Compartilhe:

Você sabe dizer se seu local de gravação é um Home Studio ou um Estúdio?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem para quem tem um local de gravação.

Antigamente quando se falava em Estúdio de gravação, logo pensávamos em uma sala muito grande, com uma mesa de muitos canais, e um rack com muitos periféricos.

Hoje a realidade é outra. Muita pessoa que tem um Home Studio, consegue tirar muito som e conseqüentemente chegar à sonoridade ou até mesmo ser superior a grandes estúdios.

Às vezes um grande sucesso que escutamos na TV ou Rádio não foi necessariamente gravado em um Big Estúdio.

Um bom Produtor Musical tendo bons músicos, bons instrumentos, bons microfones e alguns periféricos básicos, consegue gravar um CD com muita qualidade.

Já tive experiência onde pessoas compraram uma mesa de som grande só para impressionar o cliente, e acabava usando no máximo 16 canais.

Agora eu te pergunto: É necessário ter uma mesa dessas se não vamos usar?

Ter um local bacana para receber os clientes é muito importante. Falei sobre isso no meu eBook Como montar um Home Studio.

Quando recebo um cliente em meu Estúdio a primeira coisa que faço é explicar sobre a gravação e logo em seguida mostro alguns dos trabalhos que realizei, assim ele consegue analisar a qualidade e chegar à conclusão se quer fechar o trabalho ou não.

Sempre gravo algumas músicas em um CD para o cliente levar e escutar com mais calma em sua casa, assim deixo ele mais a vontade, afinal a pior coisa é você pegar um cliente para gravar com dúvidas. Então temos que fazer com que ele se sinta confiante e deixe o trabalho por sua conta.

Bom dessa forma você vai ter mais liberdade para trabalhar, já que ele fechou o contrato com você, porque simplesmente gostou de seus arranjos, produção no geral e principalmente a forma com que você o tratou.

Home Studio ou Estúdio?

Na minha opinião, ter um Home Studio não é sinônimo de Estúdio pequeno, principalmente com  a tecnologia que temos hoje a nosso favor e a facilidade de crédito no mercado, é possível ter muitos aparelhos e conseguir um Estúdio bem legal.

Falando claramente, um Home Studio pra mim é um quarto pequeno, onde a pessoa só faz gravação para ela e amigos, e não visa fins lucrativos. O Home Studio passa a ser um Estúdio quando começa a ver o local como um trabalho, e começa a ganhar clientes e mais clientes, dessa forma não vejo porque falar a tal frase “Há! Eu tenho um cantinho para fazer as minhas gravações”.

Você tem um Home Studio ou Estúdio?

Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto e é claro compartilhar suas experiências.