Dicas para gravação de voz – Parte 1
Uma voz para soar boa em uma mixagem, requer uma boa captação também. Neste post vou passar algumas dicas e pontos importantes que devemos ter atenção na hora de gravar uma voz.
Microfone
Em diversos post aqui no blog tenho falado que, ter um bom microfone é essencial para uma boa gravação de voz. Se você conseguir um microfone legal, com certeza já é meio caminho andado para sua sessão de voz ficar boa.
Não se preocupe com quantidade, ou seja, ter vários microfones no estúdio não quer dizer que o estúdio é bom… Hoje com mil reais é possível comprar de 3 a 4 microfones, mais ai que tá: Será que resolve?
Então compensa muita mais ter um de qualidade superior a esses mais barato, que você terá muito mais qualidade.
Leia o post sobre: Microfones Top – Sonho de consumo
Agora se você não tem condições ainda “Ainda significa que amanhã você poderá ter” de ter um microfone melhor do que você já tem, as dicas a seguir poderá te ajudar.
O Cantor
Um bom microfone sem um bom cantor ou um cantor ensaiado não vai adiantar nada. Se você é um Cantor, antes de ir para o estúdio gravar, peça para seu produtor gravar a sua música em cd para poder ensaiar em casa, dessa forma você poderá criar melodias, e chegar no estúdio com tudo na ponta da língua.
Já se você é o produtor, antes de tudo iniciar, verifique a tonalidade da música com o cantor, para você não passar raiva depois que tudo estiver gravado. Esse negócio que “Há acho que esse tom está bom” isso é arriscado demais. Por isso chama o cantor antes de iniciar, senta com ele, e passe o repertório inteiro, anote as tonalidade e ai sim, inicia a gravação dos instrumentos. Isso parece ser básico né! Mais muitos têm problemas com isso.
Esqueci a letra
A pior coisa em uma gravação de voz é o cantor ter que cantar lendo. Simplesmente ele lendo, ele vai deixar de criar uma melodia que pode vir na hora, ter outras idéias, etc… Pois ele vai estar concentrado apenas na letra. A melhor coisa é o cantor decorar, afinal se ele não decorou a letra da própria música, será que o público vai decorar?
Sinta sua música, de atenção a ela.
Para o produtor, sempre tenha a letra impressa em sua mesa na hora que for gravar a sessão de voz, assim você poderá acompanhar para não ter erro, e deixar o cantor livre para conseguir o melhor take.
Outra coisa que atrapalha na hora da mixagem é as diferentes posições que o cantor ficou na frente do microfone. Pois garanto pra vocês que ele lendo, jamais ele vai ficar 100% na frente no microfone, uma hora ele vai ta na frente, outra hora ele vira a boca para o lado, e por ai vai… Isso na hora da mixagem é chato demais, pois temos que fazer chegar o timbre de uma parte para a outra.
O microfone na sala
Um erro comum é deixar o microfone bem na frente do vidro do aquário. Isso faz com que o microfone capte as ressonâncias que vai vir do vidro, gerando um som não muito legal. O ideal é você deixar longe, de forma que o até as primeiras reflexões chegarem ao microfone isso possa demorar. Existem também painéis que são colocados ao lado do cantor e atrás do microfone, justamente para evitar essas reflexões.
Procure um local em sua sala onde tenha, espuma, cortina, ou algo que possa absorver as freqüências, assim você terá um som legal para poder fazer o que quiser na mixagem.
Muitas pessoas tem problemas com sssss, para diminuir esse efeito, procure deixar o microfone um pouco inclinado do lado oposto do cantor, isso vai fazer diminuir esse efeito.
No próximo post iremos dar continuidade nas dicas para se conseguir uma boa gravação de voz.
Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o post. Grande abraço e até a próxima.
Posts Relacionados
24 comentários
Trackbacks/Pingbacks
- Microfone para Voz | Produção Musical - Home Studio - [...] Dicas para gravação de voz – Parte 1 [...]


Bah!!!! a dica do mic inclinado…mato apau véio,valew pela dica parabens!!!
eu um mic da MXL V76t tem muitos ssssssss e com o mic inclinado ja resolveu o problema valew!!!!!
Olá Fabinho!
É isso, realmente esse mic tem um reforço nas altas, perto de 10 Khz, justamente onde se encontra os ssss na maioria das vozes. Da uma olhada na resposta de frequência do seu mic:
Resposta de frequência do microfone MXL V76t
Outra coisa aproveitando o comentário, se você sentir que está faltando grave na voz, ou violão, pode colocar um pouco perto de 100 Hz, é porque esse microfone tem uma atenuação nessas frequências como você pode ver na imagem acima.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Danilo, eu to usando um Behringer B2-Pro. Eu to curtindo ele, qualidade dele é muito boa, comparado ao preço e marca.
Só não to curtindo ele quando eu vou microfonar o violão…não fica legal…já fiz de tudo, as dicas que você postous…videos no youtube. Apesar que o meu violão é um EAGLE…
Vou postar um link aqui do som do violão + MIC pra você avaliar, pode?
Olá Doglair!
Claro que pode postar, vamos escutar e deixaremos a opinião aqui. Forte abraço.
Danilo, aproveitando o comentario do nosso amigo Doglair, tenho tido o msmo problema q ele, tenho um B2 e ao microfonar o violão sinto ele muito magro e leve, o que devo fazer,
Olá Roberson!
O microfone B2 a resposta de freqüência dele abaixo de 8 KHz é bem plana, e tem um pico perto de 10 KHz. Talvez você gravando voz com ele tenha uma sobre de sssss. Qual posição você está colocando o microfone Behringer B2 e qual a marca do violão que você está usando?
Grande abraço.
Oi Danilo, muito obrigado
o violão é esse http://shopping.tray.com.br/oferta/violao-eagle-folk-ch-887-com-afinador-sunburst/id:167449
uso na 12 casa com um dos lado direcionado para o violão, sei q o violão naum e la essas coisas, mais tem um bom timbre………o q vc acha
Olá Roberson!
Eu não compraria esse não…
Indico um que usava antes do que eu tenho agora, o nome dele é: Strinberg JS02C Jumbo.
O som dele é bem legal pelo preço que tem… Você vai gostar.
Grande abraço.
Valeu d+ essa dica Danilo. Deus te Abençoe muito + meu querido.
Amém Judson, forte abraço e obrigado pelo comentário.
Boa tarde Danilo,
Por acaso, eu poderia postar uma mix minha pra vc me dar uma basica orientação, violões mic B2, batera e baixo sequenciados FL e Sonar.
Olá Roberson!
Me passa ela por email. Forte Abraço.
blz Danilo
Danilo,tenho lido muito sobre Home Studio(já fiz até um curso),mas nenhum me esclareceu tanto quanto o seu eBook e com o que tenho lido aqui.Valeu.
Olá Olinto!
Fico feliz que tenha gostado e aproveitado o que escrevi no eBook Como Montar um Home Studio. Obrigado pelo comentário e um grande abraço.
esse mic da audio techinica AT4033/CL é bom tenho um desse e tenho esse outro AUDIO TECHNICA AT2041SP – KIT DE MICROFONES e placa dda ma audio eless são bons
Olá Marcos!
O Microfone AT4033/CL digamos que seja um bom Microfone pela faixa de preço, muito melhor que outros concorrentes.
Grande abraço.
a placa de audio é profire 2626
Olá Marcos!
A Placa de Som ProFire 2626 é uma boa placa, tem bons prés e da conta do recado.
Grande abraço.
blz danilo!!uma coisa q gostaria de saber é se tanto faz gravar com o mic de kbça pra baixo ou pra cima ?faz alguma diferença ou é simplesmente estética? grande abraço
Olá Fagner!
Geralmente se usa o microfone de cabeça para baixo quando o microfone é valvulado por causa do calor da válvula.
Agora os outros microfones que não são valvulados também esquenta, porém não é tanto igual a um microfone valvulado.
Então se usa ele de cabeça para baixo para não subir calor para a capsula e danifica-la, já que elas são muito sensíveis.
Abraço.
muito bom artigo tenho aprendido muito com vcs, este post esta de parabens
Legal que gostou, Willins.
Obrigado pelo comentário.
Grande abraço.