Compartilhe:

Talvez você esteja querendo gravar uma nova música e pode pensar que ela precisa ser feita em um grande estúdio, aqueles com mesas imensas, paredes de periféricos etc.

Muitos sucessos que escutamos hoje tiveram início em casa, em estúdios caseiros, antes de ir para os grandes estúdios.

Em minha opinião, é possível chegar a uma qualidade incrível em um Home Studio.

Na realidade, neste artigo falaremos de mixagem, mas creio que você já percebeu que iremos muito além disso.

Todo mundo que trabalha com áudio sabe que mixagem é um dos processos mais importantes para se conseguir um bom trabalho.

Como na gravação, edição e masterização, existem truques e manhas que vão lhe auxiliar. Portanto, na mixagem não é diferente.

Quando sei que uma mixagem está boa?

Simples, em uma boa mixagem consegue-se ouvir todos os instrumentos com clareza; nenhum instrumento se sobrepõe a outro; a voz está nítida; graves, médios e agudos encontram-se bem definidos.

[img src=”http://www.artsomstudio.com.br/wp-content/uploads/2012/03/mixagem-dicas-e-truques-imagem.jpg” alt=”Mixagem é a arte de misturar.” w=”400″ h=”300″]

Mixagem é a arte de misturar. Você não vai querer degustar uma salada de frutas com mais maçã do que banana, vai?

Assim, também ocorre no áudio. Você não vai querer ouvir mais a bateria do que o baixo, ou o violão do que o teclado, vai?

A mixagem tem o dever de deixar a música clara, embora muitos façam justamente o contrário. Devemos tomar bastante cuidado com isso.

Mixar com analisador de espectro é uma ótima opção, inclusive faço isso, mas todo mundo sabe que quem dá a palavra final são os ouvidos. É por isso que você encontra diferenças em cada mixagem. Algumas pessoas já estão tão acostumadas e com os ouvidos treinados na mix que ouvem detalhes que uma pessoa que está iniciando ainda não consegue.

Calma, se você está iniciando, não se preocupe. Para dominar essa técnica, todos tiveram de começar em algum momento. Saiba que você pode alcançar um patamar elevado, desde que haja dedicação de sua parte.

Todos que acompanham o blog conhecem minha opinião a respeito de uma boa mixagem: é fruto de uma boa música bem gravada com bons músicos e bons instrumentos.

Bem, a partir desse artigo, vamos tratar desse assunto – mixagem – e debateremos um pouco sobre como conseguir aquela mixagem. E é claro, vou passar dicas, truques e macetes que acho importantes para mim, e tenho certeza de que para você será interessante.

Não deixe de assinar o nosso feed para receber em seu e-mail futuros artigos.

Grande abraço e até o próximo artigo.