Compartilhe:

Olá pessoal…

Bom sobre uma pergunta que não se quer calar, Qual o melhor entre o Nuendo e Sonar….

Quase todos os dias recebo mensagens com essa pergunta.

Na verdade acho isto muito relativo, pois no mercado temos vários programas de audio:

Protools, Sonar, Nuendo, Cubase, Logic Audio, entre outros… E na minha opinião o melhor Software é aquele que você domina, é lógico que tem o Software que é mais ágil, alguns mais leve e outros mais pesados, se falando de processamento da máquina “PC”.

Basicamente todos os Softwares tem a mesma funcionalidade, volumes, pan, copy de canais fx, sends, grupos, automação, etc…

Uma dica é não ficar pulando de galho em galho, ou seja, escolha um Software exemplo Nuendo, ou Sonar, e conheça ele desde o 1º Menu ao Ultimo…assim quando precisar de qualquer ferramenta saberá onde está; Outra coisa importante são os atalhos, quanto mais decorar, mais rapidez em seus trabalhos terá.

Se eu uso Nuendo, é lógico que vou recomendar ele pois tudo que quero nele eu consigo, assim como uma pessoa que usa Sonar ele vai recomendar o Sonar pois tudo que ele quer fazer ele sabe onde tá.

Agora manda uma pessoa que usa o Sonar diariamente fazer uma gravação no Nuendo, e você vai ver a dificuldade que é para fazer uma gravação, adicionar bus, fx, automação… E ai você me diz o Nuendo é ruim, NÃO! é que a pessoa não conhece o Software, e não sabe onde está suas ferramentas.

Eu particularmente uso o Nuendo, porem muitos estúdios me mandam projetos no Sonar, e por isso tenho que conhecer ele. Se você puder deve conhecer vários, mas é claro, sempre nas suas limitações, primeiro aprenda um, depois vai pra outro.

Já mandaram musicas pra mim com uma qualidade impressionante feita no Sonar, e ja me mandaram musicas mal gravadas feita no protools, pois é isso mesmo… Então será que é o Software que é ruim?

Então é isso pessoal, Nuendo ou Sonar, use aquele que você se acha mais familiarizado. Pois muitos usam protools desde a 1º versão e não mudam por nada. Outros usam Sonar desde o Pro audio 9 e também não mudam por nada.

Grande abraço a todos, e espero ter tirado algumas dúvidas e deixado a minha opinião sobre essa grande duvida que não quer se calar rs.