Compartilhe:

A cada dia está ficando mais fácil gravar um CD. Hoje qualquer pessoa pode ter um estúdio de gravação, com o fácil acesso a equipamentos e as informações, é possível uma pessoa que nunca estudou sobre o assunto conseguir gravar algo em sua casa.

Para uma pessoa que vai entrar em um estúdio de gravação pela primeira vez, tudo pode parecer um bicho de sete cabeças, mais como toda primeira vez é normal a pessoa ficar nervosa não se preocupe, com o tempo o estúdio vai parecer à sala de sua casa.

Lembro de um cantor que veio ao meu estúdio gravar pela primeira vez, e confesso para você, ele estava muito nervoso, a ponto de pegar a letra da música e o papel chegava a tremer na mão dele.

A melhor coisa em uma situação dessas é fazer o cantor se sentir um Artista de sucesso, deixe tudo a sua disposição, água, cadeira, e se possível não fique olhando para a pessoa quando estiver gravando.

Outra coisa que deixa a pessoa muito nervosa é a palavra “GRAVANDO”, depois de muitos anos percebi que quando nós Produtores Musicais falamos a seguinte frase “Vamos passar uma vez”, passar uma vez a pessoa não fica pressionada e pensando “Será que errei” ou coisa parecida.

Então o que devemos fazer é: Gravar enquanto o cantor está apenas passando a música, ou seja, treinando para gravar.

Tudo em nossa vida quando se sentimos pressionados ficamos sem concentração e sem confiança, isso até que se perca o medo e a gravação no estúdio se torne algo normal.

Fale para o cantor passar a música umas três vezes, e grave o que ele estiver cantando, com certeza você poderá aproveitar alguma coisa.

E para quem está entrando em um estúdio de gravação pela primeira vez?

Falar para não ficar nervoso não adianta, já que isso vai acontecer (risos). O negócio é encarar a situação de frente e tentar deixar o ambiente tranqüilo, é claro que isso tem que partir do Produtor Musical, porque ninguém merece cantar com um Produtor de cara amarrada.

Outra coisa, para você que vai entrar em um estúdio de gravação pela primeira vez, jamais entre para gravar a voz com problemas ou até mesmo com algumas coisas para resolver, com certeza você não vai conseguir colocar emoção na música.

E para finalizar…

Quando você for procurar um estúdio de gravação, por favor, não alugue a sala para gravar voz, se possível feche um pacote, porque gravar voz contra o relógio é complicadíssimo.

Deixe seu comentário.

Qual a situação que você já presenciou ou já passou quando entrou em um estúdio de gravação pela primeira vez?