Compartilhe:

Recentemente, recebi  e-mails de locutores e pessoas que pretendem ser um Locutor, com dúvidas sobre quais os equipamentos necessários para realizar gravação de voz com qualidade.

Na verdade, eu não sou um locutor, muito menos tenho rádio (risos), porém, um locutor necessita de um conhecimento básico na área de gravação, mixagem e masterização para otimizar e valorizar o seu trabalho.

Acredito que a maioria das pessoas que estão iniciando como locutor não quer investir muito.

Se você quer ser um locutor e deseja que sua voz tenha nitidez, presença e corpo, neste artigo vou deixar algumas dicas para você conseguir resultados satisfatórios em sua gravação de voz.

Então, vamos lá…

Equipamentos para Locução em Estúdio.

Placa de Som para Locução.

O primeiro equipamento que um locutor precisa é um computador com uma placa de som.

Uma placa de som que contém dois canais “já amplificados” é o suficiente para gravação de voz. Esqueça mesa de som, foi por isso que citei acima os canais amplificados.

Um modelo bem usado que contém dois canais, é a M-Audio Fast Track Pro, com ela você vai conseguir qualidade em suas locuções, sem precisar de um monte de cabos.

Microfone para Locução.

Outro equipamento usado em locução é o microfone condensador. Especifico o tipo de microfone (condensesador), pois existe também o microfone dinâmico que, no  caso da locução, não é recomendado.

Existem várias marcas e modelos de microfone condensador, um dos mais usados para locução, é o Neumann TLM 103, esse é um microfone para ninguém colocar defeito.

Escrevi um artigo aqui no blog sobre microfone condensador e dinâmico, clique no link para ir à página. Microfone Condensador ou Dinâmico?

Estúdio para Locução.

Bom, vamos supor que você já tenha uma placa de som, e um microfone condensador, agora é hora de um local para fazer a gravação.

Qualquer microfone condensador é muito sensível, e qualquer ruído ele irá captar.

Sendo assim, você não poderá fazer sua gravação em qualquer local, principalmente onde possui muito ruído externo.

Para se ter um bom local para gravar uma locução, é preciso fazer um Isolamento Acústico.

O que é um Isolamento Acústico? Você vai saber clicando no link – Isolamento Acústico Caseiro.

Pronto! Agora você já tem uma placa de som, um microfone, e um local para gravar suas locuções.

Seja qual for o seu foco como locutor, montar uma Web Rádio “rádio online”, um estúdio só para locução, gravação de vinhetas ou spots, essas dicas com certeza vai te ajudar.

Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto, tenho alguns cursos que não são específicos para se tornar um locutor, porém são cursos para você se aperfeiçoar em suas mixagens de voz. Para conhecer, basta clicar no link – Cursos em DVD.

Espero que o artigo tenha somado em alguma coisa, e em breve estarei postando novos artigos sobre locutor.

Deixe seu comentário.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a placa de som ideal, microfone, e qualquer outro equipamento para locução, deixe seu comentário.