Compartilhe:

Você já tem um PC em seu Home Studio? Ou ainda pretende comprar?

Independente de qual for à resposta, neste Artigo iremos ver o que é importante em um Computador para Home Studio.

A Era Digital

No mundo em que vivemos o Computador está em toda parte, com isso hoje é possível ter acesso a vários tipos de Computadores. Computadores para iniciantes, intermediários e avançados.

Existem lojas que vendem Computadores partindo de R$ 900,00. Esse tipo de Computador descartamos para o uso em Home Studio.

Simplesmente porque vem pouca memória, HD pequeno, e tem lacre de garantia onde não podemos fazer upgrade.

Qual a Configuração ideal do PC para Home Studio?

Primeiramente não podemos ligar o atraso do áudio “Latência” com o Computador, você pode ter o melhor Computador do mundo, se não tiver uma Placa de Som “Interface de Áudio” com drive Asio não vai adiantar em nada. Leia este artigo sobre Placas de Som – Escolhendo a Placa de Som para Home Studio

– Placa Mãe e Processador

Já usei Computadores AMD e Intel, e o que mais me agradou em durabilidade e velocidade foi Intel. Então Placa Mãe é legal que tenha o Chip Intel e o Processador também.

– HD

HD quanto maior melhor. Hoje HD está barato, vale à pena ter no mínimo 1 Terabyte, e caso necessite você poderá comprar mais um e instalar, ou usar HD´s USB ou FireWire.

– Memória

Memória é o que dá velocidade ao Computador. Se você usa Windows XP não adianta ter mais que 4 Gb de Memória Ram em seu PC, pois ele não as reconhece, agora se você quer desempenho aconselho o Windows 7 64 bits, onde ele vai reconhecer acima de 4 Gb.

– Placa de Vídeo

Sempre aconselho Placa de Vídeo pelo fato dos Softwares terem muitos gráficos. A Placa de Vídeo pode ser de 256 mb, porém por pouca diferença você compra a de 512 mb.

A configuração que uso hoje

Atualmente estou usando um Intel Quad Core com 8 Gb de Ram, Placa de Vídeo de 512 mb, Placa Mãe Asus com Chip Intel e 4 Terabytes de HD.

HD tenho bastante, porque os arquivos de áudio dos CD´s que gravo, deixo em backup por um período.

A Plataforma é Windows 7 64 bits, e tenho gostado até o momento, e para quem tem mais de 4 gb de Ram, recomendo ele.

O que você usa?

Gostaria que você deixasse seu comentário sobre a configuração do PC que usa, e a plataforma. Você tem gostado do que vem usando, ou acha que falta alguma coisa?