Compartilhe:

Até o momento escrevi 3 Artigos sobre Mixagem de Violão – Mixagem de Violão [Gravação] – Parte 1 e Mixagem de Violão [Equalização] – Parte 2. E agora iremos ver sobre a Compressão no Violão.

Se você ainda não conhece sobre Compressor, leia os Artigos que fiz sobre o assunto nos Links – O Compressor O Compressor na Mixagem – Parte 1 O Compressor na Mixagem – Parte 2.

Ótimo agora que você já está familiarizado com o Compressor vamos dar continuidade ao assunto.

Não gosto de usar Compressor na hora da Gravação do Violão, não uso Rack e nem Plug-in. Então caso for necessário usar Compressor faço isso na Mixagem.

Nas minhas Mixagens costumo usar uma Compressão bem tranqüila nos Violões, ou seja, não uso uma Compressão agressiva com Ratio muito elevado, e nem uma redução muito alta.

Três Plug-ins legais que gosto de usar em Compressão de Violão são: Waves C1, RCOMP E SSL Buss Compressor. Os três me atendem muito bem.

Quando se deve usar um Compressor no Violão?

Essa é uma pergunta que terá dezenas de respostas, porém abaixo algumas situações que acho interessante usar o Compressor.

Eu gosto de usar Compressor no Violão para conseguir diversas sonoridades. Cada configuração vai deixar o Violão soando de uma forma.

Através do Compressor podemos tanto acentuar os Transientes como atenuá-los, ou seja, deixar o som mais percussivo ou não. Com ataques rápidos podemos tirar esses transientes facilmente, eu um ataque médio podemos deixar o som do Violão mais percussivo.

Podemos também deixas as notas com mais sustentação, principalmente em solos. Eu como Guitarrista sempre uso Compressor em meus Timbres de Guitarra, e vejo que é quase impossível conseguir uma boa sustentação sem o uso de Compressor nesses Timbres.

Esse tipo de Compressão no Violão poderá soar muito bem.

Tirando essas 2 formas onde devemos usar o Compressor, também podemos usar o Compressor para a Dinâmica do áudio caso o músico fique oscilando em sua performance.

É claro que não iremos tirar a dinâmica da música, pois existem pontos da música em que é excussão necessita ser mais suave, e em determinados pontos a execução necessita ser mais agressiva, então você tem que estar sempre ligado no Arranjo da música.

Quem não gosta de Compressor?

Acho que todo mundo que trabalha com Áudio goste de usar Compressor.

Meu conselho é que você procure gravar um Violão com o menor ruído possível. Procure não deixar vazamento do Click (Metrônomo), barulhos de palhetas batendo no tampo, respiração, e outros artefatos.

Falo isso, pois na hora que você for usar um Compressor, tudo que estiver lá embaixo vai ganhar mais volume. Porque isso?

Simplesmente porque você vai Comprimir as ondas altas, e quando você for dar mais volume no áudio as que estavam baixas automaticamente vão subir, e se tiver qualquer ruído e vazamento isso tudo vai subir junto.

Agora, para você treinar seu Ouvido, escute dois áudios abaixo. O primeiro sem Compressão e o segundo com Compressão.

Violão sem Compressão:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Violão com Compressão:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Qual Sua opinião?

Depois de ter analisado os dois arquivos de áudio, qual foi à diferença que você conseguiu perceber?

Você usa Compressão em seus Violões ou não gosta? Deixe seu comentário.