Compartilhe:

Hoje com o avanço da tecnologia, está ficando cada vez mais fácil ter um Home Studio. E neste post, vou passar algumas dicas que vai fazer vocês pouparem dinheiro e conseguir tirar ao máximo de qualidade do equipamento que possui.

Temos no mercado diversos programas para edição, gravação, mixagem e masterização… Diversas placas de som, pré ampli, mesas, compressores, etc…

Agora com tudo isso que temos disponível no mercado, o que é essencial ter em um Home Studio?

Bom então vamos por parte…

Qual configuração ideal para um Home Studio?

A configuração vai depender de você… Simplesmente porque as vezes muita gente compra um pc e quer gravar, usar para internet, jogar games, etc… Sinceramente não tem computador que agüente tudo de uma vez… Uma porque internet deixa a pasta temp sempre cheia, sem contar os vírus que pode ser pego através da internet, então definitivamente os dois não combinam.

A configuração que indico é: Chip Intel, de preferência o I7, memória ram 4 gb já está legal, mas se conseguir 8 gb ótimo. Placa mãe de preferência Asus com Chip Set Intel. HD 1 terá está de bom tamanho, já que arquivos de áudio toma muita espaço, ainda mais que a maioria dos Home Studio usam timbres virtuais, e os samples são grandes.

Placa de som onboard resolve?

Não! Essas placas de som que vem nos pc´s não servem para gravação, o ideal é comprar uma placa de som externa ou offboard. A placa de som vai depender de quantos canais você irá gravar simultâneos ou seja todos de uma vez só em canais individuais. Se você for gravar bateria acústica no mínimo 8 canais, ou seja, vai precisar de uma placa de som de 8 canais, agora se for usar bateria sampleada, uma placa de 2 canais está ótimo, pois você irá gravar a maioria dos instrumentos em mono: Violão, Voz, Flauta, Violino, etc…  E os instrumentos que for gravar estéreo você terá 2 canais.

Mesa de som, e necessário?

Definitivamente para um Home Studio na minha opinião, não…

No meu ponto de vista uma mesa legal, é que tenha bons prés, e no caso na maioria dos casos as mesas mais baratas não tem um pré legal, e que poderá ao invés de melhorar acaba piorando pelo fato de precisar de mais cabos para ligar instrumento na mesa e mesa na placa de som, ou seja o nível de ruído vai aumentar, já que podemos ligar os instrumentos direto em uma placa de som que já tem os prés legais, e caso você queira melhorar os prés de entrada, compre separadamente, tais como prés valvulados e transistor… Agora se você for comprar a senhora mesa, com prés legais, ai sim compensa ter uma mesa, caso contrario invista em uma boa placa de som, e prés individuais.

Microfones para Home Studio.

Hoje temos dezenas de microfones a um custo baixo e que da um resultado legal no trabalho. Microfones de R$ 600,00…. R$ 700,00… e por ai vai…

É claro que quanto mais caro for, melhor será o microfone, que é o caso dos Neumann U87 da vida, ou os tube da AKG… entre outros… Mas essas marcas de nome também tem microfones que tem baixo custo, é o caso do AKG C3000, Neumann TLM 102, entre outros… São microfones que com certeza terá um som bem legal.

Agora se não quer investir muito, mais quer ter um som básico de um condensador, tem os MXL com um custo legal, além dos M-Audio, entre outros…

Monitores de referência

Monitores de referencia é bom ter, e de preferência ativo, porém dependendo de sua sala, o som que você vai escutar pode ser mentiroso, ou seja, aquela sobra de grave poderá ser pelo fato da sala não esteja acusticamente tratada, e com isso frequencias poderão sobrar…

Quem nunca passou por tal situação onde você mixa uma música e quando passa para o cd e vai escutar fora do estúdio, o som ta completamente diferente, faltando grave, voz muito baixa, ou algo do tipo… Bom para resolver essa situação o legal é ter um bom Fone de ouvido, e saber usar o analisador de espectro, fazendo o conjunto do monitor, fone de ouvido e o analisador, com certeza você não vai errar… E sobre os monitores você vai acostumar com ele em sua sala, e vai começar a perceber a deficiência que sua sala tem, e com isso vai saber se deve aumentar o grave, ou tirar agudo ou coisa do tipo.

Eu particularmente gosto muito de mixar com fones, uso um AKG K240 e recomendo, e os monitores uso um BX8a, e fico alterando entre os 2, mixo nos fones e confirmo nos monitores.

Então é isso pessoal, basicamente o que temos que ter em um Home Studio é:

– Computador

– Placa de Som

– Mesa de som ” Depende do caso”

– Microfone

– Monitor de referência

É claro que temos outros equipamentos para comprar… porém para você sair gravando os equipamentos acima resolve… Em outros post´s iremos ver sobre pre-ampli, controladores, compressores, etc…

Então vai preparando o bolso… Pois como dizem por ai: Pra quem é casado, um Home Studio em casa, é como se fosse uma amante… rssss

Grande abraço pessoal, fiquem com DEUS.

E qualquer dúvida deixe um comentário.