Compartilhe:

Danilo já vimos sobre equipamentos, sobre acústica, a escolha de microfones, mais e ai o que falta para começar a gravar?

Um Software Multipista “DAW”.

Existem muitos Softwares de gravação onde fica até difícil usar apenas um. Nuendo, Cubase, Pro Tools, Logic Audio, entre outros fazem tudo a mesma coisa, gravar, editar, mixar…

Mais o que diferencia cada um?

A pessoa que está pilotando.

Pense em uma corrida com 2 carros iguais, 2 Ferrari.  Um dos 2 vai ganhar correto. Pois bem, o que tiver mais prática em mudar as marchas, o que conhecer melhor as curvas da pista, aquele que tem mais experiência.

No Software não tem diferença. A melhor opção é a que você saiba usar.

E a qualidade de cada Software?

É claro que cada empresa que fabrica um Software tem suas técnicas, um mais avançado outro inferior.  Porem o que realmente vai fazer a diferença é sua placa de som, microfone, preamp…

Pense comigo. Imagine um Software livre, que você baixe da internet gratuitamente, e para gravar você tem um Microfone AKG C12, um Preamp Manley Vox, e uma placa de som ProFire 2626.

Agora imagine um Pro Tools, com um microfone RODE NT2A, e uma placa de som FirePod.

Qual dos 2 terá mais qualidade, a gravação no Software livre, ou a gravação feita no Pro Tools?

Se respondeu que é gravação no Software Livre acertou, simplesmente porque tem os melhores equipamentos.

Mais o Pro Tools, falam muito dele…

Sim é um ótimo Software, um dos mais usados na maioria dos estúdios. Porém só ele sozinho não faz milagre. Já ouvi muito cantor chegar e perguntar se faço minhas afinações de vozes no Pro Tools.

Pro Tools não é um afinador de voz, e sim um Software Multipista, nele é usado o plugin que quiser para afinar uma voz, assim como qualquer outro Software Multipista. Então não se iluda com quem usa Pro Tools achando que a gravação sairá profissional, só pelo fato do Software.

Obs. Não sou contra o Pro Tools, acho um excelente Software, inclusive uso ele quando tenho sessão de mixagem ou gravação para fazer, onde o estúdio ou o cliente me traz o projeto no Pro Tools.

Qual Daw é recomendado?

Se sairmos com um papel e uma caneta perguntando para cada um que tem um Home Studio qual Daw ele prefere, teremos uma lista com várias opções. Isso porque quem usa Cubase, gosta do Cubase, e sabe onde está cada ferramenta, e tudo que ele precisa está a um clique, ou um atalho. Quem usa Sonar a mesma coisa, então a melhor DAW é aquele que você saiba usar e se identifique.

Eu mesmo gosto do Nuendo e Cubase, e os recomendo-o.

Mais vamos fazer o seguinte, deixe um comentário sobre o Software de gravação que você usa em suas gravações e defina o porquê o escolheu.

Leia as outras partes do Artigo Gravando em meu Home Studio:

  1. Gravando em meu Home Studio – Parte 1
  2. Gravando em meu Home Studio – Parte 2
  3. Gravando em meu Home Studio – Parte 3
  4. Gravando em meu Home Studio – Parte 4
  5. Gravando em meu Home Studio – Parte 5

Grande abraço.