Isolamento Acústico para Home Studio
Quantas pessoas não montaram um Home Studio, mais na hora de gravar “O barulho externo incomoda, e sai tudo na gravação”.
Pois é, isso é um defeito de muita gente, comprar vários equipamentos e se esquecer do Isolamento Acústico.
Antes de qualquer coisa, não devemos confundir Isolamento acústico com Tratamento Acústico.
Isolamento acústico irá isolar o local contra ruídos externos, já o tratamento acústico é para tratar o ambiente contra sobra de freqüências, ondas estacionárias, etc…
Fiz um eBook onde falo sobre Tratamento Acústico para Home Studio, se você ainda não leu, baixe ele gratuito agora mesmo, eBook Como Montar um Home Studio.
Bom seguindo o tema sobre: Isolamento Acústico.
Se você ainda não construiu seu espaço para montar um Home Studio, esse artigo vai te ajudar, mais se você já tem um local, digamos que você tem um quarto e vai transformar ele em seu Home Studio, esse artigo também vai te ajudar.
Vou procurar dar dicas e exemplos bem práticos.
Primeiramente você precisa saber a porcentagem de som que esta entrando em sua sala. Isso é medido em dB. Lógico que você não vai medir isso através de seu ouvido, existe aparelhos para isso. Se você for contratar uma empresa para fazer o Isolamento Acústico ótimo, você não vai se preocupar com isso, agora no caso para Home Studio, geralmente é preciso economizar ao máximo para conseguir investir em aparelhagem, então o que você pode fazer é comprar um aparelho desse e você mesmo fazer a medição.
Claro que existe aparelhos mais sofisticados e bem mais caro que esse, porém esse já faz o serviço tranquilamente.
Display Sound-Level Meter é o nome do Medidor de Nível de Pressão Sonora. Abaixo a foto dele:

Este Medidor de Nível de Pressão Sonora está na faixa de 50 dólares, aqui no Brasil coisa em torno de R$ 150,00 com impostos.
Pronto fiz a medição e agora como reduzir o barulho?
Cada material tem sua atenuação de ruídos, ou seja, parede reduz tantos dB, um vídeo reduz tantos dB, e por ai vai… Abaixo vou listar alguns materiais e a redução aproximada de cada um.
Parede de Tijolo = de 40 a 60 dB.
Porta de madeira = de 30 a 45 dB.
Janela com vidro duplo = de 40 a 50 dB.
Laje de concreto = de 40 a 50 dB.
Esses valores são chamados de STC (Classe de Transmissão de Som), quanto maior esse valor, maior será o isolamento. Agora o negócio é um pouco mais complexo, pois quando temos muito barulho em um local, temos ruídos graves, médios e agudos. Então cada material tem seu valor STC para cada faixa de freqüência.
Explicando de uma forma mais prática, um gesso de 12mm em 125 Hz o valor STC é 21, já uma madeira de 6mm na mesma região de freqüência o valor STC é 5. Então sempre que for escolher precisamos saber o que queremos atenuar.
Na verdade qualquer material que for usar, ele vai bloquear um pouco da passagem de som, porém materiais com alta densidade têm maior efeito.
Praticamente em todos os estúdios de gravação são usados as famosas paredes duplas, que nada mais é que duas paredes com um espaço entre elas, e em alguns projetos colocam lã de vidro ou lã de rocha nesse espaço, o efeito também é satisfatório.
Agora não adianta você fazer um isolamento acústico perfeito nas paredes e se esquecer da porta, ou fazer o isolamento na parede e porta e se esquecer dos vidros. O que você isolou em um lugar vai ser vazado em outro, então pensa no isolamento como um todo.
Então a primeira dica é: Fazer 2 paredes.
E se eu colocar um carpete, ou caixa de ovo na parede?
Nada disso tem efeito em Isolamento Acústico, isso é mais para Tratamento Acústico.
Para as paredes não ter reflexões, ai é colocado barreiras, no caso carpetes, caixas de ovo, entre outros materiais.
Eu não recomendo caixas de ovo. Primeiro, não é nada agradável para um cliente chegar e ver a parede cheio de caixas de ovo. Segundo, isso da baratas que não acaba mais (risos).
Hoje no mercado tem muitas opções de matérias para tratamento acústico. Vou deixar esse assunto para outro artigo.
Continuando….
Danilo e se eu já tenho minha sala, e não tenho como fazer outra parede?
Bom neste caso o que temos que fazer uma caixa nessa parede. Abaixo a imagem que fiz para exemplificar isso:

Então o que fizemos foi colocar ripas de madeira na parede em forma de caixa para apoiar a madeirite que vai sobre elas, além de servir de apóio para as lãs de rocha ou lã de vidro.
O que pode ser feito também é colocar Gesso Acartonado. Neste caso se monta a estrutura e depois coloca o gesso sobre ela. Veja a imagem abaixo:

Um detalhe, quanto maior a espessura de lã de rocha ou lã de vidro você colocar, maior será o isolamento. Então não economize nessa parte.
O meu quarto tem uma janela, o que eu faço?
Esse é um grande problema para atrapalhar nossa gravação, se você tem uma janela a melhor coisa a fazer é eliminar ela.
Na verdade em estúdios não se tem janela para visão externa, ou mesmo para ventilação. Para ventilação e deixar a temperatura mais agradável, tem que ser ar condicionado, não tem outro jeito.
Agora entre o aquário e a técnica, teremos que colocar um vidro, na verdade um não, dois vidros.
Veja abaixo a figura de como eles irão ficar:

Na parte inferior e superior onde são encaixados os vidros, coloque algum material isolador, como mostra na imagem acima.
Teto e Piso, como ficam?
O teto e o Piso deverão seguir a mesma regra das paredes. O teto você poderá rebaixar com Gesso, e colocar lã de rocha ou lã de vidro neste espaço.
Já o piso poderá fazer algo para suspender e criar um piso artificial sobre o original. Pode também colocar lã de vidro ou lã de rocha entre os pisos, e pode-se isolar o piso superior com borracha.
E por último, a Porta.
A porta tem algumas empresas que já vendem portas acústicas, próprias para estúdio. Agora se você quer economizar você mesmo pode fazer uma. Iremos seguir a mesma linha das paredes duplas.
Pegue 2 portas de madeira maciça, e faz delas um caixote. Entre elas coloque lã de rocha ou lã de vidro. Tome cuidado com furos, pois qualquer um deles é trabalho perdido.
Já vi portas onde a pessoa faz a caixa com 2 portas maciças, e dentro delas coloca cimento. Fica bem pesada, mais vi que resolve. Fui a um estúdio que tem essa porta e confesso que o Isolamento Acústico é perfeito, nesse mesmo estúdio foram feitas 2 paredes.
É isso pessoal, espero ter ajudado.
Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o post. Grande abraço e até a próxima.
Posts Relacionados
35 comentários
Trackbacks/Pingbacks
- Tratamento Acústico | Produção Musical - Home Studio - [...] Aqui no blog escrevi um artigo sobre Isolamento acústico, clique no link a seguir para ler sobre o assunto ...
- Isolamento Acústico Caseiro | Produção Musical - Home Studio - [...] Escrevi um artigo sobre Isolamento Acústico aqui no Blog que pode ser lido no link – Isolamento Acústico para ...
- Melhores Artigos de 2011 | Produção Musical - Home Studio - [...] Isolamento Acústico para Home Studio [...]


Caramba Danilo, é mais trabalhoso do que eu imaginei!!! rsrs
Não vou conseguir fazer tudo isso no meu quarto para criar um isolamento acústico satisfatório. Assim, acho que pra mim seria melhor comprar um mic dinâmico de boa qualidade pra me quebrar um galho na voz, né? Abraço.
Olá Tiago!
Então como você mesmo disse, vai quebrar um galho, mais você pode fazer uma cabine que vai resolver seu problema, e você não vai gastar muito.
Indico o Condensador para você.
Grande abraço.
Valeu DANILO, mais uma vez…era isso que eu tanto procurava na net e não estava conseguindo achar, achei algumas coisas…mas o que vc diz é muito mais detalhado. Valeu….
Obrigado.
Olá Doglair!
Legal que tenha gostado. Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Blz Danilo, agora sim com todas essas dicas meu home studio vai ficar com uma acustica show, obg por toda força q vc nos ta dando, Deus te Abençoe Sempre irmão,valeu..
Olá Diego!
Legal que tenha gostado. Obrigado pelo comentário e grande abraço.
Olá Danilo, tudo bem?
Li o artigo, muito bom. É isto ae. Estou fazendo o meu, home, de gesso acartonado + lã de vidro. O resultado esta ficando interessante. Este material tb funciona como isolador térmico, mandendo a temperatura ambiente…rsrss…
Sou de Campo Grande/MS.
T+! Deus te abençoe tb mano!
Tudo bem sim Fabio.
Depois que o projeto estiver pronto me mande uma foto no email.
Grande abraço e fique com Deus, e obrigado pelo comentário.
Danilo vi que você comentou que tem algumas empresas especializadas em fazer isolamento acústico, teria alguma para me indicar?
Parabéns pelo Blog.
ola!
estou arrumando quarto pra montar home studio!
sao 12m2
estou pesando em colocar espuma perfilada em 3 das 4 paredes e corracha pastilhada no chao, o teto ta em PVC!
vou ter resultado melhor ou pior aplicando esses elementos?
sei que muitas coisa tem q ser levada em consideraçao
mais gostaria de saber sua opiniao!!
t+
Olá amigo!
Porque você não divide essa sala, acho que seria melhor pra você.
Pois você vai precisar de uma técnica e outra para gravação.
Abraço.
quero montar uma bateria no quarto para estudar e dar minhas aulas, como fazer um isolamento de forma que eu gaste o minimo possivel com um tipo de material barato. pois moro no segundo andar e ao posso incomodar quem mora em baixo. só irei usar a bateria mesmo. me da uma força aí fera, grande abraço.
Olá Rodrigo!
Para o piso, você pode montar uma caixa e colocar lã de vidro ou lã de rocha, depois colocar uma chapa de aço e para finalizar fazer um piso de borracha e em seguida colocar um piso de sua preferencia para acabamento.
Grande abraço.
Olá Danilo! Tudo bem?
Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns pelas informações prestadas, estava com dúvidas em relação ao isolamento sonoro e aqui encontrei ótimas dicas.
Sou batera e estou tentando montar um local para ensaios com minha banda, tenho uma sala, mas não tinha condições nesse momento de fazer outra parede de tijolos e tudo mais.
Com essa dica de fazer a parede de madeira, deixando um espaço entre a parede já construída, e entre elas colocar lã de rocha ou vidro, acredito que terei um bom resultado. As portas seguirei a mesma lógica e a janela vou eliminá-la colocando tijolos mesmo. Ar condicionado já tenho instalado, então acredito que dará tudo certo.
Meu caso é para o som de dentro diminuir lá fora, o som de fora não terá problema se entrar, pois não vou gravar, apenas ensaiar.
Para tratamento acústico estou pensando em fazer uma armação de madeira coberta com carpete (como se fosse um quadro) e dentro dele colar espuma, fazer uns quatro de uns 2×2 mt quadrado, colocando um em cada parede. Nos cantos do quarto a mesma coisa, para evitar que os graves parem por lá.
Será que funciona esse tratamento acústico Danilo?
Mais uma vez parabéns!! Valeu!!
Abraço
Olá Junior tudo bem Graças a DEUS.
Com certeza terá um bom resultado com a parede de madeira e a lã de vidro entre a parede de alvenaria e a madeira.
Não economize na lã de vidro amigo.
Sobre os quadro é legal esse sistema sim, não esqueça do teto.
Acredito que vai dar tudo certo, é claro que não é um tratamento acústico todo projeto, porém você terá uma grande diferença em ter uma sala “crua” e como ela vai ficar.
Assim que for fazendo o trabalho caso queira alguma opinião deixe seu comentário aqui.
Grande abraço e sucesso com a Banda.
Meu Amigo Que Deus te Abençoe cada vez mais continue com essas Boas postagens d++ obrigado
Amém Arthur!
Abraço e Deus abençoe também.
Olá Danilo, vim novamente pedir uma ajuda para você, agora sobre o isolamento acústico, pois tive problemas nas gravações, por exemplo quando abri muito o pré, pegar ruídos externos de vizinhos, pessoas da casa, rua etc…
gostaria de saber, se eu fazendo os seguintes procedimentos em meu home studio(quarto) iria solucionar estes problemas, e também não atrapalhar ninguem da casa com meu som tb, pois meu quarto é ao lado de outra pessoa, e eu gostaria de tocar de madrugada sem atrapalha-lo.
Levando em consideração, que este isolamento não seria para ensaiar com badna ,tocar bateria, guitarra alto com amplificador, e sim apenas para ouvir algo em nível médio com os monitores de referencia, ou também tocar de madrugada um violão, e voz, eu gostaria de saber se fazendo as seguintes coisas eu já conseguiria obter o isolamento que eu quero :
- Na porta revestir com lá de rocha, e fazer mais uma camada de madeira, tentando fechar ela totalmente, sem passagem de ar, e com borracha no chão também para vedar inteiro
- nas paredes seguir a linha da lã de rocha, e com gesso acartonado por cima.
- no chão piso de madeira em cima de alguma espuma, ou mesmo lã de rocha.
-e como tenho janela, eu iria fecchar ela toda, ela tem vidro e janela de madeira, porém como ela não veda por inteiro como uma janela própria para isso, eu iria experimentar essa ” cortina anti ruido ” http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205584660-cortina-anti-ruido-com-l-de-rocha-e-efeito-blackout-_JM
Seguindo esses métodos de isolamento, você acha que eu conseguiria obter o que eu quero ? evitar os ruídos externos nas gravações, e também não atrapalhar ninguem com o som dos meus monitores, e também se eu tocar com violão e voz apenas?
se puder me ajudar mais nessa agradeço, e desculpa o longo texto!
Olá Bruno!
Vai ajudar sim, porém, procure não economizar na Lã de vidro, use o máximo que puder, com certeza você terá bons resultados.
Grande abraço.
Olá ! Tenho um espaço de 3,5 x 4,5 = 15,75 m2
Gostaria de saber qual a area minima dentro deste espaço para abrigar a area tecnica. Desde já agradeço a resposta !
Olá Thais!
Acredito que 2,5 x 2,5 você vai ter uma salinha legal.
Abraço.
Outra duvida que tenho é se a parede e a porta que separam a área tecnica do resto do estúdio tem que ter o mesmo isolamento das outras paredes.
Olá Thais!
A porta, é onde você tem que ter mais cuidado no isolamento, pois qualquer coisa errada nela, todo seu investimento foi por água abaixo.
Abraço.
É CARA A JANELA VAI ME PREJUDICAR…ENT VOU MANDAR ELA PRA O ESPAÇO RSRSRS.VALEU PELA AJUDA.CONTINUE ASSIM
Ok Heitor!
Abraço.
Ola seu site esta sendo de grande valia pra mim, estou com problema com minha vizinha de cima, ela resolveu arrastar moveis, derrubar coisas, bater portas…enfim, estou louca… e mais estou gravida, estamos pensando em colocar no teto de toda a casa la de vidro com gesso ou isopor com gesso… oq vc me aconselha? colocando algum deles meu problema se ameniza e voltarei a ter paz…. no aguardo, grata pela atenção maria fernanda
Olá, Maria!
Te passei todas as informações necessárias por e-mail, espero que resolva essa situação e volte a viver tranquila.
Abraço.
valeu danilo falou tudo que eu precisava
valeu mestre…
Legal que gostou, Valdei.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Danilo queria te pedir uma dica, comecei na brincadeira com gravação de musica só que não tenho um programa apropriado e bom para gravação de áudio (voz), no momento estou usando o audacity que é um programa mais básico de gravação não muito completo. Se você tiver uma dica de algum programa por favor, ajudaria muito mesmo! Inclusive muito bom, me ajudou bastante seu ebook amigo, abraços!
Olá Ezequiel!
Indico o Nuendo ou Cubase, uso e acho muito prático.
Abraço.
Bom dia Danilo,gostei muito das suas dicas,me tira uma duvida por favor,tenho um home studio,que uso nos fins de semana,gosto de musica eletronica.eu apliquei sonique em todo o quarto parede e teto,mas o som é muito alto e ainda assim chega a incomodar.o que voce sugere?aguardo resposta e desde ja obrigado.
Olá Danilo! Até fugindo um pouco do assunto isolamento, mas vi que vc comentou algo! Quais seriam as medidas recomendáveis para a sala técnica e a sala de gravação, principalmente a técnica, e sem gravar bateria acústica? Obrigado!