Compartilhe:

Qual a melhor maneira de captar um som de violão, microfonado ou plugado?

De certo é que o violão existem várias formas de captação, e dependendo de onde posicionamos o microfone podemos tirar diversos timbres de um unico instrumento.

Neste post vou passar algumas dicas que uso para microfonação de violão.

O Violão

A primeira coisa que temos que ter é um bom instrumento, um bom violão já é 70% de um bom timbre, não adianta você ter um microfone neumann, akg, e não tiver um bom violão, o timbre não vai ser lá essas coisas, então invista em um bom instrumento.

Qual microfone usar?

Depois que temos um bom violão a próxima etapa é um microfone legal, hoje no mercado temos inumeros microfones. Eu em todas gravações que faço violão uso condensador, independente do microfone. Vou passar a lista de alguns que já usei, e alguns que conheço.

Microfones mais em conta:

Rode NT1

Audio-Technica AT3528

AKG C1000S

AKG C3000B

Shure SM81

Microfones Top:

Neumann KM184

AKG C480B

AKG C414

Neumann TLM103

DPA 4011

AKG C12VR

É claro que existem mais modelos, mais deixei os que conheço mais.

Outra coisa, não pense em já pegar um DPA 4011 ou AKG C12VR da vida, vai adquirindo os equipamentos aos poucos, agora se você tem condição em pegar um par de Neumann KM184, vai em frente que você não vai se arrepender.

Posicionamento dos microfones

Se você sentar na frente de um violão, vai perceber diferentes timbres em diferentes partes do violão, por exemplo o grave que fica mais na boca do violão.

Vamos começar com a captação mais usada.

Usando 2 microfones, coloque um na 12ª casa e outro na ponte, como mostra na figura abaixo:

Agora vamos ver como seria gravando com 1 microfone apenas:

Tendo apenas 1 microfone coloque ele perto da 12ª casa, mais ou menos de 4 a 6 centímetros do braço do violão. O grande lance de gravar com 1 microfone é dobrar, ou seja, gravar o violão novamente de forma que teremos 2 trilhas, ai você vai jogar uma pra L e outra pra R. Isto dá um efeito bem legal de stereo.

Um outra técnica é com 2 microfones, colocar 1 primeiro na 12ª casa, e outro na altura do ouvido do musico do lado oposto do primeiro. Abaixo a figura de como vai ficar os microfones:

Agora pra finalizar temos o famoso XY. O que você tem que fazer é pegar 2 microfones e coloque um do lado do outro, fazendo com que as 2 capsulas praticamente toque uma na outra. Agora forme tipo um V na 12ª casa. Não deixe o microfone muito perto, coloque em aproximadamente 80cm. Veja como vai ficar na figura abaixo:

Em breve veremos sobre equalização e compressão para violão.

Grande abraço e qualquer dúvida deixe seu comentário.