Compartilhe:

O que é um Produtor Musical? O que faz um Produtor Musical? O que é preciso estudar para ser um Produtor Musical?

Estas são algumas das muitas perguntas que as pessoas fazem antes de entrar no mundo da Produção Musical.

Neste artigo vou explicar um pouco sobre a profissão de Produtor Musical.

O que é um Produtor Musical?

[img src=”http://www.artsomstudio.com.br/wp-content/uploads/2012/01/o-que-e-um-produtor-musical.jpg” alt=”O Que é um Produtor Musical?” w=”565″ h=”185″]

O Produtor Musical é o responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores, além de participar de todo o processo da produção musical do CD, ou seja, cabe a ele entregar a matriz – CD para prensagem – para a gravadora ou o artista.

Geralmente, o Produtor Musical é contratado antes do início da gravação, pois é ele quem escolhe o estúdio a ser usado para gravação, os músicos, equipamentos etc.

O que faz um Produtor musical?

[img src=”http://www.artsomstudio.com.br/wp-content/uploads/2012/01/o-que-faz-um-produtor-musical.jpg” alt=”O Que faz um Produtor Musical” w=”565″ h=”185″]

O Produtor Musical, diferente do que muitos pensam, é responsável tão-somente pela entrega da matriz finalizada, ou seja, masterizada, pronta para prensagem. Ele não tem nada a ver com a divulgação do artista ou banda, pois isto é função do empresário artístico.

Existe produtor musical que faz promessas de que, gravando o CD com ele, irá colocar seu CD em várias rádios, programas de TV, agendar shows etc. Caso isso ocorra com você, a melhor coisa é fazer um contrato com todas as promessas. Assim, ao término da gravação, ele terá de arcar com a palavra.

É claro que muitos produtores musicais têm conhecimentos com várias gravadoras, produtores de programas de TV etc. mas, nem todos cumprem com o que prometem, por isso, fique de olho aberto.

Eu, particularmente, conheço inúmeros produtores artísticos, inclusive de programas de TV e rádios, porém, jamais iludo o artista, dizendo que vou colocá-lo em canais de TV, em programas de rádios e coisas do tipo. O que eu prometo é que, se pintar alguma oportunidade, posso indicar o trabalho para essas pessoas e, se algo acontecer depois disso, é entre o artista e o produtor artístico.

O que é preciso estudar para ser um Produtor Musical?

[img src=”http://www.artsomstudio.com.br/wp-content/uploads/2012/01/quero-ser-produtor-musical-o-que-estudar.jpg” alt=”O que é preciso estudar para ser um Produtor Musical?” w=”565″ h=”185″]

Conhecer música é indispensável. Um bom produtor musical, com certeza, tem centenas de frases na mente, melodias, harmonia e, através dessa biblioteca musical, vai colocar em prática tudo que aprendeu em vários anos de estudo e com as experiências vividas no dia-a-dia como músico e produtor musical.

Além disso, um pessoa que quer seguir a profissão de produtor musical, precisa e deve estudar sobre áudio, isso porque hoje em dia ter um estúdio de gravação em casa está cada vez mais fácil. Desse modo, ele pode ter tudo em mãos, iniciar as gravações sem sair de sua residência com o que chamamos de Home Studio.

Para começar este artigo, gostaria de recomendar a área VIP para você que deseja se tornar um Produtor Musical ou se aperfeiçoar ainda mais.

Leia também o artigo sobre Produtor Musical no link – Produtor Musical – Qual o seu papel?

Deixe seu comentário.

Você já trabalha como produtor musical? Qual a sua dificuldade na hora de produzir um CD?