posts Relacionados

  1. Participe e Concorra a um microfone AKG PERCEPTION 120
  2. Gravação de Voz – Posição e Distância do Microfone
  3. Qual o melhor microfone para Home Studio?
  4. Participe e Concorra um Microfone AKG Perception 220
  5. Microfone Audio-Technica AT2020 – Conheça o Ganhador [Vídeo]
  6. Microfones para Bateria
  7. Ganhe um Microfone Audio Technica AT2020
  8. Microfone USB
Tags:

14 comentários

  1. Vladimiro 1081

    Tudo Bom?,Danilo? daqui é o vladimiro Quiar, sou de Angola isto é Luanda, adquirir os teus cursos por intermédio de uma amiga ali no Brasil, e tenho aprendido muito com as tuas aulas no nuendo. tenho Um home studio e uso o Mic Behringer B2, ele vem com essas caracteristicas Omnidirecional,Direcional,Hiper-cardióide, qual será a opacção mais ideial para a gravação de voz? porque actualmente eu gravo mais vocal de hip hop R&b.Aguardo a tua resposta. Obrigado!

    • danilo 1082 em resposta a Vladimiro

      Olá Vladimiro!

      Fico feliz que os cursos tem ajudado.

      Sobre o Mic B2, recomendo você gravar na chave Direcional, já que a voz vai ser captado em uma unica direção, frontal.

      Para esse estilo tente chegar o mais próximo possivel do microfone, evitando os puf com um pop filter.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

  2. Júnior Lobato 3534

    Olá, Gustavo
    Estou adquirindo dois Behringer b2 pro para captação de diversas vozes (coro). To com dúvida em relação à alimentação extra que os condensadores precisam. Como é que isso funciona? Tenho que comprar uma mesa de som com a phantom power ou posso comprar um dispositivo de alimentação e adaptá-lo?
    Obrigado

  3. João Pedro 11550

    Olá Danilo, tenho uma bateria eletrônica da Yamaha DTX500K eu tenho para ela um bom amplificador, eu queria saber, como eu devo gravar ela? Com um microfone em frente ao amplificador e usando uma Interface de Audio? Se sim que microfone usar? Ou vc acha melhor tirar o som dela direto do Módulo por uma saida MIDI Out dela própria? Para isso vou precisar também de uma Interface de Audio?
    Desde já agradeço e espero sua resposta…

  4. Rogerio J. Gentil 17900

    Pequenas dicas, mas muito essenciais (pt1, pt2 e Dinâminco x Condensadores). Valeu!

  5. amigo sou compositor gostaria de uma dica qual o microfone condensador pra violão e voz junto obrigado

    • Danilo Gustavo 27200 em resposta a compositor wanderley

      Olá Wanderley!
      Essa pergunta pode levar a inúmeras respostas.
      É preciso saber em que local você grava, se é isolada ou não, qual violão usa etc.
      Abraço.

  6. amigo eu tou interesado em dicas e compra tb o curso vc tem um e-mail pra eu entra em contato direto com vc? aguardo sua resposta

Deixe um comentário