Compartilhe:

Quando se fala em mesa de som para Home Studio, muitos pensam em Behringer por causa dos preços bem acessíveis.

Será que é vantagem ter uma mesa de som em um Home Studio?

Sim, mas depende da mesa de som.

Costumo dizer que: ao comprar uma mesa de som, é preciso adquirir também uma placa de som, ou seja, são dois investimentos.

Pense comigo: uma mesa de som sem uma placa de som não é nada, a não ser que a mesma seja mesa de som e placa de som, caso contrário será preciso uma placa de som.

Se é preciso uma placa de som, por que não comprar apenas uma placa de som?

É possível ter somente uma placa de som em um Home Studio, porém se você deseja gravar o áudio já processado, ou seja, com equalização e compressão, é necessário uma mesa de som.

Nesse caso, eu prefiro não uma mesa de som, e sim um Channel Strip. Um pré-amplificador que possui equalizador e compressor.

Geralmente os Home Studios querem mais qualidade na voz, pois usam plug-ins para bateria. Por isso, o Channel Strip é essencial para gravação de voz, violão e qualquer outro instrumento que seja gravado em mono.

Sempre indiquei mesa de som, mas, nos dias de hoje, confesso que acho um pouco obsoleta. Temos inúmeras placas de som com bons preamp e várias mesas de som que já são placas de som. Logo, não vejo vantagem em comprar uma mesa de som para ser ligada a uma placa de som.

E se aquelas pessoas, que sempre trabalharam com analógico, quiserem ter botões para girar?

Simples, existem muitos controladores MIDI que simulam uma mesa e controlam todo o software e plug-ins em sua sessão de mixagem.

Agora se, mesmo assim, você quer porque quer uma mesa de som em seu Home Studio, digo que vale a pena, mas só se for uma senhora mesa. Uma mesa de som com bons pré-amplicadores, sem ruídos e com um sinal limpo. Porque se você comprar essas mesas de som com preços baixíssimos, pode ter certeza de que você não terá um bom sinal de áudio.

Deixe seu comentário.

Você usa mesa de som em seu Home Studio? Você prefere mesa de som ou placa de som?