Compartilhe:

Quem nunca gravou uma trilha de áudio e quando foi gravar uma segunda trilha o áudio saia atrasado, isso se chama “Latência”.

Talvez esse problema é um dos principais que fazem muitos desistirem de fazer suas gravações em casa.

Porque ocorre a latência?

Quando estamos gravando em um computador relativamente bom com uma placa e som onboard “Placa de som que vem junto com o PC”, é normal ocorrer essa latência.

Geralmente quando se grava apenas uma trilha não sentimos um atraso no áudio, já que não se escuta em tempo real o áudio.

A latência ocorre quando gravamos e escutamos ao mesmo tempo, é por esse motivo que, quando se grava uma trilha e depois se grava outra a segunda sempre fica fora do tempo.

Todos os softwares de áudio existem latência?

Não! Na verdade nenhum software de áudio tem latência, o que faz ocasionar a latência é justamente à placa de som.

Existem 2 tipos de latência, a latência de entrada e a latência de saída.

A latência de entrada é quando estamos tocando e o áudio demora a ser gravado.

A latência de saída é o quanto o áudio demora a ser processado até chegar aos nossos ouvidos, seja por monitores de áudio ou fones de ouvido.

Qual a solução para acabar com a latência de áudio?

Existem 2 formas de acabar definitivamente com a latência de áudio em suas gravações.

Primeira – Se você usa uma placa de som onboard, você pode usar um simulador do driver ASIO que se chama ASIO4ALL. Esse drive diminui o atraso do áudio que ocorre em placas de som onboard.

Segunda – Adquirir uma placa de som que possui o driver ASIO. A maioria das interfaces de áudio que são vendidas no mercado hoje possui o tal driver ASIO. Através dessas placas de som com certeza você não terá mais problemas com latência.

Agora que você já sabe como eliminar de vez a latência de áudio em suas gravações, existem 2 erros que podem acontecer mesmo você tendo o driver ASIO instalado em seu PC, ou até mesmo com uma placa de som externa que já possui o driver ASIO.

Quando você for gravar procure deixar o buffer da placa de som em aproximadamente 256mb. Já quando for fazer uma mixagem deixe o buffer da placa de som em 512mb ou até mais que isso.

Desta forma certamente você não terá problemas com latência de áudio em suas gravações.

Deixe seu comentário.

Já teve problemas com latência de áudio? Qual foi a solução para o seu problema?