Compartilhe:

Muitos músicos atuam nos palcos, mas chega na hora de gravar, quando se depara com um metrônomo acaba ficando preso, e não consegue dar vida a música.

Então vou dar um dica que uso em minhas produções para deixar o músico a vontade, e não ficar preso ao click que alguns músicos não se dão bem com ele.

Altere o Click

Uma das coisas para deixar o músico mais a vontade, é alterando o click, em sua DAW você poderá alterar o click por qualquer outro instrumento percussivo, como por exemplo um Cowbel, isso fica a seu critério.

Groove de bateria

Caso você queira fazer uma guia para gravar bateria, você pode gravar um violão ou teclado, mas antes monte um groove de bateria, não precisa ter viradas e nem mudanças, pode ser um groove reto do inicio ao fim, só faça loops dele. A intenção é fazer com que o músico fique a vontade, tendo impressão que está tocando com uma banda.

Outra coisa que uso muito é loops de percussão, tais como pandeirola, shakers, isso ajuda muito e da mais pegada ao músico. Você poder fazer sampleado mesmo, com diversos vsti´s que tem por ai.

Com esses artefatos, o metrônomo ficará em segundo plano, pois os grooves vão dar mais swing a música.

Cuidado para não se perder

A melhor forma e mais rápida de se gravar, é escrevendo os arrajos. Você não precisa ser expert em partituras, marque do seu jeito, ou escreva apenas as cifras com quantos compassos o músico ficará em cada nota, o importante é ter um gabarito do que será feito, e não ficar girando lâmpada se perguntando o que é que vai vir no próximo compasso.

Imagine uma construção sem um planta, não chega a sair do chão, mesma coisa é uma música, você já tem que marcar onde vai ser introdução, onde será solo do meio, onde a voz entra, onde é o coro, convenções, etc… Faça a estrutura da música e você vai ver que tudo fica mais fácil.

Minha opinião

Eu gosto de ser amigo dos músicos que gravam comigo, nunca queira colocar seu músico na parede, do tipo jogar um metrônomo e deixar que ele se vire, as vezes apenas uma pandeirola junto, ele já sai gravando, e com isso o trabalho vai render, e a cada dia suas produções irão melhorar.