Compartilhe:

O que é correto Mixar usando Monitores ou usando Fones de Ouvido?

Essa pergunta recebo sempre em meu email e também no MSN, e por isso decidi escrever sobre o assunto aqui no Blog.

Eu escrevi um Artigo sobre o uso de Fones de Ouvido aqui no Blog e recomendo para você – Monitores ou Fones de Ouvido na Mixagem?

Vamos inverter a situação aqui.

Quero que você me responda uma pergunta OK?

Ok! Então vamos a ela:

Quando você escuta uma música que você gosta em seu Fone de Ouvido, você acha a Mixagem é boa, média ou ruim?

Bom com a sua resposta você vai saber se é legal fazer uma Mixagem usando um Fone de Ouvido.

Não importa se você mixou uma música usando Fone de Ouvido, Monitores de Áudio ou um Radinho de pilha (risos). O importante é o som soar legal.

Pense comigo…

Uma pessoa gastou uma grana para montar a acústica de sua sala, bons monitores, bons equipamentos, só que o som não sai legal, muitos clientes reclamam com ele que o som ta para dentro.

Enquanto outro com um estúdio onde a acústica não é lá essas coisas, porém quando alguém escuta fica impressionado com a qualidade do som, e detalhe, ele usa Fone de Ouvido em suas Mixagens.

Bom o que quero dizer com isso é o seguinte…

Se você está usando Fones de Ouvido para fazer suas Mixagens e sentiu que está tendo uma melhora em sua sonoridade, e que seus clientes e pessoas que conhecem sobre o assunto tem admirado seus trabalhos, ÓTIMO!!!

Continue do jeito que está. Não é porque um amigo seu usa um par de NS10 você também vai ter que usar.

O importante é tirar um bom som, independente do que você usa.

É claro que se você tiver condições de ter os melhores equipamentos é ótimo, porém a realidade de muitos não é essa.

Afinal, QUEM INICIOU FAZENDO UMA MIXAGEM PERFEITA?

Quando você escuta uma boa Mixagem, ela vai soar legal tanto em Monitores quanto em Fones de Ouvido, então se a sua Mixagem está soando boa em seus Fones, vai soar boa em outros ambientes.

Agora! Sempre que estiver mixando, procure escutar outra música que você goste da mixagem para comparar, e ver se você está no caminho certo. Já tive problemas logo que inicie “Não que eu seja o EXPERT no assunto (risos)”, mais no inicio, quando terminava minha mixagem escutava a outra que gostava, e ficava horrorizado como a minha estava soando muito inferior à outra.

Na verdade é que todos que estão onde estão passaram por muitas dificuldades e não conseguiram uma boa Mixagem de primeira, e foi errando e acertando, acertando e errando.

Por isso se você está errando ótimo, é sinal que você está praticando. Pode ter certeza que com muita dedicação a tão sonhada Mixagem vai chegar, seja com Fone de Ouvido ou com Monitores de Áudio.

O que você acha?

Gostaria que você deixasse sua opinião sobre o assunto, e compartilhasse sua experiência.