Compartilhe:

Sabemos que um bom instrumento, e um bom músico, nos dará um som de qualidade em nossa gravação, mas o que também entra em questão é o microfone, isso influencia e muito.

Ao longo do tempo tive a oportunidade de gravar com diversos microfones, desde os mais baratos até os mais caros do mercado, e posso dizer que a diferença realmente exite e muito.

Bom vou listar alguns que conheço e também alguns que já usei em minhas produções.

AKG C414

Um microfone que chamamos de Bombril… rssss… Simplesmente porque é mil e uma utilidade…

É sério não é brincadeira, esse microfone por ter várias chaves, corte de grave, atenuador, torna ele um microfone bom praticamente pra tudo…

Já usei ele em Room “Batera” e  Violão, mas também é indicado pra Voz. Se você quer um microfone versátil, ta ai a oportunidade.

Shure SM57

Esse de longe é reconhecido, eu mesmo quando comecei a querer mexer com áudio a 8 anos atrás mais ou menos, assistia algum musical ao vivo na tv, e lá estava o SM57 na caixa da batera, ampli das guitarra etc…

Sempre usei o SM57 em caixa, e guitarra, mas já vi gravação de voz em rock e na batera inteira com o sm57, há e também em violão.

Neumann KM184

Esse é um dos meus favoritos para violão, já fiz várias gravações com ele na 12ª casa, e posso dizer que o grave, os agudos, etc… Estavam tudo ali, com apenas um mic.

Neumann U47

Esse pra voz é ótimo… Tive o prazer de gravar violão com ele e voz. O som chega quente, na mixagem acentuei pouca coisa perto de 5 khz pra vir um pouco mais de presença, mais foi bem sutil mesmo. O microfone em si já tem um timbre fantástico, ai vai do cantor ou do músico.

Neumann U87

Esse é lenda, creio que todos os Artistas do mundo inteiro que estão na mídia já gravou com este microfone. O U87 é muito famoso, e não é pra menos, seus 4 mil dólares valem a pena com certeza.

Com ele só gravei apenas voz, não usei ele em violão ou coisa parecida, mas assim que usar posto aqui pra falar.

Electrovoice RE20

Este microfone não é tão brilhante, e já usei ele em bumbo em combinação com o AKG D112 e ficou bem legal. Já pra voz nunca testei, mas já ouvi falar bem dele para este fim, e também para C. Baixo.

AKG C12 VR

Um dos microfones de tubo mais famoso do mundo. Este mic já usei para gravar violão de aço, e gostei demais… E também já mixei um projeto onde a voz foi captada com ele, e o som vem muito quente… O preço é um pouco salgado, mais que conseguir comprar com certeza é um ótimo investimento.

Então é isso pessoal,existem outros modelos e marcas, mas foi estes que veio em mente, e que usei também… Grande abraço.