Compartilhe:

A mesa de som virtual tem as mesmas funcionalidades que uma mesa analógica (física). A única diferença é que a mesa de som virtual está integrada nos softwares de áudio, os quais não possuem pré-amplificadores e só podem processar o áudio depois que estiverem dentro do PC. Já as mesas de som analógicas processam o sinal, mesmo que este não esteja em um computador.

Na realidade para que uma mesa de som virtual entre em funcionamento, é preciso antes passar por uma mesa de som analógica ou por uma placa de som.

Muitos Home Studios preferem uma placa de som, já que a maioria delas  possui pré-amplificadores.

Como disse anteriormente, a mesa de som virtual é encontrada em qualquer software de áudio, raramente você vai ver um software que não a possua.

Com essa mesa, nós podemos equalizar, fazer roteamento, modificar volumes, insertar efeitos etc., pois ela é completa.

E basta você ter conhecimento sobre uma mesa analógica que, rapidamente, você dominará a mesa de som virtual de seu software preferido.

A maioria das mesas de som analógicas possui EQ, isso acontece com as mesas de som virtuais?

Sim, todas as mesas de som virtuais possuem EQ. A qualidade do EQ vai variar de cada DAW, assim como as mesas analógicas.

No entanto, a qualidade do áudio dependerá dos equipamentos externos que estão sendo utilizados assim como do instrumento e do músico.

Se você tiver um bom músico, um bom instrumento e uma boa placa de som pode ter certeza de que você obterá uma boa gravação.

Agora, se você não tiver um bom músico, instrumento e placa de som, não pense que a mesa de som virtual fará milagre, pois isso é pura enganação.

Esse negócio que muitos falam: grave assim mesmo que depois eu melhoro o som no programa… Isso não é legal.

Imagine construir uma casa, e fazer sua base de qualquer maneira e ao chegar o engenheiro, ele diz: Isso não está bom. O construtor então responde: Fique tranquilo. No telhado, eu arrumo (risos).

Pois é, isso vale para uma gravação. Quer uma boa mixagem, tenha uma boa gravação. Quer uma boa masterização, tenha uma boa gravação e uma boa mixagem.

Voltando à mesa de som virtual, se você conseguir uma boa gravação, pode estar seguro de que ela só vai lhe oferecer benefícios.

Deixe seu comentário.

O que você acha da mesa e som virtual? Qual a sua dificuldade com ela?