O Locutor

Torne-se um Membro VIP.

O Locutor

Recentemente, recebi  e-mails de locutores e pessoas que pretendem ser um Locutor, com dúvidas sobre quais os equipamentos necessários para realizar gravação de voz com qualidade.

Na verdade, eu não sou um locutor, muito menos tenho rádio (risos), porém, um locutor necessita de um conhecimento básico na área de gravação, mixagem e masterização para otimizar e valorizar o seu trabalho.

Acredito que a maioria das pessoas que estão iniciando como locutor não quer investir muito.

Se você quer ser um locutor e deseja que sua voz tenha nitidez, presença e corpo, neste artigo vou deixar algumas dicas para você conseguir resultados satisfatórios em sua gravação de voz.

Então, vamos lá…

Equipamentos para Locução em Estúdio.

Placa de Som para Locução.

O primeiro equipamento que um locutor precisa é um computador com uma placa de som.

Uma placa de som que contém dois canais “já amplificados” é o suficiente para gravação de voz. Esqueça mesa de som, foi por isso que citei acima os canais amplificados.

Um modelo bem usado que contém dois canais, é a M-Audio Fast Track Pro, com ela você vai conseguir qualidade em suas locuções, sem precisar de um monte de cabos.

Microfone para Locução.

Outro equipamento usado em locução é o microfone condensador. Especifico o tipo de microfone (condensesador), pois existe também o microfone dinâmico que, no  caso da locução, não é recomendado.

Existem várias marcas e modelos de microfone condensador, um dos mais usados para locução, é o Neumann TLM 103, esse é um microfone para ninguém colocar defeito.

Escrevi um artigo aqui no blog sobre microfone condensador e dinâmico, clique no link para ir à página. Microfone Condensador ou Dinâmico?

Estúdio para Locução.

Bom, vamos supor que você já tenha uma placa de som, e um microfone condensador, agora é hora de um local para fazer a gravação.

Qualquer microfone condensador é muito sensível, e qualquer ruído ele irá captar.

Sendo assim, você não poderá fazer sua gravação em qualquer local, principalmente onde possui muito ruído externo.

Para se ter um bom local para gravar uma locução, é preciso fazer um Isolamento Acústico.

O que é um Isolamento Acústico? Você vai saber clicando no link – Isolamento Acústico Caseiro.

Pronto! Agora você já tem uma placa de som, um microfone, e um local para gravar suas locuções.

Seja qual for o seu foco como locutor, montar uma Web Rádio “rádio online”, um estúdio só para locução, gravação de vinhetas ou spots, essas dicas com certeza vai te ajudar.

Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto, tenho alguns cursos que não são específicos para se tornar um locutor, porém são cursos para você se aperfeiçoar em suas mixagens de voz. Para conhecer, basta clicar no link – Cursos em DVD.

Espero que o artigo tenha somado em alguma coisa, e em breve estarei postando novos artigos sobre locutor.

Deixe seu comentário.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a placa de som ideal, microfone, e qualquer outro equipamento para locução, deixe seu comentário.

 

 
Curso de Masterização no T-Racks

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Qual é o Melhor Programa para Locução?
  2. Etapa 4 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [O Estúdio]
  3. Estúdio de Gravação – Perdendo o medo
  4. Home Studio ou Estúdio?
Tags: ,

44 comentários

  1. John Lennon 4474

    Ola Meu Amigo! venho Acompanhado o seu site que da altas informações muito uteis, então eu quero montar hum home studio, eu Comprei uns equipamentos e queria saber de você se eles são bons uma interface de audio Uca 202 e uma Mesa De Som Behringer Xenyx 1002 e um microfone condesador b1Behringer da Queria que desse uma informação se esse equipamentos são leguais para Hum Home Studio. Muito Obrigado e Esperando a Sua resposta.

    • Danilo Gustavo 4763 em resposta a John Lennon

      Olá John!
      Vou ser sincero, assim com sou com todos aqui no Blog.
      Esses equipamentos é muito básico, se você comprar uma placa de som externa já com preamp, você terá melhores resultados, porém, para inicio acredito que está legal esse setup. Com o passar do tempo você vai adquirindo outros equipamentos.
      Abraço.

  2. o que acha da combinação
    fast track pro + b2?

  3. Paulo Marques 4476

    È isso aí, me pareceu que para locução não há muito mistério, o mais complicado talvez seja a cabeça desse locutor em sua expressão do nosso português… (Risos).

  4. Leniel Santana 4483

    Opa! Essa ai tá valendo Danilo, muito boa as dicas para locutor. Só queria dar uma opnião sobre algo que muita gente tem dúvidas inclusive eu. Sei que aquelas vinhetas de impacto já é um dom do locutor a quela voz que arrebenta tudo, mas existem algus plugins que dão uma mãozinha pra quem não tem tanto vozeirão, você quando desse tempo poderia fazer um artigo falando sobre isso.

    Sucesso.

  5. Realmaente, a boa locução é sempre admirável eu sempre reparo nas diversas lucuções desde rádrio,TV e até das lojas que eu passo em frente (inclusive da “perua de sardinha” rsrsrsrs).É ema arte saber transmitir com a voz toda clereza e sentimentos específicos de cada locução.Eu por exemplo, gostaria de ser locutor, mas meu timbre e dicção são péssimos.

  6. Ola Prof. Danilo

    Parabens pelo seu trabalho no BLOG. E visivel a sua preocupacao em abordar os mais variados temas e traduzi-los para o entendimento de todos, Conteudo claro apresentacao excepcional.

    Bravo

    Gilmar

  7. Gosto da sua dedicação, cara!
    Sempre que posso consulto o manual que baixei “Como montar um home studio” Já me ajudou bastante.

    Um Grande abraço.

    Joaquim – NOBECstúdios.

  8. Tudo que vc manda eu leio com atençao, alias adoro, lhe mandei uma mensagem sobre Cubase e quando estou aguardando respostas

  9. boa noite Danilo, tenho recebido seus imails e gostei muito do SOS home
    estúdio, gostaria que entrasse em contato comigo para que eu possa agendar uma visita sua aqui no meu home estúdio. Te aguardo abrs.

  10. Luiz Duarte 4495

    Boa tarde pessoal da artsom , topico é valido , só acho que vc s deveriam priorizar o talento, e dar dicas para pessoas com pouco recurso, eu sou locutor tenho um home gravo em um cl7, o talento vem da alma e da determinação é facil se conseguir um ótimo som com neumann, mas não adianta nada um bom microfone e uma péssima dicção e locução, isolamento< gravei uma voz em uma musica de dentro de um carro , o som é inacreditavel , gostaria de ver dicas , que realmente ajudasse a todos dos mais favorecidos aos menos dotados, Ex: sou locutor e produtor musical e não tenho uma boa dicção então GRAVO A VOZ COM AS PALAVRAS BEM E X P L I C A D A S, e depois acelero no pit é simples e eficiente , felipe dillon tem uma voz maravilhosa dentro desse estudio que vc mandou o link , Ed Mota pode cantar até em casa bebado e com dor de dente que sai bem melhor, isso é talento, não estou aqui para criticar sua matéria só acho que matérias mais esclarecedoras e menos dispendiosas seriam de melhor proveito, obrigado e desculpe se peguei um pouco pesado , sou fã suas materias só que tenho um ponto de vista diferenciado, obrigado e fique na paz.

    • Danilo Gustavo 4780 em resposta a Luiz Duarte

      Olá Luiz!
      Então amigo, procuro agradar os dois lados da moeda (risos). No blog tem vários artigos com dicas para quem tem poucos equipamentos, e também para quem tem vários, são mais de 250 artigos, onde procurei passar como conseguir um bom som tenho poucos equipamentos, e equipamentos baratos.
      O e-book é um material que explico detalhadamente o que é necessário para se ter o minimo de qualidade.
      Agradeço o seu comentário amigo.
      Forte abraço e sucesso sempre.

  11. Zezinho Dantas 4498

    Ola, Danilo Bom Dia! Gostei Muito,Do artigo de locutor.
    Danilo Eu fiz Curso de locução em 2005 e hoje eu trabalho como locutor e protudor musical, Não tenho tanto conhecimento como vc mais no dia a dia estou aprendendo. Eu comprei o curço de produção seu no ano passado e min ajudou muito… Danilo vc é um grande profissional na area da musica. Eu fiz comservatório em tatui 4 anos em bateria. danilo eu montei um home studio estou com uma placa m-audio 1010lt. muito boa

    Um grande abraço..
    boa sorte pra vc Danilo…

  12. gosto muito de suas dicas estou me organizando para montar um estúdio e estar a serviço da Igreja Católica, pois pretendo fazer gravações de momentos de oração e pregação e disponibilizar no site da comunidade que participo, uma duvida: o sonar e o nuendo são programas gratuítos?, existe a possibilidade de montar um bom estúdio de gravação e ensaio com programas para este fim gratutuitos com o audacity?

  13. Sérginho Santanna 4505

    Olá Danilo, adorei o tutorial q escreveu, não sou locutor e nem pretendo ser pois minha vóz é bem fininha(risos) mas gostei da dica de qual microfone usar pois estou montando um home estudio e quando aparecer um locutor querendo gravar um vinheta ja sei por onde começar. abraço.

  14. Sandro Lopes 4507

    Bom dia querido,sempre que posso dar uma paradinha,abro seus e-mails.
    Todos são dignos de atenção,pode ter certeza de que pra mim não foi diferente, tirei o máximo de aproveito.Muito obrigado por sua dedicação
    em nos informar. Valeu!

  15. MARCOS ALEXANDRE 4508

    Olá! Danilo , sou locutor de radio e estou sempre acompanhado suas dicas e gostaria muito de adquirir o instalador do Nuendo junto com o curso, o que devo fazer para comprar?

  16. Valeu Danilo estou chegando agora para ajuntar com esta equipe e da pra se ve que vou aprender muito aqui com voce e com a galera que participa com seus comentarios e duvidas.

  17. Olá Danilo !

    Muito interessante o tópico sobre locução, como estou terminando meu homestudio e pesquisei sobre plugins de audio para locução e gostaria sua opinião sobre o sound forge .

    Obrigado pelas dicas.

  18. Olá Danilo, blz? aê irmão nem Jesus Cristo agradou a todos (risos), mas é válido seus Post, gosto de suas dicas são de grande valia pra quem realmente quer crescer nesse seguimento, a absorção de informações é essencial na vida de quem busca o conhecimento, seja em qual área for, tenho usado algumas dicas e machetes que passa em suas vídeo aulas, boas muito boas, bola pra frente e tamo junto ai blz? forte abraço fica com Deus que é sempre a melhor compania…

  19. nilceu antonio dos santos 4517

    A MINHA ÁREA MAIS É GRAVAÇÃO MAS TENHO REPARADO QUE TEM MUITO LOCUTOR QUE NÃO TEM UM TIMBRE PARA ISSO MAS INSISTE EM FAZER E EU VOU LOGO DIZENDO COM JEITO PARA NAO OFENDER,OS SEUS ARTIGOS SÃO DE GRANDE VALIA PARA MUITA GENTE QUE ESTÁ COMEÇANDO,PARABENS PELAS SUAS DICAS,UM ABRAÇO

  20. RENNÊ VASCONCELOS 4521

    muito boas as dicas parabens e obrigado pelo ajuda

  21. Muito legal este artigo, seria bom você também fazer sobre como criar uma web rádio.
    Abração ai, valeu pelas dicas.

  22. Danilo,
    Muito bom o post.
    Me ajude em uma questão? Onde trabalho precisaremos montar um pequeno estudio de locução. Bem simples,apenas para simularmos a área comercial e aos contatos de venda exemplos de comerciais dentro da estação de rádio. Porém, preciso que o mic seja profissional para não “zoar” o trabalho. Então só para termos um leque de escolhas, além do Neumann TLM 103 existem outros microfones alternativos que tenham o mesmo custo X benefício do 103?
    Obrigado.

  23. Andrade Locutor 5889

    Feliz 2012 a todos
    Parabéns Danilo vc.é o cara
    Sou locutor a mais de vinte anos e já trabalhei em varias emissoras, Atualmente trabalho no meu estúdio com locução comercial mensagens vinhetas e outras, No trabalho com atendimento oline estou a quatro anos e deixo minhas dicas aos colegas,
    Gosto muito de locução e procuro melhorar sempre minha interpretação e dicção, procuro gravar atento ao estilo que a mídia pede, Radio e TV uma locução moderada, som ambiente mais moderado ainda, som volante mais pra cima como dizem na área, mas sempre com clareza destacando bem o conteúdo convencendo o ouvinte, na locução de radio quando fazia, não ser chato falar pouco alegre contagiante sem repetições e com humildade,
    Acho que a locução a voz que Deus me deu e um dom amo meu trabalho e minha voz, gosto de observar belas vozes da locução como a do Dirceu Rabelo, Marcio seixas, Ramos Calheira Cid Moreira e outros, e também na musica.
    Este campo da locução online e gigantesco, ainda tenho pouco contatos mas grandes redes do varejo gravam comigo, tenho a humildade de reconhecer que peco no português mas pesquiso estudo pergunto. Meu equipamento e básico mas tiro um som fantástico, num espaço com tratamento acústico uso o S. FORGE e SONAR microfones AT2020 G-Track e Go-mic todos USB, o restante tirou no soft de gravação, tenho outros periféricos mas não uso na locução, você Danilo se quiser dar uma avaliada nas gravações lhe mando sua opinião será importante,se alguém quiser conhecer meu trabalho peça pelo andradelocutor… que mando gravações.

    • Danilo Gustavo 6082 em resposta a Andrade Locutor

      Olá Andrade!
      Feliz 2012 para você também.
      Obrigado pelo comentário, e me envie algumas locuções que gravou em meu e-mail.
      Abraço e sucesso sempre.

Deixe um comentário


− 6 = 1