Até o momento escrevi 3 Artigos sobre Mixagem de Violão – Mixagem de Violão [Gravação] – Parte 1 e Mixagem de Violão [Equalização] – Parte 2. E agora iremos ver sobre a Compressão no Violão.
Se você ainda não conhece sobre Compressor, leia os Artigos que fiz sobre o assunto nos Links – O Compressor – O Compressor na Mixagem – Parte 1 – O Compressor na Mixagem – Parte 2.
Ótimo agora que você já está familiarizado com o Compressor vamos dar continuidade ao assunto.
Não gosto de usar Compressor na hora da Gravação do Violão, não uso Rack e nem Plug-in. Então caso for necessário usar Compressor faço isso na Mixagem.
Nas minhas Mixagens costumo usar uma Compressão bem tranqüila nos Violões, ou seja, não uso uma Compressão agressiva com Ratio muito elevado, e nem uma redução muito alta.
Três Plug-ins legais que gosto de usar em Compressão de Violão são: Waves C1, RCOMP E SSL Buss Compressor. Os três me atendem muito bem.
Quando se deve usar um Compressor no Violão?
Essa é uma pergunta que terá dezenas de respostas, porém abaixo algumas situações que acho interessante usar o Compressor.
Eu gosto de usar Compressor no Violão para conseguir diversas sonoridades. Cada configuração vai deixar o Violão soando de uma forma.
Através do Compressor podemos tanto acentuar os Transientes como atenuá-los, ou seja, deixar o som mais percussivo ou não. Com ataques rápidos podemos tirar esses transientes facilmente, eu um ataque médio podemos deixar o som do Violão mais percussivo.
Podemos também deixas as notas com mais sustentação, principalmente em solos. Eu como Guitarrista sempre uso Compressor em meus Timbres de Guitarra, e vejo que é quase impossível conseguir uma boa sustentação sem o uso de Compressor nesses Timbres.
Esse tipo de Compressão no Violão poderá soar muito bem.
Tirando essas 2 formas onde devemos usar o Compressor, também podemos usar o Compressor para a Dinâmica do áudio caso o músico fique oscilando em sua performance.
É claro que não iremos tirar a dinâmica da música, pois existem pontos da música em que é excussão necessita ser mais suave, e em determinados pontos a execução necessita ser mais agressiva, então você tem que estar sempre ligado no Arranjo da música.
Quem não gosta de Compressor?
Acho que todo mundo que trabalha com Áudio goste de usar Compressor.
Meu conselho é que você procure gravar um Violão com o menor ruído possível. Procure não deixar vazamento do Click (Metrônomo), barulhos de palhetas batendo no tampo, respiração, e outros artefatos.
Falo isso, pois na hora que você for usar um Compressor, tudo que estiver lá embaixo vai ganhar mais volume. Porque isso?
Simplesmente porque você vai Comprimir as ondas altas, e quando você for dar mais volume no áudio as que estavam baixas automaticamente vão subir, e se tiver qualquer ruído e vazamento isso tudo vai subir junto.
Agora, para você treinar seu Ouvido, escute dois áudios abaixo. O primeiro sem Compressão e o segundo com Compressão.
Violão sem Compressão:
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Violão com Compressão:
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Qual Sua opinião?
Depois de ter analisado os dois arquivos de áudio, qual foi à diferença que você conseguiu perceber?
Você usa Compressão em seus Violões ou não gosta? Deixe seu comentário.
Bom dia Danilo, primeiramente gostaria de agradecer pelos posts, e após ouvir os dois áudios consegui notar que no com a compressão além de ficar um pouco mais alto o volume, ficou com mais sustentação e um pouco mais de brilho também, apesar de não ser nada tão radical, o que ficou ótimo.
Abraços
Olá Giovani!
Sim o volume chega com a Compressão. Isso acontece porque depois que comprimo eu aumento o ganho no compressor, para compensar o que foi atenuado.
Costumo não Comprimir muito, porém o áudio processado com certeza ocorre mudanças.
Abraço.
parece q o médio do violão apareceu mais né?
Olá meu amigo!
As médias altas veio mais sim. Inclusive se escuta mais o som da palhetada, em relação ao áudio original.
Abraço.
Depois dos Shure, o compressor é definitivamente o grande aliado dos produtores! o que define um trabalho como profissional é sem dúvida uma boa utilização dos compressores, pois é onde o pessoal mais se perde. Mas é bem simples de usar, depois que se compreende os parâmetros suas músicas só deslancham!
Exatamente amigo!
O Compressor é o amigo do homem, bem usado é claro. Pois qualquer configuração errada pode estragar o áudio totalmente.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Ola Danilo, Deus te abençoe… Bom em relação aos dois audios percebi que algumas notas que foram tocadas baixas estao aparecendo mais nos violao com o compressor e tambem o som parece estar mais junto um do outro que sao propriedades que nao se nota tanto no violao processado sem o compressor e outras …. brilho, ganho, corpo etc….
Amém Fábio!
Sim, algumas notas que estavam mais escondidas teve uma acentuação, já que reduzi os picos, foi onde consegui chegar mais as notas que teve menor dinâmica.
Abraço.
Boa tarde Danilo ! Tenho uma dúvida com relção ao mic akg 414 xlii.é normal ter uma pequena sobra( ” sombra”) de audio na gravação na hora em que eu estou monitorando a gravação??? Porque isso acontece? qual é o melhor lado para se gravar voz ( dourado ou preto ) é necessário fazer a regulagem de frequencia ??? Estou usando o amp eureka e a placa firewire presonus eo mic akg 414 xlii por favor mas até agora não consegui tirar um bom som nos vocais. parece sempre que a voz está abafada!!! O que preciso fazer pra tirar “aquele ” som???? Abração e que Deus te abençõe!!!!
Olá Marcos!
Deixe o C414 a parte dourada para a fonte sonora.
Sobre o corte das frequências vai depender do que esteja gravando.
Se o som estiver abafado, procure não atenuar as altas, perto de 4 a 8Khz.
Abraço e fique com Deus.
Só complementando o que o Danilo disse, acredito que talvez por uma sobra de “SSS” e “JJJ” e “XXX” o Marcos deve ter atenuado as frequências de brilho na voz. Só que isso as deixa com som “abafado”. Eu indicaria o uso de um DEesser para tratar comprimir essas frequências sem a necessidade da atenuação de toda uma faixa do espectro sonoro.
Abraço!
Então Danilo,muito legal cara isso q vc faz, trocar ideias com agente
Sobre Mixagem, produção musical,mandar videos pra galera da uma sacada
muito legal mesmo parabéns!
Olá Chicão!
Obrigado pelo seu comentário amigo.
Forte abraço.
oi gustavo percebi que no violão sem compressão, o som ficou mais baixo,em relação a outra ficou um pouco sem brilho,e também percebi que houve variações de volumes de frequências umas mas baixas ou altas que outras.
ja com compressão o som ficou mais na cara mais volume, com um pouco mais de brilho,e as fre
Olá, Erisson!
A compressão, geralmente é feita para deixar o som mais na cara, porém, isso não é padrão, cada configuração no compressor gera uma diferença no arquivo de áudio.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Com certeza compressão no violão assim o som fica mais estável,sem ocilar.
Olá Márcio!
Com certeza, a dinâmica fica mais controlada.
Abraço.
ola danilo legal seu trabalho gostaria de saber qual a melhor opçao tenho uma delta 2496 o que seria melhor um pre mic 100 da beringuer ou uma mesa xenix 802 da beringuer tambem aguardo sua resposta obrigado
Olá Jeferson!
Nenhuma das duas opções.
A melhor coisa seria pegar uma placa de som externa, de preferencia FireWire.
Abraço.