Compartilhe:

Em mixagens não sei ficar sem usar Subgrupos. Facilita muito, além de deixar o projeto mais limpo.

Neste Artigo iremos aprender o que é Subgrupo e como usar.

O que é Subgrupos?

Para definir o que é Subgrupo, pense em uma parada de ônibus onde temos várias pessoas, o ônibus passa e pega essas pessoas e leva para um local.

Os Subgrupos é exatamente isso. Se você tem 2 canais de bumbo, e quer usar um equalizador para os 2 canais simultaneamente, crie um Subgrupo (Bus) e enderece os canais de bumbo para ele, simples assim.

Outro exemplo…

2 canais de violão L R, crio um Subgrupo estéreo (Bus), dou o nome para este Subgrupo de violão, e no canal Out dos violões L R, direciono para o Subgrupo violão. Desta forma tudo que eu fizer nesse Subgrupo estará vinculado aos 2 canais de violão.

Como usar Subgrupos.

Depois da explicação acima, ficou mais fácil de saber como usar os Subgrupos.

– Canais Mono

Canais mono não são interessantes o uso de Subgrupos, já que podemos controlar tudo no próprio canal. Agora tem casos que temos vários canais monos que queremos controlar de uma só vez, é o caso de Back Vocal.

Outro caso muito usado é quando queremos dividir os instrumentos por bloco, como:

– Bateria inteira em um Subgrupo.

– Cordas em um Subgrupo

– Percussão em um Subgrupo

– E outros.

Desta forma fica fácil quando queremos aumentar ou diminuir um volume de algum grupo de instrumento.

– Insert

Outro exemplo de uso de Subgrupos é  a utilização de plug-ins como  equalizador e compressor.

Sempre em minhas sessões de gravação tenho os canais estéreos em 2 canais mono. Desta forma se for abrir um equalizador e um compressor para cada canal mono iria perder tempo, além de usar bem mais o processamento da máquina.

Então o que eu faço é abrir um Subgrupo para esses 2 canais mono e mando esses 2 canais para o Subgrupo, depois uso um equalizador e um compressor para os 2 canais.

Outro exemplo bem prático é o de Back Vocal, onde se tem vários canais mono. Eu gravo sempre 6 canais de Back, então abrir 6 equalizadores e 6 compressores  fica complicado, a melhor maneira é criar um Subgrupo e mandar esses 6 canais de Back Vocal para esse Subgrupo e usar apenas 1 equalizador e 1 compressor.

FX e BUS

Não confunda canais de FX com canais de Subgrupos. Os canais de FX são para efeitos como reverb, delay e outros. Já os Subgrupos são para controlar uma quantidade de canais enviados a ele.

Você pode usar efeitos para um grupo tranquilamente, é só abrir um canal FX e no canal Subgrupo usar os sends para adicionar a quantidade de efeito que você deseja.

Assim como o equalizador e compressor, o que você adicionar de reverb no grupo, será processado para todos os canais que estiverem endereçados para ele.

Deixe seu comentário.

Compartilhe a forma que você utiliza os Subgrupos, ou se você ainda não usa, ficou clara a forma que deve ser usado?