Compartilhe:

Com a tecnologia que existe hoje está cada dia mais fácil fazer uma gravação. No passado era possível gravar apenas com Instrumentos Acústicos, onde era necessário contratar vários músicos e ter um orçamento um pouco alto para se gravar um CD de qualidade.

Hoje posso dizer que em 99% das produções existe algum Instrumento Virtual, nem que seja apenas um efeito.

O Som dos Instrumentos Virtuais são de qualidade?

A qualidade vai depender de cada Instrumento Virtual. Hoje temos muitas opções em Instrumentos Virtuais, que fica até difícil a escolha.

Tudo que você imaginar em Instrumentos Acústicos existe em Instrumentos Virtuais.

O que conta muito no som final de um Instrumento Virtual é a excussão. A Bateria é um dos Instrumentos Virtuais que mais necessita de muita criatividade na execução.

A maioria dos Instrumentos Virtuais de Bateria possui tudo que uma Bateria Acústica tem. Todos os canais individuais, microfone da caixa superior e inferior, over e room.

É possível grava uma música com qualidade usando apenas Instrumentos Virtuais?

Já ouvi muitas músicas gravadas apenas com Instrumentos Virtuais, porém eu nunca fiz. O que já fiz foi usar um Instrumento Virtual para Bateria e Percussão, e o restante usar Instrumentos Acústicos.

Instrumentos como Violão, Guitarra, Contra Baixo prefiro gravar Acústico, já os instrumentos Piano, Efeitos de Teclado, Bateria, Percussão e Cordas podem ser usado Instrumentos Virtuais.

Minha sugestão

O máximo de Instrumentos Acústicos que você conseguir em suas Produções Musicais será melhor, desde que seja Instrumentos Acústicos de qualidade e com músicos de qualidade.

Falo isso, pois às vezes é melhor usar um Instrumento Virtual do que gravar com Instrumentos Acústicos de má qualidade.

Já cheguei a ouvir uma Bateria Virtual onde qualquer pessoa que escutasse não iria perceber a diferença.

Se você está iniciando suas Produções Musicais, assim como eu um dia iniciei, logicamente que sua qualidade vai subir a cada gravação. Procure reunir bons músicos, e que tenha bons instrumentos, não precisa ser instrumentos de 7-10 mil reais, mais que seja instrumentos legais para gravação.

Deixe seu comentário

Você usa Instrumentos Virtuais, ou apenas Instrumentos Acústicos em suas Produções Musicais?