O que é Ouvido Absoluto e como desenvolver

Loops Violão Sertanejo Universitário

O que é Ouvido Absoluto e como desenvolver

Quantas pessoas não se perguntam o que é um Ouvido Absoluto, e se existem exercícios ou alguma forma de se ter um?

A resposta é sim, é possível se ter um ouvido treinado a partir de alguns exercícios e também de praticas para o dia a dia.

Vou dar um exemplo de mim mesmo.

Eu quando inicie minhas aulas de violão aos 14 anos de idade não conseguia distinguir um acorde de outro, muito menos tirar uma música de ouvido.

Após alguns tempos de aula fui me familiarizando com os acordes, a ponto de saber qual é maior, qual é menor, com sétima, etc…

Depois de mais um tempo já conseguia tirar música de ouvido.

Após iniciar algumas gravações em alguns estúdios eu até conseguia gravar, porém não tinha o ouvido para saber qual reverb seria legal em tal solo, se tal música tinha delay ou não, ou algo do tipo.

Hoje após 13 anos desde o dia que comecei a aula de música, é possível escutar todos instrumentos em uma mixagem, onde eles estão no panorama, se está com reverb ou não, em um solo de guitarra é possível saber se a pessoa usou um Bend, ou um Slide, e etc…

Isso é o desenvolvimento de um Ouvido Absoluto.

Ouvido Absoluto não se adquire do dia pra noite, e sim com anos de estudo e de práticas diárias.

Acredito muito em Dom, e que algumas pessoas têm mais facilidade do que outras, porém creio que praticamente todos que queiram ter um Ouvido Absoluto é possível sim.

Ter um Ouvido Absoluto é escutar uma música e saber qual seqüência de notas está sendo usada, classificação dos acordes, e tem pessoas que qualquer barulho que é feito ela consegue falar qual é a nota daquele barulho.

Certo isso é o Ouvido Absoluto Musical, mais e o Ouvido Absoluto no áudio.

Bom é a mesma coisa, porém voltado para o áudio, por exemplo, as freqüências.

Saber o panorama dos instrumentos, tipo de reverb usado na mixagem, volume entre eles, afinação de uma voz ou instrumento, conseguir escutar barulhos ou erros sutis em uma mixagem, onde tem distorção no áudio, e muitos outros fatores.

Como falei no meu exemplo, essas coisas eu não conseguia captar em uma música, hoje escutando qualquer música e é possível reconhecer esses parâmetros acima.

Dicas para você desenvolver um Ouvido Absoluto.

- Sempre tenha um bom afinador para deixar seu instrumento sempre afinado. Parece ser uma coisa boba mais você tocando em um instrumento sempre afinado vai te ajudar na hora de afinar uma voz, e distinguir quando algum instrumento esteja desafinado. Já viu aquelas mães que começa a falar com a criança coisas erradas, do tipo “papa” e não comer. É mais ou menos assim, treinar o ouvido a escutar coisas certas.

- Procure escutar mixagens que você ache de qualidade, aquela que você escuta e fala “Nossa olha o som dessa batera”, e procure também treinar mixagem com projetos gravados de boa qualidade, assim você estará treinando seus ouvidos e decorando o timbre de um instrumento com qualidade, e quando você pegar um projeto onde a captação não estiver legal, logo você vai saber o que aquele instrumento precisa para chegar a sonoridade que você tem em mente, e está acostumado a escutar.

A regra é, se você ta acostumado a escutar mixagens ruins, a tendência é você seguir suas mixagens nessa sonoridade ruim. A verdade é que estamos a cada dia aperfeiçoando nossos ouvidos, e a cada dia estamos mais críticos com nós mesmos, sempre procurando o melhor a cada mixagem.

Lembro como se fosse hoje, quando terminava de mixar uma música, e colocava para comparar uma que eu gostava, não chegava nem perto, e lá vai eu refazer a mixagem, para tentar chegar perto da que eu gostava. Isso é bom, significa que nossos ouvidos estão bem afiados, quer escutar coisa boa.

- Você acha que + 1 dB de volume em uma voz não tem diferença? Ai que você se engana, a muita diferença. Tente na hora de uma mixagem escutar a voz com + 1 dB de volume, depois coloque – 1 dB de volume faça isso com alguns instrumentos e você vai notar que tem muita diferença 1 dB em sua mixagem, principalmente em equalização.

- Procure escutar instrumentos individuais, assim você vai decorar sua sonoridade, além de identificar suas freqüências fundamentais. Em quase todas as músicas tem algum momento dela que só fica violão, ou só o bumbo da bateria, ou só a voz, etc… Escute várias vezes, e você vai perceber que você em pouco tempo não vai ficar tão dependente de um analisador de espectro nem tão pouco de uma música de referência.

Compartilhe suas experiências sobre o assunto e deixe seu comentário. Grande abraço e até a próxima.

 
Loops Violão Sertanejo Universitário

Danilo Gustavo é produtor musical, músico e técnico em mixagem há mais de 8 anos. Fundador do site ArtSom Studio e HomeStudioVIP. Conheça minhas produções e baixe grátis o e-book Como Montar um Home Studio.

Posts Relacionados

  1. Produção Musical – Ángel y Delta
  2. Produção Musical do CD Ángel y Delta
  3. Etapa 7 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [A Gravação]
  4. Etapa 6 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [Os Músicos]
  5. Etapa 5 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [Os Arranjos]
  6. Etapa 4 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [O Estúdio]
  7. Etapa 3 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [O Produtor]
  8. Etapa 2 – Produção Musical – Dicas para gravar um CD [Guias]
Tags: ,

6 comentários

  1. carlos alexandre 1716

    Parabéns mais uma vez, obrigado por compartilhar seu conhecimento com outras pessoas . UM abraço e que Deus te proteja.

  2. ola, é mais ou menos obrigado

Deixe um comentário


5 − = 2