Compartilhe:

Neste artigo vamos falar um pouco sobre a posição e a distância a que o cantor deve ficar do microfone para conseguir uma boa gravação.

“Lembre-se: você deve fazer a gravação de voz usando um Pop Filter”.

Se você não tem uma sala tratada acusticamente, procure deixar o microfone o mais próximo possível do cantor, assim não haverá muita interferência da acústica da sala no resultado final.

Digamos que você queira uma gravação de voz bem detalhada, algo próximo e com uma resposta de grave interessante, então deixe o cantor entre 2 e 3 cm do microfone.

É claro que, a essa pequena distância, pode ocorrer um pouco mais de sibilância que o normal, mas nada a que um deesser não dê jeito.

O Pop Filter vai resolver o problema dos “sons explosivos” – como as letras P, T, F e K – que geralmente causam explosão de ar ao sair da boca e chegar ao diafragma do microfone.

Caso os “sons explosivos” estejam muito acentuados, incline um pouco o microfone, conforme a imagem abaixo.

[imgpost]Gravação de Voz - Microfone Inclinado.
[/imgpost]

Se você não precisa de algo muito detalhado, uma gravação mais natural, deixe o cantor entre 10 e 13 cm do microfone.

Agora, claro que tudo vai depender do microfone, da sala e do cantor, mas a distância geralmente usada nos estúdios é de 5 a 8 cm.

Faça os testes e veja qual é a melhor forma de realizar a gravação.

Resumindo…

– Quer uma voz mais presente? Grave próximo do microfone.

– Quer algo mais natural? Grave entre 5 e 8 cm do microfone.

Espero que você tenha gostado do artigo e deixe seu comentário.

Gostaria de se aprofundar ainda mais no assunto? Faça parte do Portal VIP. Nele, você encontra mais de 150 vídeos, Sessão Multipista, Presets, Análise Musical e muito mais. Clique aqui e torne-se um Membro VIP.