Em nossas mixagens estamos acostumados a usar Compressor em instrumentos individuais, agora usar Compressor em Canais de Grupo ou no Canal Master será que dá resultado?
É o que veremos neste Artigo, o uso de Compressor no Canal de Grupo e no Canal Master de sua Mixagem.
O que é Grupo?
No Blog escrevi um Artigo sobre Canais de Grupo, onde explico a forma que devemos usar. Leia o Artigo – O que é Subgrupo, e como usar?
Agora que você já sabe o que é Subgrupo podemos dar continuidade.
A Compressão em Canais de Grupo não tem quase diferença de outras que sempre fazemos. A única diferença é que a Compressão em Grupo está sendo aplicada a vários instrumentos de uma vez só.
A Compressão em Grupos de instrumentos é feita mesmo que você tenha inserido algum Compressor individualmente em cada trilha.
Vamos pegar como exemplo uma sessão de Bateria.
Imagine 12 canais de Bateria, você faz a equalização em cada canal individualmente como de costume e também inserta os Compressores. Depois disso é hora de criar o Grupo que pode ser chamado de Bus, vai depender de seu Daw, em seguida é só mandar todos os canais de Bateria para ele. Esse Grupo que criamos é onde iremos inserir o Compressor, mesmo que as trilhas já foram comprimidas.
Alguns Compressores podemos dizer que são mais dedicados para Compressão em Canais de Grupo, é o caso do G-MASTER BUSS COMPRESSOR. O próprio nome já diz Compressor Buss, ou seja, Compressor de Grupo.
Veja a imagem do Compresso abaixo:
Este Compressor requer muito processamento do Computador, portanto caso você queira usar eles em canais individuais terá que ter uma bela máquina. Talvez seja um dos motivos para ser usado em Grupo (risos).
Compressor Buss no Canal Master
Atualmente em todas as minhas mixagens uso um Compressor Buss no canal Master.
Um Compressor no Canal Master vai deixar seus instrumentos mais próximos um do outro, fazendo com que eles não soem individuais.
Um exemplo prático disso é você escutar uma Bateria sem nenhuma compressão, você irá sentir a Bateria solta. Já inserindo um Compressor você vai perceber ela mais amarrada. Isso é o que acontece quando aplicamos um Compressor no Canal Master de nossa Mixagem.
Como usar o Compressor no meu Canal Master?
Procure não exagerar na compressão do Canal Master, já que não é uma Masterização.
Talvez um Ratio de 2:1 ou no máximo 3:1 já é o suficiente. A redução não deixo passar de 4 dB. Talvez em uma música mais agressiva você queira usar uma compressão mais forte, sem problema isso vai depender do estilo musical. Um Heavy Metal você não irá usar um Compressor com Ratio 2:1, se usar com certeza será em poucos casos.
De sua opinião
O que você usa em suas mixagens? Gosta do uso de Compressores em Canais de Grupo ou prefere fazer a Compressão em canais individuais? Deixe seu comentário.
Oi Danilo…..mesmo que eu ja tenha inserido um compressor nas trilhas da bateria posso por tbem no bus?….nao vai deixar a bateria muito presa?…..eu estou fazendo algumas gravações aqui…..e por enquanto estou inserindo o compressor na pista da bateria……só q estou setindo ela meio presa….meu ratio é em torno de 2 a 4:1…conforme a peça…to usando o C1 da waves…. acho q perco um pouco da ambiencia…..penso que o compressor no bus (nao testei ainda)…pode ficar ainda mais preso…..ou será q estou fazendo tudo errado…rsrsrsrs
Olá Giovani!
Talvez o que possa estar ocorrendo este som meio preso é nos parâmetros attack e release, se esses 2 não estão bem configurados na trilha pode ocorrer esses efeitos.
A Relação 2:1 é uma taxa baixa, se a redução estiver perto de 2 dB não tem o porque a bateria ficar presa.
Estarei criando um vídeo mais explicativo sobre isso e coloco aqui no Blog.
Grande abraço.
Danilo, então…eu estou usando o NUENDO 4, como eu te disse…instalei ele semana passada, e estou passando alguns dias para ver como eu me adapto como ele…e sinceramente, estou gostando…muito.
Qual é o padrão de compressão para o Violão?
Ou isso depende muito de cada caso…sei que não tem uma fórmula feita, seria muito óbvio e fácil demais…rrsrsrs. Mas pelo menos um ponto de partida. O Audio que eu te enviei um link da gravação do violão que eu havia feito com o Sonar…eu achei que ele não ficou legal a compressão…
Fica com DEUS…
Grande Abraço.
Olá Doglair!
Então padrão não tem, pois cada músico tem sua dinâmica.
Violão procuro deixar um attack rápido e um release não muito rápido, coisa em torno de 100ms.
O Ratio vai depender do áudio.
Sobre Áudio estarei comentando no outro Artigo.
Grande abraço e fique com Deus.
ESSA DICA É BOA!!!
VALEU.
NÃO QUERO SER MUITO CHATO (RSRSRS), MAIS CARA SE VC FIZER ESSA VIDEO AULA DE CAPTAÇÃO, NÃO SÓ A MIM, MAIS TODOS AQUI QUE TEM DÚVIDA COMO TIRAR UM SOM NA CAPTAÇÃO. CARA ESTOU QUASE DESISTINDO DE TRABALHAR COM MÚSICA. OQUE EU MAIS PRECISO ESTÁ DIFICIL DE APRENDER ( CAPTAÇÃO).TRABALHO SÓ COM ISSO, E SEI QUE TEM GENTE NESSE BLOG QUE TEM SEU EMPREGO E FAZ GRAVAÇÕES POR CAUSA DA SUA BANDA(ESPERO QUE ESTEJA ERRADO). FORTE ABRAÇO EM CRISTO.
Olá Lucas!
Já está sendo preparada, breve estará no site.
Grande abraço.
tudo bem brother!
eu adquiri sua video aula de produção(nuendo) e gostei muito.
só que quando vc fala do attack “rápido” e release na compressão fico meio “disnortiado”.rsrsrsrsr
se der pra me dar uma luz em poucas palavras…
fica com Deus.
Olá Adauto!
Ataque é quando o compressor começa a atuar, ou seja, o Attack rápido ele tem a compressão imediata, e o Attack lento a compressão demora a iniciar, isso é contado em ms “milissegundos”.
Release é quando a compressão deixa de atuar, ou seja, quando tempo você quer que a compressão fique atuando em tal arquivo de áudio.
Espero que entendeu e forte abraço.
queria saber o uso ideal numa compressão master
threshold:
ratio:
attack:
release:
e numa compressor feita em cada instrumento.
Olá Jefferson!
Vou preparar algo sobre o assunto, porém, na área VIP tem um artigo sobre o assunto.
Abraço.