Compartilhe:

Você já chegou a escutar uma música e se arrepiar com ela? Ou teve vontade de chorar? Ou até mesmo vontade de sair dançando?

Pois é a Música nos proporciona emoções através de sua Produção, Execução e é claro a Mixagem.

Parece que a Mixagem não tem nada a ver com isso, porém e um dos fatores mais importantes para passar emoção ao ouvinte.

Através da Mixagem podemos passar energia, agressividade, deixar a música suave, e outros estados emocionais.

É claro que devemos ter a sensibilidade e saber o que usar em cada música, e para isso o Artista precisa saber o que pretende passar para o ouvinte. Um efeito errado pode mudar totalmente o rumo da Mixagem.

Uma das coisas que pergunto para mim mesmo antes de iniciar uma Mixagem?

– Qual o estilo dessa música?

– O que pretendo passar para o ouvinte, qual o tipo de emoção?

– O Artista está tentando passar que mensagem?

Como você pode ver a Mixagem não é apenas uma coisa técnica, mais envolve a criatividade, emoção e sensibilidade do Engenheiro.

Você já parou para pensar quantas pessoas se formam em faculdades para trabalhar em Medicina, Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Produtor Fonográfico e outros que existem por ai. Com certeza você conhece ou ficou sabendo de alguma pessoa que se formou e não está trabalhando na função, e talvez você conheça algumas pessoas que não se formaram, porém estão trabalhando.

Pois é na Música às vezes não é só técnica e conhecer todos os parâmetros de um compressor, ou de um equalizador, mais ela também inclui o bom gosto de quem está Mixando, é isso que diferencia uma Mixagem da outra.

Não estou falando pra você não deve estudar, pelo contrário, estude o máximo que puder, porém na hora que for fazer a Mixagem de uma música procure escutar ela, e analisar os pontos que citei acima.

Escutar boas Mixagens é muito importante e analisar elas é mais importante ainda. Vou criar um Artigo sobre Como Analisar uma Mixagem, pois através de uma analise é possível saber quais ferramentas foram usadas, e desta forma fica bem mais fácil conseguir uma boa Mixagem.

Se você já tem um Ouvido treinado ótimo, isso é a ferramenta chave para se conseguir analisar uma música, caso ainda você não tenha um Ouvido Absoluto, iniciei um estudo sobre o assunto na Área VIP (Assinantes Premium), onde vou passar todas as técnicas que aprendi até hoje para se ter um Ouvido Treinado – Ouvido Absoluto [Técnicas] (Assinantes) – Parte 1

Qual sua opinião?

Quer ver uma coisa, vou deixar uma música que fiz a Produção Musical e gostaria da sua definição sobre o Arranjo – Produção e Mix.

– A música te leva a algum lugar?

– O que ela te faz lembrar?

Estarei aguardando e depois de 10 comentários estarei escrevendo o meu, com os detalhes do que tentei passar através dos Arranjos – Produção e Mix.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.