Compartilhe:

Sabemos que para se construir uma boa casa é preciso traçar um plano, ou seja, fazer um projeto para ser seguido durante todo o processo da construção.

Uma mixagem não foge disso, é necessário que todos os instrumentos que trabalham estejam em harmonia.

Como iniciar uma mixagem?

Cada profissional começa uma mixagem de uma forma diferente.

Eu, por exemplo, gosto de solar o instrumento que vou iniciar a mix.

Nessa etapa não existe regra. Você pode levantar todos os volumes ou agrupar a bateria, instrumentos de cordas etc. Veja o que fica mais prático para você.

Sempre digo que, antes de iniciar uma mixagem, todo profissional sabe como vai soar a música quando finalizada.

Existem mixagens que chamamos de “molhada” –  é quando a mixagem possui muitos efeitos, reverb, delay etc. Ou mixagem “seca”, que é quando não os possui.

É claro que a questão da mixagem ser seca ou molhada dependerá da música, então, isso também não serve de padrão.

Como consigo saber como vai soar a mixagem final?

Tudo que temos na mente é algo que já vimos, ouvimos ou sentimos. Quando um profissional escuta a música antes da mixagem, ele já percebe como a música terá de soar após a mix.

Um profissional só consegue saber disso depois de ter escutado muitas, mas muitas músicas.

As músicas ficam registradas em sua mente assim como as mixagens. Quando o “mixador” ouve a música que vai mixar, automaticamente, seu cérebro associa a música com outra que tenha escutado como exemplo ou a que tenha admirado o trabalho.

O importante de tudo isso é saber aonde se quer chegar com a mixagem em si. Nunca mixe uma música sem ao menos imaginar como poderá ficar no término.

[img src=”http://www.artsomstudio.com.br/wp-content/uploads/2012/04/mix-referencia.jpg” alt=”Para chegar em um bom resultado em sua mix, é importante saber qual sonoridade você deseja atingir.” w=”400″ h=”300″]

Outro item fundamental é: errar é humano, então, não tenha medo de errar. Faça quantas mixagens forem necessárias.

Não pense que grandes produções que fazem sucesso hoje foram mixadas apenas uma vez. Os produtores e técnicos chegam a mixar uma música por diversas vezes para chegar à perfeição, e, mesmo assim, após alguns meses eles acharão alguma coisa que deveria ser mudada. É normal.

Bem, estarei dando continuidade a este assunto no próximo artigo, assine o feed de notícias no blog para receber os artigos em seu e-mail.

Grande abraço e até a próxima.