Compartilhe:

Acredito que você já cantou embaixo do chuveiro e, com certeza, notou a quantidade excessiva de reverberação no ambiente.

A acústica de sua sala é um fator que pode acabar ou ajudar sua mixagem.

Além disso, o posicionamento dos monitores afeta bastante a sonoridade.

Se você deixar seus monitores muito atrás da mesa de som, você pode perder um pouco das frequências altas, isso porque os sons podem refletir na mesa e nos periféricos antes de chegar aos seus ouvidos.

Com as frequências graves não é diferente. Os cantos são uma bela armadilha para eles. Se os monitores estiverem em um dos cantos da sala, talvez façam você pensar que sua mix está com um grave perfeito.

Ah! Outra coisa importante:

Procure ficar centralizado em relação aos monitores.

Minha dica é: se você tiver uma sala grande, monitores com falantes de 8 polegadas é uma ótima opção; agora se for pequena, escolha monitores de 5 polegadas.

Procure deixar os monitores a um metro de seus ouvidos, isso vai ajudar bastante, pois quanto maior o espaço acústico a sua volta, melhor! Assim terá menos reflexão.

Tudo isso de que falei até agora pode afetar sua mixagem, pois quantas vezes você não mixou uma música e quando foi escutar em outro local o som estava totalmente diferente?

Quer fazer um teste?

Coloque um som para tocar em seu estúdio e coloque suas mãos atrás de suas orelhas em formato de concha, como mostra a figura abaixo:

[imgpost]
Dica de Mixagem 4.1
Faça como estou fazendo na imagem acima e perceba a diferença de sonoridade em sua mixagem.
[/imgpost]

Você vai perceber o som com as frequências médias mais acentuadas. Isso acontece porque você diminui as reflexões na sala e faz com que o som chegue mais rapidamente a seus ouvidos.

Outra coisa interessante é: coloque um som para tocar e fique agachado em um dos cantos da sala, você vai perceber que os graves aparecem com mais intensidade.

[imgpost]
Dica de Mixagem 4.2
Faça como estou fazendo na imagem acima e perceba a diferença de sonoridade em sua mixagem.
[/imgpost]

Faça esses testes e depois deixe seu comentário sobre o que você percebeu em relação à sonoridade.