Compartilhe:

Sempre recebo e-mails do tipo: o que vem primeiro EQ ou compressor?

Neste artigo vou tentar explicar quando usar o equalizador antes do compressor e quando usar o compressor antes do equalizador.

Sabemos que o compressor serve para controlar a dinâmica do áudio e, é claro, que ele afeta o volume do áudio, ou seja, o compressor diminui o volume do áudio.

Partindo deste princípio, o que estava alto recebeu uma atenuação, em contrapartida, o que estava baixo teve uma acentuação.

SIGA o @ArtSomStudio agora, receba atualizações e participe de promoções!

Se o compressor diminui o que está alto e aumenta o que está baixo, se você tiver algum barulho baixo que não tenha sido eliminado antes da compressão, esse barulho ganhará volume e ficará evidente na mixagem.

Neste caso, o equalizador deve vir antes do compressor, assim se eliminam essas frequências que, embora não façam parte do instrumento, existem e atrapalham.

Um exemplo típico disso é a caixa de bateria.

Se você deixar as frequências abaixo de 100Hz, certamente haverá barulhos desagradáveis, que irão sujar sua mix. Para resolver isso, basta usar um filtro High-pass em 100Hz e esses ruídos serão atenuados ou até eliminados.

Essa é a forma como mais utilizo o equalizador, sempre antes do compressor.

Porém, podemos usar o equalizador após o compressor, é o que chamamos de “Boost EQ” que nada mais é do que impulsionar a equalização.

Se você deseja impulsionar a região de graves de uma bateria para deixar o som com mais punch, recomendo usar o equalizador depois do compressor.

Caso você use o EQ antes do compressor para obter esse resultado (esse punch), o compressor atenuará a acentuação feita.

Sendo assim, o uso do EQ após o compressor é essencial para impulsionar uma determinada frequência.

Com certeza existem diferentes formas de usar o equalizador e o compressor, mas esses têm sido o modo como uso atualmente e tem me propiciado bons resultados.

Tente colocar isso em prática e você perceberá a diferença de sonoridade.

Se você deseja aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre EQ e compressor, não deixe de acessar o curso de frequência, o curso mixando e os vídeos que se encontram no Portal VIP.

Deixe seu comentário sobre o assunto.