Compartilhe:

Resolvi! Vou fazer FACULDADE DE PRODUÇÃO MUSICAL para ficar rico.

Talvez esse seja o sonho de muitas pessoas, ficar milionário através da produção musical, ter carros do ano, adquirir mansões, ter mulheres aos seus pés e tudo a que um popstar tem direito.

Uma das perguntas que sempre recebo em meu e-mail refere-se a quanto um produtor musical ganha.

Para essa pergunta existem várias respostas:

Primeira – nenhum profissional é igual ao outro, a não ser que trabalhe numa empresa em que todos tenham um valor x mensal.

Segunda – um produtor musical que realiza uma produção musical só consegue visualizar seus ganhos até o término da produção, após isso, só o tempo vai dizer, não tem como se prever qual será o tamanho da repercussão do trabalho.

A terceira resposta, na verdade, gera outra pergunta – o que é um produtor musical rico para você?

Certo, Danilo, deixemos esse negócio de ficar rico sendo produtor musical para depois, vamos ver a respeito da faculdade de produção musical.

A faculdade de produção musical como qualquer outra área não será o suficiente para tornar uma pessoa profissional na área.

Sério, não adianta apenas fazer uma faculdade por fazer, pensando que ficará rico quando terminar os estudos. Não basta ter o canudo em mãos, produção musical vai muito além disso.

Você já parou para pensar quantos produtores estão se destacando por suas produções musicais, e será que todos têm faculdade?

Ter feito uma faculdade é bom? Claro que sim! Todo estudo sobre o assunto é bem-vindo.

[imgpost]Produtor Musical Rico

É claro que existe produtor musical rico, e não são poucos. Mas lembre-se que essa conquista não foi do dia para noite, tudo leva tempo e dedicação.

[/imgpost]

Mas, para mim, tem algumas coisas que acho essencial em um produtor musical:

Conhecer e tocar um instrumento

Um produtor musical que toca um instrumento facilita bastante, além de tornar tudo mais prático.

Com a experiência em um instrumento, o produtor não ficará perdido em uma sessão de gravação.

Experiência como produtor musical

Lembra que falei no início do artigo que ter uma faculdade não significa que ele vai sobressair entre as outras pessoas.

Nada melhor do que horas e horas de gravação, erros e mais erros, pois só assim se adquire experiência.

No início, é claro, você não conseguirá a melhor pré-produção, a melhor gravação, a melhor edição, a melhor mixagem, e por aí vai.

É o começo, tudo tem seu começo. Ou quando era criança você iniciou sua caminhada já correndo? Acredito que não.

Se você tem a possibilidade de fazer uma faculdade, faça. Você só tem a ganhar com isso.

Como falei, além do produtor ter feito uma faculdade de produção musical, ele deve ter um bom ouvido, ter escutado muitas músicas, conhecer diferentes timbres, não ter medo de errar, ter horas de gravação e conhecimento sobre os equipamentos usados em estúdio.

Quer saber qual a melhor faculdade de produção musical que existe?

[imgpost]Profissão Produtor Musical
A profissão de produtor musical para mim que amo o que faço é a melhor que existe.
Você vai ver como é fascinante este mundo e vai querer aprender mais e mais a cada dia.
[/imgpost]

Se convide para trabalhar em um estúdio, é isso mesmo! Seja um estagiário. Pode ser que você não ganhe dinheiro no início, mas posso afirmar que nessa etapa o conhecimento vale muito mais do que dinheiro.

Nada melhor do que ver como tudo funciona na prática. Se você já tem carta de carro sabe muito bem do que estou falando.

Ficar lendo livros quando se vai tirar uma habilitação não significa que você será um bom condutor, é preciso ter as aulas práticas; e mesmo terminando todas as aulas práticas, você não vai sair totalmente capacitado para dirigir. É por isso que a experiência só virá com o tempo, ou seja, com a prática.

Vou ser rico sendo um produtor musical?

Bom, eu não tenho uma Ferrari em minha garagem, nem uma mansão para morar, mas posso dizer que me considero rico.

Comecei a tocar violão com 14 anos. Na época, tinha um violão Di Giorgio. Hoje faz exatamente quatorze anos que trabalho com música.

De lá pra cá, graças a Deus, conquistei muitas coisas, equipamentos, instrumentos e algumas produções musicais em grandes gravadoras como Sony Music, Universal Music e Talismã.

Poxa, quer maior riqueza do que essa?

Não estude produção musical pensando em ficar rico (dinheiro), pense em fazer o negócio com prazer e procure sempre a perfeição.

Ficar rico sendo produtor musical é ótimo, mas não deixe isso em primeiro plano. O dinheiro vem, mas, como em qualquer outra profissão, a profissão de produtor musical não trará retorno do dia para noite.

Por isso, estude e pratique, pratique e pratique muito, só assim a experiência virá.