Dando continuidade à série de artigos sobre o assunto “Gravando em meu Home Studio”, iremos continuar falando sobre os equipamentos.
Na Parte 1 indiquei o eBook para você conhecer as necessidades de um Home Studio. Neste post iremos discutir sobre um assunto que fica martelando nossa mente “Preciso comprar equipamento novo”.
Posso afirmar que 99% das pessoas que tem um Home Studio nunca estão satisfeitos com o que tem, e sempre querem mais, ou querem trocar ou comprar.
Esse defeito é muito comum, e às vezes vem pra ajudar, e na maioria das vezes para atrapalhar.
Eu mesmo na época em que tocava em bandas, como guitarrista, nunca parava com uma pedaleira e guitarra, sempre estava trocando.
O problema é que nunca conseguia investir em mim mesmo, e tudo que ganhava era para ficar trocando equipamentos.
No Home Studio não é diferente, é pior ainda (risos). Compramos um microfone hoje, amanhã já queremos trocar, aquele preamp já não vale mais, poucos dias de uso já queremos comprar outro, achando que o som vai mudar da água para o vinho.
Como falei na Parte 1, não é o melhor equipamento que vai fazer você conseguir o melhor som, e sim suas habilidades em usá-los.
Ter bons equipamentos é ótimo, mais saber usar é melhor ainda.
Se você prestar a atenção do dia em que você começou a montar um Home Studio até o dia de hoje, vai perceber o quanto suas gravações evoluíram, sem precisar trocar um equipamento.
Ter novos equipamentos é ótimo, quem não gosta de ter um microfone que foi lançado recentemente, ou um monitor que tal produtor usa e indica. Isso é bom para o nosso ego, porém o fato de você trocar seus equipamentos de mês em mês não vai fazer seu som melhorar tanto assim.
Ninguém é bobo de escolher um B2 no lugar de um AKG, porém se alguém pegar um AKG para gravar uma voz, e na equalização atenuar – 5dB, pronto acabou com a voz, ou então pegar um compressor e deixar a voz espremida, parecendo que o cantor está sendo enforcado (risos), enquanto a pessoa que pegou o B2, alterar apenas o necessário na equalização e compressão, qual teremos o melhor resultado?
Procure traçar metas para adquirir um equipamento, e tentar tirar o melhor som com o que você já tem, e deixe a Síndrome de Aquisição de lado, pois isso é um mal que atrapalha muito.
Jamais pense “Vou esperar comprar tal microfone para fazer uma gravação”, faça com o que você tem, e tente fazer o melhor. Com o tempo e reconhecimento de seu trabalho, esses novos equipamentos vão aparecer sem esforço algum.
Deixe seu comentário se você já passou por isso, ou se ainda tem esse problema.
Estou iniciando um home studio e fico nesse dilema também. Mas nunca deixei de gravar por falta de equipamento. Até gravações com o mic do próprio computador eu já fiz. Claro que não para fins profissionais. Mas como vc mesmo disse, Danilo, a habilidade faz toda a diferença.
Gravei com minha banda em 2 estúdios que tinham diferença notória de equipamentos, mas que não impactou no resultado final pois o técnico tinha habilidade.
Olá John!
Realmente isso que você citou é a pura realidade, você foi prova disso, ter bons equipamentos é bom, porém melhor ainda é saber usá-los. Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Olá danilo, tenho 35 anos e 20anos só de musica, passei o mesmo problema do nosso amigo Jonh,atualmente trabalho como motorista de transporte escolar,estou reformando minha casa, apos negociar com minha esposa no tapa(literalmente,rsrsrsr)vou poder construir meu home estudio em quarto que sobrou do projeto da reforma,eu estava descepicionado com a musica, mas por acaso navegando na internet encontrei seu site de curso, em fim apos ouvir seus trabalhos fiquei arrepiado pois passei anos tentando descobrir o som que saia dos cds profissionais que guardavam a sete chaves, pois saiba que Deus deu a você o conhecimento por você ter toda a hulmildade do mundo em distribuir a outros sonhadores como nós. muito obrigado, mas não desista mesmo que bater o desânimo. estaremos juntos nessa;neste dom que corre em nossas veias e que não dá para tirar de nós.em relação aos equipamentos a ansiedade é normal pois procuramos aquele som que tanto queremos, muito obrigado mesmo……..
Olá Marcos!
Agradeço por suas palavras, e fico muito feliz em saber que conseguiu negociar com a esposa (risos). Realmente a música é algo que não tem como tirar de nossas vidas, qualquer lugar que estamos, é só escutar uma música o pezinho já começa a contar o tempo da música (risos).
Graças a DEUS, ele nos tem dado este privilégio, de ter isso em nossas vidas.
Mais uma vez obrigado pelo comentário, e pode contar comigo que a cada dia estarei postando coisas novas para ajudar a todos que acompanha o Blog.
Forte abraço e fique com DEUS.
oi amigao aprendo muito com vc sou novo na area de produçao tenho um bom ouvido era assim que eu gravava mas começei a estudar antes eu nao tinha pasciencia mas dificultou ai tive que ler mesmo ate conheer suas aulas ainda nao consegui comprar por falta de confiança na net mas to pesquisando como ter suas videos aulas sei que vai ser bom leio tudo q posso faço isso por q amo musica ate canto bem mas dizem que imito renato por que minha voz é grave isso nao e´ muito bom as musicas sao minhas ma importante é a qualidade que vou tirar pois quero aprender a arte a cada dia obsecado por ser produtor esqueci ate de sonhar com minhas cançoes mas nao desisto adoro ler cada palavra do ensino aprendo mesmo antes eu nao fazia pre produçao importante de mais muito obrigado continue assim vc é bom no que faz cara e isso lhe torna especial para nos obrigadaaaaaaaaao
Olá Romilson!
Agradeço pelas palavras e fico contente que esteja aproveitando as dicas que deixo aqui no Blog.
Sobre os Cursos, agora tenho disponível no link Cursos Online.
Grande abraço.
Romilson, pode ficar sossegado, já comprei o curso “Mixando” do Danilo, e olha que eu moro no interior do Piauí, e aqui chegou, tranquilo.
Fiz a compra pelo pag seguro, foi sossego total.
Hola Danilo.
Lo que dijiste en este artículo es muy cierto. Te cuento mi historia brevemente. A los 15 años yo me interesé por la creación musical (antes de eso yo ni sabia lo que era grabar) empecé con una computadora muy básica, un micrófono de chat, y unos speakers comunes. Hasta los 18 años tuve que practicar el arte de hacer música y grabar con todo eso. Cuando cumplí los 18 por fin tuve dinero para comprarme mejores herramientas, y empecé a practicar, practicar y practicar todo lo que pude aprender con lo que tenia antes. Logré sacar tantos temas.. que un día uno de esos llegó a manos de un grupo, este grupo inmediatamente me llamó y me invitó a formar parte de él, como productor musical y como cantante. Rumberos es mi primer y único grupo hasta el momento, hemos logrado ser el grupo más solicitado en radios, shows y televisión y hasta ahora seguimos con esa buena racha. Mi próximo paso es comprarme mas cosas para tener un estudio semi-profesional y poder hacer cada vez mejores grabaciones. Pero ahora ya tengo de donde sacar dinero para invertir. Dios es grande y ayuda al que se esfuerza.
Gracias por compartir esta página con todos nosotros.
Bendiciones.
Mi Delta amigo!
Escuchar su música, me gusta su proyecto. El Grupo ganará fácilmente la opinión pública brasileña, y será un gran éxito.
Una vez más, felicidades por el proyecto, y el éxito.
Abrazo y gracias por el comentario.
Obrigado Danilo por me fazer lembrar uma época maravilhosa da minha vida…
Quando comecei nesse mundo, não tinha ninguem experiente avisando para nós quais eram as melhores marcas, melhores prés com um custo benefício honesto e por aí vai.Parecia que todo mundo escondia o jogo…
Lembro de um carregamento de behringers para a gravação da maior banda da minha região e o “suador” para convencer o empresário/produtor que era o máximo que um ser humano poderia fazer…
bons tempos aqueles em que o que importava a qualidade independente do tempo. Aliás, quando estamos em estúdio o tempo para, mas ele insiste sempre em acaba quando começa a ficar bom…
Bati muito a cara na porta gastando rios de dinheiro com produtos milagrosos até descobrir que o problema estava entre o monitor e a cadeira…
Migrei do Sonar para o Pro Tools não por vontade mais por necessidade e o maior investimento que fiz na minha vida foram cursos, palestrar, observar com cuidado mestres como Tom Lord Alge (Avril Lavigne, Blink 182, U2) Eddie Kramer (Led Zepellin, Stones e Hendrix)e os trabalhos do Bruce Swedien (mais conhecido pelas maravilhosas mixes de Michael Jackson) ouvir muita musica boa de gente nova e mais antiga e principalmente observar trabalhos de pessoas como você que nos mostra que ainda temos um longo caminho até chegar aonde queremos…Muito obrigado e um grande abraçp
Olá Everton!
Obrigado por postar um pouco de sua experiência.
Realmente, quando olhamos para trás, percebemos que evoluímos muito, mas mesmo assim, sempre achamos que falta algo.
Abraço e sucesso.
Olá Danilo, estou prestes a começar um home studio… Um amigo meu mora nos EUA e trará pra mim alguns equipamentos. Porém eu estou em dúvida quanto ao microfone, ouvi falar de 3 que são muito bons e que me indicaram pra o que preciso (pelo menos no início o foco será a gravação de VOZ): MXL 990, MXL 440 e Behringer B-1. Qual você me indicaria?
A interface que vou comprar é uma M-Audio 9900-65143-12 Fast Track USB II
Abraço
Olá Daniel!
Se seu amigo vai vir de fora, então compre algo melhor, pois o valor lá é bem mais em conta.
Pega o Neumann TLM 102 e a placa de som Fast Track C400.
Abraço e sucesso.