Compartilhe:

O compressor é essencial na mixagem, podemos com ele facilmente controlar a dinâmica de qualquer instrumentos, e através dele controlar qual instrumento queremos que salte na mixagem.

Existem várias formas de compressão, e de como usar o compressor. Neste post irei mostrar tipo de compressão, e forma de utilização.

Primeiramente precisamos saber o que é compressor.

O Compressor

O Compressor nada mais é que um regulador de dinâmica do sinal de áudio. Isso nada mais é que, quando nós temos uma voz por exemplo que tem variações de dinâmica “volume” ele nos permite deixar esse áudio mais homogêneo, Sem picos e sem partes muito baixas.

Na prática, imagine um piano, que em certas partes da música fica alto, e em outras partes quase não aparece, neste caso temos um problema de dinâmica, ou seja, certas notas o musico tocou muito forte e certas partes muito fraca.

Dependendo do estilo musical essas dinâmicas fica legal, mas em certos estilos isso não cai bem.

Bom usando o compressor de forma correta iremos reduzir esses picos, automaticamente aumentar os pontos baixos, fazendo com que o piano ou qualquer outro instrumento fique o mais plano possível do inicio ao fim da música.

Temos diferentes tipos de compressores, de forma que cada um serve para uso especifico.

Na maioria dos compressores podemos mudar o tipo de compressão.

Tipo de compressores

Os tipos de compressores que veremos são:

CLASSA_R & CLASSA_U

VCA

FET

OPTO

Conhecendo esses tipos de compressão teremos na manga várias opções de uso do compressor para diferentes situações.

Então vamos conhecer cada um deles.

CLASSA_R & CLASSA_U

Este tipo são encontrados nos clássicos compressores, que utilizam tubos de vácuo, deixando o áudio com uma compressão mais quente.

VCA

Um circuito que tem uma resposta rápida, e pode segurar tranquilamente com uma quantidade exagerada de volume. Este tipo de compressão é bastante transparente, podendo ser usado tranquilamente em um sub mix de batera.

FET

Este tipo chega o mais perto da saturação de calor do tubo. Com um ataque muito rápido, este circuito não cai bem para quantidade exagerada de volume. Este tipo é usado muito em voz.

OPTO

Um dispositivo eletrônico destinado a transferir sinais elétricos utilizando ondas de luz para proporcionar acoplamento com isolação elétrica entre a sua entrada e saída. Este tipo é bastante usados em guitarras, baixos, e também masterização.

Agora que você já sabe sobre os tipos de compressor, experimente em suas mixagens, e tente destinguir a diferença de cada um.

Na próxima parte iremos ver sobre os parametros do compressor, e as técnicas de compressão.

Grande abraço.