Escolhendo a Placa de Som para Home Studio

Curso Mixagem Cubase 7

Escolhendo a Placa de Som para Home Studio

Parece ser uma coisa tão fácil chegar com o dinheiro na loja e comprar uma Placa de som ao meio de tantas que existem hoje.

Placa de Som USB, Firewire, com 2 entradas, com 8 entradas, são tantas opções que fica até difícil escolher.

Antes de escolher uma Placa de Som você precisa focar suas gravações. Você pretende gravar o que, só violão e voz, ou pretende gravar bateria acústica?

Pois é, isso é uma das coisas que é preciso saber na hora de comprar uma Placa de som.

Talvez você fique indeciso e pensando: E seu passar 2 meses eu mudar de idéia e começar a gravar bateria acústica?

Então, isso é um dos pontos que é preciso ver antes da compra, pois se você compra uma Placa de Som com 2 canais de entrada, e pretende gravar bateria acústica, esquece pois você não vai conseguir tirar um bom som.

A escolha da Placa de Som

Você pretende gravar apenas 2 canais simultâneos?

Compre uma Placa de Som com apenas 2 canais de entrada, de preferência externa USB ou Firewire, assim você não vai precisar comprar uma Mesa de Som, o que será um investimento a menos.

Quero gravar bateria acústica, quantos canais vou precisar?

Vai precisar comprar uma Placa de Som com no mínimo 8 canais de entrada, é o mínimo para se gravar uma bateria acústica. Prefira as Placas de Som externas USB ou Firewire, pois a maioria vem com bons Preamp.

Se você conseguir comprar uma Placa de Som com mais canais ótimo, assim poderá captar mais ambiência da bateria.

Escrevi um Artigo sobre Preamp depois de uma lida: O que é Pré Amplificador – Pré Ampli

Porque não vou precisar de Mesa de Som?

Comprando essas Placas de Som externa USB ou Firewire, você não vai precisar de Mesa de Som, simplesmente porque as Placas de Som já vem com Preamp. Falo que você não vai precisar de Mesa de Som simplesmente porque os Pré Amplificador não serão melhores do que os da Placa de Som.

Agora se você for comprar um Mesa de Som com bons Preamp, neste caso sou a favor da Mesa, caso ao contrário fique apenas com a Placa de Som.

Você está em dúvida ainda?

Quer comprar sua primeira Placa de Som e está em dúvida qual escolher? Ou quer trocar a sua por outra Placa de Som? Deixe seu comentário.

 
Curso Nuendo 4

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Todo Compositor Precisa ter um Home Studio
  2. Curso de Home Studio Online – Aula Grátis
  3. Feliz 2014
  4. Windows 8 no Home Studio
  5. Softwares para Home Studio
  6. Qual mesa de som devo comprar para meu home studio?
  7. Aniversário do Home Studio VIP
  8. Qual o melhor microfone para Home Studio?
Tags: ,

243 comentários

  1. Olá Gustavo…
    Tenho uma Fast Track pro… e por enquanto tem suprido minhas necessidades pois tenho feito minha bateras via software… mas logo pretendo gravar baterias acusticas. O que vc recomenda? Fast track ultra seria suficiente???

    Abraços

    Márcio Cavalcante

    • Danilo Gustavo 2093 em resposta a Marcio Cavalcante

      Olá Márcio!

      A Fast Track Ultra é legal, porém tem a ProFire 2626 e a FireStudio Tube que é 2 opções legais para gravação de Bateria Acústica.

      Grande abraço.

    • Felipe Reis 23239 em resposta a Marcio Cavalcante

      Boa noite. Tenho 1 unidade da interface USB Fast Track Ultra 8×8 da M-Audio e estou vendendo pelo preço do mercado. Ela acompanha Ableton Live 7 e cabo Midi, fora os elementares.

  2. RENATO JUNIOR 2080

    Danilo, estou querendo comprar essa interface, Phonic Helix Board 18 Firewire, pela discrição diz que grava – se 16 canais simultaneos, fora ela tambem ser mesa de som, o que vc acha dela, me de uma opinião se sera um bom investimento, obrigado.

    • albert costa 12975 em resposta a RENATO JUNIOR

      ola meu nobre Amigo estou em duvida entre duas placas de som, Fast track ultra 8 ou a maudio 2626 qual das duas você indicaria para gravaçao de um banda completa em um studio por pista?
      bateria agustica, teclado, guitarra, baixo, voz1, voz2, percussão, zabumba, triangulo e Acordeon e quantas deve ser uma so serve pra gravar tudo ao mesmo tempo.

      muito obrigado.

      • Danilo Gustavo 22639 em resposta a albert costa

        Olá Albert!
        Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
        Sem sombra de dúvidas a ProFire 2626.
        Abraço.

  3. Gustavo Trajano 2102

    Olá Danilo, sempre leio seus artigos que ajudam bastante!!!
    Consegui comprar a pouco tempo uma placa Presonus Firestudio Project e estou gostando bastante ainda mais por ter 8 entradas, mas tenho uma dúvida… Ela parece ter um bom preamp mas como fazer essa comparação com outros preamp e se há a necessidade de usar algum a mais?

    Abração

    • Danilo Gustavo 2148 em resposta a Gustavo Trajano

      Olá Gustavo!

      Parabéns pela compra da PreSonus FireStudio.
      Sobre a compra de um Preamp é necessário se for melhor que o Preamp que veio na Placa de Som. Os Preamp da FireStudio são bem legais, então não compensa você comprar um Preamp qualquer.

      Grande abraço.

  4. RENATO JUNIOR 2169

    ola Danilo, gostaria que voce me ajudasse no caso dessa interface, se é uma boa eu comprar, Phonic Helix Board 18 Firewire, por favor aguardo sua resposta.

    • Danilo Gustavo 2233 em resposta a RENATO JUNIOR

      Olá Renato!

      Dei uma olhada e vi que ela é uma Mesa de Som que pode ser usada como Interface de Áudio. A qualidade de gravação é legal 24-bit/96 kHz. A latência vi que é quase zero também.
      Também vi que Há 8 pré-amplificadores de ruído extremamente baixo, cada um com alimentação Phantom Power, e também o filtro abaixo de 75 Hz.
      Tudo parece ser muito interessante, porém:

      Você necessita dos 18 canais mesmo?
      Você quer a Mesa de Som por causa dos faders?

      Abraço.

      • Renato Junior 2280 em resposta a Danilo Gustavo

        Isso Danilo, como voce escreveu achei bem interessante,e é por causa dos canais mesmo e dos faders. Quero comprar uma placa que eu possa gravar com uma otima qualidade, e ja quero começar gravar com batera acustica, e pelo preço que ela está, e todos os seus requisitos, parece ser uma boa compra, mais pra mim a sua avaliação é muito importante, por tanto esperarei sua avaliação. obrigado

        • Danilo Gustavo 2297 em resposta a Renato Junior

          Olá Renato!

          Sim é uma boa opção, já que ela oferece mais canais e tem a opção dos faders. Na verdade por esse preço não me recordo de nenhuma outra Interface de Áudio que se possa usar como mesa.
          As que têm Preamp legais é a: DIGI 003, MOTU 896mk3, ProFire 2626, FireStudio Tube. Agora vejo que você quer os Faders também, então o que pode ser feito é comprar um FadePort da Presonus e fazer as os ajustes de controle por ele.
          Bom é uma opção, porém a Mesa de Som Helix Board 18 Firewire tem muitos recursos.

          Vou fazer o seguinte, até final de semana deixo outro comentário sobre o assunto para poder te auxiliar melhor.

          Grande abraço.

  5. vinicius 2188

    Ola renato, eu tenho sta mesa Helix Board 18 Firewire,é muito boa, mais ainda to apredendo mexer nela, eu queria umas dicas do danilo tb.

    • Danilo Gustavo 2237 em resposta a vinicius

      Olá Vinicius! Obrigado por compartilhar aqui no Blog.

      Vou ver se consigo fazer um Artigo sobre a Mesa de Som e Interface Helix Board 18 Firewire.

      Grande abraço.

  6. Danilo no caso de gravar direto com a placa eu faço a equalização no canal do instrumento no cubase ou deixo pra equalizar depois, e a ambiencia o reverb ja posso por tambem?

    • Danilo Gustavo 2244 em resposta a Adilson

      Olá Adilson!

      Quando for gravar direto na Placa de Som você pode usar Equalizador, Compressor, Preamp, etc… Tudo que for para corrigir timbre e dinâmica você pode usar tranquilamente, já efeitos como Reverb, Delay e outros de maneira alguma.
      Imagine se você grava uma voz com muito Reverb e gostaria de tirar na Mixagem como que fica?
      Efeitos deixa para a mixagem.

      Grande abraço.

  7. olinto muniz 2229

    Oi Danilo.Há alguns dias perguntei a respeito da placa M Audio 2626.Ainda não comprei.Você tem alguma dica para aonde comprar?tenho visto na internet custando em torno de 1700,00 a 2000,00.Abs.

  8. vinicius 2281

    OK OBRIGADO, ME DA OUTRA DICA, COMO CONCTAR Helix Board 18 Firewire.

    NA PLACA LINE 6 UX2,CONPRIMENTOS.

    • Danilo Gustavo 2299 em resposta a vinicius

      Olá Vinicius!

      A Line 6 creio que é a Toneport UX2 correto?

      Bom ela tem 2 saídas balanceadas, só pegar 2 cabos mono, ligar nessas saídas, e ligar esses 2 cabos na Mesa de Som.

      Detalhe:
      O pan de cada canal jogue um totalmente para L e outro totalmente para R, desse forma você terá o efeito estéreo bem legal.

      Grande abraço.

  9. Jerisound 2342

    Olá Danilo, conheço pouco do assunto (interfaces) e gostaria de uma opinião sua.Quero comprar uma placa para gravar bateria acustica,o qual foi me indicado dois modelos. Focusrite Saffire pro 40 e M Audio profire 2626.Gostaria d uma opnião sua sobre os modelos, diferenças entre elas, seus Prés,e se posso trabalhar com qualquer plataforma (mac ou pc) e softer de gravação.
    Abraço

    • Danilo Gustavo 2358 em resposta a Jerisound

      Olá Amigo!

      Os 2 modelos são bons, tando a Focusrite Saffire pro 40 quanto a M-Audio Profire 2626. Se você pretende ter mais canais futuramente fique com a Profire 2626. Grande abraço.

  10. Luciano Santana 2388

    Olá danilo,prentendo comprar minha 1ª placa de som,mas ainda tenho dúvida,pois de inicio ñ pretendo usar bateria acústica,preciso da tua ajuda para escolher uma boa placa de 2 canais.Abraço e até mais.

  11. Godofredo Ilorca 2390

    Olá Danilo eu estou iniciando agora e no momento estou em dúvidas qual placa de som devo comprar,no momento não pretendo gravar batera,mas daqui alguns meses devo gravar minha primeira batera,eu ficarei muito agradecido se você me ajudar.um abraço e que DEUS te abençoe.

  12. rodrigo sales 2495

    danilo comprei uma delta 1010 lt para meu homestudio pois fiquei em duvida entre a fast trak utra e ela pois com a delta e ai fiz boa escolha ?

  13. Não sendo onboard, qualquer placa já é ótima para começar um trabalho mais profissional!

  14. isomar de freitas 2978

    ola danilo sou novo nas gravaçoes pra começo tenho uma placa fast trak pro vc acha que deviria trocar por uma profil 2626 ,por que minhas gravaçoes são so caseiras ainda ou ta para dirar um som bom com fast trak pro que vc acha,ou deveria aprenter bem antes de envestir mesmo na profil 2626 valeu ate mais ver .

    • Danilo Gustavo 2996 em resposta a isomar de freitas

      Olá Isomar!

      Bom é preciso saber uma unica coisa para você ter uma ProFire 2626. Você vai precisar gravar quantos canais simultaneamente?

      Abraço.

      • isomar de freitas 3009 em resposta a Danilo Gustavo

        assim eu so queria trocar de placa para opter um som uma qualidade melhor a unica coisa que eu tenho e uma guitarra e um baixo bateria e vst sabe mas eu tenho minha fas trak pro mas queria comprar uma profile 2626 por que eu acho que vou ter uma qualidade melhor como eu falei ou vc acha que ta para tirar um som bom da fast trak pro muito obrigado por responder ate mais .

        • Danilo Gustavo 3025 em resposta a isomar de freitas

          Olá Isomar!

          É pergunta é: Você vai usar mais de 2 canais simultaneamente?

          Se a resposta for sim, você vai ter que trocar de placa sim, se a resposta for não, não vejo o porque pegar uma Profire 2626.

          Se você precisa apenas de 2 canais simultaneamente, invista em um bom Preamp.

          Abraço.

  15. la danilo. adquiri esses dias uma interface presonus firestudio tube…como vc me aconselhou meses atras..rapaz quando me falavam que a delta 1010 tinha som opaco eu nao entendia agora sei nitidamente o que é????hehehehehehehe obrigado danilo e fique com Deus

  16. isomar de freitas 3008

    ola danilo valeu por me responder danilo eu gravo na minha casa com samples mas esta havendo um problema no começo achei que era memoria mas me falaram que pode ser a placa fast trak pro,eu coloco violão guitarra baterioa string baixo tudo vst diferente [não so de um exmplo so do hipersonic ]abro os programas e pego um vst de cada programa aberto mas ao tocar tudo isso ta chiu parece que quer travar sera que é minha placa que não aquenta tocar todos os vst juntos. deste ja muito obrigado .

    • Danilo Gustavo 3024 em resposta a isomar de freitas

      Olá Isomar!

      Um conselho, grava a trilha Midi, exporta para áudio e só depois disso você abre outro canal midi.

      Assim você não terá problemas com travamentos.

      Abraço.

  17. isomar de freitas 3042

    danilo não me endenta mal peso desculpa a vc mesmo por esta pergunta por que não endenti mesmo ,a trilha que vc fala gravar um instrumento de cada vez isso depois transformo em audio wave isso o que vc quiz disse com trilha depois para audio ai ja não sei mais o que fazer meu pc esta achiando ta querendo travar tenho so 2gh sera isso .

  18. isomar de freitas 3043

    danilo e que eu abro os vst e coloco tocar todos junto guitarra,baixo bateria violão sopro tudo vst mas não so teu programa ,programa diferentes sabe sera ai que ta pau desculpa eu não endenti vc ok .

  19. Carlos Ney 3109

    Oi danilo, tenho uma placa delta 1010lt e pretendo comprar uma Digi 002, com certeza a captação vai ser bem melhor mas na hora de converter uma pista midi(vsti) p wave vou setir diferença? ou a conversão não utiliza a placa de som?

    • Danilo Gustavo 3171 em resposta a Carlos Ney

      Olá Carlos!

      A Placa de Som não vai dar diferença em uma conversão Midi, e sim apenas na hora da gravação de um áudio. Para se ter mais qualidade em sons Midi é preciso ter bons VSTI.

      Grande abraço.

  20. olá danilo parabéns pelo blog, eu tenho uma interface
    presonus firestudio tube e estou pensando em comprar um pré
    eureka, essa combinação é uma boa? ou estou fazendo o investindo errado?

  21. vanisio cosme 3119

    ola danilo. estou querendo montar um estudio para gravar bateria acustica. vou usar um Pc com windos xp. sonar ou nuendo. quais dessas placas sao compativeis. profire 2626, presonus project ou tube. outra pergunta. com estas placas presizarei de um conversor externo para usar os oito canais ao mesmo tempo/

    • Danilo Gustavo 3179 em resposta a vanisio cosme

      Olá Vanisio!

      Eu gosto de usar o Nuendo e Cubase, então acabo recomendando eles.
      Sobre a placa de som Profire 2626 para usar os 8 canais você não vai precisar de um conversor. Caso queira usar os 26 canais dela ai sim você vai precisar de um adat.

      Grande abraço.

  22. e ai danilo blz? gostaria de saber a sua opinião…que placa vc indica pra começa a fazer gravaçõa de voz e não pretendo grava bateria acustica …

  23. Alexandre 3217

    Olá Danilo!Estou com algumas dúvidas.Comprei uma profire 2626 e os prés delas são octane.Eles são melhores que os pres do blue tube?O que vc acha melhor,ligar o Mic direto na 2626 ou passar pelo blue tube?Pretendo futuramente comprar um presonus eureka para ligar junto com a 2626,principalmente para gravar voz,já que ele tem eq e compressor.Compensa?Ou vc me sugere outra coisa?Obrigado e fico no aguardo! Abração cara!

    PS- Baixei o manual do home studio!Muito bom!Parabéns!

    • Danilo Gustavo 3258 em resposta a Alexandre

      Olá Alexandre!

      Os prés são diferentes, com características diferentes. Se você for usar o Blue Tube não se esqueça de não usar o Preamp da Profire 2626.
      Sobre o Eureka compensa sim, pois ele é channel strip. Um Preamp que gostei muito foi o Focusrite ISA, com certeza você vai gostar.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

  24. ola amigo …
    Tenho uma Mesa De Som Yamaha Mg12/4 e uso uma delta 2496.
    Quero comprar uma placa de som com 2 saidas.
    Qual vc me recomendaria … uma delta 1010 ou uma m.audio fast pro.

    OBRIGADO PELA DICA …

    • Danilo Gustavo 3271 em resposta a dj loo

      Olá Dj Loo!

      Se for a Delta 1010 Rack indico a Delta 1010, se for a Delta 1010 LT indico a Fast Track Pro, ou se conseguir pegue uma de 8 canais em rack.
      Não sei se você grava banda, mais se não grava acho que você não vai precisar da Yamaha.

      Grande abraço.

  25. Ataniel Zielinski 3238

    ola parabens pelo seu blog, muito bom mesmo, adorei a apostila do home studio legal tbm, estou pensando em montar um home studio e tenho uma duvida, m-audio 2626 ou presonus firestudio? nas duas posso mais tarde aumentar os canais? ou presonus firestudio tube? essa e minha grande duvida de inicio.

    • Danilo Gustavo 3278 em resposta a Ataniel Zielinski

      Olá Ataniel!

      Legal que tenha gostado do Blog.
      Olha as 2 placas são legais e gravam com qualidade. Se você for usar Pro Tools compre a ProFire 2626, agora se não for usar o Pro Tools pode ser a Firestudio 2626.
      A FireStudio Tube você não vai conseguir aumentar a quantidade de canais.

      Abraço.

  26. Olá Danilo em primeiro parabens pelo seu blog e dicas, ou melhor conselhos, e já que estamos falando de conselhos gostaria que me desse um. Estou querendo comprar uma fast Track pro e um AKG C3000 somente para gravação de voz (spots comerciais), a pergunta é há necessidade de um pre amplificador para melhorar a qualidade da gravação com esses equipamentos ou quais voce me indica? Obrigado.

    • Danilo Gustavo 3288 em resposta a Rogerio

      Olá Rogério!

      A Fast Track Pro e o AKG C3000 para o que você deseja fazer está ótimo amigo.
      Sobre o Pré-amplificador existem vários. Qual a média de valores que você deseja investir em um?

      Abraço.

  27. Ola´Danilo, agradeço a dica com relação aos equipamentos citados acima, com relação ao pre então fica mais interessante usar um para melhorar ainda mais a gravação? Então pergunto melhor qual voce me aconselharia com estes equipamentos citadosao A Fast Track Pro e o AKG C3000, que não seja tão caro mais que melhore consideravelmente?

  28. Ola mas andei lendo q o pro tools 9 ja e aceito com a presonus, mas acho q no começo vou usar o nuendo, e mic estou entre o m-audio nova e o behringer b-2, q q vc me recomenda?

    • Danilo Gustavo 3344 em resposta a Ataniel

      Olá Ataniel!

      Sim fique sabendo disso, porém ainda não vi ninguém usando, vamos ver o que vai dar né!
      Qualquer novidade sobre isso deixo um artigo aqui no blog.
      Sobre o microfone com certeza é o M-Audio Nova.

      Abraço.

  29. Boa noite, parabéns pelo site. vc disse:
    Porque não vou precisar de Mesa de Som?
    Comprando essas Placas de Som externa USB ou Firewire, você vai precisar de Mesa de Som, simplesmente porque as Placas de Som já vem com Preamp. Falo que você não vai precisar de Mesa de Som simplesmente porque os Pré Amplificador não serão melhores do que os da Placa de Som.

    Minha pergunta: Se eu comprar uma placa de 8 canais, terei como gravar cada instrumento separadamente, eu neste caso precisaria da mesa para endereçar as saídas(no caso teria que ser 8 saidas na mesa) para que o software reconhecesse cada trilha separado. Falei besteira, desde já agradeço!!

    • Danilo Gustavo 3427 em resposta a Allanrj

      Olá Allan!

      Sobre o texto foi erro de escrita porém já corrigi.
      Texto correto: Comprando essas Placas de Som externa USB ou Firewire, você não vai precisar de Mesa de Som, simplesmente porque as Placas de Som já vem com Preamp.

      Sobre a placa de som, se você comprar a placa de som com 8 canais já com preamp você não vai precisar de mesa de som.
      Qualquer Software multipista reconhece todos os canais de uma placa de som.

      Abraço.

  30. Ola Danilo bom dia, estou com uma duvida com relação ao microfone gostaria que me ajudasse qual comprar o AKG C3000 ou o ROde NT1-A,vi algumas gravaçoes desse rode e achei os graves mais profundos Lembrando que quero somente para voz. Origado.

    • Danilo Gustavo 3428 em resposta a Rogerio

      Olá Rogério!

      Olha eu ficaria com o AKG C3000. Você vai ter uma boa qualidade além do marketing que ele tem, pois caso você queira vender futuramente é mais fácil do que o Rode NT1-A.

      Abraço.

  31. Danilo estou pensando em montar o seguinte setup:
    presonus firestudio
    2 mic m-audio
    monitor m-audio bx-8a
    1 fone de ouvido akg k-240mkII
    gostaria de uma opiniao sobre este setup.
    E vc sabe me dizer se a delta 1010 e compativel com a presonus firestudio?

  32. Olá, estou pretendendo montar um home-studio, li bastante em seu blog, muitas dicas tudo, vi em sua loja ali q vou precisar de alguns dvds e cds para começar tbm vou comprar estes aparelhos gostaria de uma ideia:

    Placa fireware presonus firestudio
    1 mic Akg c-3000 para voz, violao, etc…
    2 mic behringer c-2, para overs e tbm ambiencia
    par de monitores m-audio, 8″
    1 pre behringer m200

    • Danilo Gustavo 3694 em resposta a Joao

      Olá João!

      Na lista que me passou apenas 2 itens não seria interessante para você:
      Preamp Behringer e os 2 mic Behringer.

      Não sei se você vai gravar bateria acústica, mais caso for podemos ver um kit de bateria onde já vem os 2 mic para overs.

      Caso queira um orçamento dos equipamentos me envie um email para contato@artsomstudio.com.br

      Grande abraço amigo.

  33. Ola, vou gravar bateria acustica sim, tenho um kit ja, mas nao tenho os mics para overs, dae pensei nesses ai q encontrei barato, pois moro em cascavel dae acho q vou dar um pulo no Paraguai pegar eles ai e do pre andei sabendo q som bons, e tbm pensei neles pois nao tenho tanta grana pra gastar, mas q q vc me indicaria no lugar deles????

  34. Moacyr Santos 3772

    Caro Danilo primeiramente parabéns pelo blog e por essa bondade em ajudar
    Tô montando um Home studio para uso pessoal ( gravar uns videos e cds )
    Tenho um bom PC , um pre Eureka , um mic c4000b e um c5900 ( akg )
    Vou precisar gravar mais de duas entradas ao mesmo tempo, já uso uma Audio Phile 192 de duas entradas mas preciso de 6 ou 8 para violão , percussão e voz
    Você indica alguma boa na faixa de uns 1500,00
    Desde já agradeço e deixo um abraço

    • Danilo Gustavo 3816 em resposta a Moacyr Santos

      Olá Moacyr!

      Uma placa legal nessa faixa de preço é a FirePod da PreSonus, FireStudio também da PreSonus, um pouco mais cara tem a ProFire 2626 porém você consegue gravar em 26 canais usando adat.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

  35. Ola o kit de bateria eu ja tenho um da sansom, mas nao tenho os overs, dae pensei no c-2 behringer, q q vc me indicaria no lugar dos c-2??

    • Danilo Gustavo 3826 em resposta a Joao

      Olá João!

      Existem vários modelos e de vários preços, porém vou deixar alguns que estão em um preço bem legal:

      - Rode NT5
      - Sennheiser e614
      - Oktava MK-012

      Abraço amigo.

  36. Airton Cesar 3971

    E ai grande, parabens pela ajuda.

    Assim, tenho uma banda de Post Grunge, e decidimos montar uma Demo de apresentação, porem, pelo preço cobrado no estudio, analizamos que seria mais vantajoso comprar uma placa de audio boa, uma vez que (modéstia a parte) possuimos intrumentos de alta qualidade, computador bom, e um ambiente muito bom pra gravação, e o melhor, bom gosto musical e uma certa experiencia com gravação (usando Fruit Loops, se se interessar pode dar uma conferida em nossas demos caseiras em http://www.soundcloud.com/bandalowlife).

    Estava dando uma conferida e vi a placa “Placa Som Interface Áudio M-audio Fast Track Ultra 8×8 Usb” e queria saber o que você me diz, precisamos pra gravação de bateria acustica, e temos uma mesa da Behringer de 32 Canais Analógica (Semidigital, so naum pergunte a referencia pq naum lembro)… E ai, axa q seria um bom investimento ?

    Ou, se tiver alguma sugestão melhor, agradeço.

    Abração e parabens pela iniciativa !

    • Danilo Gustavo 4050 em resposta a Airton Cesar

      Olá Airton!

      Olha aconselho você comprar uma placa de som que consiga expandir os canais, assim você vai conseguir gravar microfones de sala.

      Abraço.

  37. Tenho uma m- audio Fast track ultra ( USB ), estou montando um home studio. Preciso trotar de placa ou com esta consigo gravar bateria acústica?
    Consigo gravar ensaio de uma banda com bateria acústica, 2 guitarras 1 baixo e vocal ?
    O que preciso ?

    • Danilo Gustavo 4146 em resposta a Thiago

      Olá Thiago!

      Com a Fast Track Ultra você não vai conseguir gravar o ensaio de uma banda em canais individuais.
      Em seu caso indico a ProFire 2626 da M-Audio, e também um adat para conseguir gravar em 16 canais.
      Acredito que 16 canais é o suficiente para você gravar um ensaio.

      Abraço.

  38. Leandro Marcelino 4220

    Olá! trabalho comfilmagem e cinema, quero gravar um video com 3 cameras de um coral e bandas, toda aparelhagem de som , mesas amplificadores, são dos proprios eventos, só preciso tirar da saída da mesa e passar para o meu PC, queria saber qual placa seria a melhor,
    as vezes quero gravar um programa para TV com 4 instrumentos e voz separadamente como posso gravar de uma forma qeu entre em pistas separadas no programa.
    só mais uma pergunta:
    eu consigo um bom resultado usando um not?

  39. Olha Leandro como você que gravar canais diferentes eu te recomendaria
    a profire 2626 da M AUDIO 26 x 26 entradas/saídas simultâneas analógica/digital (8 analógicas e mais 18 com adição de conversores)

    - 8 pré-amplificadores com a premiada tecnologia Octane
    - Mixer DSP flexível onboard
    - Funciona em modo standalone com os 8 pré-amplificadores internos
    - Tecnologia JetPLL para a eliminação de jitter
    - Compatível com Pro-Tools M-Powered
    - Interface de áudio de alta velocidade Firewire 24bit/192kHZ (entradas analogicas)
    - Tecnologia MX Core DSP para processar efeitos, rotear canais e monitorar mixagens
    - Compatível com Mac e PC
    Com essa placa você vai resolver todos os seus problemas pra gravar varios canais eu tenho uma e te recomenaria uma placa pequena e de facil manuseio valeu ….

    • Leandro Marcelino 4237 em resposta a mastudio

      Obrigado pela dica foi muito útil, cheguei a ver esta placa, o preço não tão alto pela qualidade que ela vai me proporcionar, mas neste momento não tenho como adiquirir essa placa estava pensando em comprar uma nova fast track pro, para começar, mesmo sabendo que as pistas vão entrar juntas em um único canal saindo da mesa de som, você acha que eu consigo pelo menos uma qualidade rasuavél, sem ruídos com um bom som?
      por que se estiver bem regulado mesmo que entre numa pista só sem chances de edição pra mim já vale neste primeiro momento, mas tem que entrar com qualidade sem ruídos e com uma boa frequencia, será que consigo com essa placa ou preciso de outra ???

  40. Leandro qualidade você vai ter com certeza pra comerço ta bom demais meu amigo abraço quando o danilo não tiver on linne posso ajuar vocês Abação

  41. Eu trabalho em um Arquivo e possuo um acervo considerável de fotografias, slides, negativos, além de filmes em formato analógico. Meu interesse é digitalizar como meio de guarda e preservação das informações, evitando o manuseio direto dos documentos, através do empréstimo ou consulta dos arquivos digitalizados.

    Basicamente são slides, negativos de fotografias, fotografias 18×20 32×25 16×10, em cores e preto-e-branco. Fitas vhs, betacam e u-matic.

    Qual placa de áudio os senhores me aconselhariam?

  42. Victor Martinez 4646

    Olá, Danilo!
    Estou pensando em adquirir uma Tascam 1082 que também é uma superfície de controle com faders motorizados. O que você acha dela?
    Abraço!!!

    • Danilo Gustavo 4921 em resposta a Victor Martinez

      Olá Victor!
      O que você pretende gravar?
      Abraço.

      • Victor Martinez 4981 em resposta a Danilo Gustavo

        Principalmente voz e violão, nada simultâneo. Sei que não vou precisar de todos os canais que ela dispõe, mas o lance de ela ser superfície de controle me atraiu. É que detesto fazer automação com o mouse ou desenhar envelopes! Só não sei se ela tem uma boa qualidade, pois não conheço ninguém que tenha usado essa interface.
        Abraço!!!

  43. olá Danilo !! muito bom seu blog parabéns!!

    Tenho uma POD HD500 e como estou recém começando, tenho dúvidas se, seria uma boa opçao para realizar gravações profissionais usando os pre amps dela e como interface?

    abraços

  44. João Vitor 5103

    Olá Danilo! Preciso que você me indique uma placa de som para mim. Para mim gravar somente minha guitarra, para bateria e baixo eu uso vsti. Eu estava pensando em comprar a fast track II, creio que seja boa, o que você acha, além da placa de som, eu precisarei comprar mais alguma coisa?

    Abçs

    • Danilo Gustavo 5261 em resposta a João Vitor

      Olá, João!
      Olha, indico a Fast Track Pro, ela tem dois canais já amplificados, além de saída para fone e saídas para os monitores.
      Fora a placa de som, futuramente você pode adquirir um preamp valvulado ou transistor, acredito que seu som vai soar melhor.
      Abraço.

  45. E aí cara…blz? eu queria comprar uma placa dessas mas eu queria uma placa estéreo pra eu poder jogar da mesa nela(so q é mais por causa da qualidade msm…a placa do meu computador grava só com 16 bits)não sei c existe placas assim, mas se existir vc poderia me indicar? obrigado

  46. Cara seus comentarios são muito bons , gostaria de ouvilo mais uma vez .vou comerçar com um home studio tenho uma phonic de 32 posso usala? ou pres da pro fire 2626 são melhores a placa que estou querendo.

    • Danilo Gustavo 6123 em resposta a duclier

      Olá Duclier!
      Fico feliz que esteja gostando do site.
      Usei a ProFire 2626 e tenho amigos que a usam ela, posso dizer que os preamp são top, recomendo.
      Abraço.

  47. Olá, Danilo Gustavo, tranquilo, cara?

    Muito bom seu post. Vou aproveitar e te pedir uma sugestão para a compra de uma placa de som. Andei pesquisando, mas não acredito ter encontrado o que estou querendo.

    Enfim, trabalho com meus mixes no FL Studio 10, tenho meu par de monitores, um controlador MIDI, um conjunto de mixer e CDJ e futuramente pretendo gravar vocais. Eu gostaria de uma com um bom DSP, pois os VST’s ocupam demais meu processador e vi que nem todas tem.

    Minha idéia é fazer o som do PC e do mixer com as CDJ’s saírem nos monitores além de gravar o que sai do mixer (e futuramente o vocal) no mesmo PC ou em um notebook se não for possível. Também gostaria de plugar o controlador no PC pelo MIDIout e não pelo USB. O que você me recomendaria se tudo isto for possível?

  48. Danilo,
    Boa noite.
    Me dê uma ajuda?
    Não tenho placa Firewire em meu PC, e pretendo migrar minha próxima interface pra fire. Meu computador é novo e apenas existe conexão USB High Speed (USB 2.0). existe alguma placa Firewire PCI? Se existe tem alguma especificação especial para áudio profissional? se for o caso teria como mostrar algumas marcas de placas FIREWIRE PCI que rode Win 7 64bits?
    Abraços.
    Obrigado

  49. Marcio fidelis 6647

    Ola Danilo, tenho fast track pro e uso no meu not,mas não consigo configurar pois o som fica pipocando quando coloco um loop na trilha,larguei de mão e desanimei, nao consigo configurar me dá uma ajuda ai,por favor,meu not é um cor 2 duo windos 7 dell.

  50. Olá Danilo. Estou querendo adquirir uma placa de áudio e gostaria de saber mais sobre a Fast Track Ultra. Se possível coloque algumas informações sobre ela. Qual seria a diferença dela para a Fast Track ultra 8r. Agradecido desde já pela sua atenção.

  51. Olá Danilo.

    Amigo estou começando agora comprei com você o curso de nuendo 4.
    Gostaria de gravar bateria acústica qual placa que você me indicaria, e que seria compatível com o nuendo 4.

    Obrigado desde já.
    abs

  52. Venho tendo problemas de “estálo” nas minhas gravações no Sonar7 (W7 e 4GB de ram). Será que é porque liguei a saída de uma mesa de som Beringer X1622 na entrada XLR da placa de som M-Audio?

  53. André Mazzei 7735

    Olá Danilo,

    Gostaria de saber o que vc pode indicar em relação a Placa de Audio: Tascam / M-Audio / Presonus / entre outras, qual modelo pra gravações caseiras? E qual modelo? Sou iniciante, mais gostaria de uma placa a longo prazo com qualidade excelênte, meu NOTE não tem entrada FIREWIRE, grato.

  54. Olá Danilo.

    Você pode me ajudar dando uma opinião referente a placa Tascam Us-800?

    Obrigado
    Léo

  55. Hermano CDS 7852

    Amigo eu faço gravações de shows au vivo, sempre pego o áudio da saída de mesa digital.. e vem o áudio geral para a placa.
    Qual dessas duas placas você me indica para comprar?
    M Áudio
    nova-fast-track-pro-pro-tools-se-assessoria-total-so-aqui

    interface-roland-ua-55-quad-capture

  56. Diego Furtado 8210

    Olá Danilo Gustavo, gostaria de um esclarecimento sobre a diferença entre a “Placa De Som Interface M Audio Profire 2626″ e o “Conversor Digital A/d D/a Behringer Pro-8 Ada 8000″.
    Um complementa o outro?
    Posso usar somente o conversor Ada 8000 como placa de áudio?
    As funções são as mesmas? ou a diferença está só no preço?

  57. Wanderson 8381

    Olá Danilo,

    A pouco tempo adquiri um teclado Yamaha S90, com ele veio o Cubase AI5, onde conecto através da USB com um notebook. Gostaria de saber qual placa de som poderia usar com esses equipamentos em um Home studio. Gostaria de usar a bateria e baixo do teclado, um violão e voz.

  58. E pra quem já tem mesa e quer gravar tracks separados?

  59. Gustavo Carvalho 8744

    Olá Danilo,

    Estou prestes à comprar um novo computador e estou pensando em montar “algo simples” um home studio “particular” para que eu possa fazer minhas próprias gravações, nada muito avançado, apenas gravações simples de violão, guitarra, voz e bateria, e que possa ser usada junto ao software Guitar Rig e gostaria de uma dica de placa de som com um bom custo benefício para este tipo de uso e gravações, pois venho pesquisando isso a pouco tempo, e confesso que fiquei um pouco confuso.

    Abraço

    • Danilo Gustavo 9236 em resposta a Gustavo Carvalho

      Olá Gustavo!
      Você vai precisar de uma placa de som com 8 canais de entrada, isso é o mínimo.
      Uma ProFire 2626 pode cair bem para você.
      Abraço.

  60. Olá sou de Portugal e achei bem interessante seu blog. Estou a começar nas gravações, já tenho alguns programas como samplitude, cubase, fl studio, ableton, aos quais ainda não usei. Qual será a melhor placa para começar a gravar e também o programa? Aguardo sua resposta obrigado

  61. Kadu Giovannini 8925

    Ola, boa tarde

    Amigo estou em duvida entre duas placas de som, Profire 2626 ou Digi 002, qual das duas você indicaria?

    Atenciosamente,

  62. oi gustavo td bom eu queria saber se eu compra aquela placa de som usb da fast track m audio 2 aquela de 2 canal eu queria saber se ela ja vem com préamplificador para microfone?

  63. Estevão Moura 8972

    Olá Danilo.

    Tenho um AudioBox da Presonus que tipo de PreAmp vc recomendaria tendo em vista a simplicidade desta placa e o fato de usá-la para captar minha voz para uma gravação de um CD.

    Parabéns pelo conteúdo do blog.

  64. André Souza 9100

    Olá Danilo, baixei o e-book q vc disponibilizou, achei muito bom, valeu pela força q vc esta dando . então é o seguinte, tenho uma interface fast track pro e uso o mic Akg perception 220, acho o ganho da fast track meio baixo, mas na verdade tava querendo melhorar em qualidade, vc acha que c eu comprar essa nova interface Firewire Focusrite Saffire Pro 14 e abandonar a fast track seria trocar 6 por meia duzia? ouvi falar que a focusrite tem mais qualidade eo pré é melhor; mas eu teria mais vantagem nessa troca? e ainda no mesmo assunto, ou c eu guardasse essa grana e esperasse + um pouco e comprasse um pre eureka seria um investimento melhor para o que eu quero ? (no quesito qualidade e um ganho melhor na captação) seria para gravação apenas de voz p/ spots, vhts,etc… é q to começando a gravar para agencias e tem muita gente exigente .

    • Danilo Gustavo 9428 em resposta a André Souza

      Olá André!
      Compre uma placa de som com no máximo dois canais e compre um bom pré-amplificador.
      Para indicar algo preciso saber quanto pretende gastar em cada equipamento.
      Abraço.

  65. Boas Danilo!

    Tenho uma duvida, faço música e realizo as gravações em casa.
    Tenho usado a placa de som on board (que não da qualidade nenhuma..)e agora quero investir em uma boa.
    tenho aqui o link de uma em que estava pensando comprar, gostaria da sua opinião.
    http://fr.store.creative.com/sound-blaster/sound-blaster-recon3d-fatal1ty-champion/1-21093.aspx
    Eu usarei apenas pra voz, quero qualidade, tenho uns problemas com os tais “s’s” tambem… Enfim.. Comprei um microfone de estudio para usar (sE Eletronics 2200a) e de momento não possuo mesa de som.
    Com uma placa dessas consigo o que quero? sem precisar de mesa?
    As caracteristicas do meu pc são: processador i7, 8gb ram, windows 7 64bits.

    Abraço

  66. Boa tarde Danilo Gustavo,eu sou novo aqui no forum e tambem nesse universo de homestudio e musica,mas estou querendo aprender e estou montando um homestudio do zero,a principio estou procurando uma interface de gravação que seja usb,para que eu possa transporta-lo junto com o note,estava vendo o fast track pro e ultra,depois vi a C400,e hoje depois que eu me deparei com esse forum vi muitos modelos interessantes inclusive a Phonic Helix Board 12 Plus Usb Interface Mesa Efeitos,que me pareceu ser muito interessante pois pelo que eu entendi ela alem de ser uma interface de gravação ela tambem é uma mesa não é?Como estou começando agora não quero fazer um investimento muito grande em algo que possa não me dar muito retorno,então pensei em fazer pequenos investimentos como:a interface de captura,um microfone shure e um teclado midi(esse por que eu estou interessado em aprender),o que você acha da minha ideia?e quais conselhos você poderia me dar?

  67. Patric Renan 9947

    olá Danilo,parabes pelo trabalho, tenho aprendido muitas coisas atraves de seu blog. so me tira uma duvida,uma fast trak pro com um pre focusrite ISA sairia um som legal para quem quer gravar só voz?, (canto RAP e queria fazer o resto por software), ou compro uma placa melhor sem precisar de um preamp? (tipo a profire 2626) por enquanto tenho uma fast trak ii e um mic b2 da beringer e nao to satisfeito com o som.

    • Danilo Gustavo 11078 em resposta a Patric Renan

      Olá Patric!
      Legal que tenha aprendido com o site.
      O Focusrite ISA é top, já usei ele e tem uma boa sonoridade.
      Fique com ISA e compre um bom microfone.
      Abraço.

  68. Oi!!
    Comprei uma Presonus 32 canais ligadas a uma O2R Yamaha instalada com World Clock mas não consigo me livrar dos estálos.
    Alguma DICA!!
    Obrigado.

  69. AOWWW DANILO……APDD….É O ALAN, TUDO BEM???
    RAPAIZ, EU TAVA QUERENDO TROCAR A MINHA MESA 2442 DA BEHRINGER E MINHA PLACA DE SOM DELTA 1010 POR ESTA PROFIRE 2626!!!!!!
    VC ACEITA NO NEGOCIO ESTES DOIS ITENS NA COMPRA DA PROFIRE 2626????
    DEUS ABENÇÕE!!!

    • Danilo Gustavo 11093 em resposta a ALAN

      Amém, Alan!
      Então, esses equipamentos não estão mais sendo comercializado, entrou outros modelos no lugar.
      Aconselho você vender ele no Fórum, assim você consegue um preço melhor.
      Deus abençoe.

  70. max santana 10717

    Eai meu amigo tudo bem? seguinte, comprei uma DIGIDESING 003 RACK e uso o nuendo 4 para gravação. estou tendo um problema da placa com o nuendo, quando vou escutar o audio esta clipando tipo fritando entende?
    Eu uso o windows 7 instalei o driver normal só que esta dando esse conflito.
    gostaria que me ajudasse irmão.

    att

  71. Fabio Moreira 10730

    Ola Gustavo me chamo Fabio Moreira ,mais conhecido como DJ PANNTRO , moro em Portugal a 6 anos e toco em algumas festas , comecei um curso universitario de ciencias e tecnologias da musica ,uma Engenharia de som (licenciatura), gosto muito dos seus postes e fico feliz em poder aprender com voce ,mais ai tenho uma duvida , estou iniciando um HOME ESTUDIO vou gravar ,editar e mixar nele , tenho em vista algumas bandas daqui de portugal , e tenho um bom dinheiro coisa de 10 mil euros para investir num home estuido mais para o lado in the box entendeu pois a era do computador do digital chegou e eu amo isso! olha ja vi varios posts e videos e encontrei uma das melhores mesas controladoras de DAW aqui da Europa e a SSL NUCLEUS ,usada em estudio pelo produtor e dj Danny bird do drum n bass !!! eu consultei a revista sound on sound e vi que e mesmo boa , e quero comprar uma ,mais quero acrescentar a ela ,para dar mais qualidade as minhas producoes uma Focusrite liquid safire pro 56 e um teclado midi Akai mpk 49 ! o que voce acha disso tudo ,claro que ainda vou comprar bons monitores ,mais ai voce acha que esse set up seria uma coisa profissional sem ser glamuroso , me de sua opiniao por favor , e obrigado por tudo e que Deus te ilumine e te cubra de vitorias e saude falo ,fica com Deus e aguardo sua resposta , falo !!!!

    • Danilo Gustavo 11878 em resposta a Fabio Moreira

      Olá Fabio!
      Pelo que vi a SSL Nucleus é uma superfície de controle DAW avançada, com bons prés. Acredito que seja uma boa opção para você.
      Se você preferir, pode comprar os prés individuais, assim você terá várias sonoridades diferentes.
      Abraço e Deus abençoe.

  72. Marcelo - Kblo 11196

    Olá Danilo!
    Pesso sua ajuda, pois sou completamente leigo no assunto ae, mas meu to querendo comprar uma placa de som para tentar fazer gravações do nosso ministério. Gravações do tipo ao vivo, e tambem penso em usar a placa no Virtual DJ e fazer umas festinhas aqui em casa.. No caso das gravações eu sempre ligo meu notebook direto na saida geral da mesa de som, e gravo no Mixcraft 5.. Poderia me ajudar?? Abraço!

    • Danilo Gustavo 12438 em resposta a Marcelo - Kblo

      Olá Marcelo!
      Se você for precisar de apenas dois canais, uma Fast Track C400 resolve.
      Agora, se você precisa de mais de oito canais aconselho a ProFire 2626.
      Abraço.

  73. Caro Danilo, Primeiro quero parabenizar nao so pelo blog que é fantastico, e sim por tudo que faz pela classe musical, parabens em compartilhar seus conhecimentos com o mundo, sendo asim, so prova sua simpliscidade e humildade tudo iso junto faz de vç um grande ser-humano.
    Bom meu camarda, asim como muitos, preciso de umas dicas, faço pequenas gravações, mais so gravo teclado e voz, nada de sample essas coisas.
    a pergunta é, qual placa usar pra tirar um som legal, e qual mic vç sugere pra voz. um grande abraço e mais uma vez parabens… Geno dos Teclados

  74. OLHA DESCULPE QUERIA UMA AJUDA… EU TENHO IMA PLACA COM
    **REPRODUÇÃO BIDIRECIONAL
    ** TAXA DE AMOSTRAGEM 48/44.1 TANTO DE REPRODUÇÃO COMO DE GRAVAÇÃO.
    **CONEXÃO 7.1
    **CONECTORES DE TOMADA DE 3.5MM
    **ENTRADA E SAÍDA DE OPTICA DIGITAL SPDIF
    EU EU SOU NOVO NESSA AREA PRA SER SINCERO.. E QUERIA UMA AJUDA TUA..
    AGRADEÇO A RESPOSTA… É QUE EU SO QUERO AINDA SÓ PRA FAZER GRAVAÇÃO DE VOZ… ME RECOMENDARIAS?

  75. Fala Danilo! blz?? parabéns pelo site! tem me ajudade muito!

    Tenho uma profire 2626, mac White com logic 9, uma behringer 1202fx, também tenho um kit de mic’s cad para bateria, 3 mic´s behringer xm8500 e um monitor de ref. da microlabs 77.

    Vc recomenda usar algum efeito da behringer para violão, voz.. depois passar pela profire ?

    Também estou pensando em pegar um preamp, mas to na dúvida de comprar um pior que os preamp da profire… o Eureka seria legal ? da pra juntar os dois para ter um som mais quente ? nunca usei um preamp…

    • Danilo Gustavo 22606 em resposta a Eduardo

      Olá Eduardo!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Com uma ProFire 2626 você não precisa de uma Behringer.
      O preamp depende muito do valor, tem vários no mercado.
      O Eureka na faixa de preço de R$ 1.800,00 é uma boa.
      Você só pode e deve usar um pré, ou o Eureka ou o da placa de som.
      Abraço.

  76. Caio Sato 12736

    Olá, estou planejando um home studio e gostaria de saber algum modelo ou tipo de placa que você aconselharia para fazer gravações tendo em vista que acredito vir a usar 10 canais.. e que também faria o uso da placa de audio externa mais a mesa de som. utilizo o Cubase.

    Desde já, obrigado Caio

    • Danilo Gustavo 22619 em resposta a Caio Sato

      Olá Caio!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Tem a ProFire 2626, é uma boa opção e baixo custo.
      Abraço.

  77. Rafael Santos 12777

    Olá, vou comprar uma Behringer Xenyx X1204 USB PS, e quero fazer gravações no meu notebook. Gostaria de saber se existe algum notebook indicado com uma boa placa de som, ou se isso não faz tanta diferença. Quero gravar diversos instrumentos. Agradeço!

    • Danilo Gustavo 22628 em resposta a Rafael Santos

      Olá Rafael!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Bom, eu não aconselho a Behringer. Nesse caso, prefiro uma placa de som Firewire, uma ProFire 2626 por exemplo.
      Forte abraço.

  78. tenho uma mesa de som eurodesk 4882 e quero gravar ao vivo o que você me recomenda .Desde ja agradeço

    • Danilo Gustavo 22634 em resposta a MISAEL

      Olá Misael!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      O que você deseja gravar ao vivo? Quantos canais simultaneamente?
      Abraço.

  79. Olá! Antes se mais os meus parabens pelo seu site.

    Gostaria de perguntar algo. Eu faço trabalhos de locução e quero melhorar o meu hom studio. Ja tenho microfone condensador por USB, mas a minha placa de som é onboard. Trabalho num portatil. Gostaria de saber o que você me recomenda apenas para as minhas gravações de voz ficarem com mais qualidade e sem ruido. Você recomenda uma placa de som ou um interface de audio? Qual a diferença entre os dois? Você me recomenda alguma em especial? Obrigada.

    • Danilo Gustavo 22694 em resposta a Filoipa

      Olá!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Placa de som e Interface são as mesmas coisas.
      No e-book Como Montar um Home Studio indico algumas, você vai gostar.
      Abraço.

  80. Bom dia danilo, vou tenta simplificar a pergunta: tenho Interface De Gravação Presonus Fire Studio e pretendo realizar gravações de minha banda. Há 6 integrantes. É possível, utilizando APENAS a placa (me refiro ao conjunto placa de audio + PC + D.A.W ), que cada um dos 6 integrantes tenha um retorno individual (cada um com um fone de ouvido, mas recebendo o sinal da master)??

  81. ola, estou tirando covers de bateria no pequeno estudio do meu professor, so que estou querendo comrpar uma placa de som externa para melhorar a qualidade, li que o ideal seria uma de 8 canais, qual vocês podem me indicar?? tanto PCI quanto FireWire, combinações, lembrando que não possuo entrada FireWire na placa mãe, so no gabinete,não sei se é boa! desde já obrigado!!

  82. Aubert Silva 16536

    Broder, estou com uma dúvida cruel. Pretendo gravar uma banda em canais separados, em estúdio e ao vivo, seria melhor 3 delta 1010 lt + Allen&heath ZED428 ou 3 profire 2626???
    Andei fazendo orçamentos e ví q as 2 opções tem praticamente o mesmo valor.
    Abraço.

    • Danilo Gustavo 22755 em resposta a Aubert Silva

      Olá Aubert!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Prefiro 2626 para essa gravina.
      Abraço.

  83. danilo preciso de uma orientação sobre a delta 1010 é que pelo custo da para investir .. ela faz boas gravações sem chiado ou interferencias ? desde já grato pela pessoa que vc é …

  84. Olá , vou comprar um mic condenser c1 beringer usb , que não precisa de alimentação phanton power,liga direto no pc. Gostaria de saber se a placa se som melhora a qualidade da gravação mais ainda. Devo comprar?

    • Danilo Gustavo 22786 em resposta a law

      Olá Law!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Com um microfone USB você nem precisa de gravação para ligá-lo. A placa de som vai ser só para monitoramento.
      Abraço.

  85. Amigo P@X!

    Estou começando agora com esta parte de estúdio, conheço pouco. adquirimos o sonar 8 e vamos comprar a placa. A intenção é gravar bateria e os demais instrumentos. Seria possível vc enviar um gráfico da disposição de montagem deste equipamento? Temos uma mesa de som Phonic 24 canais, por isso a dúvida:
    1- A placa é ligada na mesa ou no computador?
    2- A gravação da bateria no programa será pista separada? Dando oportunidade de equalizar individualmente as peças.

    desculpe a ignorância é que estamos começando agora e gostamos muito dos teus artigos.

  86. marcos vinicius fonseca miranda 22041

    Olá Danilo,desde já agradeço pelas informações que você disponibiliza no Blog, a minha pergunta é a seguinte, tenho uma Delta 1010 e pretendo comprar uma profire 2626, eu conseguiria melhorias com a 2626 em relação a Delta 1010?

  87. Mauricio 22137

    Ola danilo tudo bom?

    Tenho interesse em montar um home studio pra gravar baixo, guitarra e bateria com uma batera eletronica, tenho conhecimento pra operar +- sonar, + ezdrummer e guitarrig, a grande duvida é qual modelo de placa de som externa vc recomenda que ja venha a suprir minhas necessidades?
    Minha batera eletronica ja possui saida midi no modulo e possuo um cabo midi/usb e gostaria de usar ela como interface de gravaçao modulada pelo computador.

  88. Estou olhando 2 placas de som:
    1ª uma Roland UA-1010 OCTA-CAPTURE
    Interface de Áudio USB 2.0 10 x 10 24-bit-192kHz

    2ª uma M-audio
    ProFire 2626 – High-Definition 26-in/26-out FireWire Audio Interface with Octane Preamp Technology

    Agora eu estou com uma duvida cruel:
    Qual da duas é melhor? Levando em consideração que a diferença de preço é muito pequena.
    A minha necessidade é: Gravação ao vivo na minha igreja. Minha intenção é gravar tudo em um take, ou seja, 9 mic na batera, violão, baixo, guitarra, teclado e + ou- 4 mic de voz. Eu tenho a opção de gravar por exemplo separado: Batera, depois guitarra, teclado … e por ultimo as 4 ou 5 vozes, mas eu pensei na M-Audio pra facilitar o processo de gravação pelo pro tools 10. Agora é essa minha dúvida: Compro a M-Audio pra gravar tudo em 1 take ou 2 takes para o caso de solos e etc… ou compro a Roland e gravo tudo individual?
    Agradeço se puder me ajudar.

    • Danilo Gustavo 22887 em resposta a Adaías

      Olá Adaías!
      Recomendo a ProFire 2626, e se possível compre um ADAT, o D8 da PreSonus é uma boa opção, assim você fica com 16 canais.
      Forte abraço.

  89. oi gostei muito do seu site, muito instrutivo. Estou querendo montar um mimni estúdio em casa e queria saber qual é melhor para fazer gravações de violão, voz, teclado. Essa placa:QUAD-CAPTURE: USB 2.0 Audio Interface
    da roland ou essa mesa BEHRINGER XENYX 1204USB

    ou a fast track pro
    se puder me responder eu ficaria agradecido. Obrigado

  90. Giba Chaves 23230

    Tche Danilo … buenas !!! faz um tempo acompanho teu blog é tri legal !!! tche preciso de uma opinião estou por criar um estudio para gravação de voz ( EDIÇÕES DE AUDIO – COMERCIAIS, LOCUÇÕES CORPORATIVAS E …ETC ) e, gostaria de usar este mesmo computador para e transmissão de uma rádio web…que se usa apenas o microfone e qdo muito um player externo. Pergunto: que placa de som é mais aconselhável? e outra , a configuração do computador que está num link seu acima tb pode ser usado?
    Não sei se me fiz entender …forte abraço e muito trabalho e sucesso sempre
    giba chaves

    • Danilo Gustavo 23267 em resposta a Giba Chaves

      Olá Giba!
      Você vai precisa de apenas dois canais, procure por M-Audio Fast Track C400.
      Sobre o PC, pode ser o que tenho no site, é TOP.
      Abraço.

  91. Thiago Pelegrini 25095

    Danilo, primeiramente parabéns ficou muito boa a explicação!

    Cara, você acha que para um home estúdio uma placa de som ProFire 2626 da M-Audio + Condensador mxl 990 (Software Audacity), voz, violão e guitarra é possível realizar trabalhos de boa qualidade?

    Muito Obrigado,
    Thiago

    • Danilo Gustavo 25208 em resposta a Thiago Pelegrini

      Olá Thiago!
      Não basta só equipamentos bons, é preciso bons músicos e bons instrumentos.
      Com o que você tem é possível gravar com qualidade, desde que tenha o pacote completo.
      Abraço.

  92. Maurício 25515

    Olá, Danilo!

    Que placa recomendas para gravações amadoras? Seria apenas para gravar trilhas de guitarra eléctrica e voz. Gosto de fazer gravações apenas por diversão, mas irrita-me a má qualidade da placa on-board e microfone integrado que tenho no notebook.

    Obrigado e parabéns pela página!

  93. Olá Danilo blz?
    Estou montando um home studio e gostaria de algumas dicas:

    1º Qual placa de audio para a gravação de bateria acústica devo usar?
    2º Qual microfone condensador?
    3º Qual kit de microfone pra bateria?
    Lembrando que farei gravações profissionais nele.
    Um abrç!
    Obrigado!!

    • Danilo Gustavo 25858 em resposta a Lúcio

      Olá Lúcio!
      Todas as respostas para suas perguntas já existem no blog, criei vários artigos sobre placa de áudio, microfone condensador e kits de microfones para bateria.
      Forte abraço.

  94. J.Moraes 38201

    Danilo, poderia me ajudar com a informação : Qual interface/placa de som é hoje igual (ou, de preferência superior á Digi 003) ??? Obrigado, abraço !!

  95. Ismael Dantas 38315

    Olá amigo, tenho uma placa de som da sound blaster 5.1, d a CREATIVE, ela funcionava direitinha, mas depois que formatei meu oc ela nao voltou a funcionar corretamente como antes, gostaria de troca-la, qual marca ou modelo de placa de som vc me recomenda? (gravo spot, em home studio)(sou locutor)

  96. Reinaldo 38615

    Olá, Danilo.

    Minha dúvida é a seguinte: Quero gravar SOMENTE o SOM estereo de um videocassete. Todavia quero capturar em wave, 48 khz c/ 24 bits pelo menos. A razão disso é complicada para explicar aqui.
    Como só pretendo fazer isso somente com dois VHS, queria a indicação de uma placa de áudio que me permita isso e que não seja top necessariamente. A mais simples que já atenda a esses 3 requisitos tá bom (wave, 48 khz, 24 ou 32 bits).
    Pela ajuda, valeu.

  97. andre pereira soares 39749

    eu quero usa uma pla saffire pro 14 ela e boa

  98. ola pessoal, quero montar um studio para fazer gravações de todos os instrumentos,qual é a placa de audio melhor pra mim conseguir fazer gravações?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como montar um Home Studio | Produção Musical - Home Studio - [...] Escolhendo a Placa de Som para Home Studio [...]
  2. Melhores Artigos de 2011 | Produção Musical - Home Studio - [...] Escolhendo a Placa de Som para Home Studio [...]

Deixe um comentário


− 4 = 3