Compartilhe:

Eu sei o quanto é difícil ficar horas e horas tentando achar a equalização ideal para uma voz, como deixá-la na frente na mix e com uma sonoridade agradável.

Quando iniciei minhas produções, ficava nas madrugadas fazendo e refazendo uma mixagem, pois não sabia o caminho certo, não sabia nada de frequência, equalização, compressão e, muito menos, reverb.

Não sabia qual era o reverb ideal para aplicar em determinada música.

Mas após pouco mais de 10 anos, passando a maior parte do meu tempo diário dentro do estúdio, consegui chegar a uma sonoridade agradável, que fez com que produções que realizei entrassem em grandes gravadoras como Sony Music e Universal Music.

Nada acontece do dia para a noite! A grande e boa notícia é que, se eu consegui, você também consegue, sabe por quê? Porque até os meus 18 anos não sabia nada sobre produção musical.

Então essa história “ah! Eu não sei nada, por isso nem vou tentar…” não é desculpa, pode inventar outra, pois a partir de agora isso não cola mais.

Nada é impossível para aquele que tem um sonho e batalha por ele.

Quer realmente saber qual é o segredo de uma boa mixagem? É eliminar os erros e saber o que não usar nela.

Por exemplo, se você acentua uma frequência que não ficará legal na mix, com certeza vai comprometê-la. Ou se adicionar reverb demais na voz, tenha certeza de que vai deixá-la lá no fundo ao invés de na frente.

Cometi muitos erros em minhas mixagens quando comecei. Se comparar as primeiras com as que faço hoje, digamos, melhorei 500%… E se daqui a mais 10 anos for comparar novamente, com certeza terei melhorado mais 300%…

O segredo está em aprender com os erros.

Resolvi escrever esse texto para ajudar você a não cometer os mesmos erros que cometi em minhas mixagens logo que iniciei.

O que eu decidi foi criar um site no qual eu pudesse compartilhar o que vivenciei nesses 10 anos e ajudar pessoas que nunca tiveram contato com um estúdio a realizar suas primeiras gravações com qualidade.

É claro que sua primeira gravação não vai soar 100%, isso é normal, pois você não começou a andar do dia para a noite, primeiro teve que engatinhar para depois andar com perfeição. E quer saber de mais uma? Nunca irá ficar 100%, pois sempre haverá algo a fazer. Mas tenha certeza de uma coisa, conseguirá chegar perto dos 100% e deixar suas músicas com qualidade suficiente para competir com outras no mercado.

O que eu quero que você saiba é que muitos tombos poderão ser evitados, basta seguir o que eu tenho para lhe oferecer, pois os testes eu já fiz durante esses 10 anos, para você não será preciso passar por muitos deles.

Lembro-me de uma vez em que, mixando uma música e tendo outra como referência, tentava conseguir o mesmo timbre de bumbo e não conseguia de maneira alguma. Ficava me perguntando “mas o que será que foi usado aqui?”

Se não temos uma noção fica difícil adivinhar o que foi usado em uma mixagem, é como ir a uma viagem sem saber o caminho. Se usarmos um GPS tudo fica mais fácil, concorda?

Se hoje – você não sabendo nada de equalizador, frequência, compressor, reverb, software de gravação, edição, automação, afinação de voz, masterização, etc. – eu lhe apresentasse algo que o colocasse de frente com todas essas informações, seria interessante?

Conforme informei, seria uma economia de 10 anos, e – como sabemos – tempo é dinheiro… Pior, o tempo não volta, quanto mais tempo você puder ganhar, melhor.

A partir de agora, estarei gerando um link promocional para as 100 primeiras pessoas que desejam realmente melhorar suas produções musicais.

Se você está disposto a realmente se empenhar em aprender e conseguir novos resultados, CLIQUE AQUI.

Tenho certeza de que, como milhares de pessoas, você também será beneficiado.

Forte abraço e sucesso sempre!