Compartilhe:

Dando continuidade ao assunto: Como usar microfone… Se você não leu ainda a parte 1 clique aqui.

Como iniciamos cada microfone tem sua forma de captação, confira abaixo as diferenças dos microfones…

Omnidirecional – São microfones que captam o som de todas as direções, ou seja, ele capta que está na frente, atrás, e dos lados. Figura abaixo:

Direcional – Os microfones direcionais, são microfones que captam sons que vem pela frente, sendo assim o som que vem na parte de trás e dos lados são cancelados.

Hiper-cardióide – Esses microfones captam de uma forma bem precisa os sons vindo da parte frontal. Veja na figura abaixo para ver que todos os sons vindo da frente tem maior potência do que os que vem das laterais e atrás do mic. Esses tipos de microfones são bem usados para captação de público, e instrumentos que estão distantes.

Figura 8 – Figura 8 ou bidirecional foi feito para captar o som que vem da parte frontal e traseira, eliminando os sons que vem das partes laterais.

Enfim, isso é bom saber pois na hora que você for comprar um microfone você vai comprar o microfone ideal para sua necessidade. Não adianta você comprar um microfone que foi projetado para bumbo, e querer usar em um voz por exemplo, ou pegar um microfone que foi projetado para chimbal e usar para um bumbo.

Outra coisa que é muito importante antes de comprar um microfone é ver a resposta de freqüência dele. Vamos aprender a seguir como analisar isso. Veja a figura abaixo:

Este microfone como podem ver no gráfico acima, ele tem uma caída nos graves, abaixo de 70 Hz, e um aumento em 4 Khz que vai até 16 Khz aproximadamente, depois disso ele cai novamente.

Vamos analisar outro microfone:

Já este microfone é perfeito para captar instrumentos graves, isso por que ele tem um ganho maior em 100 Hz, e também perto de 4 Khz, ou seja, é perfeito para captar bumbo, já que temos as freqüências principais em 80 Hz, e o ataque em 4 Hkz aproximadamente.

Bom conhecendo sobre esses 2 assuntos, figuras e resposta de freqüências fica fácil de escolher o melhor microfone para sua necessidade.

Na próxima parte iremos falar sobre os tipos de microfones para cada instrumento, e saber o porque ele é usado.

Deixe seu comentário, grande abraço e até a próxima.