Compartilhe:

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a voz no estilo rock.

Vou passar uma das técnicas que uso para mixar a voz no estilo rock e deixá-la na frente na mixagem.

Como sempre, deixo claro: aqui no blog tudo é ponto de partida, nada é exato, pois mixagem é arte e – assim como em um quadro – cada pessoa pinta de uma forma.

Então, vamos nessa!

Bom, você pode deixar um compressor com o attack não muito rápido, perto de 20ms; o release, deixe entre 70 a 80ms, e o ratio, 5:1.

Ajuste o threshold para reduzir ao máximo: -8db.

Já no equalizador, tudo vai depender de como foi gravada a voz, mas para o estilo rock trabalhe bem as frequências perto de 3KHz. Tente iniciar com +3db em 3KHz.

Não se esqueça de usar o High pass filter para eliminar as frequências indesejáveis e, é claro, atenuar as frequências que não estejam soando legal na mix.

Já quanto aos efeitos, use um delay stereo; no L, você deixa 200ms, e no R, 150ms.

O feedback, deixe em cerca de 10%. Cuidado para não abusar desse efeito, ele serve mais para conferir um molho à mix da voz.

Como estamos usando o delay neste exemplo, se achar desnecessário o reverb não o use; caso queira, use um reverb curto, talvez uma sala “Room” seja uma boa opção.

Como informei no início do artigo, este é um exemplo do que uso em minhas mix para o estilo rock.

Se você gostou, deixe seu comentário abaixo.

Conheça e faça parte do Portal VIP. Já são mais de 800 os membros, e você vai encontrar mais de 150 vídeos em HD sobre gravação, edição, mixagem e masterização.

Forte abraço, e sucesso sempre!