Compartilhe:

Uma coisa simples mais que muitas pessoas que estão iniciando tem dúvidas é ” Qual instrumento devo gravar mono e qual instrumento devo gravar estéreo ”

Bom pra iniciarmos o assunto, se gravarmos um violão estéreo ele vai aparecer nas duas caixas em sua mixagem. E se você gravar um violão mono ele também vai aparecer nas duas caixas em sua mixagem.

Então pra que gravar tal instrumento em mono e tal instrumento em estéreo?

Simples! Quando gravamos um instrumento com um fonte só ou seja, violão com um microfone, voz com um microfone e qualquer outro instrumento mesmo que gravamos estereo ele só vai ter um sinal. Já quando gravamos um instrumento no caso do teclado usaremos dois cabos, porque ele já tem reverb, pan do L R feito pelo próprio teclado, etc… Se gravarmos um instrumento desses em mono tudo vai ficar embolado, sem o efeito estéreo.

Quais instrumentos posso gravar em Mono?

Como falei acima, qualquer instrumento que tem uma fonte sonora é gravado em mono, vamos a alguns exemplos:

Todas as peças da bateria, bumbo, caixa, toms, etc… Overs e Room poderão ser gravados em mono, porém com 2 microfones e na mixagem jogar uma para cada lado L R.

Vamos seguir aos instrumentos…

Violão

Baixo

Sax

Acordeom

Voz

Banjo

Mandolin

Entre outros…

Só lembrar da fonte sonora, uma fonte, canal mono.

Quais instrumentos posso gravar estéreo?

Guitarra, quando gravamos com pedaleira é usado 2 cabos, pelo fato de ter efeitos como reverb, delay, entre outros…

Teclado

Violão com 2 mic

Entre outros com duas fontes.

Agora uma coisa é certa, todas as placas de som só grava em mono. Mesmo você plugando um cabo estéreo na placa de som ela vai gravar mono. Então querendo ou não vamos gravar tudo em mono, quando for gravar estéreo usamos dois cabos e ai na DAW que estamos usando podemos abrir um canal estéreo ou podemos abrir 2 canais monos e direcionar cada canal que escolhemos na placa de som.

Espero que tenham entendido, um grande abraço e até a próxima.