Gravando em meu Home Studio – Parte 1

Loops Violão Sertanejo Universitário

Gravando em meu Home Studio – Parte 1

Talvez você queira um Home Studio apenas para registrar suas músicas, ou queira a cada dia melhorar a qualidade de suas gravações. Pensando nisso iremos iniciar uma série de Artigos sobre o assunto: Gravando em Meu Home Studio.

Os artigos que irão se chamar “Gravando em meu Home Studio”, na verdade é “Gravando em seu Home Studio”, pois será uma série de dicas para você gravar com qualidade em seu Home Studio.

Muitas perguntas do tipo: Será que consigo gravar? Será que com meus equipamentos consigo uma boa gravação?

Essas e outras dúvidas iremos tirar no decorrer deste assunto.

Gostaria que você compartilha-se suas dúvidas e dicas nos comentários para que todos consigam através desses Artigos melhorarem seu som.

Então vamos lá…

Tenho alguns equipamentos, já consigo gravar?

Saber o que você tem dentro de seu Home Studio, é a melhor coisa para saber em que qualidade pode chegar. Ainda bem que a tecnologia está a nosso favor, e a cada dia podemos ter equipamentos de qualidade e com um preço acessível.

Recomendo se você ainda não leu, ler o eBook Como Montar um Home Studio.

Creio que você esteja cheio de dúvidas sobre qual placa de som comprar, qual monitor comprar, entre outras dúvidas. Também não é pra menos, com tantas opções que temos hoje em dia, ficamos até meio confusos em o que comprar e o que não comprar.

Por esse motivo, fiz o eBook para poder esclarecer o que você vai precisar de mais importante em seu Home Studio.

Monitorando você mesmo

Um cuidado que devemos ter que eu não tive no inicio (risos), é saber o que realmente é necessário para nosso Home Studio. Com tantas opções no mercado às vezes compramos coisas que nem usamos, ou às vezes usamos uma vez e deixamos de lado.

Acredito que em seu Home Studio tenha algum equipamento que você comprou por impulso, e está ali, guardado sem uso.

Antes de você comprar um equipamento pesquise, deixe uma pergunta aqui no Blog, em que eu poder ajudar pode contar comigo. E nunca compre algo precipitadamente.

Procure fazer o melhor com o que você já tem

É claro que todo mundo quer os melhores equipamentos em seu estúdio, o melhor microfone, o melhor monitor, porém se você não tem um dinheiro guardado para investimento, o jeito é se virar com o que tem.

Procure tirar o melhor som com o equipamento que você tem, às vezes não é o melhor equipamento que vai sair àquela gravação.

Já presenciei casos que a pessoa tem um Neumann U87 gravado com um Avalon 737 e o som não ficou legal.

Ai você me pergunta: Mais os equipamentos são top, como pode isso?

Como disse, nem sempre os melhores equipamentos vão ter aquele som que esperamos. A melhor coisa é saber como usar, ai sim, tendo esses equipamentos você saberá tirar um bom som.

Então, procure tirar o melhor som com o que você tem, que os equipamentos top vai chegar em suas mãos, com um trabalho sério.

Danilo, mais o que eu tenho de equipamentos consigo tirar um bom som ou não?

Temos que ter em mente que não é qualquer microfone que teremos uma qualidade satisfatória, e não é qualquer violão que teremos aquele som.

Então a primeira coisa é, saber o que temos e o que precisamos.

Vamos deixar aberta a área de comentários abaixo para você dizer o que você usa em suas gravações, ou o que você tem em mente para comprar e começar a gravar.

   
 
5 DVDs - Gravação, edição, mixagem e masterização.

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Computador para Home Studio
  2. VS em Shows – Como enviar Metrônomo para os Músicos
  3. Como Montar um Home Studio – Guia Completo
  4. Gravação de Violão Aço e Nylon
  5. Vídeo Aula Home Studio – Dicas Práticas
  6. Quero melhorar a minha gravação
  7. Gravando Guitarra em Linha usando Guitar Rig
  8. Todo Compositor Precisa ter um Home Studio
Tags: ,

189 comentários

  1. kiko bass 41000

    Olá Danilo,cara gosto muito das suas aulas e dicas,gostaria que,se vc podesse me explicar o seguinte.tenho em notebook o(superior drummer 2.0) e quando crio a batera virtal a(caixa) fica com ondulações,segundos é normal e em outros outro som,o que pode ser,memória?meu notebook é um positivo,corei3 6gb m ran.vc pode me da uma dica?

  2. renatoacordionista 37287

    Firestudio Project + Bellari – Rp 520 ou ProjectMix + BlueTu

    Ola…Galera eu tenho Uma M-Audio ProjectMix I/O que trabalha juntamente com um C414 Xls e um SM57 ambos passam por um BlueTube PreSonus estou 80% satisfeito com o som q tiro porém quero montar um Rack e estou afim de trocar a ProjectMix por uma Interface Firestudio Project Descont + um Pré Bellari – Rp 520… oque vc’s acham? vale a pena? vou ter alguma perca ou ganho de qualidade em minhas gravações? obrigado!

  3. Felipe Reis 29320

    Boa noite, Danilo. Há praticamente metade da minha vida tenho me dedicado à música, mas com pouco incentivo em casa. Só em 2008 que comecei a comprar algumas coisas para gravar.

    Os equipamentos que atualmente utilizo são:

    Interface USB M-Audio Fast Track Ultra 8×8
    Microfone Condenser B2 Pro Behringer
    Controlador MIDI M-Audio O2
    Monitores Phonic P5A
    Sonar X1, Sound Forge Pro 10, FL Studio 10 ou Adobe Audition CS6
    Interface Audiophile 2496

    VST’s: Sonitus, T-Racks 3 Deluxe, iZotope Ozone 5, Waves 9-R7, Akai VST, Gallien-Kruegger Amplification 2 Pro, Avox, Flux, EZ Mix, Orange Vocoder, CS12-M, Classik Studio Reverb, Hematohm, Kantos VST, iZotope Nectar, Melodyne Editor.

    Preciso fazer um tratamento acústico na sala que utilizo, apesar de praticamente não haver reverberação, mas há interferência de sons externos para dentro da sala. O que faço???

    Obrigado.

  4. Bom dia Danilo!

    Uma pergunta eu tenho uma placa tasca u-200 eu to querendo pegar um pré tipo da beringuer será que compensa vai ajudar de alguma forma?

    abraços!

  5. OLa!
    Danilo eu tenho o seguinte equipamento…

    Interface de M-audio C400
    Mesa De Som Behringer Xenyx 1002fx
    Equalizador analógico (não lembro a marca hehehe).
    Microfone shure sm57
    kit MXL 990/991
    Beringher C1 condensador
    Par de monitores da Alesis

    Estava querendo microfonar bateria e queria comprar um kit de mic pra ela… vi uns da Arcano que são baratos e té que ouvi coisas boas sobre eles… seria uma boa?
    Também queria uma placa multipista para gravar mais canais simultâneos e independentes…
    Qual você poderia me indicar?
    Quanto aos Preamps eu num sei muito bem a função deles… acha que seria necessário adquirir um também???
    Muito Obrigado!

  6. Ola meu amigo, voce é fera!!! ai vai descrição

    Desktop I5 quarta geração 3.4 ghz, 8 Gb de memoria ram Corsarie, HD Sata6.0 1 tera, com portal USB 3.0.
    Placa de audio Digi 001
    Mic AKG 120,
    Referencia Yamaha 60
    Mic dinamico, shure m57….

  7. Paulo Rodrigo 28062

    ola Danilo, parabéns pelo trabalho que vem ajudando muita gente com suas duvidas, faço gravações na igreja usando uma interface de áudio uca 222, agora estou com planos de iniciar gravações em minha casa então pensei logo em uma mesa de som Xenyx X-1222 Usb Behringer para começar, mas lendo seu tópico percebi que é melhor pedir ajuda, tenho 4000,00 para investir oque vc me aconselha para iniciar.

  8. Estou tento problemas de latência com meu controlador midi M-Audio Axion – Minha placa também é uma M-Audio – Fast Track pro – Este problema apareceu derrepente e é só quando uso o controlador, para as demais grações está normal, por que será??? Desde já agradeço a ajuda!!!

  9. Olá Danilo!

    Tenho interesse em fazer disso um hobby e quem sabe mas a frente uma coisa mais profissional! Gravo o ensaio da minha banda com a interface de audio UCA-200 da behringer. To com uma oportunidade de comprar uma presonos audioboxusb por 500,00! Nova! O que você me recomenda? Eu compro?

  10. Olá Danilo ! Primeiramente parabéns pelo seu site , me ajuda muito rsrs. Tenho o seguinte equipamento:
    Interface Tascam US 1800
    Microfone MXL 770
    3 Microfones Behringer 1800s
    Guitarra cort x6
    Pedaleira Boss Me 25
    Violão Takamine G séries
    Baixo Strinberg ativo 4 cordas
    HeadPhone akg perception k44
    ….
    Já faço algumas gravações aqui no meu quarto e quero fazer um upgrade nos equipamentos , a começar por monitores de referência,mas fora isso , o que voce me indicaria no próximo passo? Quero saber também se tem algum equipamento em que eu possa iniciar/parar a gravação nas teclas..
    Valeu abraço!!

  11. RAPAZ NAO SEI O QUE ESTA ACONTECENDO.
    TENHO OS SEGUINTES EQUIPAMENTOS PLACA DELTA 1010LT MESA BEHRINGER1832 MICROFONE B1, PRE MIC200 E COMPUTADOR PLACA ASUS CPU I3 4G MEMORIA HD 500GB SISTEMA WINDOWS 7 X64

    TODA VEZ QUE VOU ALTERAR A LATENCIA SEMPRE AUMENTANDO DA AQUELA TELA AZUL
    USO INSTRUMENTOS VIRTUAIS KONKART E GRAVA E EDITA TUDO LEGAL MAS EU TENHO Q FICAR SEMPRE SALVANDO DE 5 EM 5 MIN SE NAO APARECE AQUELA TELA AZUL. .
    PODE ME AJUDAR.. OBRIGADO.

  12. Wander Oliveira 22994

    Bom dia Danilo… gostaria de saber se o monitor samson resolv a6 e uma boa referencia pra produzir (gravar) E MIXAR? sendo q sou iniciante… vou comecar a fazer as primeiras experiencias em um quarto q mede cerca de 4mt por 3mts… desde ja agradeco… DEUS te abencoe…

  13. jhonatas 22404

    Olá, gostaria de saber se pra ligar uma mesa behringer em uma placa usb lexicom é melhor usar a saida XLR P10 ou RCA. GRato!

  14. João Carlos 22215

    Olá Danilo
    Parabéns pelo seu trabalho, gostaria de saber quais os cuidados em relação ao aquário, espessura do vidro, se deve ter alguma inclinação de um vidro para o outro…
    Desde já agradeço

  15. Olá, estou com problemas! Comprei um b2 uma mesa xenyx 802 e nao estou conseguindo gravar… o microfone quando eu solto a voz sai perfeito o retorno pra mim… Mas quando eu vou gravar, a voz sai baixa :/ o que eu faço?

  16. olá danilo!

    vc teria alguma dica de gravar a bateria com com a placa M audio 2 canais? ( no momento sem condições de comprar um de 8 canais)

    obrigado!

  17. Boa tarde equipe da ArtSom.
    tenho um microfone Behringer B1 e gostaria de saber a Placa de Audio M-Audio Fast Track C400 é boa para gravação de voz.

    Desde ja agradeço pela atenção e aguardo resposta

    • Danilo Gustavo 22671 em resposta a Felype

      Olá Felype!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Sim, a placa é boa, mas já saiu de linha.
      Abraço.

  18. Olá Danilo!!!
    Eu tenho uma placa de áudio Us200 tascam um Mic CAD 2200 e 1200 tenho algumas duvidas eu sou um cara que ama coisa acústica tipo violão e voz kk queria saber o seguinte o pré da minha placa é legal ou necessitaria de um pré urgente eu tenho um pré da beringuer mic 200 eu gostaria de um conselho teu,,

    Abraçoss

    • Danilo Gustavo 22620 em resposta a vinicius

      Olá Vinicius!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Olha, o MIC 200 não vai dar quase diferença, tenha pegar um Eureka da PreSonus.
      Abraço.

  19. Olá Danilo muito obrigado mas já consegui resolver,eu desinstalei a placa e instalei novamente e voltou a funcionar muito obrigado pela atenção

    • Danilo Gustavo 22590 em resposta a Clenio

      Olá Clenio!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Fico feliz que conseguiu resolver.
      Forte abraço.

  20. Edson Pinheiro 12324

    Oi Danilo! Eu tenho uma Fast Track 2 (M-Audio), um microfone Behringer C3 e meu PC é um dualcore de 2.4Ghz, com HD de 2TB, 2MB de memória… Eu e um amigo guitarrista estamos começando a compor e gravar nossas idéias usando o Sonar 8… eu faço a bateria no Ezdrummer… Acontece que quando vou gravar o vocal, fica dando uns ruídos e o áudio fica lento… será que é problema com driver? Uma luz por favor! rsrsr… um abraço à todos!

    Ps: Se usar um teclado controlador da M-Audio via USB com essa configuração acima, será que vai dar certo?

  21. Clenio Nunes 10657

    Ola Danilo
    estou montando meu home studios estou vendo vc falar da placa delta 1010 mas acabei de comprar,e não tenho condições de comprar outra sera se da para eu começar com essa ate melhorar a situação depois compro outra.

    • Danilo Gustavo 11858 em resposta a Clenio Nunes

      Olá Clenio!
      Não entendi muito bem, você comprou qual placa de som?
      Abraço.

      • Clenio 11922 em resposta a Danilo Gustavo

        Ola´Danilo
        eu comprei uma placa de audio delta 1010lt já tem um tempinho e o meu programa de audio o qual vou trabalhar é o adobe audition cs6 não estou conseguindo,configurar o audio no programa minha mesa de som é uma arcano 1622 com usb 16 canais se vc poder mim ajudar agradeço presiso gravar minha sobrinha em Dezembro
        um abraço

  22. Roberto Perazza 10215

    Olá danilo, tdo certo guri?Estou montando um home studio e creio que ja comprei grande parte dos equipamentos necessários para se fazer um trabalhinho razoável.
    Monirores KRK de 8
    Pré amp PreSonus studio channel
    Placa fast track pro como a maioria
    mic Sennheiser MK4
    Mesa behringer xenix x1204USB
    Fone AKG 171
    Violão Takamine TSF48
    Até semana q vem um acer de 2G e 160 de HD e depois um Imac 21.
    E minha dúvida do momento:
    1 Oxigen 61 da M-audio que ñ faço a menor idéia de como alialo ao cubase.
    Precisava muito de sua ajuda pois ja baixei no site o driver do controlador, e instalei,já andei vendo um vídeos no you tube mas de nada adiantou.
    Lembrando q ele é com USB e ñ com MIDI.
    Posso usar a placa em uma USB e ele em outra simultâneos ñ é mesmo?
    Como devo fazer para usar esse equipamento dentro do cubase 5?
    Ele é um bom controlador ou fiz a escolha errada em pegar com USB e ñ com MIDI?
    Desde ja te agradeço pelo grande trabalho..
    Abraço..

    • Danilo Gustavo 11769 em resposta a Roberto Perazza

      Olá Roberto!
      Sim, pode usar a placa de som em uma entrada USB e o controlador em outra.
      Sobre se é um bom ou ruim controlador, o Oxigen é bom sim, tem ótimas funções.
      Abraço e sucesso.

  23. Alessandro 10140

    Cara eu estou com uma dúvida tremenda, eu quero comprar um notebook próprio para home studio, mais eu quero um desses dois nomes de notebooks que eu estou falando que é o macbook pro apple i5 500de hd e 4gb de ram, ou o hp pavilion dv7 6199 intel corel i7 500 de hd e 4gb ram, eae qual vc pode me informar que é o apropriado para home studio???

  24. danilo, desde ja obrigado pela atenção
    olha só. to com estudio live 16.4.2, 2 pres mis 2200, 1 eureka, monitores beringher 2031a, 3 fones k44 e 1 k240, 1 mic D5s, 1 sm57, e um B2, um par de c2, 1 ampli contra baixo bs 150 staner, batria prime america jazz, kit de mics da cad.
    o que posso fazer para melhorar mais um pouco…

  25. Thiago Tarcheski 9515

    Reformulando a pergunta…No caso o B5 seria pra somar na gravação de um violão, cavaquinho, acordeon…eh um bom investimento somado ao B2? Ou seria melhor comprar um outro Mic, pra deixar o B2 para somar, até usar como ambiência…Pra voz até tenho conseguido gravar bem com o B2, mas pra violão não, instrumentos não estou conseguindo ter o som que quero…estava pesquisando bastante no seu blog e achei todos esses modelos mais ou menos na faixa de preço que posso adquirir…

    AT 2020

    MXL 770

    AKG Perception 220

    AKG C2000B

    AKG C3000

    AKG C1000S

    Qual me indicaria?

  26. Thiago Tarcheski 9513

    Olá Danilo! Sou leitor assíduo do site! Parabéns por tudo, tem me ajudado em muito!

    Vou comprar um Mic e estou em dúvida…

    Tenho um B2, e estava pensando em comprar um B5, pra somar na captação, tbm captar ambiência, uso o Mic para gravação de voz, backings, violão, acordeon, essa eh a finalidade dos mics pra mim, pelo menos por enquanto…o B5 junto ao B2 seria legal? Ou algum outro Mic pra somar ao B2, ou até um outro Mic pra investir no lugar do B5…

    Valeu! Um grande abraço!

    • Danilo Gustavo 10262 em resposta a Thiago Tarcheski

      Olá Thiago!
      Aconselho um outro mic no lugar do B2, tente um AKG ou Neumann, você vai sentir muita diferença em suas gravações.
      Abraço.

  27. Olá Danilo, queria tirar uma dúvida contigo, seguinte:

    Eu tenho uma saffire pro 40 e ligo um ADA 8000 para expandir os canais. gostaria de saber se quando eu uso o ADA a conversao digital feita nele ou sinal é enviado via ADAT para a saffire e nela que o sinal é conevertido.

    Desde já agradeço pela ajuda.

    Abraço!

  28. Vinicius Kummer 8772

    Olá Danilo! Parabéns pelo blog e, se Deus quiser, brevemente estarei fazendo parte da área VIP. Mas enquanto isso, gostaria muito da sua ajuda para me auxiliar a terminar de montar meu (tão sonhado diga-se de passagem) home studio, se possível é claro! Vamos às dúvidas: 1º – Microfone: pelo que andei pesquisando, me parece que os microfones da AKG (c3000 e perception 420) não são top de linha, mas me parece que são bastante superiores a essas linhas de entrada (behringer da vida), estou certo? Qual vc recomendaria? Quero usar para gravar violões além da voz. 2º Preamp: tá certo que eu uso uma fast track pro (não é aquelas coisas), mas gostaria de saber, usando um preamp o som seria muito diferente (superior é claro)? Essa diferença não poderia ser alcançada na mixagem? Qual vc recomenda? 3º Gravando guitarra: quanto a isso a minha dúvida é a seguinte: eu gosto de usar pedaleira e microfonar o ampli. Estou pensando em comprar aquele ampli da fender de 15w pra usar só no estúdio. O que acha? Ou compensa usar plugins? E pra microfonar o ampli é melhor usar um microfone dinâmico né? Qual sua recomendação? Acho que fui um pouco extenso, mas no começo tudo é difícil! Agradeço desde já, e mas uma vez parabenizo pelo trabalho, você não deve nem imaginar o quão importante é a sua iniciativa pra quem está apenas começando! Fica com Deus!

    • Danilo Gustavo 9247 em resposta a Vinicius Kummer

      Olá!
      Obrigado pelo cometário.
      Bom, s microfones é isso ai, o C3000 e o Perception 420 são bem melhores que o B1, B2, etc.
      Para microfonar ampli você vai precisar de no mínimo 2 microfones, um dinâmico e um condensador.
      Abraço.

  29. Joao Marcos 8764

    Olá Danilo, por gentileza, gostaria de uma opinião sua.

    tenho os seguintes equipamentos:I5 4gb_ram, mesa yamaha mg102, interface tascam 1641, pre t1953 behringer, pre mic2200 behringer, mic akg c3000, mic behringer c02 overs, mic shure sm57, fones akg, ainda nao tenho monitores legais, uso um par de caixas de hifi so pra conferir mas faço a mix e master nos fones. tenho tb uma fast track pro que uso em outro pc com sound forge para master, uso as saidas da tascam no pre t1953 dou um gainho com as valvulas e entro na FT para master com sound forge, consigo bons sons. o que me recomenda? desde já agradeço, e parabens pelo seu trabalho. abraço.

  30. Desculpe Danilo, fui digitar seu nome e acabei digitando o meu sem querer

  31. Olá Daniel, tudo bem?
    Já comprei alfguns produtos seus.
    Meus equipamentos atuais são:
    PC Core 2 duo 1,8 com 4gb ram, HD 250 + HD 500 Gb, placa video 98oogt
    Par de MOnitores KRK 8 G2
    SUb Yamaha
    FOnes Porta pro e AKG 240
    MIC MXL 2010
    Pré da presonus Studiochannel (1 canal valvulado com eq, compr)
    Fastr Track Pro
    Bateria eletronica (pretendo usar com BFD 2, addictive)
    Ainda vou instalar no pc o CUbase 6 (original) com alguns vst’s e samples.
    O que você me aconselharia a comprar?
    Muito obrigado Abraço

  32. Gostaria de entender melhor porque normalmente sugerem 2 HD’s. É realmente necessário? Como se deve utilizá-los? Ou uma simples partição em um único HD resolveria o problema?
    Obrigado…vem ajudando muito!

  33. ola danilo, sou DJ e estou iniciando agora como produtor de musica eletronica, estou com um probleminha, alem da produção eu uso alguns equipamentos para apresentar um programa de radio WEB, tenho um placa de audio M-AUDIO FAST TRACK PRO, MONITORES E UM MICROFONE C-1 DA BEHRINGER, o problema é o seguinte, o software que uso para fazer meu programa de radio é o SAMBROADCAST, quando conecto meu microfone na placa externa, ele da sinal tudo só que no SAM, ele sai a voz apenas de um lado .. no caso quando seleciono portas 1/2 da placa ele funciona o lado direito, e quando seleciono portas 3/4 funciona o lado esquerdo, o estranho é que no software que uso para produção, ele funciona normalmente R.L e só neste software não funciona.. tentei outros programas de radialistas mas nenhum consegui configurar o microfone. se tiver algum caminho pesso que responda em meu email que albanezlive@ desde ja agradeço ..

  34. Grande Danilo,sou Deivinho Sanfoneiro acompanho muito seu trabalho sou muito se fã !

  35. Olé meu caro danilo! Primeiramente, boa noite e digo que de cara gostei do seu trabalho que é bem verdadeiro e social (rsrsrs!)Parabens!!
    Vamos lá. Eu tenho uma Mbox 1 (não se impressione, uso apenas o básico, sou iniciante, esse equipamento caiu de para quedas em minhas mãos) Uso o Pro Tools Le8, Tenho um Mic200 da Behringer que uso na saída da mesa de som pra o Mbox pra ter um Punch geral e não só da voz, tenho um microfone Arcano(aquelas cópias baratas do SM58) e um Condensador C1 da Behringer. Isso é o básico dos básicos eu sei, mas estou tendo um problema: Com o genérico da arcano que é um mic dinamico eu consigo fazer a gravação da voz sem problemas, mas com o condensador estou com um problema terrível com um chiado insuportável que deixa a voz praticamente inaudível. Já troquei cabos (detalhe importante é que é o mesmo cabo que uso no Arcano), já troquei entradas, já experimentei o microfone em outro local e funcionou, mas apenas na minha mesa ou diretamente no mbox que estou tendo este problema, poderia me ajudar neste quesito Danilo? Desde já agradeço pela força cara. E a todos que puderem me ajudar eu já agradeço!!!!!

  36. a faltou a coitada da bateria dtxplorer da yamaha e meu violao phoenix…valew

  37. danilo, gostei muito do seu site, vou acessa-lo mais vezes.
    olha sou vitima de gastos desnecessarios, sem planejamento mais ultimamente tenho parado pra pensar bem antes de comprar algo.
    meu home studio é bem simples.
    uma studiolive 16.4.2 – profire 2626 – pre eureka – powerplay ha 4700 beringher – monitores truth b2031a beringher – fones k 240 e k 77 akg – mics c2 b1 beringher- pc i5 2.8, 8gb ram, hd 2t, video gt 9800 1gb, monitores lg 22″ e samsung de 32″…
    axu q da pra fazer algo. o que vc me diz??

  38. Marcos André 7143

    Olá Danilo, pretendo montar um home studio, sem pretenção comercial, apenas projetos pessoais e de vez em quando fazer uns trabalhos com a banda da igreja, por exemplo: montar samplers que serão disparados durante uma apresentação, gravar percussões para dá uma ajuda pro baterista, produzir umas musicas pra publicar na internet (youtube), enfim. Mas não sei qual computador comprar. Penso em um notebook, pois teria mais mobilidade e, é mais barato do que comprar um desktop pro estudio e outro notebook pro palco. Mas qual? São muito caros para mim. Vi uns abaixo de R$1.500 (Lenovo, Asus,…) com processador Intel Core i3 e i5, AMD Vision e Fusion. Mas não sei qual atenderia minhas necessidades. Minha dúvida aumenta, pois vejo comentários e tópicos falando que tem de ter o máximo de memória cache, preferência dois HDs, enfim. Fico receoso de comprar um desses “baratos” e não servir. Outra dúvida, qual(quais) programa(s) servirão para mim? Cubase, Sonar, PT M-Powered, Acid ou outro?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Abraço

    • Danilo Gustavo 7429 em resposta a Marcos André

      Olá!
      Não indico AMD. Intel core I7, 4 Gb de Ram, 500GB de HD é a melhor opção para o que você quer fazer.
      Os softwares pode ser o Nuendo ou Cubase.
      Abraço.

  39. Boas Danilo. Digo desde ja que adoro seu trabalho!

    Eu queria ter meu home studio e gravar so voz.
    Mas tenho de ser poupado e nao gastar muito dinheiro.
    Ja comprei meu microfone é o C-1 da Behringer.
    Tenho pop filter. Tripe e um bom computador.
    Comprei tambem uns head phones e ja tenho o cabo XLR.

    Gostava que voce me indicasse uma boa placa de som que me possibilitasse uma boa gravaçao . cmps.

  40. Olá Danilo!Estou querendo comprar uma bateria acústica para fazer minhas gravações.Até R$ 1.500 R$ 2.000 consigo algo bacana?Claro que não estou contando com os pratos.Se vc pudesse me passar alguma marca,andei vendo as RMV crossroad,vale à pena?Obrigado!

  41. Meu irmão tenho uma excelente placa de som tenho um PC com 6 GB HD 500 MAIS MEU PC TRAVA TODA HORA, TENHO Pro Tools NAO CONSIGO GRAVAR ME AJUDE POR FAVOR MANO? WINDOWS 7 PROFISSIONAL.

    • Danilo Gustavo 6894 em resposta a Marcio carvalho

      Olá Márcio!
      Bom, não saber gravar em qual sentido?
      Existem vários fatores que podem não deixar você gravar, quais seriam?
      No site existem vários cursos para esse fim, além da área VIP, onde posto artigos com tutoriais em vídeo.
      Abraço e sucesso.

  42. Romulo Cássio 6585

    Olá Danilo, gostaria que vc me informace, se o mic AKG Perception 420 é bom suficiente para gravação de voz. Desde já obrigado

  43. Romulo Cássio 6266

    Olá Danilo, muito bom saber que existem pessoas que não têem medo de passar seus conhecimentos para os outros. Também sou assim e me identifiquei com vc. Sou locutor de fm há 15 anos, já trabalhei em rádios em minha cidade, Sete Lagoas/MG, Sul do Brasil e em Portugal. Me afastei da profissão, apesar de amar o radio, mas que por obras do destino acabei virando dono de transportadora. Só que, o amor pela profissão está falando cada vez mais alto e agora que já estou com minha vida mais estabilizada, pretendo voltar, começando por um home studio. Quero dicas de equipatos, já tenho o poderoso Sound forge, ha oito anos venho aprendendo a trabalhar com ele, uma mesa ll audio de 06 canais, 01 mic. shure8700 e placa de som sound blaster. Quero montar uma sala de gravação ou cabine de som. Me dê uma ajuda com dicas. Grato pela atenção.

  44. nildo lima 6258

    oi danilo a paz, olha comprei uma liquid saffire 56. sera que tem como voce mim dar uma força para instalar e configurar.ficarei muito agradecido. a paz e DEUS te abençoe muito mas, feliz ano novo. Irmão Nildo

  45. Wellington de Lamare 6017

    Olá, Danilo.

    Meu caso é o seguinte. Já gravei algumas coisas, inclusive batera usando meus equipos,que são:

    - Mesa Yamaha MG 16C
    - Interface Delta 1010 LT
    - Mic AKG C3000

    Agora estou pretendendo passar pra algo profissional, e estou em dúvida entre interface Profire 2626 (M-Audio) e Focusrite Liquid 56. Meu objetivo é, além de obter uma qualidade melhor do que a que tenho com a 1010, ter mais canais, no mínimo 16 à disposição.
    Os Mics, por enquanto, não estou podendo comprar um C414, mas quando puder, quero comprar. E também quero comprar esses que vc sugeriu pra batera, além de SM-57 e outros pra demais instrumentos.

    A sala, que é outro ponto fundamental, já estou providenciando. Porém, até se vc puder me dar uma dica sobre o que colocar nas paredes e teto, eu agradeço. Só pra vc ter uma noção, minha sala é pequena (aprox. 2,5 X 3,5), com um lado de parede dupla, com areia no meio. Do outro lado, parede simples, ainda sem isolação/tratamento. No fundo da sala, estou pensando em colocar pedra até meia altura. No teto, pelas condições da sala, vai ter que ser gesso.
    Então, se vc puder me dar um feedback geral sobre tudo que falei, eu agradeço muito mesmo. Afinal, nós, que estamos começando, precisamos aprender muito com pessoas que já têm experiencia e sabem o que estão falando, como você.
    Desde já, agradeço pela atenção.

    • Danilo Gustavo 6159 em resposta a Wellington de Lamare

      Olá Wellington!
      A ProFire é uma boa opção, já que é possível chegar a 26 canais usando dois adats, porém, a Liquid Saffire 56 chega a 28 In e 28 Out.
      Neste caso fico com a Liquid Saffire 56.
      Grande abraço e sucesso.

  46. OLA PRECISO DE SUA OPINIAO PRECISO COMPRAR AINDA UM MIC QUAL DEVO COMPRAR ´´CAD TRION 8000.ROD NT 2; MXL V76T.ME DA UMA FORÇA PRETENDO GRAVAR VOZ E VIOLAO MINHA MULHER CANTA E TEM UMA VOZ VOZ MEDIO AGUDA ANAZALADA. TO INDECIZO

    • Danilo Gustavo 5988 em resposta a DIEGO

      Olá Diego!
      Entre os três microfones ficaria com o Rode NT2a pois já usei e gostei muito.
      Abraço.

      • DIEGO 6241 em resposta a Danilo Gustavo

        OLA DE NOVO O QUE VOCE ACHA DE COMPRAR TAMBEM UMA Controladora De Estúdio Bcf2000 B-control Behringer Bcf 2000. TRABALHO COM O REAPER JA TENHO UMA TASCAN US 600 FIZ O PEDIDO DE UM CAD TRION E UM NT2 E UM PRE ART COM COMPRESOR E EQUALIZADOR PAR MONITORES iKey DE 8 E SUB DE 10. BARATO NA B&H NOVA YORK.

  47. Hassan Ramadan 5256

    valeu pela ajuda… vamos ver se consigo um hackintosh.. abraço

  48. Hassan Ramadan 4978

    Olá Danilo, recentemente eu adquiri uns equipamentos porque eu estava tentando tirar “leite de pedra” com uma mesa ligada no line in da placa onboard…
    e de Cara, comprei uma fast track pro, um b2 (Pelo Amor de Deus, não mande eu comprar outro rsrsrs). E estou usando um Dell XPS com i7 e como sabes a placa fornece uma copia do Pro Tools SE que é uma demo bem ruinzinha. Mas estou preocupado, porquê parece que o Windows 7 e a Plaquinha não se deram muito bem, este note bem poderoso ta começando a travar e lançar aquela famosa tela azul, sempre depois que eu defino algumas regulagens no compressor do pro tools, eu tentei usar o Nuendo, mas eu notei que a plaquinha e o Pro tools tem uma boa combinação, até em questão de controle de volume, etc… ah, mais um problema, tem hora que o som sai estalado… t+ abração

    • Danilo Gustavo 5047 em resposta a Hassan Ramadan

      Olá Hassan!
      Você vai conseguir gravar usando os equipamentos que comprou, porém, o erro que está acontecendo é por casa do sistema windows e não da placa de som.
      Tente formatar o sistema usando outro CD de instalação.
      Abraço.

  49. Carlos Alves 4917

    Danilo uso em meu home studio os headphone Akg K44 porém notei que tem vazado o click do metrônomo, tem um outro fone fechado nesta mesma faixa de preço que posso utilizar no aquário que não vaze som para o microfone?
    Muito Obrigado e aguardo resposta.

  50. Hola Danilo.

    Gracias por los consejos los llevaré en cuenta. Tambien te cuento que estoy por cambiar de software tambien, por eso quiero comprar tu curso DVD sobre Nuendo.

    Abrazo.

  51. Hola Danilo.

    Yo soy de Paraguay, formo parte de uno de los grupos numero 1 aquí. Tenia un home studio con las siguientes cosas:

    Hardware
    1. Tarjeta de sonido: M-Audio Delta 66
    2. Pre-Amplificador: PreSonus Blue Tube
    3. Micrófono: Behringer B-1
    4. Controlador MIDI: Axiom 25

    Sofware
    1. Adobe Audition 3.0
    2. FL Studio 10
    3. Varios VST

    Grabo en una pieza común y corriente con una pc multi uso (mi padre usa también la computadora para hacer trabajos de fotografía y videos) y con todo eso igual pudimos salir adelante con el grupo y ser actualmente los número 1 en todo Paraguay.

    Ahora, construí una sala de grabación semi-profesional porque mis intensiones son grabar temas acústicos. Quiero grabar guitarra acústica y eléctrica, acordeón, bajo, batería acústica, etc.

    ¿Qué me sugerís comprar? Teniendo en cuenta de que voy a empezar desde cero.

    Abrazo.

    • Danilo Gustavo 4145 em resposta a Delta

      Hola amigo, bienvenido al blog.

      Le aconsejo que compre una tarjeta de sonido con más canales de entrada.
      A ProFire 2626 es una buena opción, o un FireStudio Tube, o un FireStudio 2626.
      Aconsejo también cambiar el micrófono, tratar de comprar un AKG C3000 o AKG C414, o un TLM 103 de Neumann.
      Todo depende de cuánto dinero tiene para invertir en el equipo.

      Fuerte abrazo y éxito.

  52. Carlos Alves 3683

    Bom dia
    Tenho um modesto home studio com os seguintes equipamentos:
    Mesa digital yamaha aw16g(tem hd de 40gb, e leitor e gravador de cd) ainda funciona como controlador midi dos principais software, nunca utilizei como controlador.
    Placa m-audio Fast track usb
    Amp de headphone amp 800 behringer
    Interface midi Um-one rolard
    Headphone Akg k44 e 414P(mais pra palco porem deu uma punta mão gravando)
    Monitores Thonet & Vander vetrag(uso mais após mixar no headphone AKG K44)
    Pré Mic 200 behringer( este sim tá sendo a minha dor de cabeça, utilizando nas gravações notei que ele deixa um chiado, é normal desse modelo? eu estou utilizando errado? sinceramente to pensando em vende-lo porque gravando direto na mesa não sai chiado e não estou notando muito diferença a não ser em microfones que dá mais ganho, porem chiado a vontade).
    Microfones Shure beta58A e behringer C1
    Violões Godin multiac Acs(nylon), Taylor 114Ce(Aço) e um crafter (nylon) sem boca parecido com o Godin mais com um som diferente que adoro tambem.
    Me da uma dica pra conseguir o melhor aproveitamento e outra oque eu faço com pré mic200 afinal não tem nem 2 meses vendo ou vou tentar resolver o problema com autorizada.
    Muito Obrigado aguardo resposta.

    • Danilo Gustavo 3709 em resposta a Carlos Alves

      Olá Carlos!

      Parabéns pelos equipamentos que possui.
      Sobre o Preamp 200 Behringer dependendo do chiado é normal sim, geralmente esses modelos tem um chiado principalmente quando acentuamos o agudo.
      Posso dizer que você não foi muito feliz na escolha do Preamp Mic 200, pelo equipamentos que você tem, você merece um Preamp melhor.

      Grande abraço.

      • Carlos Alves 3725 em resposta a Danilo Gustavo

        Bom dia Danilo
        Muito Obrigado por me responder
        Tenho uma outra pergunta, qual preamp você me recomendaria, mais com um custo beneficio bom, nada muito caro como os avalon que ta fora da minha realidade.
        Algo que me de qualidade mais um preço nos meus orçamento e que não me de os chiado indesejado.
        Muito Obrigado

  53. Daniel Carvalho 3515

    Desculpe pelo post em local errado…sou musico tecladista há 17 anos e trabalho com produção há 10 mas sempre temos dúvidas e graças a DEUS existem pessoas como vc dispostas a ajudar gravei um disco todo em midi desde guitarras ate baterias e violões gostaria da tua opinião sobre este trabalho.thnx

  54. DANILO
    TENHO UMA BATERIA LUTHIER , BAIXO FENDER, GUITARRA LES PAUL SX, VIOLÃO TAKAMINE
    MESA XENIX 1222 USB , QUAL PLACA PRECISO PARA GRAVAR ESTES INSTRUMENTOS E MIC COM UMA BOA QUALIDADE
    OBS. GRAVADOR DIGITAL BOSS BR 1200 OU OUTRO CONTRIBUI PARA REALIZAR UMA BOA GRAVAÇÃO
    GRATO

    • Danilo Gustavo 3554 em resposta a ROGER

      Olá Roger!

      Você pode comprar a placa de som FireStudio Tube ou a ProFire 2626, ambas tem os canais com preamp, desta forma você não vai precisar de uma mesa de som.
      O Microfone tem vários, na faixa de R$ 900,00 tem o AKG C3000, MXL V69, M-AUDIO NOVA, e outros. Tem o TLM 103 que é muito bom, está na faixa de R$ 2.000,00 e tem o TLM 102 que está um pouco mais em conta e é um ótimo microfone.

      Abraço.

  55. DANILO
    TENHO UMA MESA 1222 FX USB/ MONITORES E MIC SM 58
    CONSIGO VIA USB GRAVAR NO PC E QUAL O PROGRAMA QUE EU TENHO QUE USAR NO PC
    GRATO

  56. Mais uma.
    Você tem alguma dica pra gravar violão plugado. Confesso que não gosto muito do timbre dos violões com capitadores.
    Uso um modelo – Walden com capitação Fishiman Classic – às vezes gravo com todos os botões (controles) no zero, todo abaixado. Sei que o melhor recurso para violão é o microfone, mas plugado evita interferências externas.
    Gosto de gravar instrumentos mais ao natural, nada mid (nada contra, apenas preferência pessoal).
    Tenho feito algumas gravações usando apenas voz e violão. Como não tenho baixo, gravo o mesmo no violão, depois usando um recurso do sonar, converto para uma oitava a baixo.Não tem aquele peso do baixo, mas já é algo bom.
    Uma dica interessante também ô Danilo, seria em qual sequência gravar, e também falar um pouco sobre a gravação da voz guia.
    Como você organiza suas gravações?
    Bom outro abraço e até mais.

    • Danilo Gustavo 3470 em resposta a Knaip

      Olá amigo!

      Então a qualidade da gravação de um instrumento vai depender muito do próprio instrumento, além é claro do músico. Se você tem um bom instrumento com boa captação você vai conseguir uma boa sonoridade.

      Hoje os timbres de violão que mais gosto é o Taylor e o Martin, essas duas marcas são top e tem timbres fantásticos, vale a pena o investimento.

      Eu costumo gravar com microfone e também plugado, e na mixagem junto os 2 canais, fica bem interessante.

      Sobre a organização em uma produção musical sempre escrevo o esqueleto da música em partitura, é como se fosse um projeto de uma casa, desta forma no final tudo da certo. Estarei escrevendo sobre o assunto.

      Espero ter ajudado. Grande abraço.

  57. Alô Danilo, em primeiro lugar parabéns por seu trabalho, dividindo sua experiência com todos nós.
    Meu equipamento não difere muito dos amigos aqui do blog.
    - mic 200
    - mic C3
    - monitor ms20
    - Edirol ua-25EX
    - notebook
    - mesa UB802

    Alguns ai relacionados você já deu a dica de trocar.
    A razão por eu usar a mesa é que consigo gravar em dois canais, se ligo o violão ou microfone direto na interface tenho que escolher L ou R.
    Comprei mic200 por indicação de um amigo pra ter um ganho na gravação.
    Microfone estou pensando em comprar: Audio Technica – AT2041SP Kit Mic. Condensador Entr. Lateral
    Estou em busca do famoso custo benefício.
    Estou interessado em comprar um de suas vídeos aula. Quero ficar bom na arte de mixar, etc e tal. Qual sua indicação?
    Um abraço

  58. Olá o tópico é velho mas sempre tem alguém começando meio tarde como eu. Bom eu tenho um PC atual com processador Atlon 3.2 com 2512 Ghz de memo e HD 300 Ghz, interface de audio M-Audio Delta 1010LT Utilizo o Reaper e o Sonar X1( utilizo com mais frequência) uma mesa Xenix 1222USB FX. ainda não tenho microfone condensador possuo 2 LeSon profissional um SM 58 e um SM 47 ambos tem um som interessante principalmente para captar uma guitarra, mas sei que para voz ainda não estou bem servido. Gostaria de sua opnião sobre meu equipamento estou utilizando pela falta de verba um aparelho da Toshiba antigo com amplificador como monitores de referencia, acha que consigo um som legal

    • Danilo Gustavo 3463 em resposta a Aquila

      Olá Aquila!

      Bom pra você está faltando um microfone condensador legal. Agora o que você precisa também é um monitor de áudio. O restante está legal, você vai conseguir tirar um som.
      Com o tempo você vai investindo em seus equipamentos e tendo a cada dia uma melhor qualidade em suas gravações.

      Grande abraço.

  59. Marcelo Rezende 3240

    Oi Danilo. Que bom ver que você tem ajudado tanta gente, compartilhando humildemente seus conhecimentos e vivência. Parabéns por isso e por sua competência. Bem, em vez de montar um Home Studio para minhas gravações (que são apenas voz e, eventualmente canto), pensei em comprar um gravador de áudio usado para cinema, como Edirol R44 Roland. Veja link da B&H nos EUA e especificações técnicas: (http://www.bhphotovideo.com/c/product/542280-REG/Edirol_Roland_R_44_R_44_Solid_State_Four_Channel_Portable.html/ul/P/umse/0). Na B&H custa U$995. Veja se minha ideia vai funcionar bem: uso o Edirol (24Bits/192kHz) com um bom microfone (talvez o MXL 770 que vc sugeriu numa de suas respostas, pelo baixo custo), faço a gravação de voz e passo via cartão SD para o computador e edito nele apenas usando um software de áudio. Daria certo? Ficaria bom o suficiente? Aproveito para pedir mais uma coisa, por favor. Faço gravações secas ou com trilha, geralmente narrações e documentários. Uso voz mais grave, que precisa ter peso e brilho. Se o preço do microfone não importasse, quais me recomendaria para conseguir uma boa qualidade para documentários, onde há necessidade de graves médios e profundos? Amigo, grande abraço. Marcelo.

    • Danilo Gustavo 3280 em resposta a Marcelo Rezende

      Olá Marcelo!

      Então amigo, não sei se você vai fazer gravação externa, mais se for gravação em estúdio não precisa ser exatamente esta placa. Uma placa de som com 2 canais seria o suficiente para você.
      Leia este artigo sobre a placa de som M-Audio Fast Track Pro USB.
      Sobre o Microfone pode comprar o Neumann TLM 103 que você terá grandes resultados.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

  60. gabriel da costa 3142

    eu tenhos esse equipamentos:
    -microfone b-2 da behringer condensador
    -placa de m-audio fast track2
    -guitarra da ibanez

    consigu gravar uma guitarra com boa qualidade e uma voz com boa qualidade ?

    olhas uma musica q minha banda gravamos em casa
    http://www.youtube.com/watch?v=te4W3gPJBt8

    • Danilo Gustavo 3185 em resposta a gabriel da costa

      Olá Gabriel!

      Escutei seu som.
      Pelos equipamentos que você citou na lista algumas coisas precisam ser vistas. Lembrando que o comentário que vou fazer não é para rebaixar a gravação e sim te ajudar a conseguir um som melhor.

      Bom vamos lá…

      Bateria:
      Com 2 canais fica complicado conseguir uma boa qualidade, com uma placa de som de 8 canais você vai conseguir ter um melhor resultado, pelo fato das peças estarem cada uma em um canal.

      Guitarras:
      As guitarras podem melhorar um pouco o timbre também, porém elas estão se saindo melhor no geral. Não sei se você uso pedal, cubo ou simulador de amplificado, depois deixa um comentário de como gravou elas para poder te ajudar sobre a gravação delas.

      Voz:
      Escrevi um Artigo de como deixar a voz legal em uma mix. Na sua gravação é possível perceber que a voz tem muita variação de altura e timbre, a variação de volume pode ser resolvida com compressor e automação no cala da voz, e o timbre é resolvido falando para o cantor não sair da frente do microfone.
      Outra coisa na voz é a afinação. Claro que dificilmente vamos pegar um cantor que grave a voz 100% afinada, sempre é preciso fazer correções, então sempre aconselho usar o melodyne para afinação. Caso você não usei ainda tenho um curso sobre ele – Melodyne.

      Espero ter ajudado e é isso amigo, continue gravado que a cada gravação você vai ganhando experiência e conseguirá melhores resultados.
      Grande abraço.

  61. Rosildo Silva 3121

    Ola Danilo,tenho uma placa 10/10 delta é legal???

  62. ola ..tenho uma placa m audio um corel 2duo mic B2.e trabalho com o Mixcraft5 sera q posso fazer algo legal

    • Danilo Gustavo 3088 em resposta a joelson

      Olá Joelson!

      Os equipamentos que você possuí é para um Home Studio que está iniciando, então com certeza você vai conseguir gravar, porém com o tempo você mesmo vai nota que seu som não está saindo do jeito que é pra sair, é onde você vai querer trocar alguma coisa, e quando for trocar veja primeiro o microfone.

      Mais Joelson, não fique desesperado em querer tudo de uma vez, e vai com calma, faça suas gravações com o que você tem, pois quando comecei não tinha nem esse microfone.

      Sucesso pra você e mão na massa amigo.

  63. Olá DAnilo, td bem? já comprei com vc uns cursos, estou montando um home studio, disponho dos seguintes equipamentos:

    Fast track pro, tube pre, mdx4600 behringer, um mixer alesis 6multimix FX (não usb), nanoKontrol Korg, B2 Behringer, tenho usado ezdrummer, teclado com conexão usb, uma bateria staff drum (básica), guitarras e baixo, e o q preciso de periféricos para melhorar o som.

    grande abraço

    • Danilo Gustavo 3030 em resposta a Takeshi

      Olá Takeshi, tudo bem Graças a Deus.

      Para melhorar seu som de imediato eu recomendo um outro Microfone. Agora é claro que esse outro microfone não pode ser algo próximo do valor do B2. Então, é preciso saber o quanto você vai querer investir em um novo equipamento, para então saber se está no momento certo ou se deve guardar um dinheiro a mais e comprar o equipamento futuramente.

      Abraço.

  64. Olá Danilo! 3 mil reais! valeu!

  65. henrique 2782

    Olá, Danilo parabéns por seu trabalho e por tirar as dúvidas da galera, bem sou musico profissional e como todo musico meu sonho e ter um estudio. Ja fiz produçoes em outros estudios alugados, bom estou no começo e já dei uma mancada pois comprei uma placa da beringher a BCA2000 ela é boa mas so roda em XP to até vendendo ela ta na caixa com tudo, bom meu equipamento atual é um note dell 15 com 500 de memória e 4 gb de hd com windows 7 basic e 64 bit mais um hd externo de 1 tera uma M-audio fast trak pro par de caixas ns10 yamaha e vou instalar o protools 8 m- powered, não sei usar muito bem o pro tools vc tem algun curso dele ? meu equipamento é ideal para rodar o protools e vou precisar atualizar os drives por favor me ajude, desde já agradeço

    • Danilo Gustavo 2835 em resposta a henrique

      Olá Henrique!

      Como você mesmo disse, na Fast Track Pro vai conseguir instalar o Pro Tools M-Powered. Você vai conseguir fazer o Pro-Tools funcionar ai sim, porém me parece que o Pro-Tools M-Powered tem limitações de pistas para gravações.

      Grande abraço.

  66. André Paulino 2511

    Olá Danilo,

    Já acompanho seu trabalho algum tempo, segue abaixo os equipamentos que tenho e vê o que acha por favor.

    - Behringer Ms40 Ms 40 Caixa De Som Estúdio Monitor Ativo
    - Mesa De Som Xenyx X1222usb Behringer+usb+compressor+efeitos
    - Placa de som ucontrol uca202 (comprei a mesa pois não achei está placa legal.
    - Microfone condesador da Behringer C1
    - Pc intel core i3 expansivel até core i7, ram de 4GB expansive até 16GB
    - sonar Home Studio Original.
    -bateria uso samples da ezdrummer.
    - violão de Aço da groovin ativo com entrada balanceado
    - Guitarra da Groovin
    - Baixo 5 cordas Strinberg ativo
    - violão naylon Di giorgio
    - Teclado Korg x50

    • Danilo Gustavo 2769 em resposta a André Paulino

      Olá André!

      Parabéns pelos equipamentos, já dá para tirar um som bem legal.

      Quando for fazer um upgrade me comunique que posso te indicar alguns equipamentos bem legais, e talvez você não gaste quase nada, já que poderá trocar muitas coisas.

      Grande abraço.

  67. Danilo, tenho um i7 2600, audio onboard realtek, microfone shure sm 58 e mesa de som wattsom balanceada 8 canais! uso o samplitude e o sound forge para gravação de spot’s(propaganda de rua e rádio)! gostaria de melhorar a qualidade de minhas pequenas produções. O quê vc me sugere?
    Obrigado e gde abraço!

    • Danilo Gustavo 2489 em resposta a MARCIO

      Olá Márcio!

      Bom em minha opinião o que vai ser interessante você ficar é o computador o restante para se ter mais qualidade você terá que trocar.

      Tente pegar uma placa de som com Preamp, com isso você não vai precisar de mesa de som.

      Um Microfone condensador com diafragma grande.

      Se você pegar esses equipamentos a qualidade vai ser muito, mais muito superior a que você tem hoje.

      Grande abraço.

      • MARCIO 2760 em resposta a Danilo Gustavo

        Obrigado danilo! poderia sugerir alguma marca e modelo? se não for pedir muito! gde abraço!

  68. Valdiney 2355

    Olá Danilo encontrei seu site recentemente e não sei se é tarde para comentar mas tô tenteando
    eu queria saber de vc, eu tenho um MIC Behringer B2 e queria saber se vc conhece Ele se é bom mesmo ou qual vc me recomenda na mesma faixa de preço obrigado!!!!

    • Danilo Gustavo 2370 em resposta a Valdiney

      Olá Valdiney!

      Bom eu já usei o mic Behringer B2, é um microfone básico para um Home Studio, a maioria das pessoas que está iniciando compra ele, pelo custo benefício e por ser condensador. Eu usei um MXL 2006 e gostei muito dele, e está na mesma faixa de preço do B2.

      A minha indicação é, se você for trocar o B2, junte um dinheiro para comprar um microfone legal, na faixa de R$ 1.500,00 você já consegue um bom microfone. Se você for trocar o B2 por um microfone na mesma faixa de preço não terá grande diferença.

      Grande abraço.

  69. Maurilio Eduardo 2289

    dai Daniloo td Ok? olha, acho que a maior duvida seria em gravações com violao mesmo. por exemplo, se uso dois microfones… devo inverter a fase de um? como devo calibrar os dois? tirar o grave de um para por no outro? ohhh duvida que ninguem explica…abracao mano

    • Danilo Gustavo 2303 em resposta a Maurilio Eduardo

      Olá Maurilio!

      Estou preparando alguns vídeos para os Assinantes Premium justamente sobre esse assunto e outros também. Breve já estará disponível e deixo o link aqui no Blog.

      Grande abraço.

  70. MelkFeitosa 2180

    Olá Danilo!
    Seguinte se eu comprar uma M-audio profire 2626 posso o usar o ADA-8000 behringer para expandir os canais?
    Obrigado! Abraço!!

  71. Márcio Jr 2026

    olá danilo gustavo gostaria de saber algumas informações suas sua musico a 6 anos toco varios instrumentos de corda, percussão e sopro atualmente começei a me interessar por produção musical então começei a estudar alguns softwares atrves do seu curso. quero montar um home studio como minha grana é pouca com prei um mic 100 uma fast track usb e um behringer c-1 gostaria de saber oq mais preciso? esses equipamentos são bons? teho um quartinho de 3m² nos fundos de minhas casa oq preciso para que ele tenha um bom tratamento acustico? abraço e espero sua resposta

    • Danilo Gustavo 2034 em resposta a Márcio Jr

      Olá Márcio!

      Sabemos que o Mic 100, Fast Track USB e o Microfone Behringer C-1 não são equipamentos TOP, porém você vai conseguir gravar sim.
      Agora caso queira fazer u upgrade para melhorar seu som me avisa que te dou umas dicas do que fazer para conseguir outros equipamentos sem gastar muito.
      Sobre a acústica tem sobre o assunto no eBook Como Montar um Home Studio e também no Artigo Gravando em meu Home Studio – Parte 4 e também sobre Isolamento acústico.

      Grande abraço.

  72. Alécio Brazil 1990

    Bom dia Danilo.

    Eu escuto muito suas gravações e mixagens e tenho observado que o som que voc tira dos violões são firmes e definidos e por mais que eu tente não consigo tirar um som nem mesmo próximo ao seu.JÁ mudei o mic para várias posições e distâncias, já mudei o local da palhetada no instrumento e até mesmo a palheta e ainda assim não consegui. O que voc pode me sugerir para melhorar a captação do violão. ( mic B1 Behringer e violão Falcon cordas de aço 010 D’ario. Obrigado e um forte abraço.

    • Danilo Gustavo 2015 em resposta a Alécio Brazil

      Olá Alécio!

      Então, são 3 coisas que define um bom timbre:

      Instrumento – Músico e Equipamento.

      Um bom som de Violão requer esses 3 itens. Vamos fazer assim, me manda um Violão que você gravou em meu email para escutar como está.

      Grande abraço.

  73. Alécio Brazil 1950

    Parabéns pelo trabalho que vem realizando no meio musical e obrigado pela ajuda e informações do que é melhor para crescermos juntos apesar de muitas pessoas ainda não gostarem de passar alguma técnica de gravação ou algo semelhante mas voc é diferente, parabéns.
    Danilo, os equipamentos que disponho no meu home são:

    PC core 2 duo 2,8 ghz 8gb de memória DDR 3 Win7 64 bits
    Mesa Yamaha 01v96
    Placa delta 1010 LT M-Audio
    Monitores KRK 8″ G 2
    Mic’s B1 Behringer, Shure SM 57 e um kit para bateria AV-Leader
    Pedaleira GT10 Boss
    Baixo Strimberg 6 cordas ativo
    Violão Falcon modelo SD-30CBK
    GTR ibanez modelo GSA20 e uma Samick Artist Séries

    Estou pensando em trocar minha placa por uma 2626 m-audio e o mic B1 por um C3000 da AKG. O que você me diria pra dar uma melhorada no som ou até mesmo na captação do studio. Só mais uma dúvida Danilo. Como você grava o baixo? Com direct ou em linha? Valeu e fique com Deus.

    • Danilo Gustavo 1959 em resposta a Alécio Brazil

      Olá Alécio, primeiramente obrigado pelo comentário.

      Legal seus equipamentos. Iria te indicar justamente isso, trocar seu microfone condensador, e sua placa de som.
      O AKG C3000 é superior ao B1 sem sombra de dúvidas, e a ProFire 2626 de cara já ganha nos Preamp, com certeza você terá bem mais qualidade.
      Sobre a gravação de C. Baixo eu faço com Direct Box, uso um Yamaha TRB.

      Grande abraço Alécio.

  74. Bom dia, grande Danilo…

    Bem, vou copiar os demais comentários acima e dizer o que tenho pra gravar em casa. Bem acho que de todos os leitores do blog sou o mais iniciante… hehehe

    Notebook Intel Dual Core, 4GB, 250HD
    Placa M-AUDIO Fireware 410
    Mic Senheiser (esquecí o modelo)
    Guitarra Jackson JDR 94 Concept
    Baixo Music Man Styng Ray 4 cordas
    Baixo Music Man OLP 5 cordas
    Baixo Ibanez BTB 205 5 cordas (tantos baixos pois sou baixista, hehe)
    EZDrummer
    Sonar 7 e XI
    Sound Forge Audio Studio 10
    Guitar Rig 3 e 4
    Reason

    Acho que é isso que uso. Nâo tenho nenhum tipo de isolamento. Estou procurando uma nova placa de áudio (melhor) e um PC. Gostaria de saber qual boa e barata configuração pra PC (que eu não tenha problemas corriqueiros) e uma boa placa, que eu possa num futuro próximo, fazer experiências com gravação de bateria acústica. Sou pai de família (tenho 3 filhos), portanto quanto menos gastar melhor, desde que, é claro, tenha um produto que não me dê problema todo dia.

    Aproveito para perguntar sobre a Tascam FW-1082, é viável? Existe produto com a mesma qualidade e mais barato ou com o mesmo preço no mercado?

    E sobre os Mac’s, são realmente melhores computadores para gravação, ou em consideração ao custo/benefício estão a mesma coisa, ou quase a mesma coisa que PC’s???

    Abraços,

    Leandro

    • Danilo Gustavo 1958 em resposta a Leandro Andrade

      Olá Leandro!

      Bom vamos a sua dúvidas sobre a placa de som, e o computador para gravação.
      A Placa de som para o seu caso tem que ser de 8 canais, já quer está querendo futuramente gravar bateria, então já escolha uma interface de áudio de 8 canais.
      Essa interface de áudio Tascam FW1082 FireWire, é uma boa opção. Pelo que eu vi ela está em torno de R$ 2.500,00. As outras opções são: PreSonus Firestudio e Firepod, M-Audio ProFire 2626, MOTU 828mk3, M-Audio ProjectMix, Digidesign 003 Rack, Apogee Ensemble.

      Sobre usar MAC ou PC posso dizer que o MAC é mais estável que o PC, tenho os 2, porém para gravação uso mais o Windows do que o MAC. A maioria das pessoas que reclamam de PC Windows, é porque vivem instalando um monte de Software, e usando internet, isso acaba com o PC, e acabam tendo que formatar. Posso te dizer que um PC com apenas os Softwares que você vai realmente usar, e sem internet nele, ou seja, usar apenas para gravação, dificilmente você terá problemas com o Windows.

      Grande abraço Leandro.

  75. OI Danilo…..nao sei se o que vou dizer é besteira o inviavel……..não sei, mas é só um sugestão. Observo que muita gente posta aqui no blog, inclusive eu, dizendo sobre a intenção de necessidade de dispor de um determinado equipamento para adquirir outros e outras pessoas estão pesquisando sobre o que comprar para começar….pensei que vc poderia dipoor de um local onde quem tem pra vender pudesse relacionar os equipamentos que esta vendendo e deixar um e-mail ou fone para contato…vc nao teria reposnabilidade nenhuma. Digo isso pq o publico do seu site é singular…..e ainda contam com a sua preciosa ajuda e colaboração e seria bastante prático para este publico. Nao quero vc vc faça um novo “mercado livre”…rsrsrsr..nao é essa a idéia…seria um tipo de classificados… especifico desse nosso publico. Olha se estou falando besteria me desculpe viu….gde. Abraço

    • Danilo Gustavo 1925 em resposta a Giovani

      Olá Giovani!

      Você tem toda razão, 100% que estão aqui no Blog, estão à procura de melhorar suas gravações, com isso a vem a procura de novos equipamentos. Estarei implantando isso no site com certeza, creio que vai ser de ajuda para todos.

      Grande abraço Giovani, e obrigado pelo comentário.

  76. Giovani Júnior 1890

    Olá Danilo, parabéns pelos posts estão bem legais e me ajudam mto. A minha dúvida é em questão de interface, pois por enquanto estou sem nenhum equipamento de áudio, e pretendo comprar a fast track pro da m-audio que dei uma olhada bem detalhada e gostei bastante, e msm sabendo q quando eu for comprar eu farei um teste, gostaria de saber se msm com ela é recomendável q eu arranje uns préamps melhores ou da pra ir indo no começo pra dps adquirir?

    Desde já agradeço.

    • Danilo Gustavo 1921 em resposta a Giovani Júnior

      Olá Giovani!

      Legal que esteja aproveitando o conteúdo aqui do Blog.
      Sobre a Interface de áudio, você pode sim adquirir a Fast Track Pro e começar suas gravações usando os Preamp dela mesmo.
      Só me diz uma coisa, você já tem microfone? Sua sala já tem isolamento acústico para evitar ruídos externos?

      Grande abraço e obrigado pelo comentário.

      • Giovani Júnior 1934 em resposta a Danilo Gustavo

        Então, microfone eu já tenho sim, é um SM580 da marca GPA, é dinâmico e tem uma boa qualidade, e à respeito do isolamento ainda n fiz isso pois preciso de grana pro prés primeiro q ainda vão demorar um pouco, mas já estou pesquisando vários métodos para um bom isolamento.

        Abraço

        • Danilo Gustavo 1937 em resposta a Giovani Júnior

          Então Giovani, minha indicação é um microfone com diafragma grande, assim você terá melhores resultados em suas gravações. Porém você vai precisar de uma sala silenciosa, pois esses microfones captam qualquer ruído, então não pode ter vazamento na sala, por isso pergunte do isolamento. Caso não queira isolar a sala inteira, faça uma cabine para gravar voz e violão.
          De prioridade a Interface de áudio, o Microfone Condensador e o isolamento acústico ou cabine.

          Grande abraço.

          • Giovani Júnior 1943 em resposta a Danilo Gustavo

            Ok Danilo, muito obrigado pela atenção, quando começar as gravações me atentarei a todos esses pontos.

            Abraço.

          • Danilo Gustavo 1946 em resposta a Giovani Júnior

            Legal Giovani. Grande abraço.

  77. Olá danilo já tenho alguns equipamentos o que falta ainda?
    Pc P4 4gb ram, 1 hd 80gb, 2 hd tb,nuendo 4, vsts de bateria e instrumentos, violão walden t550b, baixo sem marca(rssss), guitarra strimberg com captação da shelter top, controlador m-audio oxygen 61,
    fone akg k240,mic akg perception 420, akg c1000s, 2 akg perception 170,anti puff,placa audiobox da presonus 2canais e duas caixinhas de abelha da hp(rsrsrs)e muita vontade de gravar.obs; tenho quase todos seus curso não sei se você se lembra (marcosmusicando).

  78. Boa tarde danilo.
    Estou usando um pc core 2 duo, 4 gb de memoria, HD 750 GB placa mae asus.
    Placa de som: M audio fast track pro
    teclado: roland JV 1000 (tbm o uso como controlador midi).
    violão: Takamine EG124C (NYLON)
    Tagima (Aço)
    Baixo: Ibanez G10.
    monitores: bx5a (m-audio)
    microfone: shure sm 58, samsom Q8, MXL 990 (CONDENSADOR).

    Estou pensando em dar um UP no meio do ano… o que vc listaria de imediato pra mim? gostaria que desse uma analizada nos audios que tenho produzido.
    Bateria eu uso o EZDrummer.
    abraço

    • Danilo Gustavo 1919 em resposta a ricardo

      Olá Ricardo!

      Parabéns pelos equipamentos.
      Bom eu te indicaria um Preamp Channel Strip “Artigo sobre Channel Strip“, e outro microfone, já que você quer dar um Up.
      Para bateria indico o BFD 2 ou o Superior Drummer 2.
      Agora sobre placa de som, violão, etc… Preciso saber o quanto mais ou menos você pretende investir, para não passar alguns equipamentos que ultrapasse seu orçamento.
      Vamos nos falando até a realização da compra.

      Grande abraço.

  79. Rogério 1885

    Danilo Bom dia,

    Tenho estes equipamentos será que da pra tirar um bom som na gravação da minha banda???, pretendo também começar a gravar outros artistas, me de uma dica blz?

    DAW nuendo 4
    1 Mic Behringer c03 condenser
    1 pré Behringer mic200
    1 Placa Delta 1010LT
    1 Fone Beheringer HPS3000
    1 Kit Mic bateria Cad DMTP-7
    1 PC core i3 2.8Ghz com 4Gb memória hd 1TB placa de video 256mb
    *Mesa de som e Monitores ainda não tenho utilizo a mesa Ciclotron 16 canais da Igreja para gravar bateria e meu mini sistem 250w RMS como monitores.*

    Instrumentos da banda:

    1 baixo Fender Precision
    1 Guitarra Epiphone Studio
    1 Guitarra Epiphone Standard
    1 bateria RMV ROAD
    Pedais analógicos boss e line6 e 1 – V-amp Bass

    Aguardando seu comentário

    Abraços

    • Danilo Gustavo 1898 em resposta a Rogério

      Olá Rogério!

      Com o que você tem já da pra gravar, porém vou dar algumas dicas para conseguir melhorar seu com, é claro que você não precisa fazer de imediato, mais se você conseguir seu som vai melhorar e muito, e não vai precisar tirar muito dinheiro do bolso.

      Olha alguns equipamentos que acho que você deva se desfazer:
      Preamp Behringer Mic 200
      Placa delta 1010 LT

      Com o dinheiro que você conseguir com esses equipamentos, é possível comprar uma placa de som externa que já tenha Preamp, só ai já eliminamos a mesa de som, o que nos traz mais qualidade, pois essa mesa não é legal.

      Bom feito isso é só você plugar os 8 microfones da bateria na placa de som externa que você vai conseguir gravar os 8 canais individuais.

      Outra coisa se você conseguir no momento é um monitor de áudio. Com ele você vai conseguir ter melhor definição dos instrumentos e acostumar os seus ouvidos com um bom som.

      Depois disso é só gravar, e com o tempo você vai adquirido outros equipamentos.

      Grande abraço Rogério.

  80. Geison Messias 1883

    Olá Danilo!

    Quero acabar com os “chiados” nas minhas gravações amadoras, feitas com a placa de som e os microfones embutidos do notebook! rsrs. Depois de ler o e-book “Como Montar um Home Studio” vi q não é tão difícil começar um home como eu pensava! Por isso decidi investir em equipamentos profissionais. Bom, como tô começando e não tenho muito para investir (por enquanto), vou adquirir uma placa de som (M-Audio Fast Track), um microfone condensador (Behringer C1) e um fone de ouvido fechado (Behringer HPS 3000), e já tenho um violão Gianinni, um D’Giorgio e um teclado Yamaha. A placa e o microfone eu vi aki na sua loja do blog e achei os preços acessíveis.

    O que vc acha do microfone, da placa e dos outros equipamentos? É bom pra quem tá começando?

    Espero que possa me ajudar!

    Bom Fim de Semana e OBRIGADO!

    • Danilo Gustavo 1895 em resposta a Geison Messias

      Olá Geison!

      Você comprando a placa M-Audio Fast Trac Pro já vai resolver o problema com chiados e latência. Sobre o Microfone, no lugar do Behringer C1 pega o MXL 770, você vai gostar mais.

      Sobre os violões, eu já usei em minha gravação um Di Giorgio serie especial que o som é fantástico, cordas de nylon.
      Agora não se preocupe com tudo de uma só vez, pense na placa e no microfone, depois faça algumas gravações com os instrumentos que você já tem, e tente tirar o melhor som possível com eles.
      Quando você iniciar as gravações com a placa de som e o microfone, vamos nos falando por aqui, para conseguir o melhor possível com o que você já tem.

      Grande abraço e boa semana para você.

  81. oi DAnilo…..Gravo com uma delta 1010, mesa Mackie, Mic B2,teclado roland xp60, violão crafter captação fishman(?), guitarra fender custon shop e D’armond, baixo fender, bateria Pacific FS, uso um kit da sansom p/ gravar batera…bom to querendo por uma firestudio tube e trocar o microfone p/ grvar voz e os da bateria……vc me indica alguma coisa?

    • Danilo Gustavo 1875 em resposta a Giovani

      Olá Giovani!

      Esta no caminho certo, iria sugerir isso mesmo, pegar uma placa externa e trocas os microfones de voz e bateria.
      Microfones para Bateria, indico os mesmos que passei para o nosso amigo Alexandre no comentário acima.
      A placa de som FireStudio Tube é muito boa, pode comprar sem medo. E o microfone para voz existe vários, depende a faixa de preço que você quer pagar.
      Me diz um valor aproximado que você queira pagar em um microfone que te falo alguns que esteja em seu orçamento.

      Grande abraço.

      • Giovani 1878 em resposta a Danilo Gustavo

        Oh Danilo….legal sua atenção é impressionante…
        eu pretendo gastar em torno de uns $$1.000,00 no mic de Voz……e vou ver c consigo ir comprando aos poucos os mic de bateria q vc indicou para o Alexandre. Detalhe: moro perto do Paraguay…..Salto Del Guairá e um pouco mais longe fica Puerto Strosner, tenho parentes morando la……e os preços são incrivelmente muito, mais muito mais em conta……e vc conhecendo a loja e o pessoal vc consegue até garantia…….pra vc ter uma idéia a firestudio la pego por menos de 1.000(REais)….e tenhor visto aqui por até R$2.700,00…la é sempre a metade do preço daqui…. em dolar…..

        • Danilo Gustavo 1879 em resposta a Giovani

          Olá Giovani!

          Sempre que possível respondo aos comentários no mesmo dia, às vezes até na mesma hora que foi postado, tem dias que estou mixando ou gravando ai demoro um pouco na resposta, mais respondo.
          Bom realmente fora do Brasil tudo é mais barato, aqui se paga muito caro nos equipamentos importados, e mais caro ainda nas coisas que são feitas aqui, vai entender né…
          Legal que escolheu comprar os microfones de bateria individualmente, não sou muito fã de kit completo.
          Sobre o Microfone para voz, conheci um esses dias onde fiz um teste com ele e gostei muito, o nome dele é Sterling modelo ST69 Tube, muito bom ele, um som encorpado e com muita clareza, testei ele ao lado do Rode NT2A, e o Sterling é bem melhor. Aqui ele está na faixa de R$ 1.600,00. Fora do Brasil creio que por $500 dólares você compra um.
          Fora esse tem os mais conhecidos como o AKG C 414 que é muito bom, porém é um pouco mais caro, o Neumann TLM 103. Mais se você não tiver condições de pegar um desses 2, pode pegar o Sterling ST69 que você vai gostar.

          Grande abraço.

  82. Alexandre 1862

    Olá Danilo os equipamentos q disponibilizo no momento são:
    PROCESSADOR CORE I5, HD 1T, 4GB RAM, PLACA SHIPSET
    M-AUDIO PROFIRE-2626
    CONTROLADOR MIDI AXION 61 DA M-AUDIO
    MONITORES KRK ROCKIT 5
    FONE AKG K 240
    MICROFONE AKG C3000B
    VIOLÃO STRIMBERG ( rsrsrs )trocar né?????
    Quero usar batera acústica e vou precisar expandir os canais, o que vc me indicaria, mesa ou expansor rack??? que microfonação poderia usar?? Microfones bons e baratos heheh, e se presisaria investir em pré valvulado pra voz?? Obrigado Danilo por tudo que vem fazendo por nós, ta sendo de importante ajuda…t+

    • Danilo Gustavo 1863 em resposta a Alexandre

      Olá Alexandre!

      Parabéns pelos equipamentos que tem.
      O Violão Strinberg Jumbo tinha um, e gravei com ele por um bom tempo, depois de 2 anos que comprei o Taylor. Vai gravando com ele até conseguir um dinheiro para trocar.
      Sobre os microfones para batera, tem alguns que são legais e não são muito caros.

      Bumbo: AKG D-112, Shure Beta 52, Sennheiser E602, Audio-Technica AE2500.
      Caixa: Sennheiser E604, Shure SM 57.
      Toms: Sennheiser E604, Shure SM 57.
      Room e Overheads: AKG C-1000, AKG C-451, Rode NT-4, AKG C-414, AKG C-3000b.

      Para expandir os canais da Profire 2626, indico a DigiMax FS.
      Grande abraço e espero ter ajudado.

  83. Diego Drums 1848

    Boa tarde Danilo, O que estou usando é:
    Notebook STI Dual core 2.0 2gb/hd-320 + hd externo de 1Tb
    Placa de audio M-Audio 1814
    Conversor ADA-8000 behringer
    Monitores behringer 3031
    Microfones Superlux.

    Deus te abençoe.

    • Danilo Gustavo 1859 em resposta a Diego Drums

      Olá Diego!

      Legal os equipamentos, parabéns.
      Acredito que você já esteja tirando um som legal, quando for querer fazer um upgrade deixe seu comentário sobre o que está em mente para comprar que te ajudo na escolha.
      Grande abraço e obrigado pelo comentário. Deus abençoe.

  84. Olá Danilo, bom tópico principalmente para quem está começando.

    Eu tenho:
    Notebook HP pavilio dv6000 – 4gb de RAM – 160gb de HD – Turion x2
    Placa: ProFire 2626 m-audio
    Conversor ADA-8000 behringer
    Monitores KRK Rokit8
    Controlador UMX61 behringer
    micorfones: Um AKG perception 100, Dois PG81 Shure

    Acho que o mais me falta são prés.

    T+

    • Danilo Gustavo 1858 em resposta a Leonardo

      Olá Leonardo!

      Parabéns pelos equipamentos.
      É realmente o que está faltando para você é um Preamp, você grava bateria acústica ou usa samples?

      Abraço e obrigado pelo comentário.

  85. Doglair Amaral Leite 1840

    Danilo, os equipamentos que tenho no meu pequeno home estudio (quarto Estudio)…rsrsrs.

    * Desktop AMD quadcore, 6 Gb, 2 Hds de 500Gb e 1 Hd de 1T.
    * Placa de audio M-AUDIO FAST TRACK PRO.
    * Mesa de Audio Behringer de 12 Canais.
    * Microfone Condensador Behringer B2-Pro
    * 01 Violão Eagle Ch-887
    * 01 Violão Takamine G-Séries
    * 01 Guitarra Memphis MG-32 (preciso melhorar e muito nesse instrumento, preferia a Fender Squier, mas só deu pra comprar ela…por enquanto).
    * 01 Bateria Roland TD-9 essa que eu uso com o Superior Drummer.
    Não tenho monitores, uso o fone de ouvido para mixar…e para tirar duvidas, uso duas caixas de um som 3em1.
    Ainda não comprei os prés…

    A minha meta, acho que antes de tudo…ai vc me ajuda agora…será que eu invisto num espaço fisico descente…rsrs, ou compro um pré, ou monitores…?

    Valeu, abraço…obrigado por toda essa ajuda que nos tem dado.

    • Danilo Gustavo 1855 em resposta a Doglair Amaral Leite

      Olá Doglair!

      Parabéns pelo o que conseguiu até o momento.
      Bom seria legal um Preamp, porém melhor que isso, te indico comprar outro microfone, você vai sentir a diferença em suas gravações.
      A mesa de som não tem tanta importância em seu setup, já que a Fast Track Pro tem 2 canais, a mesa tem 12, porém você só vai poder gravar 2 canais individuais.

      Então minha indicação é:
      Vender o Behringer B2 e a Mesa de som Behringer, e com o dinheiro você compra um microfone bem melhor que o atual. Depois disso você pensa em um Preamp.

      Qualquer dúvida deixe seu comentário. Grande abraço.

      • Doglair do Amaral Leite 1864 em resposta a Danilo Gustavo

        Danilo, obrigado pelo conselho.
        Vou correr atrás desse préamp…
        há algum que vc me indique, que tenha um preço bem razoável.

        Infelizmente, tudo que está no começo tem que ser razoável…rsrsr.
        Quero um dia chegar na qualidade de produção, pelo menos nos timbres de violão…do Rascal Flatts, Taylor Swift, Alan Jackson, Mark Knopfler…
        Curto muito o Country…e adjacentes…

        Valeu DANILO…
        Que DEUS continue te abençoando.

        • Danilo Gustavo 1865 em resposta a Doglair do Amaral Leite

          Olá Doglair!

          Tem o Preamp que sempre estamos falando aqui no Blog que é o Blue Tube de 2 Canais, o Tampa da M-Audio, o Eureka que já tem compressor e equalizador mono.
          Depois tem algumas opções que conheci como: Groove Tubes Brick, SafeSound P1, Focusrite Trakmaster Pro.

          Grande abraço e fique com DEUS.

  86. Danilo eu tenho eu tenho uma placa presonus firestudio tube,um pre eureka,mic akg c1ooos, mic rod nt2a,e um violao taylor 214 ce eu nao sei como configurar o pre eureka para gravar o violao,a voz ou se uso a configuracao do manual, eu ouco muita musicas produzida por vc e gosto muito dos timbres dos violoes mas nao consigo passar nem perto desses timbres

    • Danilo Gustavo 1854 em resposta a Alberto

      Olá Alberto!

      Mande-me uma trilha de Violão que você gravou que vou escutar, e em seguida te falo o que está legal, e o que está faltando. Grande abraço.

    • Daniel 3510 em resposta a Alberto

      Olá Danilo parabéns pelo trabalho, sou músico tecladista há 17 anos e venho trabalhando com aúdio e produção há 10,mas… nós sempre temos dúvidas e graças a Deus existem pessoas como vc que estão dispostas a ajudar…

      tenho um home studio montado… e recentemente fiz uma produção toda MIDI, inclusive violões e guitarras… gostaria da tua opnião sobre este trabalho…

      os eQuipamentos que utilizei foram

      mesa yamaha mg102 (usei os prés dela) p microfone
      Microfone AKG Perception 100
      Controlador MIDI oxygem 61
      Monitores Samson resolv A6
      Cubase 5
      Interface Audiophile 2496

      VSTS

      Real guitar
      Real strat
      Amplitube fender
      Nomad bundle
      Sonitus
      T Racks
      Sampletank 2.5
      Waves Diamond

      GRATO DESDE JÁ.

      • Danilo Gustavo 3558 em resposta a Daniel

        Olá Daniel!

        Parabéns pelos equipamentos, com certeza é possível tirar um grande som com esses equipamentos.
        Sobre a música pode enviar em meu email que te respondo com comentários.

        Grande abraço amigo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como montar um Home Studio | Produção Musical - Home Studio - [...] Gravando em meu Home Studio – Parte 1 [...]

Deixe um comentário


− 2 = 7