Compartilhe:

Pré Amplificador ou em poucas palavras Preamp, nada mais é que um amplificador para aumentar o volume de um sinal de áudio.

Talvez você já tenha percebido quando você liga um instrumento com conexão P10 e um instrumento ou microfone com uma conexão XLR a diferença de volume entre eles.

Um Preamp pode fazer muita diferença em seu Home Studio, isso porque dependendo do Pré Amplificador, a sonoridade muda totalmente. Falo isso por experiência própria.

Existem dezenas de marcas e modelos de Preamp, cada um com sua sonoridade característica, é ai onde tem a mudança de valores, pois alguns Preamp tem a sonoridade mais limpa que o outro, e outros itens.

Muitas Interfaces de áudio já vem com Preamp, é o caso de da M-Audio Profire 2626, PreSonus 2626, e até mesmo uma Fast Track Pro. É claro que não vamos comparar esses Preamp com um Neve de série, ou até mesmo um Millennia, porém já temos um sonoridade bem melhor ao de uma gravação sem Preamp.

Um Millennia STT-1 temos EQ e Compressor além do Preamp. Comparado a outros Preamp que já vem em Interfaces de áudio, um Millennia, por exemplo, tem menos ruído, bem mais ganho, e um som bem mais limpo.

Ta ai a diferença que você escuta de uma gravação para outra.

Posso garantir que se você ter um bom Preamp, nem é preciso ter um microfone top de linha, é claro que ajuda se você tiver, mais falo isso pois já mixei um CD onde a voz foi gravada em um MXL 2003, um microfone de R$ 600,00 porém foi gravado em um Focusrite ISA.

Posso dizer que fiquei impressionado com a qualidade, um som bem limpo, além de um ganho sem distorção.

Tem alguns Preamp que não são tão caros e já tem um resultado legal, um deles é o Eureka da PreSonus.  Algumas gravações que estão no site fiz com ele, pois sempre usei ele em meu Estúdio.

Danilo minha placa de som já tem Preamp, posso usar outro Pré Amplificador externo?

Minha indicação é que se você já tem uma placa de som com Preamp, use a entrada de linha TRS de sua interface de áudio. Veja na figura abaixo como ficaria a ligação:

Ligação Preamp Eureka e placa de som ProFire 2626

Não tem a necessidade de você ligar seu instrumento ou voz no Preamp e depois ligar o Preamp na entrada XLR de sua Interface de áudio, isso poderá ocorrer distorção no áudio, então se você for usar o Pré Amplificador ligue a saída do seu Preamp na entrada Line TRS de sua placa de som.

Qual o melhor Preamp para Home Studio?

Bom na verdade essa é uma pergunta difícil e impossível de responder, pois cada Preamp tem sua característica, e cada pessoa vai gostar de um.

É claro que se for citar um aqui sem medo de errar iria passar de R$ 5.000,00 e creio que para quem está iniciando esse já não interessa, porém é claro que um dia você poderá ter um em seu estúdio, é só trabalhar para isso.

Geralmente precisamos de um Preamp funcional, e no caso indico os Channel Strip. Se você não conhece sobre eles, leia o artigo que fiz sobre o assunto – Channel Strip.

Tem um que indico sempre pois já usei, é o Eureka da PreSonus. Se você quer escutar algo que gravei com ele, baixe o projeto aberto no post Mixando. CLIQUE AQUI para baixar o projeto.

A maioria desses Preamp são mono, então caso você queira gravar algo estéreo como teclados, over de batera, room, e algo do tipo, terá que usar 2 Eureka, ou ter um Preamp estéreo.

Um que tem uma sonoridade fantástica é o ADL 600 também da PreSonus. Depois tem outros mais em conta que é o Blue Tube, o Tampa da M-Audio, entre outros.

Se você usou algum Preamp e gostaria de indicar, deixe seu comentário pois será de grande ajuda para todos que seguem o Blog.

Grande abraço e até a próxima.