Compartilhe:

Uma voz para soar boa em uma mixagem, requer uma boa captação também. Neste post vou passar algumas dicas e pontos importantes que devemos ter atenção na hora de gravar uma voz.

Microfone

Em diversos post aqui no blog tenho falado que, ter um bom microfone é essencial para uma boa gravação de voz. Se você conseguir um microfone legal, com certeza já é meio caminho andado para sua sessão de voz ficar boa.

Não se preocupe com quantidade, ou seja, ter vários microfones no estúdio não quer dizer que o estúdio é bom… Hoje com mil reais é possível comprar de 3 a 4 microfones, mais ai que tá: Será que resolve?

Então compensa muita mais ter um de qualidade superior a esses mais barato, que você terá muito mais qualidade.

Leia o post sobre: Microfones Top – Sonho de consumo

Agora se você não tem condições ainda “Ainda significa que amanhã você poderá ter” de ter um microfone melhor do que você já tem, as dicas a seguir poderá te ajudar.

O Cantor

Um bom microfone sem um bom cantor ou um cantor ensaiado não vai adiantar nada. Se você é um Cantor, antes de ir para o estúdio gravar, peça para seu produtor gravar a sua música em cd para poder ensaiar em casa, dessa forma você poderá criar melodias, e chegar no estúdio com tudo na ponta da língua.

Já se você é o produtor, antes de tudo iniciar, verifique a tonalidade da música com o cantor, para você não passar raiva depois que tudo estiver gravado. Esse negócio que “Há acho que esse tom está bom” isso é arriscado demais. Por isso chama o cantor antes de iniciar, senta com ele, e passe o repertório inteiro, anote as tonalidade e ai sim, inicia a gravação dos instrumentos. Isso parece ser básico né! Mais muitos têm problemas com isso.

Esqueci  a letra

A pior coisa em uma gravação de voz é o cantor ter que cantar lendo. Simplesmente ele lendo, ele vai deixar de criar uma melodia que pode vir na hora, ter outras idéias, etc… Pois ele vai estar concentrado apenas na letra. A melhor coisa é o cantor decorar, afinal se ele não decorou a letra da própria música, será que o público vai decorar?

Sinta sua música, de atenção a ela.

Para o produtor, sempre tenha a letra impressa em sua mesa na hora que for gravar a sessão de voz, assim você poderá acompanhar para não ter erro, e deixar o cantor livre para conseguir o melhor take.

Outra coisa que atrapalha na hora da mixagem é as diferentes posições que o cantor ficou na frente do microfone. Pois garanto pra vocês que ele lendo, jamais ele vai ficar 100% na frente no microfone, uma hora ele vai ta na frente, outra hora ele vira a boca para o lado, e por ai vai… Isso na hora da mixagem é chato demais, pois temos que fazer chegar o timbre de uma parte para a outra.

O microfone na sala

Um erro comum é deixar o microfone bem na frente do vidro do aquário. Isso faz com que o microfone capte as ressonâncias que vai vir do vidro, gerando um som não muito legal. O ideal é você deixar longe, de forma que o até as primeiras reflexões chegarem ao microfone isso possa demorar. Existem também painéis que são colocados ao lado do cantor e atrás do microfone, justamente para evitar essas reflexões.

Procure um local em sua sala onde tenha, espuma, cortina, ou algo que possa absorver as freqüências, assim você terá um som legal para poder fazer o que quiser na mixagem.

Muitas pessoas tem problemas com sssss, para diminuir esse efeito, procure deixar o microfone um pouco inclinado do lado oposto do cantor, isso vai fazer diminuir esse efeito.

No próximo post iremos dar continuidade nas dicas para se conseguir uma boa gravação de voz.

Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o post. Grande abraço e até a próxima.