Compartilhe:

Olá pessoal espero que esteja tudo bem com todos…

Irei abordas neste tópico assuntos realacionados a equalização.

Vamos começar pelos filtros:

Um filtro passa-alto (high pass filters) é um tipo de equalizador que elimina as freqüências abaixo de um ponto de corte especificado, por isso o nome passar alto, você escolhe por exemplo 40 Hz, e abaixo de 40 Hz será eliminado e o equalizador ira deixar passar apenas as frequencias acima de 40 Hz, por isso Passa-alta, irá passar apenas as frequencias altas.

Bom também temos o iverso Low pass Filter (Filtro passa-baixa), como o nome já diz irá passar apenas as baixas do ponto em que você escolher. Por exemplo: vamos aplicar o filtro em 4 Khz , então apenas as frequencias abaixo de 4 Khz irão soar, já as frequencias acima de 4 Khz serão eliminadas.

Agora vamos ver isso na prática:

Um HH da bateria ou Chimbal é muito utilizado esses tipos de filtros, já que queremos o som agudo do HH, então inserimos um EQ (equalizador) aplicamos o high pass filter, escolhemos a frequencia de acordo com a música, isso não tem regras mas vamos colocar aqui 1 Khz, ou seja, abaixo de 1 Khz as frequencias serão eliminadas e altomaticamente apenas as frequencias altas aparecerão, ou seja, vazamento de bumbo, tons e instrumentos mais graves serão eliminados.

Outro exemplo destes filtros seria na voz, vozes masculinas geralmente não podemos cortar abaixo de 150 Hz, lembrando que isto não é regra, mas geralmente 150 hz não temos frequencias proveitosas para a voz masculina, então aplicamos o filtro high pass e colocamos 150 Hz de forma que abaixo disso será eliminado, assim não teremos som ambiente ou até mesmo ruidos de ar condicionado serão eliminados.

Ainda vou deixar um outro exemplo, uma guitarra podemos aplicar este filtro, principalemte nas guitarras distorcidas, frequencias acima de 8 Khz geralmente soa estridente em guitarras com distorção então o que vamos fazer é aplicar um filtro Low pass, de forma que as frequencias acima de 8 Khz serão eliminadas, isso faz com que eliminamos aquele som de caxa de abelha que falam por ai, e também chiados referente a cabeamento etc…

Então pessoal uma simples ferramenta que no final de sua mix se você aplicar corretamente terá grandes resultados, você irá perceber a clareza de suas mixagens.

Semanalmente estarei postando audios com exemplos sobre a ultilização de equalizador e também veremos sobre compressores.

Grande abraço e não deixe de deixar seu comentário.