Compartilhe:

Olá pessoal , bom recebi vários emails perguntando qual a diferença de qualidade em gravar usando uma mesa ou gravar direto em uma placa de som…
Bom tem o lado positivo e o lado negativo…

Se você tem uma placa tipo uma Delta 1010 LT, 2496, entre outras placas PCi, que são dentro da cpu, com certeza você irá precisar de uma mesa, pois essas placas não tem pré a não ser a Delta 1010LT que tem 2 entradas pré, porém você não tem controle total de volume de entrada e pode saturar seu som ao captar… Ou seja 99% das placas PCi precisam de uma mesa, agora qual mesa ter? Para se conseguir qualidade o que precisamos são bons prés, e para isso precisamos comprar boas mesas para isso, essas mesas de 500,00 800,00 1000,00 reais, os prés são bem fraquinhos, ai seu áudio tem um caminho longo pra seguir, primeiro o microfone, depois a mesa, passar por ela e vai para a placa, se você não tiver um pré na mesa legal, o som nao vai chegar bom.

Agora qual a alternativa para conseguirmos um som legal?

Uma placa externa, assim você elimina a mesa, e se tem mais qualidade. Mais como assim mais qualidade?

Simples existem placas como: Profire 2626, Firestudio tube, Firepod, entre outras com prés bem bacana, onde você vai plugar diretamente nelas, e detalhe elas já vem com no minimo 8 entradas, já da pra gravar uma batera tranquilo.

Inclusive a placa Firestudio Tube já vem com 2 entradas tube, uma ótima opção para uma gravação mais quente, além de ter 14 entradas.

Se você não tem muito para investir em uma boa mesa, com prés legais, minha opinião seria uma placa dessas.

Só deixando bem claro que não sou contra a não ter uma mesa de som no estúdio, ao contrário se temos uma mesa com prés bons, Neve por exemplo ai a história muda, porém o investimento é um pouquinho alto.

Bom é isso pessoal qualquer dúvida comente abaixo. Grande abraço.