Compartilhe:

Recebo algumas perguntas do tipo: Em que volume tenho que deixar para gravar? E se Clipar? … Entre outras perguntas, inclusive no Chat/Vídeo que fizemos essa semana teve esta pergunta. Bom vou tentar explicar aqui sobre o volume que podemos deixar em uma gravação sem clipar e conseguir um resultado satisfatório.

Parece simples né, quanto mais alto conseguir o take melhor, pois é mais quanto é o mais alto, as vezes clipa na placa, ou as vezes clipa no Software, o que fazer?

Bom a primeira dica é tentar usar um compressor, antes de chegar na placa, desta forma os ataque que é dado no instrumento o compressor elimina, deixando assim um espaço maior para a interpretação do cantor.

Agora caso não se use um compressor, sempre peça para o músico passar o som, por exemplo, se for um guitarrista pede para ele tocar a parte com maior dinâmica da música, se for a voz, pede para ele cantar o refrão por exemplo, e por ai vai.

Se você não tem compressor externo, o que pode ser feito é usar um plug-in na entrada do áudio.

Vai funcionar da seguinte forma…

Primeiro regule o volume na placa de som de forma que não fique muito alto, deixe o cantor a vontade pois terá partes na música que ele vai precisar soltar a voz, então nessa parte não poderá clipar na placa. Não se preocupe tanto com o volume ai, pois iremos compensar no compressor.

Bom depois disso insira um compressor na entrada do canal da voz, igual a figura abaixo:

Pronto!

Depois disso, iremos configurar o compressor conforme o cantor for cantando. Para voz um ataque rápido e um release médio resolve, a atenuação não deixe passar de – 5 db para não ser uma compressão muito exagerada, já que aqui o que queremos é atenuar os picos e conseguir volume.

Veja comigo deve ficar o ponto mais alto após a compressão:

Pessoal, lembrando que esse pico é o mais alto, ou seja, o cantor vai cantar tranquilamente e fazer sua performance sem que o áudio clipe na placa e nem no Software.

Tome muito cuidado com a configuração do compressor, pois depois que gravou não poderá voltar mais, e se ficar ruim terá que gravar novamente, então se sentir que o compressor está esmagando o instrumento libere o Threshold para diminuir a compressão.

E é isso pessoal, qualquer dúvida deixe seu comentário. Grande abraço e até a próxima.