Compartilhe:

Você já notou que, ao finalizar uma mixagem, quando vai comparar com uma música que você gosta, seu som não está soando legal como a música comparada.

Por que ocorre isso?

Vamos voltar a alguns anos atrás…

Você se lembra dos discos de vinil, se você parar para analisar algumas mixagens vai falar o seguinte: Não acredito que eu escutava isso.

Na verdade nossos ouvidos se adaptam com tudo, quer ver só uma coisa:

Uma criança de 1 e 2 anos, não tem escolha de gênero musical, mas deixe uma criança de 2 anos escutar só Jazz, e quando ela tiver 10 anos tente colocar outro estilo musical para ela apreciar, pode ter certeza que o Jazz vai ser seu estilo favorito.

Pois bem, outro fato é quando, qualquer barulho que ocorre em sua sala, você automaticamente já o identifica, porém, passando aproximadamente 5 minutos, você nem percebe que ele existe.

Bom, onde quero chegar com isso?

Simples, uma música de referência vai fazer com que você fique concentrado e preso a determinadas situações dentro da mix, onde ao deixar passar algum detalhe, quando escutar a mixagem de referência, logo vai para e rever a sua mix.

Como escolher a música de referência para mixagem?

Cada música tem sua história, sendo assim, cada mixagem deve ter sua mix de referência. Se você está mixando um Rock, com certeza a música em si tem bastante guitarra, sendo assim, a música de referência deve ter guitarra, não adianta você mixar um rock e pegar um jazz como referência, os timbres, panorama, ambiência, etc. vão estar completamente diferentes.

Outro detalhe importante é, escolher uma música atual. Se você pegar uma música que foi mixada a 30 anos atrás, por mais que a mixagem seja legal, a qualidade sonora não estão soando como as músicas atuais.

Procure escolher músicas complexas, ou seja, músicas com bastante dinâmicas e o máximo de instrumentos possíveis, com certeza você terá mais aproveito com esse tipo de música.

E para finalizar, jamais escolha músicas em diferentes estilos.

Deixe seu comentário.

Você usa uma música de referência em suas mixagens?