Compartilhe:

Ter um estúdio de gravação em casa “Home Studio” não é muito difícil, já que hoje é possível ter acesso a vários equipamentos com um preço bem acessível.

O grande problema em um estúdio caseiro é a vizinhança e até mesmo a família que mora na residência, pois muitos não gostam de muito barulho “Principalmente a mulher” (risos).

Para resolver esse problema é feito um Isolamento Acústico, ele evita que o som saia da sala e também que sons externos afetem a gravação.

Um Isolamento Acústico bem feito não é nada barato, porém existem formas de você fazer um bom Isolamento Acústico sem investir muito dinheiro, é o que veremos nesse artigo: Como fazer um Isolamento Acústico Caseiro.

Isolamento Acústico Caseiro – A forma errada

O primeiro erro que muitos fazem é: Colocar caixas de ovo em todas as paredes.

Caixas de ovo não afetam em nada no Isolamento Acústico e sim no tratamento acústico da sala, porém é um material que de forma alguma recomendo em um tratamento acústico.

Então a primeira coisa a se fazer é esquecer as caixas de ovo.

Isolamento Acústico Caseiro – A forma correta

Uma das formas mais práticas e eficientes de isolar uma sala é fazendo uma caixa dentro da outra, ou seja, construir uma parede, deixar um espaço de aproximadamente 10cm e construir outra parede, só ai já diminuímos alguns decibéis.

Fora isso entre as paredes podemos colocar  um material chamado Lã de Vidro ou Lã de Rocha.

Lembrando que um Isolamento Acústico não é feito só nas paredes, é preciso fazer uma boa porta, e caso tenha vidro entre a sala de gravação e a técnica é preciso fazer uma boa isolação nessa parte, pois qualquer falha ai pode comprometer todo o trabalho de Isolamento Acústico.

Escrevi um artigo sobre Isolamento Acústico aqui no Blog que vai te ajudar entender melhor. Confira no link – Isolamento Acústico para Home Studio.