Compartilhe:

Em nossas mixagens estamos acostumados a usar Compressor em instrumentos individuais, agora usar Compressor em Canais de Grupo ou no Canal Master será que dá resultado?

É o que veremos neste Artigo, o uso de Compressor no Canal de Grupo e no Canal Master de sua Mixagem.

O que é Grupo?

No Blog escrevi um Artigo sobre Canais de Grupo, onde explico a forma que devemos usar. Leia o Artigo – O que é Subgrupo, e como usar?

Agora que você já sabe o que é Subgrupo podemos dar continuidade.

A Compressão em Canais de Grupo não tem quase diferença de outras que sempre fazemos. A única diferença é que a Compressão em Grupo está sendo aplicada a vários instrumentos de uma vez só.

A Compressão em Grupos de instrumentos é feita mesmo que você tenha inserido algum Compressor individualmente em cada trilha.

Vamos pegar como exemplo uma sessão de Bateria.

Imagine 12 canais de Bateria, você faz a equalização em cada canal individualmente como de costume e também inserta os Compressores. Depois disso é hora de criar o Grupo que pode ser chamado de Bus, vai depender de seu Daw, em seguida é só mandar todos os canais de Bateria para ele. Esse Grupo que criamos é onde iremos inserir o Compressor, mesmo que as trilhas já foram comprimidas.

Alguns Compressores podemos dizer que são mais dedicados para Compressão em Canais de Grupo, é o caso do G-MASTER BUSS COMPRESSOR.  O próprio nome já diz Compressor Buss, ou seja, Compressor de Grupo.

Veja a imagem do Compresso abaixo:

Artigo G-MASTER Buss Compressor Waves

Este Compressor requer muito processamento do Computador, portanto caso você queira usar eles em canais individuais terá que ter uma bela máquina. Talvez seja um dos motivos para ser usado em Grupo (risos).

Compressor Buss no Canal Master

Atualmente em todas as minhas mixagens uso um Compressor Buss no canal Master.

Um Compressor no Canal Master vai deixar seus instrumentos mais próximos um do outro, fazendo com que eles não soem individuais.

Um exemplo prático disso é você escutar uma Bateria sem nenhuma compressão, você irá sentir a Bateria solta. Já inserindo um Compressor você vai perceber ela mais amarrada. Isso é o que acontece quando aplicamos um Compressor no Canal Master de nossa Mixagem.

Como usar o Compressor no meu Canal Master?

Procure não exagerar na compressão do Canal Master, já que não é uma Masterização.

Talvez um Ratio de 2:1 ou no máximo 3:1 já é o suficiente. A redução não deixo passar de 4 dB. Talvez em uma música mais agressiva você queira usar uma compressão mais forte, sem problema isso vai depender do estilo musical. Um Heavy Metal você não irá usar um Compressor com Ratio 2:1, se usar com  certeza será em poucos casos.

De sua opinião

O que você usa em suas mixagens? Gosta do uso de Compressores em Canais de Grupo ou prefere fazer a Compressão em canais individuais? Deixe seu comentário.