Compartilhe:

Até o momento falamos de equipamentos, o que é bom ter para se conseguir uma boa qualidade em uma gravação. Ter uma boa placa de som, um bom microfone, um bom instrumento, tudo isso é bom, porém não podemos nos esquecer do tratamento acústico.

Uma das coisas que damos menos importância, porém é uma coisa que é quase obrigatório caso nós queremos ter um som fiel em nossa sala.

Tratamento Acústico e Isolamento Acústico

Não podemos confundir Tratamento Acústico com Isolamento Acústico. Uma coisa é segurar o som dentro da sala, de forma que as pessoas que estão de fora não escutem, e outra coisa é tratar a sala para que possamos escutar o som o mais fiel possível.

No eBook falei sobre este assunto, aconselho a leitura caso ainda não leu, que vai te ajudar a entender melhor sobre o assunto.

Como fazer um bom Tratamento Acústico?

Quer fazer um teste com sua sala?

Coloque uma música para tocar e se abaixe em todos os cantos de sua sala, você vai perceber o excesso de graves que tem nos cantos. Outra coisa escute a música em frente seus monitores, e depois fique um pouco mais longe, você vai perceber a diferença de sonoridade.

Se você for contratar um engenheiro para fazer um tratamento acústico talvez você gaste mais do que todos os equipamentos de seu Home Studio, e se for ver é uma coisa que fica ali praticamente sem utilidade, não é como comprar um Pré Amplificador que estamos usando diariamente.

Na verdade não fica sem utilidade, estamos usando, e muito. Não é igual um equipamento que temos que ligar para funcionar, mais está ali, sendo usado diariamente. Acho que você já se deparou em algum momento em que terminou uma mixagem e entregou para o cliente, passado alguns dias ele te liga, falando sobre a música “Está faltando grave”, “A voz está um pouco baixa”, e algo do tipo.

Pois bem, ai é onde entra o Tratamento Acústico.

Se você não quer investir em um Tratamento Acústico, talvez você possa improvisar em seu Home Studio.

No eBook indiquei sobre a colocação de painel nas paredes e no teto, além de Bass Traps nos cantos.

Tente desfazer de todos os cantos, colocando painéis de forma que cada canto vai virar um triangulo. Tente fazer de fora a fora.

Os painéis serão feitos com Lã de Vidro ou Lã de Rocha. Veja o exemplo abaixo que fiz colocando painéis nas paredes e no canto.

Exemplo de Tratamento Acústico

Você mesmo pode fazer esses painéis, apenas com algumas madeiras, lã de vidro, parafusos e cola.

O acabamento você poderá usar carpete com a cor de sua preferência, só para design mesmo.

Você vai ver que uma coisa tão simples assim poderá fazer uma grande diferença em seu Home Studio.

O que você colocar em sua sala vai ter um resultado. Um sofá atrás de sua cadeira para os clientes se sentarem pode servir como um absorvedor de freqüências graves, uma cortina que você coloca em uma parede pode ser útil para tirar as primeiras reflexões, e muitas outras coisas que podem ser usadas.

Compartilhe sua experiência sobre Tratamento Acústico e deixe seu comentário.