Mesa de Som Virtual

Curso Melodyne

Mesa de Som Virtual

A mesa de som virtual tem as mesmas funcionalidades que uma mesa analógica (física). A única diferença é que a mesa de som virtual está integrada nos softwares de áudio, os quais não possuem pré-amplificadores e só podem processar o áudio depois que estiverem dentro do PC. Já as mesas de som analógicas processam o sinal, mesmo que este não esteja em um computador.

Na realidade para que uma mesa de som virtual entre em funcionamento, é preciso antes passar por uma mesa de som analógica ou por uma placa de som.

Muitos Home Studios preferem uma placa de som, já que a maioria delas  possui pré-amplificadores.

Como disse anteriormente, a mesa de som virtual é encontrada em qualquer software de áudio, raramente você vai ver um software que não a possua.

Com essa mesa, nós podemos equalizar, fazer roteamento, modificar volumes, insertar efeitos etc., pois ela é completa.

E basta você ter conhecimento sobre uma mesa analógica que, rapidamente, você dominará a mesa de som virtual de seu software preferido.

A maioria das mesas de som analógicas possui EQ, isso acontece com as mesas de som virtuais?

Sim, todas as mesas de som virtuais possuem EQ. A qualidade do EQ vai variar de cada DAW, assim como as mesas analógicas.

No entanto, a qualidade do áudio dependerá dos equipamentos externos que estão sendo utilizados assim como do instrumento e do músico.

Se você tiver um bom músico, um bom instrumento e uma boa placa de som pode ter certeza de que você obterá uma boa gravação.

Agora, se você não tiver um bom músico, instrumento e placa de som, não pense que a mesa de som virtual fará milagre, pois isso é pura enganação.

Esse negócio que muitos falam: grave assim mesmo que depois eu melhoro o som no programa… Isso não é legal.

Imagine construir uma casa, e fazer sua base de qualquer maneira e ao chegar o engenheiro, ele diz: Isso não está bom. O construtor então responde: Fique tranquilo. No telhado, eu arrumo (risos).

Pois é, isso vale para uma gravação. Quer uma boa mixagem, tenha uma boa gravação. Quer uma boa masterização, tenha uma boa gravação e uma boa mixagem.

Voltando à mesa de som virtual, se você conseguir uma boa gravação, pode estar seguro de que ela só vai lhe oferecer benefícios.

Deixe seu comentário.

O que você acha da mesa e som virtual? Qual a sua dificuldade com ela?

 

 
Torne-se um Membro VIP.

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Qual mesa de som devo comprar para meu home studio?
  2. Mesa de Som para Home Studio
  3. Mesa de Som Behringer – Vale a Pena?
  4. Tutorial Nuendo e Cubase – Conhecendo o mixer
  5. Gravar com Mesa ou Não?
  6. Mesa de som
Tags:

29 comentários

  1. Olá Danilo,

    Que legal você falar da mesa de som virtual. Estou começando nesse imenso mundo de gravação e mixagem e já experimentei algumns DAWs e algo que percebi em comum entre os softwares foram os canais SEND, mas nunca encontrei uma aplicação prática pra eles que não seja possível fazer entre os canais comuns onde eu consigo adicionar efeitos, direcionar pra outros canais etc. Seria muito legal você falar mais sobre os canais de uma mesa de som virtual e mostrar algumas aplicações práticas, coisas que são mais comuns, que fazem parte de qualquer mixagem.

    Grande Abraço e Deus te abençoe.

  2. bom dia,cara eu vi uns dvds que vc esta vendendo no seu blog,mixagem e frequências muito bom mesmo pode ter certeza que eu vou comprar mais tenho uma duvida?queria saber como são as formas de pagamento porque eu não vi no seu anucio a questão do cartão de credido e se for de outra forma queria que você me comunicasse,agradeço se puder me responder. obg DIEGO

  3. André Brito - RJ 7617

    Olá Danilo parabéns mais uma vez,

    Existem vários modelos de mesas virtuais? São como plugins ou somente as que vem nos Softwares?

    Recomenda alguma?

    Obrigado,

  4. show super legal

  5. alberto rangel 7621

    valeu danilo. Cada conselho teu, eu creço mais e mais. Ah, ja recebi o material que vc me enviou. Forte abraço e q nosso Deus continue t abençoando.

  6. MH STUDIO MIX 7623

    Blz meu velho…sempre ajudando…abraços!!!

  7. Ricardo Maciel 7627

    Boa tarde Danilo … Preciso da sua opinião!

    Eu e meu pai estamos com a idéia de comprar a nova mesa da Behringer (UFX 1204), com entradas USB/FireWire e que possui uma interface integrada com resolução de gravação em 24Bit/96kHz …

    http://www.behringer.com/EN/Products/UFX1204.aspx

    Ainda não chegou no Brasil mas percebo que já está bem aguardada para comercialização, sendo concorrente direta das mesas Alesis Multimix 2.0 com esta mesma resolução de gravação.

    Optamos de escolher essa mesa porque ela serviria para apresentações ao vivo de um grupo musical, utilizando os EQ’s e os efeitos analógicos necessários … E ao mesmo tempo, tendo uma interface, utilizando para gravações em HomeStudio com essa resolução de 24Bit/96Khz, superando, e muito, as mixers USB desta mesma marca…

    Abraços e parabéns pelo site!

    Ricardo Maciel

  8. Ivaldo Maciel 7628

    oi Danilo tudo bem? preciso de uma resposta sua a respeito de um pre tube, q estou querendo comprar ,é dá presonus, para possivelmente melhorar o timbre, ficar mais quente , q vc acha desse periferico Pre-tube presonus, e existe um rack, tipo pré tube eQ e Comp.

  9. Muito interessante o uso das mesas virtuais. Tenho uma M-audio fast track 2. Será que consigo colocar um grupo usando a saída RCA traseira e outro usando a saída de fone na parte frontal da M-audio. E outra duvida, a fast track 2 tem aquela opção que controlamos o softwares através dos comandos físicos dela?
    Parabéns novamente Danilo, seus posts tem sido de grande valia para mim! Sou um leitor pontual do site, pena que não tenho dinheiro para comprar seus produtos! rsrs

  10. Marcos Luft 7675

    olá!
    acompanho seus posts a bastante tempo, não sou assinante vip, sou locutor off de uma emissora de tv aqui no Rio Grande Do Sul, sinto minha voz sempre chegando em segundo plano nos spots comerciais que grava…. será que poderia te mandar um material para que vc,,, quando tiver um tempo me desse uma luz do que estou fazendo de errado!
    Grande Abraço!!!!

  11. natanael 7677

    O DANILO E MUITO LEGAL ESTE ESQUEMA, COMO FAÇO PARA CONSEGUIR A
    MESA VIRTUAL.

  12. olá galéra gostaria de saber se existe alguma mesa de som virtual que possa mudar a voz, por exemplo voz robótica ou voz tipo de criança. mas agora vem o detalhe, quero que essa mesa faça isso alvivo, para minha voz saí diferente na web rádio
    depois que o áudio tinver cido capitado pela placa de som, ele ser modificado pelo programa que simule a mesa antes de ir para o ar.

  13. Alessandro 8652

    Bom dia, Danilo. Tenho uma placa M-Audio delta 1010LT, e gostaria de saber se existe uma mesa de som virtual para usar com ela onde eu consiga colocar efeito, filtros, equalizar, mas para usar ao vivo em ensaio. Minha ideia seria desativar a minha mesa analogia e usar a virtual juntamente com a placa e um amplificador (uma potencia) ligada a duas caixas de som para usar de monitor em ensaios. Isso é possivel? o que preciso fazer?
    Abraço
    Alessandro

  14. Bom dia!!!
    São quantos dias uteis para chegar equi em minha Casa o curso Danilo?

    Vitória da Conquista -BA

Deixe um comentário


3 − 2 =