Microfone Condensador ou Dinâmico

Curso Entendendo o Compressor

Microfone Condensador ou Dinâmico

Você sabe o que é um Microfone Condensador e o que é um Microfone Dinâmico? E qual a diferença entre um Microfone Condensador e um Microfone Dinâmico?

Neste post você vai aprender o que é, e qual as suas diferenças. Deixei 2 post sobre Microfones aqui no Blog, leia que vai te ajudar sobre o assunto: Como usar o Microfone – Parte 1 e também o Post: Como usar o Microfone – Parte 2

Microfone Dinâmico

Microfone Dinâmico falando a grosso modo é um microfone mais forte que o Condensador. O Microfone Dinâmico é muito usado em palcos justamente por isso, um cantor, por exemplo, em sua performance uma hora vai cantar mais suave, outra hora vai gritar com o publico, e com isso esse microfone vai segurar esses níveis de amplitude tranquilamente.

Os Microfones Dinâmicos também são usados em estúdio de gravação, porém nem tanto como os Condensadores. Isso porque ele não tem tanta precisão e clareza.

Já vi alguns Produtores Musicais usar Microfones Dinâmicos em algumas gravações e o resultado foi legal, vai depender muito do estilo musical. Se você grava algum estilo mais agressivo tente usar um microfone dinâmico para ver se resolve, talvez de certo.

Alguns dos Microfones Dinâmicos mais famosos é o: Shure SM57 e o Shure SM58. Eu como músico posso dizer que em todos os Shows que fazia com Artistas, todas as casas de Show tinham o SM57 e o SM58.

Além de ser mais forte que os Condensadores, esses Microfones agüenta muita pancada, já cheguei a lugares que tinham Microfones Dinâmicos que estava em um estado lastimável, porém era só plugar em uma mesa de som que o som saia (risos).

Microfone Condensador

Microfone Condensador são bem mais frágil que os Microfones Dinâmicos. Dificilmente você vai ver um Microfone Condensador jogado no chão de um estúdio, ou mesmo em um palco. Isso porque no próprio manual dos Microfones Condensadores já vem escrito para transportar com cuidado e coisas do tipo.

Além disso, a resposta de freqüência dos Microfones Condensadores é mais plana que os Microfones Dinâmicos. Além de ter mais precisão e Clareza em uma gravação.

Se você colocar um Microfone Condensador e um Dinâmico lado a lado e cantar uma música ou tocar um violão, por exemplo, você vai notar a diferença de precisão na captação do áudio.

Para vocês terem uma idéia de como é tão frágil um Microfone Condensador, já ouvi casos que a pessoa foi gravar tal instrumento e esse instrumento tinha muita potência sonora e veio a fazer o Microfone Condensador parar de funcionar.

Outra diferença entre um Microfone Condensador e o Microfone Dinâmico é que os Condensadores para funcionar precisam de uma alimentação fantasma, o que chamamos de Phantom Power. Praticamente todas as mesas de som, e placas de som externas tem um botão escrito +48, que é justamente o Phantom Power. Se você não ligar o Phantom Power com certeza o Microfone Condensador não vai funcionar.

Minha Sugestão:

Eu particularmente uso o Microfone Condensador para praticamente tudo, gravação de voz, gravação de violão, gravação de sax, etc…

Porém uso o Microfone Dinâmico também, para caixa de bateria, bumbo, guitarra, e outros instrumentos.

Não tem regra para falar qual vai ser usado para qual instrumento, porém sigo o conceito básico, quando quero algo que preciso de maior precisão e clareza uso o Microfone Condensador, e quando vou gravar algo mais agressivo as vezes opto por um Microfone Dinâmico.

O que aconselho é você sempre ter um Microfone Dinâmico em seu estúdio, uma hora ou outra você vai precisar.

Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o post. Grande abraço e até a próxima.

 
Curso Mixagem Cubase 7

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. O Melhor Microfone de Voz depende da Voz
  2. Participe e Concorra a um microfone AKG PERCEPTION 120
  3. Gravação de Voz – Posição e Distância do Microfone
  4. Qual o melhor microfone para Home Studio?
  5. Participe e Concorra um Microfone AKG Perception 220
  6. Microfone Audio-Technica AT2020 – Conheça o Ganhador [Vídeo]
  7. Microfones para Bateria
  8. Ganhe um Microfone Audio Technica AT2020
Tags:

81 comentários

  1. Tales Paiva 29608

    olá. parabéns pelo blog, esclareceu varias duvidas minha, mas gostaria de uma dica, tenho um home studio simples, um quarto com uma bateria eletronica da yamaha, um teclado casio, uma guitarra grooving, um violão elétrico eagle, duas caixas de som acusticas da leac’s, e tenho uma potência de 200wrms com uma mesa de som da wattsom modelo amw12ef, porem essa mesa nao possui o tal botao de +48. Pelo oq vc descreveu, me interessei mais pelo condensador, pois vou utilizar somente para gravar voz, o resto eu ligo diretamente à mesa, e aqui nao faz barulho algum. gostaria de saber de algum mic condensador na faixa de 200 ate 250 reais que seja bom para gravação.
    E como minha mesa nao tem o Phantom Power (pelo menos acho q nao tem) qual seria a melhor opção, se poderia ligar o mic sem o Phantom Power, ou melhor um mic dinamico. e nesse caso, qual modelo na faixa de preço descrito.
    obs: minha mesa somente possui entrada P10

    Obrigado,
    aguardo resposta.

  2. Olá, estou pra começar gravar algumas músicas. Minha dúvida maior é em relação a que condensador comprar… pra um orçamento de 600 reias?

    Vou comprar dois. O dinâmico é o shure sm57. E pensei em comprar um condensador da akg perception 220. Ele é bom? Seria para gravar voz e violão e até mesmo bateria!

  3. Qual o microfone entre esses devo comprar:AKG C214, AKG C4000b ou MXL V69 mogami?

  4. Olá, sempre acompanho seu blog, muito bacana e hoje como estou a procura de um microfone novo para meu estúdio resolvi pedir sua ajuda.Já vi suas opiniões sobre mic condensador, vc sempre indica o de mais custo benefícil o AKG C3000 só que ja vi muitos comentários sobre o mesmo e todos dizem que tem um som muito “abafado”.Vejo vc falar muito do TLM 102 só que é muito caro para minhas condições,daí na faixa de preço que posso comprar estão:AKG C4000b, AKG C214 e o MXL V69 mogami edition, qual seria a melhor escolha entre esses?Lembrando que meu estúdio é mais para gravação de comerciais e vinhetas, mas as vezes gravo algumas bandas de amigos.

  5. microfoneland 26744

    como abrir microfone condensador?
    obrigado

  6. Junior Barreto 26428

    Olá Danilo, eu costumo fazer gravações para postar no youtube, mas todas elas são em ambiente externo. Qual melhor tipo de microfone para eu usar nas gravações externas?! Abraços.

  7. Prezado Danilo,
    Gostaria de dar um microfone condensador de presente, você pode me indicar marca, modelo e local para comprar?
    Muito obrigada pelo post (super util) e se puder me ajudar, agradeço mais ainda
    Abraço e boa semana

  8. João Pedro 25948

    Caro Danilo,

    Teu blog é demais, ein!?

    Tô no início do meu projeto de home estúdio. Hoje comprei uma audiobox de 2 canais. Que microfone você me indica para gravar sax e voz?

    Na faixa de 500.

    Um abraço.

  9. William Ramos 25045

    Fala Danilo, blz?
    Estou a comprar um condensador para utilizar em meu home studio para gravar principalmente Voz.
    Já possuo os mics Shure SM58, SM7 e gostaría de saber se tem algum condenser para indicar na faixa de a partir de 700 até uns 1200.

    Estou pensando em Shure, Akg…
    Muito obrigado.

    Abs,
    William Ramos

  10. José Iltemar Martins 25024

    Olá Danilo ! preciso de sua orientação na montagem do meu home studio.

    Pretendo montar um home pra trabalhar gravando voz,comercias e propagandas e geral, não tenho ainda uma sala com tratamento de acustico,mas pretendo fazer….
    O que tenho de equipamento :
    1 placa PCI da sound blast 5.1 ai estou pretendendo comprar um pre amplificador valvulado ( MIC 200) e estou na duvida na comprar do microfone condensador ,tendo em vista um um microfone na faixa de preço de 400 reais …..Estou na duvida entre o B1 , C3 da bering e o MXL 990 ?

    Me dê uma ajuda nessa decisão ………

  11. Boa tarde Danilo

    Vi que tem alguns microfones condensadores que desativa uma parte para captar apenas os sons vindos de um lado. Um exemplo acho que é o behringer C-3.
    Mesmo com essa função, vou precisar de uma cabine ou uma sala com tratamento acustico? Minha sala não tem tratamento nenhum…
    Abraço

  12. Bruno Coutinho 24427

    Fala ae Danilão!
    Parabéns pelo Site cara! Sucesso!

    Então! Só adiantando, eu sou extremamente leigo no assunto e pode ser que eu até fale algumas bobagens, mas vamos lá! Eu queria um condensador barato cara, na faixa de R$ 300,00 a R$ 400,00. Você pode me indicar algum?! É para gravações amadoras mesmo, mas que contenham alguma qualidade. E quanto ao violão, é melhor captar o som com o Mic ou é melhor ligar na mesa e da mesa para a placa??

  13. Meu amigo, seu blog é ótimo. Gostaria de uma opinião sua, gosto de cantar em casa, me distrai muito. Tenho uma caixa amplificada de 100, mais como não tenho muita experiência nesse ramo comprei um microfone comum(barato)que quando falo próximo a ele minha voz não sai muito boa, apesar de não ter uma linda voz. Minha voz e abafada e um pouco aguda, gostaria de saber qual microfone comprar para minha voz se sobressair mais e ficar mais fina.

    Desde de Já te agradeço

  14. Eduardo 24149

    Danilo, te fiz uma pergunta sobre microfones para instrumentos de percussão, só que vc me respondeu sobre guitarra…
    Estranho que minha pergunta sumiu do blog.
    Valeu.

  15. Lindberg 24114

    Muito boa sua explicação sobre microfones dinamicos e condensados, pelomenos para um cara leigo como eu. grato

  16. Eduardo 24067

    Olá Danilo, parabéns pelo blog! Muita informação interessante.
    Gostaria de saber qual microfone vc me indica para gravação de instrumentos acústicos de percussão como congas, djembes e pandeiros.
    Sou leigo o assunto e imaginei aqueles microfones pequenos, acoplados no instrumento com uma espécie de clip. Com relação a faixa de preço gostaria de saber numa variação entre 100 e 500 reais.
    Muito obrigado.
    Abraço.

  17. Olá amigo gostei muito do seu blog!! Me ajude? Sou locutora estou montando meu estúdio para gravar comerciais, estou fazendo no meu quarto,uso uma interface de gravação Fast Track Ii / Fast Track 2 + Pro Tools Se – Meu quarto é meio grande e onde moro tem um pouco de barulho de cachorro e som dos vizinhos rsrs tenho aqui dúvida entre 2 microfones B1 beringer condensador ou Shure PG 48 que estou em vista de um amigo.Qual desses vc me indica? Meu objetivo é só para gravar comerciais de rádio, tbem faço cerimoniais de casamento mas para isto sei que qe o condensador nao é indicado né.Ficarei muito feliz se vc me judar

  18. Luiz Augusto Machado 23686

    Excelente artigo/blog, esclareceu muitas dúvidas !

  19. Danilo muito bacana seu blog, isso é o que acho bacana da internet, o pessoal se ajudando.
    Preciso de um condensador para fazer umas gravações em casa, na faixa de até R$500,00, sabe me indicar algum?
    Vlw a força aí brother.

  20. Olá Danilo!

    Comprei uma Digi Mbox 2, mais um note(Intel Core i5 Ivy Bridge – 3210M 2.5GHz, 750GB – 7200RPM + 8GB SSD,4 GB DDR3 (1600 MHZ),Nvidia GeForce GT 640M GPU com 1GB Video Dedicado), e agora estou na busca de um mic condensador pra gravar voz, violão e tal. Pois tentei gravar com um mic dinâmico sennheiser,e não apareceu nem o volume no VU do Pro tools 8, que eu instalei. E pra gravar o violão conectado pelo p10 então, horrível. Cheguei até achar que a Digi tava estragada.
    Vc acha que mais esse condensador resolve tudo?

  21. bom dia … danilo eu estou preçisando de um microfone condenser diafragma pequena na faixa de 600 +ou- desde já muito obrigado!!!

  22. Olá Danilo , descobri seu blog a poucos dias e tenho lido muitos artigos nele pois estou com vontade de fazer um home estudio para gravação de acapellas , e tentar fazer um cd instrumental para meu pai que toca flauta e sax .

    Ele por ser musico possui mesa de som amplificadora , caixas de som profissionais , e até msm microfone sendo um deles igual o que vc citou ( Shure SM57 ) .

    Só que lendo alguns artigos percebi que terei de comprar uma interface e um microfone condesador . Não estou com muito dinheiro no momento , andei procurando e achei uma mesa de som ja com interface , assim não preciso usar o equipamento do meu pai , o modelo é Behringer Mixer Xenyx 302usb , ele me serveria bem ? Vai deixar meu som profissional ou parecido ? Qual outra em conta vc me indicaria ? E que microfone condesador que deixa o som bem profissinal que vc me indica e que não seja muito caro ?

    Li vc falando sobre cabine em casa , onde eu encontro ? Pois aqui onde moro há um pouco de barulho e não tenho comodo sobrando para fazer de estudio .

    Desde já obrigado e esta de parabens pelo blog . Estou pensando seriamente em fazer parte do seu portal VIP .

    • Danilo Gustavo 22759 em resposta a Brandon

      Olá Brandon!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      A melhor opção é uma placa de som externa, não tem para onde correr.
      O microfone depende muito do preço que você quer pagar, tem inúmeros.
      Sobre tratamento acústico, fiz um vídeo recentemente e se encontra no Portal VIP – http://www.homestudiovip.com.br/.
      Forte abraço.

  23. muito bom o post, explikou muita coisa…., agora tipo…, pretendo investir nums microfones pra gravação de minhas musicas, será q o shure sm57 fikaria bom pra gravar voz, guitarra, baixo e bateria? todos com boa qualidade? ou precisaria de um condensador tbm? e se sim…, onde eu ia usar cada um deles..? tipo…o condensador para voz…, o dinamico pra guitarra…..

  24. Boa tarde Danilo. Sou português e já vou lendo os seus artigos há um tempo… Sou violinista e faço gravações de voz e de violino no meu estúdio. E a minha dúvida era precisamente entre estes 2 micros. O TLM 102 ou o AKG C3000. A diferença de preço entre eles é mais do dobro do dinheiro… Qual o mais adequado? E o Audio Technica AT2035? É comparável? Toco e gravo desde clássico a rock e até electrónica.
    Pergunto é se serão estes os mics mais adequados. Também andei a “namorar” o AKG C4000B e o C214 também da AKG.
    A ultima questão, aconselharam-me a gravar violino com micro condensador mais próximo do violino e um dinâmico afastado a apanhar o som ambiente. E depois, fazer um 2º take ao contrário. Tem opinião acerca disto???
    NOTA: tenho estúdio em condições para fazer este tipo de gravações.
    O meu muito obrigado e um forte abraço de Portugal!!!!

    • Danilo Gustavo 22689 em resposta a Ricardo

      Olá Ricardo!
      Desculpe a demora em responder, estava com muitas gravações e com isso o tempo ficou um pouco limitado para responder a todos no blog, mas não gosto de deixar ninguém sem respostas.
      Olha, fique com o TLM 103, vai ser melhor.
      Sobre a gravação do violino, faça as duas gravação da mesma forma, depois é só abrir o pan.
      Abraço.

  25. Legal este blog.Parabéns.

  26. Fala, Danilo. Tudo beleza?

    Cara, tenho um “problema” que não sei como resolvê-lo – bem provavelmente por eu ser noob no assunto. rs
    Eu tenho um MXL 990, M-Audio Fast Track, porém quando tento gravar o violão (aço), não pega quase nada de som.
    Eu gravo uns videozinhos pro YouTube e comprei essas coisas tentando melhorar a qualidade do áudio, mas não rolou.
    Alguma sugestão?
    Valeu! =)

  27. Olá Fernanda o condensador alem ser XLR a ligação obrigatoriamente tem que ser balanceada. Malha Pino 1, no outro tambem pino 1. pino 2 com pino 2 e pino três com pino 3.

  28. Olá Danilo. Eu sou prof e estou ensaiando um coral com meus alunos. Eles vão cantar num teatro muito bom, porém, vai ter um playback tocando de fundo, o que deixa a voz deles mais baixa. Que microfone posso usar?? Desde já agradeço,
    Beth

    • Danilo Gustavo 12446 em resposta a Beth

      Olá Beth!
      Se você se refere as vozes dos alunos, isso você pode usar uma mesa de som e abaixo o volume no canal do mic. Se você se refere a alguma voz que já tem no playback, isso não tem como ser feito.
      Abraço e sucesso.

  29. ola querido , estou querendo comprar um microfone condensador para usar em palco ,(para captar som de violao ) estava em duvida entre ele e o dinamico , mas depois de ler seu post resolvi optar pelo condensadeor (justamente para trazer um som mais melódico que o violao precis) ja vi varios modelos mas nao sei qual tem mais precisao e menos ruido , entao , peço que me indique o que vc considera melhor , para que eu possa compra-lo , em uma faixa de preço de 500 a 1000 reais !!! obrigado , aguardo respostas em meu email obrigado !!!(

  30. Fernanda Carvalho 10466

    Olá Danilo!
    Primeiramente, meus parabéns pelo blog. Eu, que sou uma leiga em gravação, já me esclareci um pouco em relação aos segredos do estúdio.
    Agora a dúvida. Eu gostaria de comprar um condensador mas não possuo uma mesa. Existe a possibilidade de eu plugar via p2 o microfone no meu notebook para gravar minha voz e editá-la com os programas que possuo? Grata

  31. Valdiney 9930

    Posso gastar até uns 600 no mic, to pensando no at2020 , mas tbm cogitei o mxl 990 qual vc indicaria um dos dois, ou tem outro em mente ? e uma placa, pensei na tascam us 144 posso gastar na placa uns 600 tbm .

    • Danilo Gustavo 11074 em resposta a Valdiney

      Olá Valdiney!
      Aconselho juntar um dinheiro a mais e comprar um TLM 102 ou um AKG C3000.
      Na placa tem essa Tascam e a Fast Track C400.
      Abraço.

      • Ricardo 12168 em resposta a Danilo Gustavo

        Boa tarde Danilo. Sou português e já vou lendo os seus artigos há um tempo… Sou violinista e faço gravações de voz e de violino no meu estúdio. E a minha dúvida era precisamente entre estes 2 micros. O TLM 102 ou o AKG C3000. A diferença de preço entre eles é mais do dobro do dinheiro… Qual o mais adequado? E o Audio Technica AT2035? É comparável? Toco e gravo desde clássico a rock e até electrónica.

        Pergunto é se serão estes os mics mais adequados. Também andei a “namorar” o AKG C4000B e o C214 também da AKG.

        A ultima questão, aconselharam-me a gravar violino com micro condensador mais próximo do violino e um dinâmico afastado a apanhar o som ambiente. E depois, fazer um 2º take ao contrário. Tem opinião acerca disto???
        NOTA: tenho estúdio em condições para fazer este tipo de gravações.

        O meu muito obrigado e um forte abraço de Portugal!!!!

  32. Que microfone voce usa pra gravar a voz?

  33. Olá Danilo, boa tarde
    Estamos montade um home studio aqui no nosso quarto, algo simples, gostaria de saber se vc tem os moldes dessa cabine q mencionou. Gostaria de saber se vc tem algum condensador para indica, algo barato, pq caso não dê certo aqui no quarto, vamos ter q partir para outro, então não da pra investir mto dinheiro ainda.
    Vou assinar a aera VIP e vou me aprofuncar mais no seu site, adorei.
    Obrigadinha!!! Bjs

  34. CÉSAR SMILE RECORDS 8078

    Danilo,

    primeiramente parabens pelo blog.. mto interessante..

    olha, sou realmente leigo… estou abrindo um estudio para produção de musica eletronica e pretendo ter um microfone para gravar voz (algumas amigas q cantam), violão e um sax.

    Queria gastar na média de 800 reais… o q vc indica, tendo em vista que criarei mtas acappelas e reefs de guitarra

    abraços

  35. Olá Danilo, parabéns pelo blog. Por favor, qual é o microfone condensador que está na foto junto com o sm57? Estou tentando descobrir que microfone é esse.
    Um abraço

  36. Caio Silveira 6950

    Quais os condensadores que você usa ? quais são os mais conhecidos/melhores ???

  37. antonio carlos 4486

    tambem preciso de um modelço decabine ppequena pra gravar so voz se voce tiver como me ajudar ficarei grto.

  38. antonio carlos 4485

    achei muito legal mesmo,obrigado amigos pela ajuda pretendo montar um home studio pra gravar so voz pra comerciais ,etc.valeu

  39. DANILO VC ACHA QUE DÁ PRA GRAVAR VIOLÃO COM DOIS MICROFONES DINAMICOS AQUELES GPA GM570 OU GPA GM580 E FICAR COM QUALIDADE BOA.

    • Danilo Gustavo 4547 em resposta a JEFERSON

      Olá Jeferson!
      Olha, nunca usei esses microfones, acredito que seja um parecido com o SM 57 da Shure. Gravação de violão, geralmente uso condensador com diafragma grande, para mim é a melhor opção.
      Grande abraço.

  40. Sempre usei microfone condensado pra tudo mesmo !!! sempre a melhor opção . Até pra instrumentos mais agressivos dando aquela reduzida de -10 db

    • Danilo Gustavo 2992 em resposta a Fernando Dale

      Olá Fernando!

      Pois é amigo, muitos microfones não tem essa atenuação, e as vezes o som já chega alto demais, o que fica saturado.

      Abraço e obrigado pelo comentário.

  41. Olá Danilo! Você tem algum modelo de montagem dessa cabine? Gravar com um condensador aqui sem isolamento acústico acho que seria impossível pois há barulho de carro, cachorro, bebê chorando, vizinho brigando e até cantoria de pássaros! rsrs. Grande abraço!

    • Danilo Gustavo 1655 em resposta a Tiago

      Olá Tiago!

      Eu vou tirar algumas fotos dessa cabine que meu amigo fez, e vou postar aqui no Blog, e também o material usado. Lã de rocha ou lã de vidro já pode ir providenciando.

      Grande abraço.

    • eduardo 25443 em resposta a Tiago

      se o assunto for home estudio …na minha opinião prefira adiquirir um microfone dinâmico cardioide, pois esses capitam “apenas” o que é falado a frente “ignorando” praticamente as laterais e as costas…. vc pode conseguir um otimo resultado se vc tiver um quarda roupa grande… abra as portas e fique de frente com ele e cante usando um microfone desses… o resultado e muito bom… principalmente se vc canta hip hop rap ou funk tem que ser o dinâmico pois o estilo é mais agressivo” e ele vai nivelar praticamente tudo já no condensador a riscos de distorção por serem mais sensiveis… comprei um yoga dm 868 +- 299 reais …. pois esse é mais profissional (p.estudio) mas existem no mercado microfones bons por cerca de 100 reais… ESPERO TER AJUDADO SUCESSO PRA TODOS

  42. Prezado Danilo, descobri hoje seu blog e já estou a horas lendo seus artigos, todos muito bem explicados. Queria uma dica sua… faço pequenas gravações em casa. Placa M-Audio Fast Track Pro, Cubase SX3, violão Walden G630 CE e um key Kurzweil SP76 controlando VSTs (ivory, hipersonic,trilogy, EZdrummer etc). Quero começar a gravar voz, mas estou na dúvida se compro um condenser ou mic dinâmico. Minha sala é bem pequena e sem tratamento acústico. Inicialmente pensei em comprar um Behringer B2, mas ao ler seus posts sobre mic, talvez seja melhor eu comprar um dinâmico, né? Obrigado e parabéns pelo blog!

    • Danilo Gustavo 1650 em resposta a Tiago

      Olá Tiago, seja Bem Vindo ao Blog.

      Então Tiago, o legal para nesse seu caso é um Condensador com diafragma grande, com ele você vai poder gravar violão, e outros instrumentos acústicos. O grande problema, quer dizer problema bom de um condensador é que ele capta com muito mais clareza que o dinâmico, então qualquer barulhinho ele vai captar.

      Minha dica é você montar uma cabine pequena, só para gravar voz e violão, e outros instrumentos que não requer muito espaço. Tenho um amigo que fez uma cabine no quarto dele, não gastou muito, e ficou bem melhor, agora ele grava tranquilamente.

      Sobre a escolha do microfone, seria legal você esperar um pouco mais e já pegar um melhor. Quando você for comprar, você me avisa quanto você tem em mãos que eu te falo qual modelo seria legal para você, assim você pega um microfone para ficar com ele um bom tempo.

      Grande abraço e fique a vontade no Blog. Forte abraço.

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Locutor | Produção Musical - Home Studio - [...] Escrevi um artigo aqui no blog sobre microfone condensador e dinâmico, clique no link para ir à página. Microfone …

Deixe um comentário


− 5 = 4